27 de abril de 2017

Cidade do México - dicas práticas


Sala da Cultura Maia no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México
A sala dedicada à cultura Maia no imperdível Museu Nacional de Antropologia, na Cidade do México

Depois de ver a minha sugestão de roteiro, dicas de hospedagem e transporte, está na hora de começar a organizar a viagem para a maravilhosa Cidade do México — agora que fui, fico me perguntando por que demorei tanto pra ir...

Neste post eu organizei uma série de dicas práticas para ajudar no seu planejamento: como chegar, como é o processo na Imigração e na Aduana, como organizar seus passeios, quanto tempo ficar, como é o clima e os cuidados com a altitude.

Atrações culturais da Cidade do México
Sensacional é uma palavra que não dá conta de definir as atrações culturais da Cidade do México. No sentido horário: Vênus, de Salvador Dalí, em exposição no Paseo de la Reforma, telas de Frida Kahlo no museu dedicado à pintora, a decoração deslumbrante do Palácio Nacional de Belas Artes e o delicioso Museu de Arte Moderna

Também tem dicas sobre câmbio e quanto dinheiro levar e sobre chip de celular, pra ficar sempre conectada (e poder chamar o Uber na hora que o metrô estiver impossível).

"Lamento" informar que agora você não tem mais desculpas e vai ter que ir à Cidade do México. E que você vai se apaixonar. Veja as dicas:


Cidade do México - dicas práticas 



O Anjo da Independência no Paseo de la Reforma, Cidade do México - Anjo da Independência
O Anjo da Independência, monumento e mausoléu dos heróis da emancipação do México, no Paseo de la Reforma

Como chegar à Cidade do México
Há várias as opções de voo do Brasil para a Cidade do México. A Copa Airlines (com conexão no Panamá)  e Avianca (com conexão em Bogotá) são as duas empresas que mais apareceram nas minhas pesquisas.

A Aeroméxico e a Latam têm voos diretos de Guarulhos (SP) para a capital mexicana.

A melhor opção que encontrei (preço, horários e duração da viagem) quando comprei a passagem foi a American Airlines, que voa direto de Brasília para Miami e opera de lá para a capital mexicana. Na volta ao Brasil, ainda ganhei 12 horas para passear em Miami. Siga o link pra ver como foi.

De Brasília a Miami são sete horas de voo. De Miami à Cidade do México, mais 2h30.



Bosque de Chapultepec, Cidade do México
O Bosque de Chapultepec, maior parque urbano das Américas (com o dobro do tamanho do Central Park, de Nova York), tem museus, um lago, áreas para piquenique e veredas deliciosas para caminhadas

Bosque de Chapultepec, Cidade do México

Imigração e Aduana no México
Brasileiros não precisam de visto para visitar o México, em viagens de menos de 90 dias. Basta o passaporte.

Na ida, minha parada em Miami foi só de seis horas (das 4h às 10 da manhã). Foi preciso passar pela Imigração americana, onde esperei cerca de 40 minutos na fila.

Minha mala seguiu direto para o México. Nem preciso lembrar que quem faz conexão nos Estados Unidos tem que ter um visto válido para entrar naquele país, né? Se você precisa fazer o visto americano, dá uma olhada neste post: Piece of cake: é simples e rápido fazer o visto americano em Brasília.

Comida de rua na Cidade do México, chips de banana
Se você gosta de comida de rua, vai adorar a Cidade do México. Esses chips de banana são maravilhosos

No aeroporto da Cidade do México, passei pela imigração local e pela Alfândega e fui selecionada para inspeção física da bagagem. Toma um tempinho, mas é um processo tranquilo.

Ainda no avião a caminho da Cidade do México, o viajante recebe dois formulários (um da Imigração, outro da Aduana do México) que precisam ser preenchidos e apresentados no desembarque.

México: Templo de Quetzalcoatl em Teotihuacan e o mural "Alegoria da Revolução Mexicana", no Castelo de Chapultepec
O Templo de Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada, em Teotihuacan, e um detalhe do mural Alegoria da Revolução Mexicana, no Castelo de Chapultepec

O agente da Imigração carimba o passaporte e o formulário e o turista fica com o canhoto desse documento. Guarde-o com cuidado, pois ele terá que ser apresentado na saída do país, quando você fizer o check-in no voo de volta para casa.

Esse canhoto será anexado ao seu cartão de embarque e recolhido pela companhia aérea no check-in do voo de volta ao Brasil. Esse é o único procedimento requerido na saída do México: você não passa pela imigração nem tem o passaporte carimbado na hora de ir embora. 

Na viagem de volta, foram 12 horas de espera em Miami e eu aproveitei para passear. Passei pela imigração americana, novamente. Desta vez, o processo foi mais rápido, com a checagem eletrônica dos passaportes. Ao chegar ao guichê, só foi preciso responder algumas perguntas ao agente. A mala veio direto do México para Brasília.


café com vista para o Templo Mayor dos astecas e a Praça do Zócalo, coração do Centro Histórico da Cidade do México
Que tal um café com vista para o Templo Mayor dos astecas e a Praça do Zócalo, coração do Centro Histórico da Cidade do México?

Internet na Cidade do México
Praticamente todos os bares e restaurantes onde estive na capital mexicana ofereciam WiFi gratuito aos clientes. O aeroporto também tem uma rede com acesso livre e a conexão do Maria Condesa Boutique Hotel, onde me hospedei, era ótima.

Como vocês já sabem, porém, eu já não vivo sem conexão 24 horas com a internet — ainda mais agora, que o celular tem a nova função de chamar o Uber.

Nesta viagem ao México (com a paradinha estratégica em Miami), voltei a usar o EasySim4U, um chip de celular que funciona em 140 países. Já tinha gostado do serviço na viagem à Itália e à Espanha, em janeiro, e repeti a dose agora. O serviço funcionou muito bem.

Parque México, Bairro de La Condesa, Cidade do México
A carrocinha de guloseimas dá um toque singelo ao elegante Parque México, no bairro de La Condesa, onde me hospedei

Para mais informações, veja este post: 
Chip de celular no exterior: minha avaliação do EasySim4U


Como organizar os passeios na Cidade do México
Na Cidade do México, ter um roteiro organizado com antecedência é muito importante, por conta das distâncias e do trânsito (quer inspiração? Veja este post: Cidade do México: roteiro de 7 dias em uma metrópole espetacular).

Visitei o México na Semana Santa, quando as escolas estão de folga desde a segunda-feira. As principais atrações da capital estavam bem concorridas.

Museu Casa de Frida Kahlo, Cidade do México
A famosa Casa Azul, onde Frida Kahlo viveu e trabalhou

Não comprei entradas com antecedência para nenhuma das atrações — eu curto poder mudar de ideia na última hora. Me arrependi de não ter feito isso quando fui ao Museu Casa de Frida Kahlo, que é atualmente a segunda atração mais visitada do México.

Mesmo chegando lá às 9:50h, dez minutos antes de abrir, a fila estava quilométrica. Outro lugar onde mofei na fila da bilheteria foi no Castelo de Chapultepec.

Nas demais atrações, o tempo de espera na fila foi inferior a 10 minutos.

Altar-mor da Catedral da Cidade do México
Altar-mor da Catedral da Cidade do México. Uma semana foi pouco pra ver tudo de lindo que tem por lá

Quanto tempo ficar na Cidade do México
Fiquei sete dias na Cidade do México, contando a chegada. Cheguei no sábado, na hora do almoço, e fiquei até a madrugada do sábado seguinte.

Achei uma semana um tempo bem redondinho pra ver as grandes atrações da cidade sem correria, com tempo para relaxar nos cafés, ler o brilhante mexicano Octavio Paz (finalmente!!) e fazer people watching sem culpa.

Apertando mais o ritmo, cinco dias podem ser suficientes para cumprir o meu roteiro. Em quatro dias, seria uma maratona.

Exposição de Salvador Dali no Paseo de la Reforma - Cidade do México
O São Jorge de Salvador Dali em uma exposição ao ar livre de esculturas do artista, no Paseo de la Reforma

Clima na Cidade do México
No começo da primavera, a Cidade do México estava brincando de desfilar estações do ano. As manhãs eram muito fresquinhas e agradáveis, com céu muito azul. À tarde, esquentava bastante e sempre caía uma chuva rápida, mas intensa, no começo da noite, derrubando a temperatura outra vez.

O termômetro ia dos 12 graus aos 30 graus na maior desenvoltura. Um casaquinho leve de lã resolveu bem essas oscilações.

Mesmo com as pancadas de chuva, senti o clima muito seco, como o de Brasília eu seus dias mais danadinhos.

Lábios ressecados e pequenos (bem discretos, mesmo) sangramentos nasais são os principais sintomas. Ter um protetor labial sempre à mão e beber muita água é essencial.

Alameda Central, Cidade do México
A Alameda, no Centro Histórico, foi, até meados do Século 20, o passeio preferido dos elegantes da Cidade do México. Ganhou até um mural de Diego Rivera 

Alameda Central, Cidade do México


O México fica no Hemisfério Norte, portanto tem as “estações trocadas” em relação às nossas.

A Cidade do México não costuma registrar máximas muito tórridas nem mínimas glaciares. Os meses mais quentes são abril e maio (com temperaturas máximas na casa do 26). Os mais chuvosos são julho e agosto, o verão deles.

No inverno, em janeiro e fevereiro, os termômetros podem cair a 7 graus, à noite, mas ficam na casa dos 15 ao longo do dia

Altitude na Cidade do México
A Cidade do México está a 2.250 metros acima do nível do mar. Para quem vive em Brasília (a 1.172 metros), a subida é suave e eu praticamente só sentia a diferença de altitude no esforço de escalar as escadarias do metrô.

Quem vive no nível do mar, porém, deve estranhar mais  diferença. Pegue leve nos primeiros dias e procure dormir bem.

Shopping Palácio de Hierro, Cidade do México
Grifes caríssimas, arquitetura grandiloquente... O Palácio de Hierro, do elegante bairro de Polanco, é o shopping mais exclusivo da Cidade do México. Pra mim, é só um lugar para ver por fora

Dinheiro e câmbio no México
A moeda local é o peso mexicano, que hoje está valendo R$ 0,16. São raríssimos os lugares que aceitam moeda estrangeira na Cidade do México (e, certamente, vão oferecer uma cotação desinteressante). Então você vai ter que fazer câmbio e a melhor moeda para levar é o dólar.

Eu já viajei com pesos mexicanos — dei sorte de encontrar a moeda na casa de câmbio onde fui comprar os dólares. A cotação não estava grande coisa, mas considerando a praticidade e que quanto mais a gente converte, mais perde dinheiro, achei bom negócio.

Fachada lateral da Igreja de Santa Veracruz, a mais antiga da Cidade, e o pórtico do Museu Franz Mayer, no Centro Histórico

Gabi Muniz, do blog Projeto 101 Países, achou o câmbio dentro do aeroporto da Cidade do México mais vantajoso do que no Centro da capital.

Os cartões de crédito são muito bem aceitos na Cidade do México, mas o dinheiro vivo é essencial para pagar táxis, transporte público, comida de rua e ingressos em algumas atrações.

Com o hotel já pago, gastei cerca de 5.500 pesos mexicanos (cerca de R$ 920) em sete dias na Cidade do México, pagando todas as refeições, lanches, táxis, transporte público, ingressos para atrações, lembrancinhas (quase todas compradas em lojas de museus) e livros, que foram as únicas compras que fiz por lá. A única coisa que paguei no cartão de crédito foram as corridas do Uber.

 Sim, a Cidade do México é um destino barato!

Casarão no Centro Histórico da Cidade do México
A parte mais turística do Centro da Cidade do México é bastante segura. Você reconhece facilmente o pedaço bem policiado procurando a fiação nos postes, se não achar, está no lugar certo

Segurança na Cidade do México
As áreas por onde os turistas geralmente se aventuram na Cidade do México costumam ter policiamento e relativa segurança. Numa metrópole latino-americana daquela dimensão, violência não é mito, mas ela costuma se concentrar nas periferias.

➡️ No Centro Histórico, se quiser saber se está em uma área seguram sempre olhe para cima: se não houver fios nos postes, você está dentro do polígono turístico, onde a fiação é subterrânea para não comprometer muito o visual. 

Nessa região, há muito mais policiamento e o único risco são os batedores de carteiras que se aproveitam dos aglomerados humanos. Quando os fios começarem a aparecer, você saberá que chegou a um pedaço mais tenso da cidade.

Maquete de Tenochtitlán, a capital dos astecas que deu origem à Cidade do México, no Museu Nacional de Antropologia
Maquete de Tenochtitlán, a capital dos astecas que deu origem à Cidade do México, no Museu Nacional de Antropologia

➡️No Bosque de Chapultepec, evite recantos desertos, no meio da vegetação. As alamedas do parque são bem policiadas.

➡️ Em bairros nobres, como La Condesa e Polanco, a segurança é bem reforçada. Em La Condesa eu votava a pé para o hotel, depois do jantar, sem medo nenhum.

Mais sobre esta viagem
Miami: como aproveitar uma conexão

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 

Nenhum comentário:

Postar um comentário