18 de setembro de 2011

Rio de Janeiro: meus postais afetivos


Detalhe do saguão do Auditório da ABI, no Centro do Rio


Frequento o Rio de Janeiro desde recém-nascida e já morei na cidade em cinco temporadas, ao longo da vida. Essa proximidade jamais conseguiu tirar de mim o "olhar de turista", mesmerizado pela beleza da cidade. 

Isso, porém, não me impede de ter uma listinha insider de lugares favoritos, que eu gosto de imaginar que são quase secretos (não são) e absolutamente pessoais. Como estou em clima de despedida do Rio (acabo de me mudar para Brasília), estou muito sentimental e quero compartilhar com vocês alguns dos meus postais do Rio de Janeiro.

Baía de Guanabara
Nos edifícios do Centro do Rio há sempre uma janela aberta para a Baía de Guanabara
Baía de Guanabara

Não são todos óbvios. São os meus postais sentimentais. Os pedaços do Rio que mais vão me deixar com saudade, porque eram cenários e personagens da minha vida normal na cidade.

Espero que essa lista de postais afetivos do Rio de Janeiro ajude a enriquecer seus passeios pela cidade. Seja você moradora, turista ou eterna enamorada do Rio, como eu.

Postais do rio de Janeiro

Fragatas no Céu do Rio

Fragatas no céu do Rio de Janeiro
As fragatas no céu do Rio eram companhias frequentes dos meus finais de tarde

Basta olhar para cima, nos finais de tarde. A revoada de fragatas percorre toda a área do Porto do Rio, Bairro do Castelo, Lapa e Aterro, até o Pão de Açúcar, onde as aves gostam de passar a noite.

É um espetáculo único, que eu não me canso de ver. Essas fragatinhas eram minhas companheiras e eu sinto muita falta delas.  

Palmeiras imperiais 

Por causa das palmeiras imperiais, a Rua Paissandu (minha casa no Rio) é a mais bonita da cidade. A rua era o velho caminho da residência da Princesa Isabel, o Palácio Guanabara (hoje sede do governo do estado), até a Praia do Flamengo. As palmeiras demarcavam a alameda percorrida pela herdeira do trono até o banho de mar.

Palmeiras imperiais no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Palmeiras imperiais no Jardim Botânico


Quando for ver as palmeiras da Paissandu, faça o passeio completo: veja a arquitetura da sede do Fluminense, de 1902 (Rua Álvaro Chaves nº 41), atravesse a Avenida Pinheiro Machado e percorra toda a Paissandu, até a Praia do Flamengo, onde, de frente para o Aterro, tem um chopinho gelado no Belmonte. (Metrô Flamengo).

Outro lugar bacana para ver palmeiras imperiais é, claro, o Jardim Botânico.

Jardim Botânico
Chafariz das Musas e Casa dos Pilões

Casa dos Pilões no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Casa dos Pilões é a antiga Real Fábrica de Pólvora e hoje funciona como museu


A entrada principal fica na Rua Jardim Botânico, n° 1008. Eu, porém, gosto mais de chegar pela Rua Pacheco Leão, n° 100, para percorrer a Aléia Barbosa Rodrigues, ladeada pelas famosas palmeiras imperiais, que passa pelo Portal da Real Academia de Belas Artes e leva ao chafariz, instalado em 1895.

Outro cantinho que eu adoro é a Casa dos Pilões, sede da antiga Real Fábrica de Pólvora da Lagoa Rodrigo de Freitas, hoje um Museu-Sítio Arqueológico.

Chafariz das Musas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Chafariz das Musas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
O Chafariz das Musas é muito romântico (e refresca o ar à sua volta no calorão da cidade)

O Jardim Botânico pode ser visitado diariamente. Às segundas-feiras, das 12h às 17h. No resto da semana, das 8h às 17h. A entrada custa R$ 10 e só pode ser paga em dinheiro. 

E leve repelente, pois a natureza, mesmo no meio de uma metrópole, é uma festa de mosquitos.

Terraço do Botafogo Praia Shopping
Praia de Botafogo n° 400 

Pão de Açúcar Rio de Janeiro
Olha só esta vista do Pão de Açúcar

Até eu, que odeio shopping, deliro com a vista maravilhosa do topo do prédio que, na minha infância, era a sede da legendária loja de departamento Sears.

Além do terraço, refúgio dos fumantes, dois restaurantes do 7° andar são excelentes camarotes para o Pão de Açúcar e a Enseada de Botafogo, o Emporium Pax e o Kotobuki, que, além de tudo, serve um sukiyaki bem bacaninha. Difícil é decidir se a vista é mais bonita de dia ou à noite... (Metrô Botafogo).

Jardins suspensos do Centro do Rio

Jardins no Centro do Rio de Janeiro

Um jardim nas alturas, a cara do Centro do Rio


O truque é o mesmo das fragatas: basta olhar para cima, caminhando pelas ruas da região do Castelo e do Aterro (cuidado com os bueiros!). Adoro as árvores que ficam no topo do Palácio Capanema que, aliás, tem um jardim bem bacana (de Burle Marx) no segundo andar. Mas a oferta de jardins nos terraços do Centro do Rio é imensa. Descubra o seu.

Palácio da Fazenda
Avenida Antônio Carlos, entre a Rua Araújo Porto Alegre e a Avenida Almirante Barroso

O edifício desperta pouco interesse, com suas linhas arquitetônicas que são a cara do Estado Novo e soam tão sisudas, comparadas à beleza apaixonante do Palácio Capanema, do outro lado da Araújo Porto Alegre.

Mas eu adoro o diálogo de estilos entre a leveza das linhas de Niemeyer, Lúcio Costa e companhia (concepção de Le Corbusier), no Capanema, e  o caixotão cheio de surpresas do velho prédio do Ministério da Fazenda.

Edifício do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro

Escadaria central do Ministério da Fazenda


Além da escadaria, deliro com os lustres, colunas e o piso xadrez. A fachada, com colunas gregas e imponentes leões, andou estrelando um comercial de automóvel.

Não está aberto à visitação — lá funcionam a Receita Federal e outros órgãos. Eu ia muito lá a trabalho, fazer entrevistas e reportagens. Agora, tenho até vontade de cair na malha do IR, só para  visitar o prédio 😀 (Metrô Cinelândia)

Edifício sede da ABI
Rua Araújo Porto Alegre n° 71

 Outro caixotão de cimento que eu adoro. Perdi a conta das fotos que fiz da parede de tijolos de vidro e da escada que ficam no saguão de acesso ao auditório. (Metrô Cinelândia)

Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, n° 16

Palácio Gustavo Capanema no Rio de Janeiro

Palácio Gustavo Capanema no Rio de Janeiro

O Palácio Capanema é apenas o prédio mais lindo do Rio (e, muito provavelmente, a construção mais citada nesta Fragata 😁). Foi inaugurado em 1943 e é reconhecido como o marco inaugural da arquitetura modernista no Brasil. Hoje, abriga órgãos do Ministério da Cultura, mas permite a visitação em algumas dependências.

Eu trabalhava a uns 100 metros do Capanema e batia ponto lá quase todo dia, na hora do almoço, nem que fosse para curtir o vento que corre pelo vão livre do edifício, mesmo nos dias mais quentes. Adoro tudo no Capanema, especialmente o painel do Salão Portinari e os jardins. (Metrô Cinelândia).

Painel de Portinari no Palácio Capanema, Rio de Janeiro
Painel de Cândido Portinari no Palácio Capanema

Mais passeios bacanas no Rio de Janeiro


➡️ Rio de Janeiro - todas as dicas (post índice)




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário