8 de fevereiro de 2015

Roteiro em Roma: da Piazza Venezia ao Vaticano

Anjos de Bernini na Ponte Sant'Angello, em Roma
Os anjos de Bernini na Ponte Sant'Angelo, em Roma

Imaginem o drama: eu tinha apenas 36 horas para rever Roma, depois de sete anos da última visita. Pra minha sorte, não importa pra que lado a gente caminhe  naquela cidade (e como é bom caminhar em Roma!!), que vai ver encantos até dizer chega.

Foi assim, sem muito planejamento e ao sabor do que o coração foi mandando, que montei esse passeio pelas principais atrações da capital italiana. Meu roteiro em Roma da Piazza Venezia ao Vaticano, feito integralmente a pé não custou um eurinho sequer com ingressos e não enfrentei nenhuma fila.

O passeio mistura cartões postais incontestáveis com lugares que eu aprendi a gostar em outras visitas a Roma.

Fórum de Trajano, Roma
Comecei meu roteiro no Fórum de Trajano

Meu roteiro em Roma da Piazza Venezia ao Vaticano ficou tão redondinho que resolvi compartilhar com você. Para facilitar, dê uma olhada no mapinha abaixo.

Com tanta coisa bacana para ver, no caminho, use como indicação, mas não se acanhe em fazer todos os desvios que derem na telha. Anote, adapte e aproveiteBora passear?




Roteiro em Roma: da Piazza Venezia ao Vaticano

⭐Piazza Venezia e Altare della Patria
Ao lado do Fórum de Trajano fica a Piazza Venezia (Praça Veneza), uma espécie de "marco zero" do turismo em Roma, cruzamento das diversas rotas de exploração das belezas da cidade.

Eu tenho uma certa implicância com a área, fortemente marcada pelas memórias do  governo fascista de Benito Mussolini, que costumava proferir discursos quilométricos das janelas do Palazzo Venezia.

Piazza Venezia, Roma
Piazza Venezia: ao fundo o Palazzo Venezia, famoso como palanque de Mussolini. A águia (à esquerda) era o símbolo do Senado romano

O pobre do edifício, uma construção renascentista, antiga sede da embaixada da República de Veneza, não tem culpa de nada e hoje abriga um museu.

Talvez o que explique a minha implicância com a Piazza Venezia seja mesmo a famosa "Máquina de Escrever", apelido cáustico dado pelos romanos ao Altare della Patria (Altar da Pátria), que fica em frente ao palácio. A monumental construção em mármore homenageia Vittorio Emanuele, primeiro rei da Itália verdadeiramente unificada e faz questão de se fazer notar.

Altar da Pátria, Roma
Demorou, mas acabei vencendo a antipatia e fotografando o Altar da Pátria

Para dar lugar ao "Bolo de Noiva" (outro apelido do Altare della Patria), foi demolido um quarteirão inteiro, com muitos edifícios medievais, e o Monte Capitolino, uma das sete colinas de Roma, ficou escondido atrás da coisa.

Mas, enfim, a vista do alto do Altar da Pátria é bem bacana (até porque é o único lugar do centro antigo de Roma onde a gente tem certeza que não vai ver a coisa). Como a idade está me tornando menos ranzinza, fiz as primeiras fotos do monumento de toda a minha vida (ah, o que eu não faço por esta Fragata?).

Altar da Pátria, Roma, Itália
A vista do alto do Altar da Pátria é bem bacana, até porque não é possível ver o próprio

Altar da Pátria, Roma, Itália


⭐Piazza San Marco
Colada à Piazza Venezzia está a Piazza San Marco, onde um ponto de ônibus muito movimentado quase impede a gente prestar atenção na Basílica de San Marco, do Século 4, dedicada a São Marcos Evangelista.

⭐Ínsula de Aracoeli
Do outro lado da rua, não deixe passar batida a Ínsula Romana, que fica aos pés do Altar da Pátria, na lateral direita do monumento (para quem olha de frente para ele), já na Via del Teatro di Marcelllo. Fique de olho, porque é fácil passar direto por ela.


Ínsula romana de Aracoeli, Roma
Os restos de uma ínsula romana. Ao fundo, a "máquina de escrever"



Conhecida como Insula dell'Ara Coeli, a construção do Século 2 dá uma boa ideia de como eram as habitações populares do Império Romano, equivalentes da época aos prédios de apartamento (se você lia Asterix, sabe do que estou falando).

Apenas grupos agendados podem visitar a Ínsula Romana por dentro, mas do lado de fora a gente já tem uma ideia bem legal.

Veja também: Um roteiro pela Roma Antiga

Roma: Altar da Pátria, Basílica de Santa Maria in Aracoeli e Palácio do Capitólio (dir)
O Altar da Pátria atrás dos arbustos (esq), a Basílica de Santa Maria in Aracoeli (centro) e o Palácio do Campidoglio (dir)

Praça do Campidoglio, Roma
Praça do Campidoglio

⭐Aracoeli e Campidoglio
Logo depois da Ínsula Romana fica a escadaria que leva à Igreja de Santa Maria in Aracoeli, do Século 12, simplesmente maravilhosa.

Se você ainda não conhece, recomendo que encare os 124 degraus para ver o teto entalhado, que retrata a batalha naval de Lepanto, e o piso em mosaicos, de cair o queixo, que são alguns dos encantos da Igreja de Santa Maria in Aracoeli.

Escadaria de Aracoeli e Cordonata, Roma
A escadaria de Aracoeli (esq) e a Cordonata, acesso ao Camplidoglio

Ao lado da Escadaria Aracoeli está a elegante Cordonata, a rampa que dá acesso à Praça do Campidoglio, um encanto renascentista saído da prancheta de Michelangelo.

O Monte Campidoglio (Capitólio) foi o centro espiritual da Roma Antiga, sede dos templos dedicados a Júpiter, Juno (onde hoje está Aracoeli) e Minerva.

Na Idade Média, o Campidoglio abrigou cortes de Justiça e outras instituições do poder secular. É uma visita obrigatória em Roma, mas venha com tempo para explorar os fantásticos Museus Capitolinos, instalados nos palácios erguidos aqui no Século 16.

Palácios do Campidoglio, Roma
Oceano, no átrio do Palazzo Nuovo (esq), e Pólux, o gêmeo imortal de Castor na lenda grega

Museus Capitolinos 
De terça a domingo, das 9h às 20 (entre 24/12 e 31/12, fecham às 14h). A entrada custa € 15 e o audioguia, € 5. A peça mais famosa do acervo dos Museus Capitolinos é a escultura em bronze da Loba Romana, mas a coleção toda merece ser vista com atenção, especialmente as esculturas da Antiguidade.

Logo na entrada do Palazzo Nuovo, um dos edifícios dos Museus Capitolinos, repare que primor é a estátua do deus Oceano, em mármore.

E não perca o afresco retratando o combate entre os Horácios (representantes de Roma), contra os Curiácios (representantes de Alba Longa), uma narrativa meio mitológica, meio histórica, sobre as origens do poderio da cidade eterna.

Templo de Apolo Sosiano, Roma
As três colunas (esquerda) que restam do Templo de Apolo Sosiano

⭐Teatro di Marcello e o Ghetto Romano
Seguindo pela Via del Teatro di Marcello, logo adiante da Cordonata, à sua direita, está a área do antigo Circo Flamínio, que não chegou aos nossos dias, substituído pelo Teatro di Marcello, obra do imperador Augusto (Século 1 a.C.).

Contemporâneo do Circo Flamínio é o Templo de Apolo Sosiano, erguido no Século 5 a.C., durante uma epidemia (uma das "faces" de Apolo é ser deus da cura). Restam três colunas do templo e um pedaço do friso.

Teatro de Marcelo, Roma
Teatro di Marcello

A área a Leste do Teatro di Marcello é o antigo Ghetto Romano, instituído como área de residência compulsória dos judeus de Roma durante a Idade Média. O monumento mais notável da vizinhança é o Pórtico de Ottavia, dedicado à irmã do imperador Augusto (e mãe do Marcello do teatro).

O Ghetto é o lugar perfeito para provar uma das maiores maravilhas de Roma, os carcioffi alla giudia (alcachofras à moda judaica), fritinhas e delicadíssimas.

Há diversos restaurantes na área que servem a iguaria, como os tradicionalíssimos Sora Margherita e Da Gigetto.

Teatro di Marcello - Diariamente, das 9h às 18h, entrada gratuita.

Praça da Boca da Verdade e Templo de Hércules, Roma
Piazza della Bocca della Verità: à esquerda, a torre da Igreja de Santa Maria in Cosmedin. À direita, o Templo de Ércole Vincitore

⭐A Boca da Verdade
No meu passeio, porém, estava muito cedo para almoçar no Ghetto (programa que na minha temporada de 2007 em Roma foi quase que diário) e eu preferi seguir adiante pela Via del Teatro di Marcelllo para mais uma das minhas queridinhas em Roma, a Igreja de Santa Maria in Cosmedin (que ganhou um post só pra ela, siga o link pra ver).

Santa Maria in Cosmedin fica na área do antigo Fórum Boário, uma baixada entre as colinas do Campidoglio e do Aventino, diante do Tibre. Na Antiguidade, era uma região dedicada ao comércio de alimentos e de gado.

Hoje o local abriga um pequeno jardim onde estão duas construções romanas muito bem preservadas, o Templo de Ercole Vincitore (Hércules Vencedor), do Século 2 a.C., e o Templo de Portuno, divindade protetora dos portos (não esqueça que esse pedaço do Tibre também era uma área de pescadores), do Século 1 a.C.

Saiba mais sobre esses templos: Um roteiro pela Roma Antiga

Afrescos da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, Roma
Os afrescos da Igreja de Santa Maria in Cosmedin são maravilhosos

O jardim foi batizado de Piazza della Bocca della Verità (Praça da Boca da Verdade) em alusão à famosa máscara de mármore que, diz a lenda, come a mão dos mentirosos.

A Boca da Verdade adorna o adro da Igreja de Santa Maria in Cosmedin e atrai uma fila permanente de visitantes que posam para fotos com a mão enfiada na boca da máscara  cena celebrizada por Gregory Peck no filme Roman Holiday, de 1953. (chamado de A Princesa e o Plebeu, no Brasil, e de Férias Romanas, em Portugal)

Quando você for, depois que colocar sua sinceridade à prova desafiando a goela do mascherone, não deixe de entrar na igreja, do Século 7, para ver seus afrescos e mosaicos belíssimos e o requintado piso em mármore.

Igreja de Santa Maria in Cosmedin - Piazza della Bocca della Verità nº 18Diariamente, das 10h às 17 horas.

Ilha Tiberina, Roma
Ilha Tiberina

⭐O Rio Tibre e a Via Giulia
Saindo da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, eu segui na direção do Rio Tibre (Tevere, em italiano), por cujas margens adoro caminhar e tirar milhares de fotos da fofa Ilha Tiberina e da Ponte Sisto, a mais antiga sobre o rio, datada do Século 15.

O Rio Tibre hoje talvez não tenha em Roma a mesma presença cênica que têm o Sena, em Paris, ou o Tâmisa, em Londres.

Mas não se engane: esse curso d’água que vem lá da Emília-Romanha é o berço de Roma, em cujas proximidades etruscos e latinos estabeleceram seus assentamentos primitivos. Foi também um importante canal de comunicação, como saída da cidade para o mar.

Um passeio à beira do Tibre pode não oferecer visões para as principais maravilhas de Roma, mas será uma caminhada sossegada, emoldurada pelas árvores, sem multidões.

Dependendo do horário, nem o trânsito no Lungotevere (as avenidas que acompanham o curso do rio são chamadas assim) vai incomodar com seus rugidos.

Via Giulia, Roma
O Vicolo del Polverone (esq) e a Arcada Farnese

Eu até pensei em atravessar o rio e ir passear em Trastevere, onde passei uma inesquecível semana romana, em 2007. Mas a cúpula da Basílica de São Pedro, que começava a despontar no horizonte, me fez apontar a bússola em sua direção.

Quase em frente à Ponte Sisto, atravessei a pequena arcada do Vicolo del Polverone, dobrei à direita e lá fui eu caminhar pela Renascença, pela adorável Via Giulia, que considero a mais bonita de Roma.

Já escrevi um post detalhado sobrea Via Giulia, projeto urbanístico encomendado pelo Papa Júlio II (o Cardeal della Rovere, que os viciados na série de TV Os Bórgias conhecem bem como o grande inimigo da família de Lucrécia).

Via Giulia, Roma
Encantos da Via Giulia

O projeto da Via Gulia, no Século 16, era revolucionário: uma artéria traçada em linha reta, que logo se encheu de palácios aristocráticos.

Ao longo de um quilômetro, entre a Ponte Sisto e a igreja de San Giovanni dei Fiorentini, a Via Giulia é uma sucessão de belezas, como a Fontana del Mascherone, a Arcada Farnese, portadas elaboradas que deixam à mostra pátios encantadores. Passeio pra fazer com calma, sem deixar de explorar as ruazinhas transversais.


⭐Sant'Angelo e Praça de São Pedro
No final da Via Giulia, uma curva à direita acompanha o curso do Rio Tibre e deixa a gente de cara para cúpula da Basílica de São Pedro. Mas ainda não é hora de cortar caminho e seguir direto para os domínios do Papa Francisco.

Um pequeno desvio nos leva ao caminho mais bonito até o Vaticano, pela monumental Ponte Sant'Angelo, idealizada por Bernini e adornada pelas mui fotogênicas estátuas de anjos, um dos maiores cartões postais de Roma.

Roma, Ponte e Castelo de Sant'Angelo
A Ponte e o Castelo de Sant'Angelo. Dá para acreditar que essas fotos foram tiradas em um intervalo de menos de duas horas. Depois que passei pela praça dele, São Pedro mandou ligar o sol 😁
Roma: roteiro da Piazza Venezia ao Vaticano


Antes, você vai passar pela Ponte Vittorio Emauelle II, obra da virada do Século 20, adornada por vitórias aladas, em bronze, e esculturas celebrando a grandeza da Itália Unificada.

Logo adiante está a Ponte Sant'Angelo, da qual gosto de me aproximar bem devagar, enquadrando cada ângulo na câmera fotográfica. Esse ponto do Tibre é usado para a travessia entre as duas margens desde o Século 6, mas as feições atuais da ponte são um milênio mais jovens.

Via della Conciliazione, acesso ao Vaticano, Roma
Via della Concilliazione, porta de entrada para a Praça de São Pedro

O Castelo de Sant'Angelo, que fica em uma das cabeceiras da ponte, também tem origens muito antigas.

O castelo abrigou a tumba do imperador Adriano, no Século 2. Foi convertido em fortaleza pela posição estratégica que ocupa.

No Século 14, o Castelo de Sant'Angelo começou a ganhar as feições que tem hoje e  e tornou-se fundamental no sistema de defesa dos domínios papais. Hoje abriga um museu bem bacana.

A vista do Bastião de San Marco, no alto do Castelo de Sant'Angelo, também é maravilhosa.

Castel Sant'Angelo -  Lungotevere Castello nº 50. De terça a domingo, das 9h às 19h30h. A entrada custa €7.

Praça de São Pedro - Vaticano
A Basílica de São Pedro

⭐Vaticano
À esquerda do Castelo de Sant'Angelo, a Via della Concilliazione é a porta de entrada do Vaticano, fervilhando de lojinhas de suvenir, restaurantes pega-turistas e ônibus de excursão.

Os antigos palácios que ladeiam as três pistas dessa rua também abrigam uma série de embaixadas e representações diplomáticas junto à Santa Sé. A Embaixada do Brasil no Vaticano, por exemplo, fica em um belo edifício pintado no mais romano dos tons de ocre.

Praça de São Pedro - Vaticano
Detalhes da colunata que contorna a Praça de São Pedro, desenhada por Bernini

Praça de São Pedro - Vaticano




Na entrada da Praça de São Pedro, diante da gigantesca Basílica, é hora de encontrar um batente na colunata que circunda a praça, dar  um descanso para os pés, antes de pegar a fila do detetor de metais para entrar na igreja.

Por enquanto eu fico por aqui, sentadinha, olhando a maravilha de praça imaginada por Michelangelo. Depois eu conto como foi o caminho de volta. Curtiu o passeio?



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Um comentário: