18 de agosto de 2012

Chile: como ir à vinícola Concha y Toro de transporte público

Vinhedo da Vinícola Concha y Toro, Chile

Vinhedo da Concha y Toro: dá para ir de metrô até lá


Atualizado em dezembro de 2022

Ir ao Chile e não visitar uma vinícola é mais ou menos como ir a Salvador e não comer acarajé. E esse é um passeio bem mais fácil (e que pode sair bem mais barato) do que a gente imagina. Neste post, organizei as dicas de como ir à Vinícola Concha y Toro de transporte público, por conta própria, pra você também organizar sua programação sem estresse. 

Vinícola Concha y Toro, Chile
Se você dispensar a excursão, vai fazer um passeio muito mais econômico

O Chile é quase um sinônimo de vinhos na América do Sul, reputação conquistada principalmente a partir da ressurreição da uva Carménère, que era considerada extinta até rebrotar em terras chilenas, nos anos 90.

Visitar vinícolas no Chile é um programa gostoso e que nem precisa ser caro. Basta dispensar a excursão e usar o transporte público, pois há várias bodegas bem próximas de Santiago.

Wine bar e loja de vinhos da vinícola Concha y Toro, Chile

Loja de vinhos e wine bar da Vinícola Concha y Toro


Escolhi visitar a Vinícola Concha y Toro exatamente pela facilidade: dá pra ir de metrô até bem pertinho da bodega e seguir de táxi ou uber a partir Estação Plaza de Puente Alto, final da Linha 4 (Linha Azul). 

Acho sempre mais bacana organizar meus passeios por conta própria, sem depender de agências. Neste caso, foi prático, fácil e econômico.

Entrada da Vinícola Concha y Toro, nos arredores de Santiago do Chile
A entrada da vinícola está a 4 km da Estação Plaza de Puente Alto do metrô

A Vinícola Concha y Toro é a mais procurada pelos turistas que passam por Santigo do Chile. Além da proximidade com a capital, ela também deve essa popularidade á fama internacional de seu vinho blockbuster, o Casillero del Diablo.

Essa vinícola tradicionalíssima é a principal produtora e exportadora de vinhos da América e Latina e está entre as 10 maiores empresas vinícolas do planeta. 

Vinícola Concha y Toro, Chile
Minha visita foi no inverno e encontrei os vinhedos (dir) bem mirradinhos. Mas os jardins da Concha y Toro, de inspiração inglesa, estavam encantadores

Jardins da Vinícola Concha y Toro, Chile

A bodega original da Concha y Toro, nos arredores de Santiago, recebe em média 750 visitantes por dia, todos os dias do ano. Ela fica a 25 km do Centro da capital. 

Na minha temporada em Santiago, em 2012, visitei a Vinícola Concha y Toro por conta própria e recomendo o passeio. Atualizei os preços e informações que você vai encontrar aqui neste post. Veja as dicas:


Como ir à vinícola Concha y Toro de transporte público


Tonéis de vinho guardados na "bodega mal-assombrada" da Vinícola Concha y Tor
A famosa "bodega mal-assombrada" de Don Melchor Concha y Toro

O super solícito Joaquín, do Mito Casa Hotel Boutique, onde me hospedei em Santiago, me ajudou a montar o passeio. 

Ele fez minha reserva no tour guiado da Concha y Toro dois dias antes da minha visita (gracias por todo, Joaquín!). Essa é uma providência importante, ainda mais durante as altas temporadas turísticas. É possível fazer reserva pela internet ou comprar antecipadamente seu ingresso no site da Concha y Toro.

Mansão da família Concha y Toro, Chile
A mansão em estilo vitoriano da Família Concha y Toro é uma das atrações da vinícola

Vinícola Concha y Toro, Chile

Todo o espaço da vinícola é muito bonito e bem cuidado, o que torna o passeio muito agradável


Vinícola Concha y Toro, Chile

O preço das visitas à bodega variam de acordo com a categoria escolhida (duração da visita, número de degustações, por exemplo). Também é possível contratar um translado junto com o ingresso do passeio. 

Em dezembro de 2022, a modalidade mais barata da visita à Concha y Toro é a Visita Tradicional (70 minutos de duração, passeio guiado pelos jardins, vinhedos e bodega e degustação de três vinhos. Custa $ 20 mil pesos chilenos (R$ 120). A opção mais cara é o Tour Cellar Colection (120 minutos de duração, acesso à mansão da família fundadora do vinhedo e degustação de oito taças de vinhos de edições especiais). Esse tour custa $ 75 mil pesos (R$ 450).

Percurso de metrô de Santiago à Vinícola Concha y Toro, Chile

Durante o percurso do metrô, a gente faz um aquecimento para a visita, observando outras vinícolas pela janela do vagão


Quando estive na vinícola, em julho de 2012, marquei minha visita para o meio dia de um domingo e foi super fácil chegar à Concha y Toro de metrô.

Como os trens da Linha Azul do metrô correm pela superfície assim que se afastam do Centro de Santiago, a viagem de Santiago até a vinícola dá direito a uma bela vista para as montanhas durante boa parte do percurso.

Casa dos fundadores da Vinícola Concha y Toro, em estilo vitoriano

Casa dos fundadores da Vinícola Concha y Toro, em estilo vitoriano

A mansão Concha y Toro agora abriga escritórios, salas de reunião e espaço para eventos. Está cercada por um parque e jardins em estilo inglês. Impossível não pensar em uma cena de literatura


Jardins da Vinícola Concha y Toro, Chile

Como é o tour guiado na Vinícola Concha y Toro

A sede da Vinícola Concha y Toro é bem bonita, especialmente o parque que cerca a mansão em estilo vitoriano, do final do Século 19, construída como casa de campo dos fundadores da viña.

O tour pela vinícola, porém, é muito basiquinho — sem contar que os vinhedos, coitadinhos, não ficam nada fotogênicos no inverno, reduzidos a meros galhinhos secos, à espera do calor.

Bodega da vinícola Concha y Toro

Dois momentos da adega Concha y Toro: normalzinha, durante o expediente (esq), e em plena ribalta, encenando a visita de Belzebu, durante o espetáculo de som e luz


O guia Henrique, muito atencioso, conduz os visitantes pelas diversas instalações da Vinícola Concha y Toro, com direito a paradinhas para degustação de vinhos.

O "ponto alto" da visita guiada à vinícola é a descida à "bodega maldita", adega que seria guardada por Belzebu em pessoa. Essa, pelo menos, foi a lenda espalhada por Don Melchor Concha y Toro, patriarca da vinícola, para espantar os larápios que roubavam suas garrafas de vinho na calada da noite.

Espetáculo de som e luz na Vinícola Concha y Toro, Chile

Um brevíssimo espetáculo de som e luz conta a história da "bodega mal-assombrada" e arranca alguns gritinhos de susto dos visitantes.

Como organizar a visita à Vinícola Concha y Toro

Vinícola Concha y Toro, Chile

As agências de Santiago oferecem visitas a diversas vinícolas. Talvez valha a pena contratar o pacote (bate e volta) para ir ao Vale do Colchagua, a cerca de 150 quilômetros de Santiago.

Para ir à Concha y Toro, porém, é bobagem pagar bem mais caro pela excursão (que, além de tudo, não permitirá que você imprima seu ritmo ao passeio). Para você ter uma ideia: em 2012, paguei $ 8 mil pesos pela visita, e as agências de turismo cobravam $ 23 mil pesos pelo passeio. 

Localizada no Vale do Rio Maipo, encostadinho a Santiago, a melhor maneira de chegar à Vinícola Concha y Toro é de metrô, pela linha azul (ou linha 4). 

Centro de visitantes da Vinícola Concha y Toro
Centro de visitantes da Vinícola Concha y Toro

A tarifa do metrô de Santiago, em dezembro de 2022, custa $ 800 pesos chilenos nos horários de pico (das 7h às 8:59h e das 18h às 19h), $ 720 pesos em horários de movimento normal (das 9h às 17:59h e das 20h às 20:44h) e $ 640 pesos nas horas menos movimentadas (das 6h às 6:59h e a partir das 20:45h).

Depois de pegar o metrô no Centro de Santiago, você pode descer nas estações de Plaza de Puente Alto ou Las Mercedes e seguir de táxi. Calcule uma hora e meia para o total da viagem. 

As visitas à vinícola são feitas com hora marcada e, se houver muita procura, os atrasadinhos podem ter dificuldade para ser encaixados em outros horários. Seja pontual!

Vinícola Concha y Toro

Da Estação Plaza de Puente Alto até a Concha y Toro são menos de dez minutos de táxi e a corrida custou, em 2012, cerca de 3 mil pesos chilenos. 

Na hora de voltar, não se preocupe se não houver táxis esperando na saída da vinícola: peça aos seguranças da Concha y Toro, que eles chamam pelo rádio.

O tour guiado à Concha y Toro precisa ser agendado com pelo menos 24 horas de antecedência, pelo site da vinícola.

Wine bar da Vinícola Concha y Toro
O Wine Bar da Concha y Toro serve uma ótima
empanada de pino para acompanhar os vinhos

É claro que a Concha y Toro tem uma loja de vinhos bem fornida. Porém, a perspectiva de sair por aí com algumas garrafas castanholando na bolsa não me animou muito às compras.

Achei mais divertido sentar numa mesinha do wine bar da vinícola, ao ar livre, e aproveitar o dia maravilhosamente azul na companhia de umas copitas de vinho e uma excelente empanada de pino.

vinícola Concha y Toro

Viña Concha y Toro 
Avenida Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Santiago

Visitas: diariamente, das 10h às 17. O Wine Bar e a loja de vinhos funcionam das 9:30 às 18:45h. Telefones:  (+56-2) 4765680, 4765334, 4765269.

Empanadas de Pino
"Pino" significa caldo, o molho que deixa essas empanadas recheadas com carne, cebola, ovos cozidos e azeitonas especialmente suculentas.

Essa é a modalidade mais popular de empanadas chilenas. Deliciosa simplicidade num país que prima pela boa comida. Valem a viagem.

O Chile na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário:

  1. Muito bem descrito e ilustrado. Também fiz este passeio de metro que proporciona ao turista uma aproximação com a população local e a apreciação da paisagem, uma vez que o metro quando afasta do centro é de superfície.

    ResponderExcluir