22 de fevereiro de 2015

Roma: a Boca da Verdade

Máscara da Boca da Verdade, na Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
Num esforço de reportagem, consegui fotografar a Boca da Verdade sem ninguém na frente. Mas o normal é pegar fila para colocar a mão na boca do "monstro"

Máscara da Boca da Verdade, na Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma


Você já viu essa cena: Gregory Peck e Audrey Hepburn diante da Boca da Verdade, em Roma, uma máscara esculpida em mármore em cuja boca os mentirosos jamais devem meter a mão, pois ela será comida pelo monstro.

O filme é o delicioso Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu, em português), a comédia romântica mais bacana já ambientada em Roma — se você assistir com atenção, fará um belo city tour.

Afrescos decoram os altares da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
Teste a sua sinceridade no adro da igreja, mas não deixe de entrar pra ver os lindos afrescos de Santa Maria in Cosmedin

A história é ficção, mas a Boca da Verdade é real. Ela fica na Basílica de Santa Maria in Cosmedin, quase às margens do Rio Tibre, na altura do Ghetto Romano e da Ilha Tiberina — uma das áreas mais bonitas de Roma.

Eu adoro visitar a Igreja de Santa Maria in Cosmedin. Não tanto pela Boca da Verdade, que sempre tem uma fila de turistas aguardando a vez de testar sua sinceridade com a mão na boca do mascheronne.

Fachada da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
A Igreja de Santa Maria in Cosmedin é do Século 7 — tem 1.400 aninhos

Pra mim, os grandes atrativos da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, datada do Século 7, vão muito além de seu adro, onde está a Boca da Verdade. Ela é um belíssimo exemplo da arquitetura românica, com toques bizantinos, decorada internamente por afrescos encantadores.

Veja as dicas para visitar a Boca da Verdade em Roma e curtir a beleza da Igreja de Santa Maria in Cosmedin:

Templo de Portuno na Praça da Boca da Verdade, em Roma
Piazza della Bocca della Verità: em primeiro plano, o Templo de Portuno, com a Igreja de Santa Maria in Cosmedin ao fundo

A Boca da Verdade, em Roma


A Igreja de Santa Maria in Cosmedin
A primeira coisa que você vai ver, ao chegar à Igreja de Santa Maria in Cosmedin, é o pequeno adro do templo literalmente tomado pela fila de gente querendo botar a mão na Boca da Verdade.

Se não fosse pelo mascheronne, celebrizado no filme, a bela igrejinha talvez tivesse caído no anonimato, com sua fachada austera perdida em meio à confusão do tráfego romano que ruge em torno do antigo Foro Boário (local de comércio de gado e outros víveres, desde a Antiguidade).

Antes de entrar na igreja, aproveite para ver o Templo de Portuno (Século 3 a.C.), divindade protetora dos marujos e pescadores, e o Templo de Hércules Vencedor (Século 2 a.C.), os mais antigos de Roma. Eles ficam na Piazza della Bocca della Verità (Praça da Boca da Verdade), em frente a Santa Maria in Cosmedin.

Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
O trânsito romano ruge em torno da velha igrejinha

A aparência exterior da Igreja de Santa Maria in Cosmedin é resultado de uma reforma do Século 19, que removeu alterações barrocas feitas no Século 17 e tentou devolver a Cosmedin a sua cara original, desconfio eu que com pouco sucesso.

O que chama a atenção, de longe, é o campanário esguio da igreja, de aparência românica, mas construído no Século 12. É ele que sugere ao caminhante desatento que, por trás do vai e vem de ônibus, automóveis e motorinos (lambretas), há algo de especial naquele edifício.

Um altar decorado com afrescos e o piso em mosaico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
Cosmedin deriva da palavra grega que significa ornamento. Já sabemos onde a igrejinha ganhou seu apelido

Cosmedin vem da palavra grega para ornamento e mesmo com longos 14 séculos de vida, a igreja ainda nos mostra direitinho como ganhou o apelido.

Na nave principal da igrejinha, a maior parte das paredes já perdeu a decoração, mas repare o altar-mor, por trás de uma espécie de ikonóstas (tipo de biombo que guarda o altar-mor das igrejas de rito ortodoxo).

Altar-mor da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
Uma espécie de ikonóstas separa o altar-mor do corpo da igreja. A Paróquia de Santa Maria in Cosmedin segue o rito do catolicismo grego

Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma


E não estranhe encontrar um ikonóstas, elemento típico das igrejas ortodoxas, a apenas 3 km do Vaticano: a Paróquia de Santa Maria in Cosmedin segue o rito malequita, o catolicismo grego. Nos locais de culto dessa corrente religiosa, o altar principal fica semi oculto por essa espécie de biombo.

Depois de se encantar com o altar-mor, veja os altares laterais, ricamente adornados com belos afrescos.

Pisos em mosaicos da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
Os pisos em mosaico foram executados em uma técnica que esteve em moda nos séculos 12 e 13

Outro destaque da igreja de Santa Maria in Cosmedin é o piso, um gracioso mosaico em motivos geométricos. Ele foi executado em mármore, na técnica chamada Cosmatesca, famosa em Roma nos Séculos 12 e 13 — o nome vem da família Cosmati, que teve quatro gerações de artistas feríssimos nessa arte.

A Boca da Verdade
O que se sabe sobre a Boca da Verdade é que a máscara de mármore (mascheronne, como dizem os romanos) foi colocada no adro da igreja no Século 16. 

Acredita-se que a escultura pertencesse a uma fonte da Antiguidade — ela parece um pouquinho com a Fontana del Mascheronne, na entrada da Via Giulia, que está a pouco mais de 1 km de distância.

Ícone bizantino na Igreja de Santa Maria in Cosmedin, em Roma
Este ícone bizantino da Sagrada Família, um dos grandes tesouros da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, fica na sacristia

A lenda sobre o poder da Boca da Verdade de devorar as mãos dos mentirosos é muito antiga, mas é claro que só se tornou mundialmente popular a partir do lançamento do filme de William Wyler.

Eu sou fã de Roman Holiday, mas confesso que ainda não coloquei minha mão na boca da máscara. Quem sabe, na próxima vez... 😀

Quer mais dicas de cenários cinematográficos para inspirar sua viagem? Dá uma olhada:
Nova York no cinema - e o cinema em Nova York



Igreja de Santa Maria in Cosmedin
Piazza Bocca della Verità, Foro Boario, das 9:30h às 17h, de outubro a março, e até às 18h no resto do ano. Entrada gratuita.

A estação de Metrô mais próxima da Boca da Verdade é a Circo Massimo, que está a 900 metros (siga a Via Circo Massimo ou a Via dei Cerchi, a partir da estação).

Da Piazza Venezzia, são 650 metros de caminhada até a Igreja de Santa Maria in Cosmedin.

Mais sobre Roma

Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Um comentário:

  1. Fila organizada de turistas para fazer foto jacu da tampa de esgoto famosa pela cena do filme americano não assistiram, mas compartilham nas redes sociais.

    ResponderExcluir