10 de março de 2017

Vacina contra febre amarela - o que você precisa saber antes de viajar

Certificado Internacional de Vacinação
O certificado de vacinação contra febre amarela tem validade permanente. O meu fica sempre juntinho do passaporte

Não espere marcar uma viagem ao exterior para tomar vacina contra febre amarela. Aquela picadinha indolor — e geralmente gratuita, oferecida em postos de saúde públicos — é a garantia de que um reles mosquito não vai nos derrubar com uma doença que pode trazer sérias consequências.

Além do mais, uma viajante preparada vai mais longe: o que você faria com aquela promoção de passagem de última hora e preço imbatível se a data da viagem não casar com os 10 dias de antecedência para a plena validade da vacina contra febre amarela?

À medida que aumenta o número de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação para autorizar a entrada de brasileiros, muita gente está correndo para se imunizar.

Mas lembre-se que o mosquito não precisa de passaporte: há diversos destinos aqui mesmo no Brasil que não vão exigir que você comprove a vacinação, mas onde o risco de contágio é real.

Veja como tomar a vacina contra a febre amarela, como emitir o seu Certificado Internacional de Vacinação e a lista (enooorme) de países que exigem o documento dos viajantes brasileiros.

Vacina contra febre amarela 


Ilha de Rodes, Grécia
Ilha de Rodes, Grécia. Fiz meu certificado de vacina para essa viagem, em 2102, mas nem precisava. Mas, desde então, já estive em diversas áreas onde a prudência recomenda estar imunizada

Vacina contra a febre amarela em Brasília
Se você vai viajar e precisa tomar vacinas, Brasília é um dos melhores lugares do Brasil para isso. A presença das embaixadas estrangeiras e de órgãos públicos que frequentemente mandam funcionários em missões no exterior garante que sempre haja doses disponíveis em postos de saúde e nos hospitais públicos, onde a vacinação é gratuita e, em geral, o atendimento é rápido e sem filas.

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), por exemplo, mantém um Ambulatório do Viajante, criado em 2010, que além de fornecer todo tipo de vacina, também orienta quem vai visitar regiões com incidência de doenças infectocontagiosas, tanto no exterior como no Brasil. 

Certificado Internacional de Vacinação
Essas anotações no seu certificado de vacinação costumam ser conferidas pelas companhias aéreas, quando você faz check-in para voar a um destino que exige a vacina contra febre amarela

Estão disponíveis as vacinas fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como a contra a febre amarela, tétano, difteria, sarampo e caxumba.

Também é possível agendar uma consulta para obter orientações preventivas sobre essas e outras doenças. Esse serviço também é gratuito e funciona de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia — terças e quartas, também das 14h às 17 horas. O telefone do hospital é (61) 3325-4300.

Validade da vacina contra febre amarela
A Organização Mundial de Saúde aboliu em 2013 a exigência da segunda dose da vacina contra febre amarela. Desde 2016, os certificados internacionais de vacinação emitidos no Brasil já têm validade permanente.

Lago Titicaca, Bolívia, país que exige vacina contra febre amarela
Euzinha no Lago Titicaca, a caminho da Ilha do Sol: a Bolívia é um dos países que exigem vacina contra febre amarela para quem vem de áreas de risco

Por que tomar vacina contra febre amarela 
Estar imunizada contra a febre amarela é uma precaução fundamental para preservar a sua saúde, não apenas para garantir a sua entrada em outros países. 

No Brasil, regiões como a Amazônia e o Pantanal exigem mais cuidados, mas o risco de contaminação com febre amarela está praticamente em toda parte, com exceção da faixa costeira atlântica. Não custa nada prevenir, né?

Aliás, resolvi escrever este post lá em Bonito, onde passei o Carnaval, onde tive alguns tête-à-tête com esquadrilhas de mosquitos. Como já estou imunizada, a única preocupação era com a reação alérgica às picadas.

Veja a lista do Ministério da Saúde com áreas com recomendação de imunização 

Villa de Leyva, Colômbia, país que exige vacina contra febre amarela de viajantes brasileiros
A fofíssima Villa de Leyva, na Colômbia, que está na lista dos países que exigem vacina contra febre amarela

Como saber se seu país de destino exige a vacina

A lista de países que exigem o certificado de vacinação contra febre amarela está sempre mudando, de acordo com a ocorrência de surtos e epidemias. Por exemplo, o surto registrado nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, neste verão de 2017, levou a Nicarágua, o Panamá e a Venezuela a adotarem a exigência para brasileiros que ingressam em seus territórios.

O melhor a fazer é informar-se com o setor consular da embaixada do país que você pretende visitar. Não esqueça que é preciso ser imunizada pelo menos 10 dias antes da viagem. Não deixe para a última hora, portanto. 

Cidade do Panamá
Para uma escapada ao Panamá ou mesmo para passear durante uma conexão, tem que estar vacinada

Alguns países exigem a vacina contra febre amarela dos viajantes que passaram por áreas de risco. Outros exigem de qualquer estrangeiro que queira ingressar em seu território. Como o Brasil é considerado área de risco, esteja imunizada se quiser viajar para um bom pedaço deste planeta.

Países que exigem vacina contra a febre amarela
(Atualizada em janeiro de 2018)

Ilha do Sal, Cabo Verde
Cabo Verde, África: um destino imperdível que exige vacina contra a febre amarela

África
África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gana, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Mali, Maurício, Mauritânia, Mayotte, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro Africana, República Democrática do Congo (antigo Zaire), Reunião, Ruanda, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, Santa Helena, Senegal, Seychelles, Somália, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Tristan da Cunha, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Ásia e Oriente Médio
Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Bangladesh, Butão, Brunei, Camboja, Cazaquistão, China, Cingapura, Coreia do Norte, Filipinas, ÍndiaIndonésia, Irã, Iraque, Jordânia, Laos, Malásia, Maldivas, Myanmar, Nepal, Omã, Paquistão, Quirguistão, Sri Lanka, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã.

Willemstad, Curaçao
Willemstad: para aproveitar o mar e as cores de Curaçao, trate de tomar a vacina

Américas
Antígua e Barbuda, ArubaBahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Bonaire, Colômbia, Costa Rica, CubaCuraçao, Dominica, El Salvador, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Jamaica, Martinica, Montserrat, Panamá, ParaguaiRepública Dominicana, São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin/Sint Maarten, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

Oceania
Austrália, Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Kiribati, Nauru, Nova Caledônia, Niue, Polinésia Francesa, Samoa e Wallis e Futuna.

Valeta, Malta
A deliciosa Malta é um dos raros destinos europeus que exigem vacina contra febre amarela dos brasileiros

Europa
Albânia e Malta

Como tomei vacina contra febre amarela 
Em 2012, minha vacina contra febre amarela tinha caducado e eu estava de viagem marcada para a Grécia. Havia uma certa controvérsia se a vacinação contra febre amarela estava sendo exigida ou não dos brasileiros — na verdade, não estava — então eu resolvi atualizar a minha dose.

Tomei a vacina no posto de saúde da 208 Norte, do ladinho da minha casa. Fui na hora do almoço, forneci meus dados e entrei direto no ambulatório, pois não havia fila. Em menos de 10 minutos já estava tudo resolvido e eu recebi o certificado nacional de vacinação.

Essa é só a primeira etapa. Ah, não tive nenhuma reação à vacina, tá?

Certificado de vacinação contra febre amarela
Este documento, que recebi no posto de saúde, tem que ser apresentado à Anvisa para a emissão do certificado

Importante: para receber o certificado internacional, é preciso tomar a dose integral. A dose fracionada que está sendo oferecida nos postos de vacinação (em 2018) não resolve. Saiba mais neste post do Viaje na Viagem.


Como fazer o Certificado Internacional de Vacinação
Desde 20 de janeiro de 2019, ó viajante já pode solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CVIP) pela internet.

Cachoeira em Bonito, Mato Grosso do Sul
Uma verdade dura: os paraísos costumam ter mosquitos. Minha viagem pra Bonito foi bem mais tranquila porque sou imunizada contra febre amarela

Para isso, acesse o site oficial de serviços do governo (link acima). Você precisará apresentar o número de seu CPF e as cópias digitalizadas (ou fotos) de um documento de identidade e do comprovante nacional de vacinação.

Você recebe o comprovante nacional de vacinação ao tomar a vacina em uma clínica ou posto do SUS.

O prazo para emissão do CVIP é de 7 dias úteis. Depois disso, é só imprimir e assinar o documento.

Pantanal Matogrossense
A vacina é fundamental para a segurança de quem viaja. Se for ao Pantanal, previna-se 

E se você voltar de viagem com algum problema?
O Ambulatório do Viajante do HRAN, em Brasília, orienta sobre cuidados que devem ser tomados antes do embarque para destinos no exterior e também presta atendimento e orientações pós-viagens, ajudando no diagnóstico de doenças que possam ter sido contraídas em outros países. 

Em São Paulo, o Hospital das Clínicas da USP presta o mesmo tipo de atendimento. No Rio de Janeiro, quem presta assistência e informações aos viajantes é a Fiocruz.


Mais dicas para viajar com tranquilidade
Viajar sozinha: Segura e confortável na estrada

Guia de sobrevivência em grandes shows de rock
Piece of cake: é simples e rápido fazer o visto americano em Brasília
Os viajantes, as crises e a vida real

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário