12 de agosto de 2012

Cafés literários de Santiago: bem vindos à civilização

Café Literário Parque Bustamante, Santiago do Chile
Café Literário do Parque Bustamente

Não fiz uma pesquisa com rigores estatísticos, mas sou capaz de apostar que o adjetivo mais associado a Santiago, nos relatos de quem já andou por lá, é “civilizada”. 

A cidade realmente prima pela limpeza, segurança e organização. Seus moradores cativam pela cordialidade e pela solicitude nada invasiva com que tratam os visitantes.

Para muita gente — basta checar a internet — os emblemas de pedra e cal desse alto grau de civilização de Santiago do Chile são as largas avenidas margeadas por alumínio, vidro e letreiros de grifes dos elegantes bairros de Vitacura, Las Condes e El Golf.


Café Literário Parque Bustamante, Santiago do Chile
Bonitos, em cuidados e integrados a áreas verdes, os cafés literários de Santiago são ótimos para uma pausa entre passeios

Eu, porém, prefiro monumentos menos feéricos (e menos materiais): a política de incentivo à leitura da capital chilena, por exemplo, é simplesmente um show de bola. Basta conferir o Sistema de Bibliotecas do bairro de Providencia e os chamados cafés literários de Santiago do Chile

São seis estabelecimentos: a Biblioteca Municipal, os cafés literários de Santa Ana, Parque Balmaceda e Parque Bustamante e os cafés ao ar livro (não é erro de digitação, não!) das praças de Las Lilas e Uruguay.


Parque Bustamante, Santiago do Chile

Bonitos, bem cuidados e integrados a áreas verdes, os cafés literários de Santiago funcionam como ponto de encontro, oferecem atividades culturais e contribuem para a inclusão digital, com empréstimos de computadores, aulas para quem não tem intimidade com as geringonças e fornecimento de WiFi gratuito.

Veja como aproveitar esses espaços de leitura e integração social de Santiago:

Cafés literários de Santiago do Chile


Café Literário Parque Bustamante, Santiago do Chile
Eu bati ponto no café do Parque Bustamante todos os dias. Tem boas comidinhas, internet grátis e sossego

⭐Café Literário do Parque Bustamante
General Bustamante, à altura do n° 50, Providência (Metrôs Bustamante ou Baquedano) 
Funciona de segunda a sexta, das 9h às 19:45h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19:45h. 

Os empréstimos de livros e o uso dos computadores estão restritos aos moradores de Providência, mas o WifI grátis é para todos (e a conexão é muuuuuuito rápida). Uma passadinha por aqui é programa obrigatório, nem que seja para admirar o verde do parque numa das mesinhas ao ar livre.

Com uma pontinha de bairrismo, elegi o Café Literário do Parque Bustamante como o mais bacana de Santiago. Ele  fica a apenas 200 metros do Mito Casa Hotel, onde me hospedei e virou o meu cantinho na cidade.


Parque Bustamante, Santiago do Chile
O Parque Bustamante é uma área verde muito gostosa, no Bairro de Providencia

Nas mesas ao ar livre do café literário ou no delicioso salão de leitura (providencial para o frio do final da tarde), devorei páginas e páginas, desfrutando do verde do Parque Bustamante, que entra pelas imensas vidraças.

Como uma boa biblioteca (e os cafés literários são basicamente isso), o lugar oferece um silêncio abençoado, apesar da impressionante quantidade de gente que circula por aqui.


Café Literário Parque Bustamante, Santiago do Chile
Esta torta de framboesa é um escândalo

O movimento no café, no salão de leitura e na biblioteca (no primeiro andar), demonstra que instituições voltadas para os livros podem ser lugares muito vivos e interessantes. 

O espaço funciona como um centro de convivência, onde vizinhos se encontram para um café, dois dedinhos de prosa (num tom de voz ultra civilizado) ou simplesmente para ler o jornal, zapear a internet ou assistir a um espetáculo de música e teatro.

E chama a atenção a quantidade de gente mergulhada nos livros (Os volumes de The Song of Ice and Fire, que deram origem à série de TV Game of Thrones, eram os campeões de audiência, o que prova que eu não estou sozinha na minha nova adição química 😊).

Quem quiser experimentar Santiago de verdade não pode deixar de dar uma passada pelo Café Literário do Parque Bustamante e testemunhar como é bacana viver numa cidade que estimula a leitura oferecendo espaços acolhedores e ótimo acervo a seus moradores

Para melhorar, o café propriamente dito também bate um bolão: a torta de framboesa servida lá é deliciosa.


Todas as dicas de Santiago do Chile


O Chile na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter |  Instagram |  Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário