25 de maio de 2017

Cidade do México - Museu Soumaya

Museu Soumaya na Cidade do México
Adorei a abusadíssima arquitetura do Museu Soumaya, na Cidade do México


No luxuoso bairro de Polanco, famoso pelo comércio exclusivo, hotéis refinados e restaurantes badalados da Cidade do México, fica o Museu Soumaya, uma extravagância arquitetônica construída pelo multimilionário Carlos Slim para abrigar sua coleção de arte de mais de 60 mil peças.

Apesar de um certo ar de ostentação, a pinacoteca do Museu Soumaya merece a visita. Com entrada gratuita, o museu combina muito bem com um passeio por Polanco, tem transporte público que para na porta e rende um programa bem agradável.

"Banho de Rio", mural de Diego Rivera no Museu Soumaya na Cidade do México
Isso é que é cartão de visitas: Banho de Rio, mural de Diego Rivera, logo no saguão do Museu Soumaya

Museu Soumaya na Cidade do México
A coleção do museu tem peças pré-hispânicas, coloniais e modernas

O imenso acervo do Museu Soumaya, apontado como um dos maiores da América Latina, abrange a arte colonial mexicana à pintura europeia clássica, o Muralismo Mexicano, o Modernismo europeu, peças esculpidas em marfim nas colônias espanholas, como as Filipinas, artes decorativas, moedas e documentos históricos.

No último andar do museu, uma galeria de esculturas é uma festa para quem curte Rodin — o Museu Soumaya tem nada menos do que 380 esculturas dele, embora, obviamente, apenas algumas estejam em exposição. 

Anote esta dica de museu pra quando você for à Cidade do México. Saiba mais:

Museu Soumaya da Cidade do México


"A Valsa" de Camille Claudel no Museu Soumaya da Cidade do México
Arte Sacra mexicana no Museu Soumaya da Cidade do México
No alto, A Valsa, de Camille Claudel, na galeria de esculturas do Museu Soumaya. Acima, um exemplar da arte sacra mexicana do Século 18


Uma das grandes coleções do Museu Soumaya reúne obras grandes mestres da pintura europeia dos séculos 15 ao 18. Essa ala já recebe o visitante com uma saraivada de quatro obras de Sandro Botticelli, logo na entrada.

A sequência tem El Greco, Zurbarán, Tintoretto, Bruegel e Rubens, só para citar alguns.

Botticelli no Museu Soumaya da Cidade do México
Coleção de arte europeia do Museu Soumaya da Cidade do México
A coleção de mestres europeus já recebe o visitante com nada menos do que quatro pinturas de Botticelli na entrada. Uma delas está na foto do alto
"As Lágrimas de São Pedro" no Museu Soumaya da Cidade do México
"Cristo na Cruz em uma Paisagem com Cavaleiros" de El Greco
E tem El Greco, sim senhor@s: no alto, As Lágrimas de São Pedro, um tema recorrente na obra do gênio. Acima, Cristo na Cruz em uma Paisagem com Cavaleiros

Preste atenção às obras de Artemísia Gentileschi, discípula de Caravaggio que, graças a uma abordagem mais feminista, vem sendo redescoberta para a história da arte — vi a exposição de Artemísia em Roma, agora em janeiro, e saí encantada por um talento que só não é mais badalado porque a artista foi uma mulher.

Saiba mais sobre Artemisia e outras artistas geniais:
A arte das mulheres, um grande motivo para viajar

No alto, baixo relevo em madeira de uma Última Ceia do período Barroco. Acima, La Dolorosa, do mexicano Cristóbal de Villalpando, do Século 17

Cristo esculpido em marfim nas Filipinas, no Século 18. A coleção de arte sacra do Museu Soumaya abarca diversas épocas e regiões e é impressionante


Outra coleção interessantíssima que você verá no Museu Soumaya é dedicada à arte produzida no México (ou em Nueva España, como se dizia então) no tempo da colônia.

Também merece um olhar atento a sessão dedicada ao  Impressionismo e Vanguardas, com obras de Renoir, Degas, Monet, Cézanne e Van Gogh.

Coleção de arte colonial mexicana no Museu Soumaya da Cidade do México
Preste atenção à coleção de arte colonial mexicana, que é bem interessante

O Modernismo está bem representado no acervo por Chagall, Dali, Matisse e companhia. O México do Século 20 tem Diego Rivera, José Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros — três caras que galgaram o topo da minha lista de xodós.

Muralistas mexicanos no Museu Soumaya da Cidade do México
Muralistas mexicanos no Museu Soumaya da Cidade do México
Muralistas mexicanos no Museu Soumaya da Cidade do México

O foyer do museu é um desbunde de obras dos muralistas mexicanos, como este Estudo de Dadid Alfaros Siqueros (acima) para um mural na Universidade Nacional do México

"Tablero de Concha" no Museu Soumaya da Cidade do México
A imagem de São João Evangelista, do Século 17, é um exemplar da técnica desenvolvida pela arte sacra colonial mexicana chamada de tablero de concha, onde a pintura recebe apliques de madrepérola

"A Ascenção da Virgem" de Christoph Walther no Museu Soumaya
A Ascenção da Virgem, escultura do Século 16 atribuída ao alemão Christoph Walther


No sexto e último pavimento do Museu Soumaya está uma sessão inteira dedicada ao escultor francês Auguste Rodin e seus discípulos.

Novamente, quem chama a atenção aqui é uma mulher, Camille Claudel, uma grandíssima artista que o mundo prefere lembrar como a apaixonada por Rodin — depois de dar algumas voltas em torno do casal enlaçado na escultura A Valsa, é impossível não reconhecer o brilho de Camille.

Galeria de esculturas do Museu Soumaya
"A Valsa" de Camille Claudel no Museu Soumaya
"A Valsa" de Camile Claudel no Museu Soumaya
É irresistível girar muitas vezes em torno dos dançarinos de Camille Claudel
A Eterna Primavera de Auguste Rodin no Museu Soumaya
A Eterna Primavera, de Auguste Rodin

Se você curte artes decorativas, certamente vai adorar a coleção de peças asiáticas do Museu Soumaya, especialmente as delicadas esculturas de marfim que ocupam um andar inteiro do museu. 

A arquitetura do Museu Soumaya

A coleção de arte do Museu Soumaya está distribuída em duas sedes. A mais antiga delas é um edifício histórico a próximo ao campus da Universidade Nacional Autônoma do México. Desde a inauguração da sede de Polanco, em 2011, a maior parte do acervo foi transferida para o novo edifício, que tem nada menos do que 17 mil metros quadrados — 6 mil deles dedicados a exposições.

Museu Soumaya na Cidade do México
Museu Soumaya na Cidade do México
Museu Soumaya na Cidade do México
Abrigo de tantos tesouros, a "embalagem" do Museu Soumaya é uma das grandes atrações da visita

E o novo edifício do Museu Soumaya pode ser apontado sem susto como uma peça de destaque, entre tantos tesouros artísticos. O bicho é de uma ousadia que beira o abuso, mas o resultado é lindo — uma extravagância que demandou 70 milhões de dólares em sua construção.

O edifício do Museu Soumaya é totalmente assimétrico, como um bloco maleável que tivesse sido esticado pra lá e pra cá, ao acaso. O exterior da construção é revestido por escamas de alumínio, o que lhe dá a aparência de um belíssimo réptil que muda sutilmente de tom com o movimento do sol.

Museu Soumaya na Cidade do México
Museu Soumaya na Cidade do México
Adorei o diálogo do edifício com as construções do entorno
Museu Soumaya na Cidade do México
Museu Soumaya na Cidade do México
Esse interior inteiramente branco é um inferno para fotografar, mas o resultado é lindo

Eu fiquei vesga apreciando a obra, antes e depois de entrar no museu.

O interior do Museu Soumaya, inteiramente branco, pode tornar a vida dos fotógrafos um inferno (pelo menos, das fotógrafas sem técnica ou talento, tipo eu), já que as paredes pisos e tetos sugam muito da luza. Mas o efeito hipnótico dessa brincadeira, somada à amplitude e desenvoltura das linhas, é delicioso.

O projeto do edifício do Museu Soumaya é do arquiteto mexicano Carlos Romero.

⭐ Museu Soumaya
Plaza Carso, Boulevard Cervantes Saavedra, esquina com Presa Falcón, Ampliación Granada. Diariamente, das 10:30h às 18:30h. Entrada gratuita.

Mais sobre esta viagem
Miami: como aproveitar uma conexão


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário