12 de novembro de 2017

Copa Airlines: vale a pena ser voluntária em caso de overbooking?

Panamá - Aeroporto de Tocumen
Aeroporto de Tocumen, o hub da Copa Airlines na Cidade do Panamá

Desde a primeira vez que viajei com a Copa Airlines (para Punta Cana, com conexão no Panamá, em 2006), noto que é comum a companhia procurar passageiros voluntários que aceitem abrir mão de suas reservas, adiando seu embarque, geralmente para o dia seguinte.

Caso o viajante aceite, são oferecidas compensações como hospedagem, refeições, transporte e créditos (vouchers) em valores variáveis, que podem ser usados para pagar passagens aéreas da própria Copa.

Isso acontece porque a empresa aérea pratica o overbooking — e deixa isso bem claro em sua página na internet (veja a íntegra aqui).

Ruínas de Panamá Viejo
Aceitei ceder meu lugar no voo overbucado. A comepnsação foi visitar as ruínas de Panamá Viejo

A política da Copa Airlines permite o overbooking de voos na cabine principal. Se, no horário do embarque, houver mais clientes com reservas confirmadas do que os assentos disponíveis, a Copa Airlines não negará um assento até os funcionários do portão de embarque primeiro verificarem se há passageiros com planos de viagem flexíveis que possam abrir mão de seus assentos confirmados”— os chamados “voluntários”.

Nunca fui “premiada” com a negação de embarque por overbooking, mas na minha viagem mais recente com a Copa, voltando da Guatemala, aceitei ser voluntária e adiar por 18 horas o meu retorno ao Brasil.

Veja como foi a experiência que me rendeu uma manhã de bônus para explorar a Cidade do Panamá:

Overbooking na Copa Airlines

Cidade do Panamá
A Cidade do Panamá vista do hotel onde fui alojada pela empresa aérea

Como virei voluntária em um overbooking da Copa Airlines
Eu já estava no Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, aguardando minha conexão para Brasília, quando os funcionários da Copa anunciaram pelos alto falantes que meu voo estava com superlotação e que buscavam sete voluntários que aceitassem permanecer no país até o dia seguinte.

Como eu estava frustrada por não ter conseguido visitar Panamá Viejo nos dias em que estive por lá, resolvi me candidatar.

Veja como foi minha visita ao sítio histórico:
Panamá Viejo: um passeio pela história colonial das Américas

Cidade do Panamá
Se você cair no overbooking e quiser aproveitar para passear no dia extra,  não faça um roteiro muito extenso, pra não ficar enroscada no trânsito infernal da Cidade do Panamá

Estava confirmada no voo 318 (Panamá-Brasília), partindo às 21:14h (do sábado, 30/11), com chegada prevista para as 5:30h da manhã do domingo (1º/10).

A mudança proposta — e aceita por mim — foi para embarcar às 15:37h do domingo, chegando às 23:50, no mesmo dia.

Qual foi compensação oferecida pela Copa Airlines
A oferta de compensação da Copa Airlines era singela: acomodação em hotel 5 estrelas, transporte, refeições e um voucher de US$ 400 para ser usado na compra de passagens na Copa.

Hospedagem no Panamá, Hotel Eurostars Panama City
Fiquei neste quarto do Hotel Eurostars, o pouso dos "sem voo"

Nada que justificasse perder um compromisso ou mesmo aturar a aporrinhação de ficar no aeroporto até a decolagem do voo overbucado (que é quando a companhia aérea começa a providenciar o traslado dos “excluídos” até o hotel) e ter que passar de novo pela imigração.

Só aceitei mesmo porque queria ir a Panamá Viejo.

Hospedagem no Panamá, Hotel Eurostars Panama City
Outro ângulo do meu quarto de hotel

Como são os procedimentos em caso de overbooking
Fui a única voluntária para adiar o embarque. Outras seis pessoas foram selecionadas — desconfio que meio aleatoriamente — para passar a noite no Panamá.

Como houve três no-shows (passageiros que não apareceram para o embarque), ficamos apenas quatro excluídos, um salvadorenho e um colombiano, ambos viajando a Brasília por conta de compromissos governamentais, e uma moradora de Brasília, que vinha de Miami com o filho e a nora e foi separada da família.

O caso dessa brasileira foi o mais complicado, até porque ela não estava com o certificado internacional de vacina contra febre amarela, obrigatório para a entrada no Panamá.

Pista do Aeroporto de Tocumen, Cidade do Panamá
Pista do Aeroporto de Tocumen

A Copa não checou esse detalhe, antes de excluí-la do embarque, coisa que não achei nada bacana.

Por sorte, ela tem mais de 60 e, pelas leis panamenhas, está dispensada da vacina — caso contrário, corria o risco de dormir do aeroporto.

Depois que o voo decolou, recebemos os vouchers de hospedagem e alimentação, o de compensação (de US$ 400) e os novos cartões de embarque, para o voo do dia seguinte.

Um funcionário da Copa nos acompanhou para recuperar a bagagem e fazer imigração e, na sequência, nos levou ao balcão da empresa responsável por nosso traslado para o hotel.

Corredor Sur, o caminho mais rápido do Aeroporto de Tocumen ao Centro da Cidade do Panamá

O motorista da van que frez esse traslado veio com uma conversa de que a Copa não paga o pedágio cobrado no Corredor Sur, a pista expressa que liga o Aeroporto de Tocumen até o centro da cidade e queria cobrar US$ 5 de nós.

Não é muita grana, mas tinha cara de golpe. Como não aceitamos, o filho da mãe fez o caminho mais comprido, uma volta inacreditável (que eu fui checando no Googlemaps). O resultado é que chegamos ao Hotel Eurostars Panama City quase meia-noite.

➡️ O hotel oferecido pela Copa Airlines
O processo de check-in no Hotel Eurostars Panama City foi muito rápido e corremos para o restaurante, que estava prestes a fechar.

O jantarzinho que nos esperava não era grande coisa: um menu de três passos, com duas opções de entrada, prato principal e sobremesa — bebida, só chá gelado. Os refris tinham que ser pagos por fora.

As acomodações no Eurostars são bem confortáveis e não tive do que me queixar do apartamento.

Veja como foi minha experiência no Hotel Eurostars Panama City:
Panamá - dicas de hospedagem

A vista do restaurante do Eurostars, no 26º andar

Dá para passear esperando o próximo voo
No dia seguinte, depois de um café da manhã bem aquém do que se espera de um hotel 5 estrelas, fui fazer minha tão desejada visita a Panamá Viejo.

Lúcia, a companheira brasiliense de overbooking, foi comigo. Os outros dois passageiros preferiram ir visitar o Canal do Panamá e dar uma volta na Calzada de Amador, o quebra-mar que protege a entrada do canal e que ganhou urbanização para virar área de lazer.

Voltamos ao hotel com tempo de tomar um banho (indispensável, naquele calor), almoçar e fazer check-out, antes da chegada da van que nos levou ao aeroporto — desta vez, o salvadorenho decidiu pagar US$ 3 ao motorista, para que ele fizesse o caminho mais rápido.

Canal do Panamá - Eclusas de Miraflores
Dois dos meus companheiros de overbooking usaram o stopover forçado para visitar o Canal do Panamá

Moral da história: vale a pena ser voluntária em caso de overbooking na Copa?

Se eu não tivesse nada que quisesse muito fazer no Panamá, eu diria que não

Se você ainda não conhece a Cidade do Panamá e quer dar uma volta por lá e marcar mais uma bandeirinha no seu mapa, pode ser interessante, mas não espere desbravar o país. Escolha um passeio e ponto.

O tempo de espera no aeroporto e a demora para chegar no hotel, depois de ser "apeada" do voo, quase quatro horas, foi bem aporrinhante — consumiu dois terços da duração do voo Panamá-Brasília, que é de 6 horas.

A compensação de US$ 400 também não chega a seduzir.

Seja qual for sua opinião, lembre-se que só é possível fazer esse stopover improvisado no Panamá se você estiver com seu Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela.

Cidade do Panamá - Calzada de Amador
Calzada de Amador, o quebra-mar do Canal do Panamá aproveitado como área de lazer

O que é overbooking e como prevenir
As companhias aéreas, em geral, vendem mais passagens aéreas para seus voos do que o número de lugares disponíveis no avião, prevendo que sempre tem alguém que não comparece ao embarque.

O percentual fica em torno dos 10% acima da capacidade da aeronave. A prática é formalmente proibida no Brasil, mas acontece.

A situação também pode ocorrer em função de troca não programada de aviões (por pane, por exemplo) ou remanejamento de passageiros de voos cancelados ou atrasados.

Para evitar o perrengue, faça check-in antecipado pela internet, preste atenção aos e-mails comunicando alterações nos horários dos voos e evite chegar em cima da hora ao aeroporto.

Por trás do manguezal e da mata está Panamá Viejo, a primeira cidade fundada pelos colonizadores espanhóis no Istmo do Panamá

Eu sou aloka da antecedência, gosto de chegar ao aeroporto cerca de três horas antes do voo.

Além de nunca ter dançado em um overbooking, ainda consigo consertar os erros monstruosos que a minha cabeça distraída me impõe: na noite em que embarquei para o Panamá, logo após despachar a bagagem, reparei que tinha esquecido a carteira (com cartões de crédito e dólares em notas menores).

Fiquei nervosa, mas só um pouquinho. Ainda faltava muito tempo para a decolagem e eu pude voltar em casa e resgatar a carteira esquecida.

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise
Twitter     Instagram    Facebook

5 comentários:

1. Oi, Cyntia, tudo bem? Eu aceitei a mesma oferta da Copa no retorno das minhas últimas férias e recebi o mesmo voucher. Você usou o seu voucher? Como foi o procedimento?

ResponderExcluir
  2. Oi, Arthur,
    Foi bom vc perguntar, já estava pra atualizar este post há um tempinho 😊.

Tem uma chateação na hora de usar o voucher, que eles não contam pra a gente. Não dá pra usá-lo pela internet, nem em compras por telefone.
    Tem que ir pessoalmente a uma loja da Copa pra finalizar o processo.
    Se na sua cidade tiver loja da Copa, ótimo. Se não, tem que ser no balcão do aeroporto mais próximo.
    Em Brasília, por exemplo, o balcão da Copa no aeroporto só funciona no horário do check-in dos voos. Significa ter que ir ao aeroporto entre 23 horas e 2h da manhã.
    Se for usar o voucher, faça sua reserva pelo site para farantir a tarifa (a Copa seguras as reservas por 24 horas) e finalize a compra pessoalmente.
    Eu acabei não usando meu voucher...

ResponderExcluir
  3. CORRIGINDO A DIGITAÇÃO:faça sua reserva pelo site para garantir a tarifa

4. Eu tive uma experiência muito boa com o overbooking da Copa! Eu e minha irmã ficamos 24 horas a mais em Nova York, num hotel bacana, com direito a 4 refeições, além dos 400 dólares de compensação. Retornando ao Brasil, liguei para o atendimento da Copa em BH e informei ao atendente, muito prestativo e atencioso por sinal, que não valeria a pena eu ir até o aeroporto utilizar o voucher porque o preço da passagem pelo site da Copa é bem maior que por sites de pesquisa. E também eu moro longe do aeroporto, não seria vantajoso. Então, primeiramente, ele falou que eu poderia comprar a passagem pelo site de pesquisa que eles iriam ressarcir os 400 dólares, ou então ele devolveria os 400 dólares já de imediato. Aceitei o estorno de imediato, então ele me mandou umas fichas por e-mail para preencher, eu e minha irmã preenchemos, e em menos de 1 semana depois que ele recebeu as fichas pelos Correios, eu e minha irmã recebemos os 400 dólares cada um na conta bancária. Gostei muito da atenção recebida por eles, e de como conduziram e honraram com o compromisso. Foi a segunda vez que viajei pela Copa para os Estados Unidos e recomendo 100%.

Respostas
    1. Minha experiência de overbooking com a Copa também foi boa. Saindo de Nova York, ao invés de fazer uma conexão no Panamá onde já tinha hotel reservado mas ficaria apenas 18 horas.. nos ofereceram aguardar mais algumas horas e nos colocaram no próximo voo da Delta (direto pra SP). Estávamos em 4 pessoas e cada um ganhou um voucher de alimentação de $30 (detalhe: se vc gastar só $10 num estabelecimento eles não dão troco e em alguns lugares não vale para bebidas alcóolicas). Ganhamos também um voucher de $400 cada para futuras passagens. Quando chegamos no Brasil viemos a saber que é necessário fazer a reserva no site e ir até uma loja da Copa finalizar a compra(no sul acho que não tem... talvez Curitiba) no horário de funcionamento deles. Então entrei em contato com a loja Copa SP e foi bem tranquilo, pedi o reembolso e encaminhei uns documentos por email e depois por correio, o atendimento foi bem funcional.. acho que já estão acostumados com isso. O prazo de reembolso foi de 50 dias, mas recebi antes via depósito bancário. Foi a primeira vez que viajei com a Copa e viajaria novamente.