4 de agosto de 2012

Passeios em Santiago do Chile - Centro Histórico e Praça de Armas


Palácio de La Moneda, Santiago do Chile
Construído no Século 18, o Palácio de La Moneda é a sede da Presidência do Chile. Em 1973, foi palco da corajosa resistência liderada pelo presidente Allende ao golpe militar que jogou o país em 17 anos de ditadura

Eu não curti a capital chilena na primeira visita, em 2002. Precisei voltar, 10 anos depois, pra descobrir seu horizonte encantador e a personalidade discreta, mas marcante, da cidade cercada pelos Andes. Alguns passeios em Santiago do Chile foram responsáveis diretos por esse amor à segunda vista.

Vizinhanças charmosas, como Providencia, Bairro Lastarria e Barrio Itália me mostraram uma metrópole contemporânea e atraente. O cuidado em resgatar a história recente do país e expurgar a herança da ditadura me apresentou uma cidade mais respirável do que a que encontrei, há uma década.

Centro Histórico de Santiago do Chile

O Museu Histórico Nacional do Chile, na Plaza de Armas (esq), e o edifício mais antigo de Santiago, a Igreja de São Francisco


  A escolha da época da viagem (julho) também deu uma forcinha e exorcizou a memória de uma Santiago cinzenta e tomada pelo mormaço resultante da poluição (aprisionada pelas montanhas que rodeiam a cidade), no calor de fevereiro.

Catedral de Santiago do Chile

A Catedral de Santiago, na Praça de Armas, tem uma rica decoração em seu interior


Arquitetura contemporânea em Santiago do Chile
Santiago ficou famosa entre os turistas por seus bairros mais modernos, mas a cidade ainda preserva o tempero da tradição

Arquitetura do Século 19 em Santiago do Chile

Nesta segunda visita a Santiago, confirmei que é sempre ótimo dar uma segunda chance aos lugares.

Os passeios em Santiago do Chile ajudaram muito a construir minha nova opinião sobre a cidade, mas foi o astral geral que me ganhou pra valer.

Santiago é uma cidade muito amigável para passeios a pé. Para deslocamentos mais longos, use o metrô, que funciona muito bem. E certifique-se de ir além do roteiro básico “obrigatório” (Plaza de ArmasPaseo Ahumada, Palácio de La Moneda e Igreja de São Francisco) 

Bora dar umas voltas por Santiago?

Passeios em Santiago do Chile


Catedral de Santiago do Chile

A Catedral de Santiago é o edifício mais imponente da Praça de Armas, que ocupa o espaço da antiga Kancha inca


⭐ Praça de Armas de Santiago
Como é tradição nas povoações de origem espanhola nas Américas, a Praça de Armas de Santiago era o coração da cidade e ainda guarda muito dessa importância, reunindo as sedes dos poderes religioso, civil e militar.

Como também é da tradição, a Praça de Armas de Santiago foi erguida pelos colonizadores sobre o espaço da antiga praça cerimonial/oficial inca (a Kancha).

Catedral de Santiago do Chile

Não deixe de entrar para ver a bela decoração interior da Catedral de Santiago


Catedral de Santiago do Chile

A Catedral de Santiago, edifício mais imponente da Praça de Armas, é do Século 18. Tem uma fachada muito austera, mas seu interior não destoa das grandes igrejas coloniais das Américas, com seus entalhes, douramentos e cores. Vale a pena a visita (a entrada é gratuita).

Minha maior surpresa, porém, não foi o contraste entre o exterior e o interior da Catedral de Santiago, mas constatar que os outrora temidos carabineiros (força que foi um pilar da repressão, no tempo da ditadura), agora posam para fotos com criancinhas na Praça de Armas de Santiago.

Carabineiros na Praça de Armas de Santiago do Chile

Os carabineiros agora tiram fotos com criancinhas


Outra construção importante da Praça de Armas de Santiago é o Palácio da Real Audiência (Plaza de Armas nº 953), sede do governo colonial. Também estão lá o Edifício dos Correios, do Século 19, e a sede da Municipalidade de Santiago. 

O Palácio da Real Audiência hoje é sede do Museu Histórico Nacional do Chile, que merece a visita (com entrada gratuita). Vale a pena ver o interior da construção, que é muito bonito, e também o acervo organizado de maneira bastante didática. 

É a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória do Chile desde os tempos pré-hispânicos, passando pela colônia, o processo de independência e a República. O Governo Allende, o golpe militar e a reconquista da democracia também estão representados nas coleções do museu. 

Edifício dos Correios, Praça de Armas de Santiago do Chile
Edifício dos Correios, antigo Palácio dos Governadores

Cabildo de Santiago do Chile, Museu Histórico Nacional

Edifício Central dos Correios


Praça de Armas de Santiago do Chile

Praça de Armas: à esquerda, a escultura lembra os povos indígenas que vivem no território chileno. À direita, um quiosque antiguinho sobrevive ao tempo


O terceiro edifício oficial que cerca a Praça de Armas é a sede da Municipalidade de Santiago, onde o governo espanhol mantinha uma prisão. 

➡️ Catedral Metropolitana de Santiago
Plaza de Armas, Metrô Plaza de Armas. Diariamente, das 9h às 19h, entrada gratuita. 

➡️ Museu Histórico Nacional do Chile
O acervo permanente do museu é uma mostra dos diversos momentos da vida chilena, desde os povos pré-colombianos aos dias de hoje. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17:45h. Entrada gratuita.

Paseo Ahumada, Santiago do Chile

Antiga estrada inca, o Paseo Ahumada tem comércio para diversos orçamentos, muito movimento e até "abraços gratuitos" (abaixo)


Paseo Ahumada, Santiago do Chile

⭐ Paseo Ahumada
Cheguei à Praça de Armas caminhando pelo Paseo Ahumada, que cobre um trecho de uma antiga estrada inca e já viveu momentos de glória como rua elegante da capital chilena e ponto de desfile dos ricos e chiques de Santiago. 

Hoje, o Paseo Ahumada jã não parece tão impressionante. É basicamente uma área de pedestres onde se misturam cafés, comércio popular e lojas caras.

Café con piernas, Santiago do Chile

Café con piernas: exótico, pra dizer o mínimo. Misógino, pra traduzir do tucanês


Na minha primeira visita a Santiago, a primeira coisa que avisavam aos turistas era para tomar cuidado com os batedores de carteira e assaltantes que atuavam na área, mas agora o Paseo Ahumada me pareceu bem mais tranquilo e cordial, com artistas de rua distribuindo abraços grátis.

 Cafés con piernas
Uma coisa que chama a atenção no Paseo Ahumada — e destaca a alma conservadora de Santiago  — são os tais “cafés con piernas”, sempre lotados de senhores circunspectos que são servidos por atendentes com vestidos justíssimos e curtíssimos (daí as pernas do nome).

Café con piernas, Santiago do Chile

Só homens neste café con piernas. A exceção éramos eu e as atendentes

Café con piernas, Santiago do Chile
A foto das trabalhadoras vai sin piernas, porque eu não sou obrigada...

Resolvi tomar um expresso em uma dessas casas, geralmente frequentadas exclusivamente por homens. Fiz a desentendida, entrei e me diverti horrores com alguns olhares de espanto e o evidente desconforto dos tais senhores diante da minha presença.

A minha sensação mais forte, porém, foi de incômodo com a exploração do corpo feminino pra vender café.

Monumento a Salvador Allende, Santiago do Chile

Salvador Allende contempla o Palácio de La Moneda. Em 11 de setembro de 1973 o presidente foi morto na sede do governo chileno, resistindo ao golpe militar de Pinochet. Em 11 de março de 2022, o Chile empossou na Presidência o militante de esquerda Gabriel Boric, de 35 anos de idade


Palácio de La moneda, Santiago do Chile

⭐ Palácio de La Moneda 
Plaza de la Constitución, Metrô La Moneda ou Universidad de Chile. 

As visitas guiadas ao palácio (quatro por dia, de segunda a sexta) precisam ser agendadas por e-mail e é recomendado fazer a solicitação com uma semana de antecedência.

O Palácio Presidencial de La Moneda foi construído no Século 18 e resistiu de pé aos inúmeros terremotos que costumam sacudir Santiago.

O maior estrago que La Moneda sofreu foi o bombardeio durante o golpe que derrubou Salvador Allende, em 1973.

Palácio de La Moneda e Praça Constituição, Santiago do Chile
O Palácio de la Moneda resistiu bem a diversos terremotos, mas foi seriamente danificado no bombardeio de 1973

Essa memória é a grande responsável por eu achar o Palácio de La Moneda uma visão meio melancólica. Mas eu gosto do Pátio de los Naranjos, com suas fontes e laranjeiras de alma remotamente andaluza.

O bombardeio de 1973 danificou seriamente o palácio e a ditadura o reformou, eliminando uma série de símbolos, como o Salão da Independência, onde morreu Allende, que foi lacrado.

Desde a redemocratização do Chile, esses “acréscimos” vêm sendo retirados.

Cão de rua em Santiago do Chile

Olha a folga deste elemento 💗


Cão de rua em Santiago do Chile
... e deste

O que não é nada melancólico é o clima na Plaza Constutición, onde está o Palácio de La Moneda, sempre animada por grupos de turistas, manifestantes e representantes da porção mais fofa dos moradores de Santiago, os cães de rua mais bem tratados, gordos e folgados que já vi.

Os bichinhos dormem o sono dos justos no gramado em frente a La Moneda, completamente alheios aos peso histórico do cenário que os cercam. No dia em que estive na praça, um grupo de professores aposentados fazia um protesto. A vida dos aposentados no Chile é bem complicada, por conta de uma reforma da Previdência implantada por Pinochet que resulta em pensões cada vez mais corroídas.

Manifestação de professores aposentados na Praça Constituição, em Santiago do Chile
Manifestação de professores aposentados na Plaza Constitución

⭐ Igreja e Museu de São Francisco
Avenida Libertador Bernardo O'Higgins n° 834. 
De terça a sábado, das 10h às 13:30h e das 15h às 18h. Domingos e feriados das 10h às 14. Entrada gratuita. 

Apesar de contemporânea das belas cidades coloniais da América do Sul (fundada em 1541, é oito anos mais velha que Salvador), resta pouco do patrimônio colonial em Santiago.

A cara da cidade é a Belle Époque. Muitos terremotos e muito dinheiro (que estimula a "sanha renovadora") explicam a pequena amostra de construções mais antigas na capital chilena.

Igreja de São Francisco, Santiago do Chile
Igreja de São Francisco, raro testemunho da arquitetura colonial, é o edifício mais antigo ainda de pé em Santiago 

O Chile foi domicílio de algumas das maiores fortunas do mundo, no final do Século 19 e início do Século 20.

A aristocracia do cobre e do salitre queria ser europeia e moderna e não tinha tempo para preservar o pouco de arquitetura do passado que os tremores de terra deixavam de pé em Santiago.

Dos três edifícios coloniais mais famosos da cidade (e colonial, no Chile, vale até o comecinho do Século 19), dois, a Catedral e La Moneda, estão profundamente modificados. Mas o monumento arquitetônico mais antigo da capital, a Igreja de San Francisco resistiu à passagem do tempo mantendo muito de sua fisionomia original.


Igreja e Museu de São Francisco, Santiago do Chile
Vale a pena visitar o Museu de São Francisco e ver o altar de ouro da velha igreja

Construída no Século 17, a Igreja de São Francisco de Santiago encanta pelo contraste de suas paredes em pedra nua e seu belo altar dourado. 

Ao lado da Igreja de São Francisco funciona o Museu San Francisco, de arte sacra (a visita é uma ótima oportunidade de ver o belo claustro do antigo convento).

A entrada do museu é pela Calle Londres, do famoso conjunto Paris-Londres, que recria a arquitetura dos edifícios residenciais das duas capitais europeias (faz sucesso, mas acho meio Epcot Center...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário