15 de novembro de 2007

Roma: dicas de transporte

Piazza della Rotonda, onde está o Pantheon:
no Centro Histórico de Roma, a melhor opção é caminhar

A maior roubada, em Roma, é não comprar bilhetes para o ônibus com antecedência. Já tomei muita chuva e caminhei bem mais do que queria por causa dessa distração.

Funciona assim: você vai a uma tabacaria (tabacchi) — que é o estabelecimento que detém o quase monopólio da venda de bilhete — e pede um "bliglietto per il bus". E é aí que Roma mostra porque é a irmã europeia de Salvador: "Tem, mas acabou", é a resposta mais frequente (numa tradução livre, 😊).

O tram (bonde) que me levava ao Trastevere
parado no Largo di Torre Argentina
De cada dez tabacarias, dá pra apostar que você vai conseguir comprar o tíquete em menos de uma. Já encontrei até uma "tabacaria 24 horas" que fechava para o almoço... (Antes que me atirem pedras: eu sou de Salvador, adoro a cidade e me divirto horrores com essa suposta "falta de organização" que, na verdade, é só um outro jeito de se organizar). A alternativa é achar uma estação de metrô, onde é possível comprar a passagem de ônibus em máquinas automáticas.

De posse do seu cobiçado bilhete, não esqueça de validá-lo assim que subir a bordo do ônibus (maquininhas amarelas). Se você for apanhado pela fiscalização sem bilhete, ou com o bilhete sem autenticação, vai pagar uma multinha salgada.

Os romanos adoram os motorinos (lambretas)
Antropologias à parte, é bom se precaver. Eu adoro andar a pé em Roma, conheço poucas cidades mais convidativas às caminhadas, mas é sempre bom lembrar que a cidade é grande e, em muitos casos, será necessário recorrer ao transporte público — nem que seja para voltar para o hotel, depois de ter camelado a pé o dia inteiro.

A rede de metrô é muito limitada — imagine a dificuldade que deve ser escavar o subsolo daquela cidade sem topar com um sítio arqueológico — e a opção mais comum de transporte acaba sendo o ônibus, que também não é uma maravilha, por causa dos muitos congestionamentos.

A melhor maneira de descobrir como ir de um ponto a outro, com transporte público, é consultar o site da ATAC, o órgão que cuida da mobilidade urbana em Roma. Você digita o endereço onde está e aonde quer e ele traça um itinerário bem fácil de entender, com mapinha, linhas de tram (bonde) ou ônibus e a parada onde você deve descer.

Meu roteiro completo: três semanas na Itália

Mais sobre Roma


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário