12 de agosto de 2012

Cafés literários de Santiago: bem vindos à civilização


Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile
O Café Literário do Parque Bustamante, em Providencia, virou meu cantinho preferido em Santiago

Atualizado em dezembro de 2022

Não fiz uma pesquisa com rigores estatísticos, mas sou capaz de apostar que o adjetivo mais associado a Santiago, nos relatos de quem já andou por lá, é “civilizada”. 

A cidade realmente prima pela limpeza, segurança e organização. Seus moradores cativam pela cordialidade e pela solicitude nada invasiva com que tratam os visitantes.

Para muita gente — basta checar a internet — os emblemas de pedra e cal desse alto grau de civilização de Santiago do Chile são as largas avenidas margeadas por alumínio, vidro e letreiros de grifes dos elegantes bairros de Vitacura, Las Condes e El Golf.

Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile
Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile

Bonitos, bem cuidados e integrados a áreas verdes, os cafés literários de Santiago são ótimos para uma pausa entre passeios


Eu, porém, prefiro monumentos menos feéricos (e menos materiais): a política de incentivo à leitura da capital chilena, por exemplo, é simplesmente um show de bola. Basta conferir o Sistema de Bibliotecas do bairro de Providencia e os chamados cafés literários de Santiago do Chile

São seis estabelecimentos: a Biblioteca Municipal, os cafés literários de Santa Ana, Parque Balmaceda e Parque Bustamante e os cafés ao ar livro (não é erro de digitação, não!) das praças de Las Lilas e Uruguay.

Parque Bustamante em Santiago do Chile
Parque Bustamante em Santiago do Chile
O Parque Bustamante é simplesmente adorável

Bonitos, bem cuidados e integrados a áreas verdes, os cafés literários de Santiago funcionam como ponto de encontro, oferecem atividades culturais e contribuem para a inclusão digital, com empréstimos de computadores, aulas para quem não tem intimidade com as geringonças e fornecimento de WiFi gratuito.

Veja como aproveitar esses espaços de leitura e integração social de Santiago:


Cafés literários de Santiago do Chile


Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile
Eu bati ponto no café do Parque Bustamante todos os dias. Tem boas comidinhas, internet grátis e sossego


⭐Café Literário do Parque Bustamante
General Bustamante, à altura do n° 50, Providência (Metrôs Bustamante ou Baquedano) 
Funciona de segunda a sexta, das 9h às 19:45h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 19:45h. 

Atualização: O Café Literário do Parque Bustamante está fechado desde 2020, em consequência de dois ataques sofridos, o último deles, um incêndio criminoso, em fevereiro daquele ano. Atualmente, aguarda o início de obras de restauração.

Os empréstimos de livros e o uso dos computadores estão restritos aos moradores de Providência, mas o WifI grátis é para todos (e a conexão é muuuuuuito rápida). Uma passadinha por aqui é programa obrigatório, nem que seja para admirar o verde do parque numa das mesinhas ao ar livre.

Com uma pontinha de bairrismo, elegi o Café Literário do Parque Bustamante como o mais bacana de Santiago. Ele  fica a apenas 200 metros do Mito Casa Hotel, onde me hospedei e virou o meu cantinho na cidade.

Parque Bustamante em Santiago do Chile

Nas mesas ao ar livre do café literário ou no delicioso salão de leitura (providencial para o frio do final da tarde), devorei páginas e páginas, desfrutando do verde do Parque Bustamante, que entra pelas imensas vidraças.

Como uma boa biblioteca (e os cafés literários são basicamente isso), o lugar oferece um silêncio abençoado, apesar da impressionante quantidade de gente que circula por aqui.

Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile
Esta torta de framboesa é uma delícia


O movimento no café, no salão de leitura e na biblioteca (no primeiro andar), demonstra que instituições voltadas para os livros podem ser lugares muito vivos e interessantes. 

O espaço funciona como um centro de convivência, onde vizinhos se encontram para um café, dois dedinhos de prosa (num tom de voz ultra civilizado) ou simplesmente para ler o jornal, zapear a internet ou assistir a um espetáculo de música e teatro.

E chama a atenção a quantidade de gente mergulhada nos livros (Os volumes de The Song of Ice and Fire, que deram origem à série de TV Game of Thrones, eram os campeões de audiência, o que prova que eu não estou sozinha na minha nova adição química 😊).

Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do ChileCafé Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile
Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile
Café Literário do Parque Bustamante em Santiago do Chile

Quem quiser experimentar Santiago de verdade não pode deixar de dar uma passada pelo Café Literário do Parque Bustamante e testemunhar como é bacana viver numa cidade que estimula a leitura oferecendo espaços acolhedores e ótimo acervo a seus moradores

Para melhorar, o café propriamente dito também bate um bolão: a torta de framboesa servida lá é deliciosa.


O Chile na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário