10 de março de 2019

A melhor época para visitar Memphis - festivais de música e outros eventos

Elvis Presley e o Blues, as duas grandes atrações de Memphis
Elvis e o Blues garantem muita música e diversão o ano inteiro em Memphis, mas os meses de maio e agosto são especiais

Para cair no Blues e Rock’n’Roll, qualquer época é boa em Memphis. A cidade é movimentada o ano inteiro por muitos shows e eventos, tem música ao vivo todas as noites e um astral que nem me deixou perceber o frio inesperado e cortante que encontrei por lá, na metade do último novembro.

Na movimentadíssima Memphis, a música predomina entre as atrações, mas não monopoliza as atividades. Tem programação para todos os gostos.

Grafite em uma rua de Memphis lembra a luta contra a segregação racial e pelos Direitos Civis nos EUA
A luta contra o racismo e pelos Direitos Civis também é muito celebrada em Memphis. Este grafite em Mulberry Street lembra personalidades que se destacam na luta contra a segregação racial nos EUA

Memphis tem animadas temporadas esportivas, com destaque para o basquete (o time local Memphis Grizzilies joga na NBA), o beisebol e o futebol. Também tem uma Fashion Week (em abril), festivais gastronômicos, uma temporada lírica e muito mais.

E é importante lembrar que Memphis também é um dos símbolos da luta contra a segregação racial e pelos Direitos Civis nos Estados Unidos. O respeito e carinho pela memória de Martin Luther King, assassinado na cidade, em 1968, se expressa em vários eventos ao longo do ano.

Se você quer um motivo especial para ir à cidade que se celebrizou como o lar do Blues e de Elvis, acredite, vai encontrar muitos. Veja os principais eventos que movimentam Memphis ao longo do ano:

O Rock'n'Soul Museum de Memphis e a Fábrica de Guitarras Gibson
Quando ir a Memphis? Se eu pudesse, ia todo dia 😀. Na imagem, o Rock'n'Soul Museum e a Fábrica de Guitarras Gibson

Quando ir a Memphis

Se a sua ideia é ir a Memphis em um período mais tranquilo e encontrar uma temperatura agradável, abril e setembro são boas apostas, segundo todos os fóruns de viajantes que consultei.

Abril também é quando o preço médio das tarifas dos hotéis costuma estar mais camarada, em torno de US$ 110 a diária, em apartamento duplo.

Se você quer pegar as temporadas mais fervidas de Memphis, marque sua viagem no mês de maio, época da série de eventos animadíssimos Memphis in May, ou em agosto, quando é realizada a Elvis’ Week.

Beale Street Music Festival em Memphis
Beale Street Music Festival, três dias de muita música em maio

Maio em Memphis
Maio é época do Memphis in May, uma maratona de eventos que dura o mês inteiro e traz gente de todo o canto para a cidade.

Entre as atrações do Memphis in May estão a cerimônia de entrega do Blues Music Awards (9/5/2019), uma apresentação da BB King’s Blues Band (10/5/2019) e o Campeonato Mundial de Churrasco (World Championship Barbecue Cooking Contest, 15/5/2019).

Mas o grande espetáculo de maio em Memphis é o Beale Street Music Festival, três dias de muita música que costumam reunir mais de 100 mil pessoas. 

O palco das apresentações fica no Tom Lee Park, área verde que fica bem na “esquina” dos dois maiores ícones de Memphis e da história do Blues: o Rio Mississípi e a mitológica Beale Street.

Entardecer à margem do Rio Mississípi
O Beale Street Music Festival é realizado na beira do Rio Mississípi, onde começa a Rua do Blues
O evento é uma homenagem à tradição da Rua Beale que, desde os início do Século 20, vem abrigando uma sucessão de casas de Blues — os “Cavern Clubs” de gente como Howlin’ Wolf, John Lee Hooker e BB. King. 

Realizado desde 1977, o Beale Street Music Festival mistura apresentações de artistas consagrados e jovens promessas de diversos gêneros musicais. 

Pesos pesados como Aretha Franklin, Ray Charles, Bob Dylan, Van Morrisson, Allman Brothers e Stevie Ray Vaughan já tocaram no evento — sem contar, claro, as estrelas “da casa”, como B.B. King e John Lee Hooker e Al Green.

Elvis Presley no Rock'n'Suol Museum de Memphis
A memória de Elvis Presley é muito forte em Memphis e celebrada em diversos eventos ao longo do ano. Na foto, a sessão dedicada ao ídolo no Rock'n'Soul Museum

Agosto: Semana de Elvis em Memphis
 A Elvis’ Week é a maior, mas não a única celebração ao Rei do Rock’n’Roll realizada em Memphis, cidade onde ele viveu desde os 13 anos de idade e de onde saltou para o estrelato. 

A Elvis' Week é o evento mais concorrido de Memphis e é  responsável pela mais alta taxa de lotação dos hotéis no calendário local.

Em 2019, a Elvis' Week vai ser comemorada de 9 a 17 de agosto com shows, concursos de sósias de Elvis e vigília à luz de velas, na noite do dia 17, data da morte de Elvis.

Piano de Elvis Presley exposto em Graceland, Memphis
Piano que pertenceu a Elvis em um pavilhão de exposições de Graceland

Janeiro: aniversário de Elvis em Memphis
O aniversário de Elvis Presley, em 8 de janeiro, também é bastante comemorado em Memphis e vem gente do mundo inteiro participar das homenagens, que se estendem por vários dias em torno da data.

Em 2019, por exemplo, a festa de aniversário de Presley se esticou por quatro dias (de 4 a 8 de janeiro).

As celebrações tiveram concerto sinfônico com as canções mais famosas do ídolo, shows de Rock’n’Roll, palestras, baile, excursão à cidade de Tupelo (estado do Mississippi) para visitar a primeira casa de Elvis, leilão de memorabília e sessões de cinema com filmes estrelados por ele.

Graceland, a mansão de Elvis Presley, decorada para o Natal
Visitei Graceland no dia 14 de novembro e a árvore de Natal já estava enfeitada na mansão de Elvis

Novembro e dezembro: Natal em Graceland
A partir de meados de novembro, começam as atividades do Natal de Graceland (Christmas at Graceland), que também atraem muitos visitantes a Memphis.

Saiba mais: Graceland, a casa de Elvis Presley em Memphis

A mansão de Elvis Presley ganha decoração e iluminação de Natal (inauguradas com uma cerimônia especial) e um presépio. Para marcar o período, são realizados concertos, palestras e sessões de cinema. Tem até uma festa de Réveillon.

As diversas lojas de lembrancinhas que há no complexo oferecem decoração natalina inspirada em Elvis (os globos de “neve” são divertidíssimos, comprei um pra minha mãe).

Lorraine Motel, sede do Museu Nacional dos Direitos Civis, em Memphis
Lorraine Motel, hoje sede do Museu Nacional dos Direitos Civis

Homenagens a Martin Luther King 
Quem também recebe homenagens especiais em Memphis é o líder do Movimento pelos Direitos Civis, Martin Luther King. O centro dessas atividades é o Museu Nacional dos Direitos Civis, instalado no Lorraine Motel, onde King foi morto, em 1968.

O feriado nacional do Martin Luther King Day (terceira segunda-feira de janeiro) é marcado por palestras, exibições cinematográficas e manifestações. Outra data importante é o 4 de abril, data do assassinato de King.

Lagostins (ou pitus) da região do Rio Mississípi
Tem quem chame de pitu, tem quem chame de lagostins. Na beira do Mississípi eles se chamam crawfish e Memphis faz dois grandes festivais anuais dedicados à devoração desses bichos
Temporadas esportivas em Memphis
O time de basquete da casa, o Memphis Grizzlies, manda seus jogos contra outras feras da NBA no FedEx Forum, em plena Beale Street, a Rua do Blues (a temporada dos Grizzlies vai de outubro a abril e, em julho, tem a Summer League).

Os Memphis Redbirds arrasam no beisebol em temporadas que vão de março a setembro. E tem até até futebol (o de verdade, não o americano), com os Memphis 901 FC, com temporada de março a outubro.

Mais eventos em Memphis
Em março, é realizada a Memphis Black Restaurant Week.

Em abril, é a vez de dois festival do lagostim (Overton Square Crawfish Festival e o Rajun Cajun Crawfish Festival ) e o festival das  asas de frango picantes (Southern Hot Wing Festival). 

Em setembro, é a vez de Memphis celebrar a diversidade sexual na Mid-South Pride Parade & Fest.

Em dezembro, Memphis costuma ficar lotada para a St. Jude Marathon, disputada nas ruas de Downtown (em 2019, será em 7/12).



➡️ Meu roteiro musical nos Estados Unidos
Música em Memphis - Beale Street, a passarela do Blues
Hospedagem em Memphis: ótimo hotel perto das grandes atrações
Transporte em Memphis - como chegar e como circular pela cidade do Blues

Todas as dicas de Nashville
Todas as dicas de Nova Orleans

Os Estados Unidos na Fragata Surprise
Piece of cake: é simples e rápido fazer o visto americano em Brasília
Miami
Nova York
Orlando

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    

Nenhum comentário:

Postar um comentário