2 de julho de 2005

Praga: o "Muro Lennon", em Mala Strána

Tributo a Lennon em Velkopřevorské náměstí
Mala Strana é uma das regiões mais bonitas de Praga. O "Pequeno Quarteirão" fica aos pés do Castelo, na extremidade Oeste da Ponte Carlos.

À medida que nos afastamos de Malostranské Námestí (a "Praça do Pequeno Quarteirão), centro nervoso do bairro, vamos entrando num emaranhado de ruazinhas cada vez mais silenciosas, que abrigam belos palácios e lindas fachadas barrocas.

Ponte Carlos (Karluv Most), um dos maiores símbolos de Praga
 e acesso principal a Mala Strána
No final da ponte, uma torre de vigia
controlava o acesso a Mala Strána

Chegada a Mala Strána, atravessando o arco da Ponte Carlos  
Uma das construções mais importantes da região é o Palácio Wallenstein, do Século XVII, um complexo de pavilhões e jardins erguido para destacar o poder de seu proprietário, o Duque de Macklemburg, comandante militar do Império Austro-Húngaro.

O lugar, agora, abriga o Senado da República Tcheca, mas está aberto à visitação.

Malostranské Námestí. Repare na foto do centro as torres da Catedral de São Vito, no Castelo de Praga, lá no alto
Encantos de Mala Strána
A prioridade no meu primeiro passeio por Mala Strána, porém, era ver o Palácio do Grão-Prior da Ordem de Malta. Nem tanto pela importância histórica da construção, do século 18, nem pela Ordem dos Cruzados, fundada no Século 11. A atração maior é minha contemporânea: a memória de John Lennon.

Ninguém sabe muito bem como essa história começou. Uns dizem que foi logo após o assassinato de Lennon, em dezembro de 1980. Os jovens de Praga teriam escolhido o muro do palácio do Grão-Prior para grafitar frases de contestação ao regime comunista e apelos pela paz mundial.

O sossego de Velkopřevorské náměstí, a pracinha onde está o edifício, e a embaixada da França, bem em frente, garantiriam a segurança dos manifestantes.

Os grafites no "Muro Lennon" mudam de tempos em tempos. Estes estavam lá em julho de 2005
O fato é que a prefeitura de Praga bem que tentou cobrir os grafites, mas eles sempre eram refeitos. Hoje, a cidade já incorporou o "Muro Lennon" (Lennonova zed) às suas atrações turísticas. Veja no mapinha como chegar lá:


Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉.

Os Beatles na Fragata Surprise
Shows
Liverpool
Mais sobre Praga
Dicas práticas e passeios
Um dia no Castelo de Praga
Comer em Praga: descubra o delicioso Knedliky

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Um comentário:

  1. Que legal hein? A arte encontra seus meios, que bom que a prefeitura entendeu e incorporou!

    ResponderExcluir