17 de setembro de 2011

Passeios no Rio de Janeiro além dos grandes cartões postais


Chafariz das Musas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O Jardim Botânico é um passeio perfeito para quem quer fugir do calor. Na imagem, o Chafariz das Musas


No início de agosto, me despedi da condição de moradora do Rio de Janeiro. Estou de volta a Brasília, trocando o mar e as montanhas pelo Cerrado e o Planalto. 

Vou sentir saudade, mas não dos grandes cartões postais. Os grandes passeios no Rio de Janeiro continuam lá, a uma hora e meia de voo da minha nova casa.

Enseada de Botafogo

A Enseada de Botafogo deixa de ser minha vizinha de porta pra voltar a ser cartão postal


Minha saudade é mais doméstica: estou reaprendendo a voltar do trabalho sem a escolta das fragatas que tomam o céu do Rio, todo final de tarde. Compensando a falta das palmeiras imperiais da Rua Paissandu, onde eu morava, com a beleza dos ipês de Brasília.

E tentando me conformar com a mania brasiliense de colocar as melhores livrarias em shoppings que ficam lá onde Judas perdeu as botas... 😉

Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

Esta visão do Pão de Açúcar ficava a uma estação de metrô da minha casa. Agora está a uma hora e meia de voo 


A parte boa de não ser mais uma local, é que meus passeios no Rio de Janeiro, a partir de agora, vão ganhar outro sabor. 

Sempre que deixo as minhas cidades, elas readquirem essa condição de “lugar de férias”, de playground e novidade. A intimidade não acaba, mas os sabores se reacendem na memória e temperam os reencontros.

Se quiser ver um Rio além dos grandes cartões postais, dê uma olhada em alguns dos meus passeios preferidos na cidade:

Passeios no Rio de Janeiro



Escadaria do Ministério da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro

Ministério da Fazenda, no Centro do Rio. Andei muito por lá fazendo entrevistas e jamais cansei de admirar a escadaria central do edifício


Theatro Municipal do Rio de Janeiro
A águia na cúpula do Theatro Municipal era a primeira a me mandar um tchauzinho quando eu sai da estação do metro a caminho do trabalho

O Corcovado continua lá, mas deixou de ser a paisagem corriqueira de quem sobe a Paissandu, voltando para casa. A cúpula do Theatro Municipal e o vão livre do Palácio Capanema não são mais os companheiros da caminhada do metrô para o trabalho. 

O Pão de Açúcar deixou de ser um lugar para descansar os olhos, nos meus passeios por Botafogo

Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Lagoa Rodrigo de Freitas vista do Corcovado

Eu tenho dois Corcovados: o monumento e mirante que todo visitante ama admirar e a paisagem que eu via voltando do supermercado, na Praça São Salvador, arrastando meu carrinho de feira (abaixo)


Corcovado visto de Laranjeiras

O Jardim Botânico volta a ser um programa, e não mais a escapadinha aconchegante para admirar o velho Chafariz das Musas, nos dias infernais de dezembro e janeiro. 

O desfile da Banda de Ipanema é de novo uma efeméride, não mais o painel que adorna a estação de metrô, desembarque a caminho do sorvete de pitanga da Mil Frutas e das prateleiras da Livraria da Travessa.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Já estava tão íntima do Jardim Botânico que o considerava o "meu jardim"

O Rio que me faz falta não aparece nos guias de viagem. Ninguém vai à cidade para ver o saguão do Auditório da ABI, ou a escadaria do Ministério da Fazenda  — que eu namorava, entre uma pauta e outra, mas nunca tive tempo de fotografar decentemente — ou o Casarão do Instituto Alves Affonso, na Rua Ipiranga — um dos meus caminhos para o supermercado...

Talvez eu mesma esqueça a alegria que sentia, num dia comum qualquer, ao olhar para cima e ver a mania iluminada dos cariocas de construir jardins suspensos nos edifícios mais insuspeitos — mas, se eu esquecer, talvez seja para resgatar a felicidade de descobrir de novo essas paisagens.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro
A parte boa é que vou perder o olhar de dona do pedaço e voltar a ver as orquídeas, bromélias e palmeiras imperiais como a maravilha que elas são

Afinal, deixar uma cidade é sempre perda e resgate. Perdi a companhia das fragatas e das palmeiras, mas também perdi aquele olhar dono do pedaço. 

O que era cotidiano agora é cartão postal. O Rio que me faz falta agora é pessoal e intransferível. É memória, é afeto. É aquela saudade boa, fadada a muitos reencontros combinando surpresa e intimidade.



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário