17 de janeiro de 2015

Atrações gratuitas em Roma: 12 igrejas que valem por museus


Igreja dei Santi Apostoli, Roma, Itália

Igreja dei Santi Apostoli, do ladinho da Fontana de Trevi


Atualizado em janeiro de 2017

Pode parecer heresia, mas se tem uma cidade onde eu quase não sinto vontade de visitar museus é Roma. Claro que não é culpa das maravilhosas instituições locais (algum maluco consegue não ir ver as Coleções Borghese ou os Museus Capitolinos, estando por lá?).

A causa disso são as lindas atrações gratuitas de Roma: as igrejas da cidade concorrem com os museus de um jeito quase desleal.


Basílica de São Paulo Extramuros em Roma
A deslumbrante Basílica de São Paulo Extramuros, que também tem entrada gratuita, ganhou um post só pra ela aqui na Fragata


Elas estão por toda parte, abarrotadas de obras de arte e, ainda por cima, não costumam cobrar ingresso.

Se você está procurando atrações gratuitas em Roma — e estou me referindo a atrações de primeiríssima linha — procure um campanário de igreja no horizonte.

"Êxtase da Beata Ludovica Albertoni", obra de Bernini na Igreja de San Francesco a Ripa, Roma

Beata Ludovica de Bernini, na Igreja de San Francesco a Ripa, no Trastevere


Mas já que Roma tem mais de 900 igrejas, apresento a minha lista de 13 delas, todas lindas de fazer a alma levitar. E você não gasta nem um euro para ver os tesouros que elas abrigam.



Este roteiro pelas igrejas de Roma é infalível: você vai ver coisas lindas sem gastar nada — praticamente, só a sola do sapato, se tiver disposição, pois dá pra fazer quase tudo a pé.

É uma seleção bem pessoal: o itinerário passa por igrejas famosas e outras menos conhecidas, as minhas favoritas, por diversos motivos.

Esse roteiro rende um ou dois dias de passeios em Roma, dependendo da sua disposição para caminhar e do tempo que você dedique a cada visita.

Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
Escadaria da Basílica de Santa maria in Aracoeli, Roma
Dois motivos para encarar a íngreme escadaria para a Basílica de Santa Maria in Aracoeli: a beleza da decoração da igreja e a vista de Roma, lá do alto

O roteiro tem cerca de quatro quilômetros de caminhada (calma, tem muitas paradas no percurso 😀), por terreno plano, à exceção da escadaria cascuda que dá acesso à Igreja de Santa Maria in Aracoeli.

Para almoçar, você pode escolher as regiões do Ghetto ou as proximidades da Pizza della Rotonda. Vamos passear?

Campanário da Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma

Campanário românico da Igreja de Santa Maria in Trastevere 


Ah, a Basílica Papal de São Paulo Extramuros (San Paolo Fuori le Mura) é um escândalo de linda e também tem entrada gratuita.

Ela não entrou neste post porque fica afastada da rota tracei aqui. Mas você também não pode perder essa visita em Roma. Siga o link e veja as dicas.

Atrações gratuitas em Roma: 12 igrejas que valem por museus

Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Certamente você vai esbarrar na Igreja de Santa Maria, passeando pelo Trastevere. Entre e encante-se

⭐Igreja de Santa Maria in Trastevere 
Piazza de Santa Maria in Trastevere. Diariamente, das 7:30h às 21 horas

Comece o passeio na Igreja de Santa Maria in Trastevere, apontada como uma das mais antigas de Roma.

Fundada no Século 3, a igreja teve seu estilo original, românico, sucessivamente alterado, até ganhar as feições atuais, marcadamente do Século 12.

Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Beleza de alto a baixo: do piso ao teto, nada é menos do que deslumbrante na Igreja de Santa Maria in Trastevere


A igreja está localizada na área mais muvucada do bairro. A Praça de Santa Maria in Trastevere reúne uma infinidade de bares e restaurantes e está sempre bem animada.

Mas o interior da Igreja de Santa Maria in Trastevere costuma ser muito tranquilo, com poucos turistas para ver os belos mosaicos de Cavallini, do Século 13, e as colunas trazidas das Termas de Caracalla.

Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Maria in Trastevere em Roma

Os mosaicos dourados que recobrem o interior e a fachada de Santa Maria in Trastevere são de fazer o coração dar uma paradinha


Santa Maria é a cara do Trastevere. Por mais turística que a área a seu redor tenha ficado, é essencialmente uma igreja de bairro, onde senhoras vestidas de preto vêm assistir a missa de domingo, de manhã cedinho.

Experimente estar na praça por volta das sete da manhã para ver a comunidade local chegando para as orações e depois mergulhe na beleza do templo.

⭐Igreja de San Francesco a Ripa
Piazza di San Francesco D'Assisi, 88, Trastevere. Diariamente, das 7h às 13h e das 14h às 19.

"Êxtase da Beata Ludovica Albertoni" de Bernini na igreja de San Francesco a Ripa em Roma
"Êxtase da Beata Ludovica Albertoni" de Bernini na igreja de San Francesco a Ripa em Roma

A escultura de Bernini é um grande motivo pra você visitar a Igreja de San Francesco a Ripa


Junto com Santa Maria e Santa Cecília, a Igreja de San Francesco a Ripa faz parte da trinca de igrejas imperdíveis no Trastevere. 

Para quem vem de Santa Maria, San Francesco e Santa Cecília ficam do outro lado (Leste) da Viale di Trastevere, a rua principal que divide o bairro.

Da Igreja de Santa Maria in Trastevere até a Igreja de San Francesco a Ripa são 550 metros de caminhada.

Igreja de San Francesco a Ripa em Roma
Igreja de San Francesco a Ripa em Roma
Igreja de San Francesco a Ripa em Roma
A Igreja de San Francesco a Ripa fica em um cantinho bem sossegado do Trastevere e tem uma decoração barroca muito bonita


Com uma fachada muito simples, a Igreja de San Francesco a Ripa teria sido o local de pouso de São Francisco de Assis, em sua visita a Roma, no Século 13.

Não deixe de entrar na igreja para ver uma obra prima, a famosa escultura de Bernini, Êxtase da Beata Ludovica Albertoni (não confunda com outra obra célebre do mesmo escultor, O Êxtase de Santa Teresa, que está na Igreja de Santa Maria della Vittoria, perto da Estação de Termini).

⭐ Igreja de Santa Cecília in Trastevere 
Piazza di Santa Cecilia, diariamente, 9:30h às 13h e das 16h às 18:30h. Ingresso para a cripta: 3,50. Site > Santa Cecília in Trastevere 

Igreja de Santa Cecília in Trastevere em Roma
A igreja foi construída no local onde viveu Cecília, mártir cristã do Século 2º


Uma caminhada de cerca de 500 metros separa a Igreja de San Francesco a Ripa da Igreja de Santa Cecília in Trastevere.

Essa igreja fica em uma área mais sossegada do Trastevere, no local da antiga casa de Cecília, uma patrícia romana martirizada junto com o marido, Valeriano, no ano 180 d.C., por sua adesão ao cristianismo.

Igreja de Santa Cecília in Trastevere em Roma

A Igreja de Santa Cecília fica escondida atrás deste edifício


Construído no Século 4, o templo já sofreu muitas alterações. A Igreja de Santa Cecília é pouco visitada, o que permite a contemplação de cada detalhe com calma.

No subsolo da igreja, uma surpresa: o antigo local de culto clandestino, transformado em cripta, tem uma capela ricamente decorada com mosaicos de pietre dure (mármores de todas as cores).

Os jardins que cercam a basílica costumam atrair estudantes de Belas Artes, que aproveitam a sombra e o sossego para desenhar.

Igreja de Santa Cecília in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Cecília in Trastevere em Roma
Igreja de Santa Cecília in Trastevere em Roma

Local de culto clandestino, quando o Cristianismo era uma religião proscrita, o subsolo da igreja guarda belíssimos mosaicos em pietre dure


O elemento mais impressionante na Igreja de Santa Cecília in Trastevere é belíssima escultura em mármore que adorna o altar-mor, obra de Stefano Maderno, representando o corpo martirizado de Cecília. Preste atenção às dobras do tecido diáfano do vestido da santa, talhadas no mármore de maneira tão genial que quase parecem tremular ao menor sopro da brisa. Simplesmente celestial.

Também vale muito a pena visitar as escavações arqueológicas que há nos subsolos da basílica e no convento adjacente, onde foi encontrado um claustro com afrescos de Cavallini.

Igreja de São Bartolomeu na Ilha Tiberina em Roma

A Ilha Tiberina e a Igreja de São Bartolomeu (no cantinho, à direita)


⭐Basilica di San Bartolomeo all'Isola
Piazza di San Bartolomeo all'Isola, 22, Ilha Tiberina, de segunda a sábado, das 9:30h às-13:30h e das 15:30h às 17:30hAos domingos, das 9:30h às 13h

Deixando Tratevere a caminho do Centro de Roma, atravesse a Ilha Tiberina, aquela ilhazinha em forma de barco que fica bem em frente ao Ghetto.

Lá está a singela igrejinha de San Bartolomeo all'Isola (Basílica de São Bartolomeu na Ilha), onde dizem que estão enterrados os restos do santo. A distância entre a Igreja de Santa Cecília in Trastevere até lá é de 650 metros.

Igreja de San Bartholomeo na Ilha Tiberina em Roma
Igreja de San Bartholomeo na Ilha Tiberina em Roma

Dois finais de tarde diante da Basílica de San Bartholomeo all'Isola: no alto, um clique do inverno de 2017. Acima, foto feita no outono de 2007


Aproveite o sossego em torno da Igreja de São Bartolomeu para uma pausa. É muito agradável sentar na mureta do pequeno cruzeiro que fica em frente à igreja e ver o sol descer sobre sua fachada e seu belo campanário românico.

A Basílica de São Bartolomeu foi fundada no Século 10, no local onde, anteriormente, existia um templo dedicado a Esculápio, divindade da cura e da saúde.

Além de lugar da devoção, os santuários de Esculápio (Asclépio, para os gregos) atuavam no processo terapêutico e curativo. A tradição se mantém na Ilha Tiberina, onde existe um tradicional hospital.

⭐ Igreja de Santa Maria in Cosmedin
Piazza Bocca della Verità, Foro Boario, das 9h às 17h. Site > Santa Maria in Cosmedin

Boca da Verdade em Roma
Botar a mão na Boca da Verdade é divertido, mas essa é a menor das atrações da Igreja de Santa Maria in Cosmedin


Deixando a Ilha Tiberina para trás, você está a 600 metros de um hit turístico romano. La Bocca della Verità (a Boca da Verdade) foi celebrizada em uma passagem de Roman Holiday ( A Princesa e o Plebeu)filme obrigatório para quem quer sonhar com Roma.

Numa cena do filme, Gregory Peck assusta Audrey Hepburn, afirmando que a máscara de pedra exposta no adro da Igreja de Santa Maria in Cosmedin devora a mão dos mentirosos. E, para provar, esconde a mão na manga do casaco, depois de tê-la colocado na boca do "monstro".

Igreja de Santa Maria in Cosmedin em Roma
Boca da Verdade em Roma
O famoso mascheronne fica no adro da igreja do Século 7º. Abaixo, a bela decoração de Santa Maria in Cosmedin

Igreja de Santa Maria in Cosmedin em Roma
Igreja de Santa Maria in Cosmedin em Roma

Tem sempre uma fila quilométrica de turistas esperando a vez para colocar a mão na Boca da Verdade e posar pra uma foto.

A boa notícia é que a multidão de turistas não se interessa muito pelo interior da linda igreja de Santa Maria in Cosmedin, que costuma estar e num sossego celestial.

Melhor pra você que vai ver um templo românico do Século 7 coberto por belíssimos afrescos, um riquíssimo piso em mármore e altares espetaculares. É uma das visitas imperdíveis em Roma.

Fiz um post todinho sobre Santa Maria in Cosmedin, com muitas fotos do interior da igreja (e da Boca da Verdade, claro!!!).

Escadaria da Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
Escadaria da Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
Escadaria da Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma

Não se deixe intimidar pelos 124 degraus da escadaria de Aracoeli. A basílica é lindíssima e a vista lá do alto é um espetáculo


⭐Basílica de Santa Maria in Aracoeli
Piazza del Campidoglio nº 4. Diariamente, das 9h às 12:30h. De maio a setembro, o horário da tarde vai das 15h às 18:30. De outubro a abril, das 14:30h às 17:30h. Site > Santa Maria in Aracoeli 

Ao sair da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, margeie a Piazza della Bocca della Verità e suba a Via del Teatro di Marcello até a Piazza de Aracoeli (750 metros). É lá que você vai encontrar outra das minhas igrejas favoritas em Roma.

Ela exige uma certa penitência para ser apreciada. É preciso subir 124 degraus até a Basílica de Santa Maria in Aracoeli, no Campidoglio, ao lado do “Bolo de Noiva” (o Altar da Pátria, de Mussolini).

Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
No alto, a fachada nua da Basílica de Aracoeli e as colunas de seu vizinho, o Altar da Pátria. Acima, o magnífico interior da igreja


A Igreja de Santa Maria in Aracoeli foi erguida, no Século 12, sobre um antigo templo dedicado a Juno.

A igreja abriga duas belezas que são um desafio ao qualquer pescoço: você não sabe se olha para o teto ricamente entalhado, que retrata a Batalha Naval de Lepanto, (vitória dos ocidentais, liderados por Veneza, sobre o Império Otomano, em 1570, fundamental para deter o avanço dos turcos sobre a Europa Mediterrânea) ou para o escandaloso piso em mosaicos

Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma
Basílica de Santa Maria in Aracoeli em Roma

O teto de madeira entalhada e o piso, com mosaicos em mármore, são alguns dos escândalos de beleza na Basílica de Aracoeli


Se você visitar a Basílica de Santa Maria em Aracoeli no final da tarde, vai ganhar de bônus a vista de Roma lá do alto, com o sol dourando tudo que a vista alcança.

 O adro de Aracoeli igreja é um dos melhores mirantes de Roma. 

⭐Igreja del Gesú
Piazza del Gesù, esquina da Via del Plebiscito com Via D'Aracoeli, pertinho do Largo di Torre Argentina. Fica aberta das 7h às 12:30h e das 16:30h às 19h. Prefira o horário da tarde, que é o determinado pela paróquia para as visitas turísticas. Site > Chiesa del Gesú

Igreja del Gesù em Roma

A fachada sutil esconde um espetáculo barroco no interior de Gesù, a igreja dos jesuítas


Desça a escadaria da Basílica de Aracoeli e siga a Via de Aracoeli em direção ao Corso Vittorio Emanuele. Daí a 350 metros, você chegará a outra preciosidade romana, a Igreja del Gesú, dos jesuítas.

Ela foi construída na Renascença, como "entrega" sua fachada de linhas sutis. Seu interior, porém, foi totalmente redecorado em estilo barroco.

Igreja del Gesù em Roma
A fachada de Gesù é decorada com entalhes delicados

Preste atenção ao altar de Santo Inácio de Loyola, em lápis lázuli, aos afrescos do teto da igreja (de deixar a gente muda) e a uma comovente pintura chamada Madonna della Strada, do Século 15, belíssima.

Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma
Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma
Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma
O obelisco com o elefantinho chama mais a atenção do que a fachada da Igreja de Santa Maria Sopra Minerva


⭐Igreja de Santa Maria sopra Minerva 
Piazza della Minerva 42, atrás do Pantheon, De segunda a sexta, das 6:40h às 19h. Sábado, das 6:40h às 12:30h e das 15:30h às 19. Domingos, das 8h às 12:30 e das 15:30h às 19h. Site > Santa Maria sopra Minerva 

Agora você vai ver quatro igrejas que já justificariam a visita a Roma. Seguindo a Via del Gesù, 300 metros de caminhada levam à primeira delas, Santa Maria sopra Minerva, com uma fachada simples, em linhas discretíssimas, e um interior gótico arrebatador.

Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma
Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma
Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma

A decoração do forro de Sopra Minerva é impressionante. O interior da igreja é francamente gótico


Arrisco dizer que Sopra Minerva é a igreja mais bonita de Roma (mas é claro que, quando você me perguntar de novo, vou citar outra, porque é muita beleza pra conseguir ranquear).

A "igreja do elefantinho" (por causa do obelisco que fica em frente) abriga a tumba do pintor Fra Angelico e está coberta de afrescos e mosaicos. Uma cooooisa.

Vitral da Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma
Vitral da Igreja de Santa Maria Sopra Minerva em Roma

Anjos, santos e a Virgem Maria estão representados nos vitrais da Igreja de Santa Maria Sopra Minerva 


Fra Angelico passou a maior parte da vida em Florença, no Mosteiro de San Marco, onde está sua obra mais famosa, A Anunciação. Pra saber mais sobre ele, veja este post: Florença - o Museu de San Marco e os afrescos de Fra Angelico

Poucos passos separam a Igreja de Santa Maria Sopra Minerva do Pantheon, da Igreja de San Luigi dei Francesi e de La Maddalena. Vamos ver cada uma delas.

igreja della Maddalena em Roma
igreja della Maddalena em Roma

Sou fã dessa beleza solar na fachada rococó da Igreja della Maddalena


⭐ Igreja della Maddalena
 Piazza della Maddalena 53. De segunda a sexta e aos domingos e feriados, das 8:30h às 11:30h e das 17h às 18:30h. Aos Sábados, das 9h às 13h. Site > Chiesa della Maddalena

La Maddalena é um raro, mas felicíssimo exemplo do estilo Rococó em Roma. Dedicada a Santa Maria Madalena, foi construída no final do Século 16. A sacristia dessa igreja é deslumbrante.

⭐ Pantheon, ou Basílica de Santa Maria ad Martyres
 Piazza della Rotonda n° 12, de segunda a sábado, das 8:30h às 19h150. Aos domingos, das 9h às 17:45h. Feriados, das 9h às 12:45h. Site > Pantheon


Roma - Piazza della Rotonda e Pantheon
O Pantheon, na Piazza della Rotonda

Pois é, o Pantheon, o mais bem preservado monumento da Antiguidade Romana na cidade também é uma igreja.

Na minha primeira visita, não registrei nada dos elementos católicos agregados à construção, de tão encantada que estava com o edifício.

 Além disso, achei  desaforo terem transformado o lugar dedicado ao culto de todos os deuses em propriedade de uma única fé.

Cúpula do Pantheon, Roma
A cúpula do Pantheon é um prodígio de engenharia produzido durante o Império Romano

Não custa lembrar que o Pantheon foi construído em 27 a.C, primeiro ano do Império Romano, para honrar todas as divindades — de todos os credos.

O ritual de introdução dos deuses dos povos conquistados por Roma ao panteão era uma etapa importante da Pax Romana, uma forma de dizer que os dominadores aceitavam a cultura e o imaginário dos novos integrantes do império.

Cúpula do Pantheon, Roma
O Pantheon era o local de culto a todas as divindades do mundo romano

Mas, enfim, com a ascensão do Cristianismo, o Pantheon foi consagrado pelos católicos como como Basílica de Santa Maria ad Martyres, no Século 7.

Seja como for, essa é A visita que você tem que fazer em Roma.

O Pantheon é simplesmente deslumbrante, além de ser uma aula de história e um prodígio de engenharia, com sua imensa cúpula que parece estar pousando sobre o edifício exatamente naquele momento e seu interior iluminado pela imensa claraboia.

Pórtico do Pantheon em Roma
Altar católico no Pantheon em Roma

No alto, o pórtico do Pantheon e, acima, um altar católico na "casa de todos os deuses"


O Pantheon é a única construção do Império Romano ainda inteira e mantida em uso constante por quase dois mil anos (o edifício que vemos hoje data do reinado de Adriano, já que o primeiro foi bastante danificado por um incêndio).

É local de sepultamento dos reis italianos do Século 19 e também de outro rei, muito mais importante, o rei dos pintores Rafael Sanzio, um dos maiores da Renascença.

Pantheon, Roma
O Pantheon está em uso contínuo há 2 mil anos

Pantheon, Roma

⭐ Igreja de San Luigi dei Francesi
20 Piazza San Luigi dei Francesi, das 10h às 12h30 e das 15h às 19h. Fecha às quintas-feiras. Site > San Luigi dei Francesi 

Pertinho do Pantheon, numa rua que sai da Piazza della Rotonda, está San Luigi dei Francesi, uma igreja que, comparada com o esplendor de muitas de suas colegas romanas, pode passar despercebida para o caminhante que olhe sua fachada sem grandes atrativos

Igreja de San Luigi dei Francesi, Roma
San Luigi é o lar de três quadros arrebatadores de Caravaggio

Não seja esse caminhante. O interior de San Luigi abriga três obras de Caravaggio simplesmente arrebatadoras.

Quando você for, leve muitas moedinhas para acionar a iluminação da igreja e se fartar de admirar O Chamado de São Mateus, São Mateus e o Anjo e O Martírio de São Mateus.

Caravaggio era um gênio e as telas que ele pintou para a Igreja de San Luigi dei Francesi são apenas espetaculares.

Igreja de San Luigi dei Francesi, Roma
Igreja de San Luigi dei Francesi

⭐ Basílica de San Pietro in Vincoli
Piazza San Pietro in Vincoli, Esquilino, das 8h às 12h30 e das 16h às 18h. Site > San Pietro in Vincoli 

E por falar em moedinhas, deixei a minha igreja favorita para o final.

Meio fora de mão neste roteiro, a Basílica de San Pietro in Vincoli fica no Esquilino, a colina atrás do Coliseu. A distância da Piazza della Rotonda até lá é de quase 2km.

É melhor tomar o transporte público. Descendo a Via dei Cestari (que passa à esquerda do Pantheon, para quem está de costas para o edifício), você chega ao Corso Vittorio Emanuelle, onde pode pegar um ônibus até o Esquilino.

Igreja de San Pietro in Vincoli em  Roma
San Pietro in Vincoli tem uma fachada tão discreta que a gente quase passa batida por ela

Os devotos visitam a Basílica de San Pietro in Vincoli para ver as correntes (vincoli) expostas numa urna, sob o altar. Supostamente, elas estiveram presas aos punhos de São Pedro, antes de sua execução.

Mas a festa para os olhos nessa igreja é o Moisés, de Michelangelo. Dizem que quando o artista completou essa escultura, deu-lhe uma palmadinha amistosa no joelho e pediu: "Parla!" ("fala!"), de tão perfeita que a estátua ficou.

O Moisés  é realmente impressionante. A vontade é ficar olhando para sempre (e, novamente, haja moedinhas para acionar a iluminação da igreja).

Igrejas de Roma
Roma tem nada menos do que 900 igrejas. É praticamente impossível olhar o horizonte da cidade sem ver uma cúpula ou um campanário

Visita às igrejas de Roma

Com 900 e tantas igrejas, dá quase pra dizer que Roma tem uma em cada esquina. A  graça, então, é ir descobrindo os pequenos tesouros que se escondem em todas as vizinhanças.

Só não esqueça que essas igrejas, por mais belas e históricas que sejam, permanecem funcionando como local de culto, com comunidades de fiéis e celebrações religiosas. A maioria delas, portanto, exige dos visitantes trajes discretos e atitude idem.

Igreja de São Vicente e São Anastácio em Trevi em Roma
Igreja do Santíssimo Nome de Maria no Fórum de Trajano em Roma
Roma tem igrejas na Fontana di Trevi (no alto, a Igreja de São Vicente e São Anastácio), no Fórum (acima, Igreja do Santíssimo Nome de Maria) e onde mais você procurar


Já adotei a postura radical de não fotografar qualquer local de culto se houvesse alguém rezando, em respeito às religiões alheias.

Hoje, até fotografo, mas procuro perturbar o mínimo possível. E sempre em silêncio. As vistas turísticas costumam ser suspensas durante as missas.

Já se você gostaria de assistir missa em alguma dessas igrejas, consulte os sites das igrejas (em italiano) e procure por orari messe. 

Igreja de Santa Inês na Piazza Navona em Roma
Igreja de Santa Maria del Popolo em Roma
Também tem igreja na Piazza Nanova (Sant'Agnese, no alto) e na Pizza del Popolo (Santa Maria del Popolo, acima)

➡️Todas as igrejas citadas neste post têm mesmo entrada gratuita. 

➡️ Ao programar sua visita, não custa checar os horários de abertura de cada igreja. Nunca vi nada mudar tanto quanto os horários de visita das igrejas de Roma. Acredite: já perdi a conta de quantas vezes atualizei esse post por conta disso 😊. Para pesquisar no Google, digite o nome da igreja + orari (horário)

Mais sobre Roma

Mapa-índice de destinos na Itália, com dicas de atrações, roteiros, hospedagem, restaurantes e transporte. Clique nos ícones para acessar os links



A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

8 comentários:

  1. Post lindo!!!! Acho que preciso passar uns 6 meses em Roma para ver tudo o que quero e com calma :)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mirella :) Eu sempre digo que queria reservar umas três encarnações só pra Roma. Sou completamente rendida, apaixonada, arriada de quatro pneus por essa cidade...

      Excluir
  2. Blogueiros de viagem fazem relatos, a autora do Fragata Surprise, jornalista com sólida bagagem cultural escreve crônicas literárias. Seu texto é tão bom que não entendo como não virou um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jacy. Você é sempre muito carinhosa comigo e com a Fragatinha. Bjo e feliz 2017 :)

      Excluir
  3. Sou uma baiana como você,estou amando suas dicas,porque quando for conhecer a Itália, Roma será a principal, com certeza irei seguir suas sugestões.Assis,Florença e Veneza estão no meus planos,algumas perguntinhas rs.Um bate volta de Roma para Assis, qual o melhor meio de transporte e local de compra? Para conhecer essas igrejas citadas, mais o Vaticano, quantos dias no mínimo daria? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, conterrânea 😊
      De Roma a Assis são cerca de 160 km. Vc pode ir de onibus ou trem. Veja as opções no site www.rome2rio.com
      Esse roteiro de igrejas vc faz em um dia, se começar cedo. Se cansar, deixe San Pietro in Vincoli pra qdo for ao Coliseu. O Vaticano merece outro dia, por causa dos museus.

      Excluir
  4. Muito obrigada Cyntia, valiosa suas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post. Em Roma tem 900 igrejas. Todas com entrada gratuita, respeitando-se, como destacaste, o respeito às celebrações e ao vestuário. Na Sopra mInerva tem um altar para Santa Rosa de Lima, que hoje, 23 de agosto que te escrevo, é o dia dela, padroeira da América Latina. Ah, o Pantheon é um cemitério (destacaste reis ali sepultados), além de igreja. Abraços!

    ResponderExcluir