![]() |
A Ponte Carlos e o bairro de Novotného Lávka vistos da Ilha de Kampa |
E não estou falando da arquitetura da cidade, que é mesmo deslumbrante, mas do knedliky, uma iguaria tcheca que vale a viagem — e que me perdoem os edifícios barrocos, medievais e art-nouveau que quase me fazem perder a cabeça, mas por um bom tempo, eu só tinha olhos (e paladar e olfato...) para essa preciosidade culinária.
O knedliky é a maior iguaria que você vai comer em Praga. São o exemplo perfeito de que a simplicidade pode ter um requinte inimitável. Descubra essa maravilha tcheca neste post:
O que é knedliky
Não vou cometer a injúria de chamar knedliky de "bolinho" — certa vez, ouvi uma paulista chamar acarajé de bolinho" e quase saí no braço.
Os knedliky são feitos de farinha de trigo com fermento (ficam mais "fofinhos" que nhoque) e, sozinhos, têm um sabor discreto. E essa é a graça: eles absorvem o molho e ficam irresistíveis.
Pra mim, knedliky é o arroz dos tchecos, na medida em que acompanha os pratos e os impede de desperdiçar o molho (e como tem molho na comida deles!). Mas arroz não tem gosto de nada, ao passo que knedliky...
![]() |
A Ilha de Kampa fica ao lado de Mala Strána (o "pequeno quarteirão). Além de comer knedliky com frutas vermelhas :) dá pra fazer passeios de barquinho por lá |
Knedliky doce
Até que, numa bela tarde, resolvi sentar num restaurante da Ilha de Kampa, um parque muito agradável do lado Oeste da Ponte Carlos.
Só queria olhar o sol caindo sobre as fachadas de Novotného Lávka, do outro lado do Rio Vltava.
Mas resolvi pedir uma sobremesa — o bom de viajar sozinha é que, se der na telha, eu almoço duas vezes, como a sobremesa em três restaurantes diferentes ou janto às quatro da tarde, sem ninguém pra dizer que estou ficando maluca.
Enfim... fui pedir a sobremesa e lá estava ele: knedliky doce. E de frutas vermelhas!!
![]() |
A vista do restaurante até que era legal, mas eu só tinha olhos para o knedliky. O edifício da esquerda é o Teatro Nacional (Národní divadlo) |
Na primeira garfada nos knedliky, recheados com geleia e pedacinhos de framboesas e amoras, só não repeti Snuffles porque tive medo de ser deportada.
Comer em Praga - além do knedliky
A epifania dos knedliky doces foi vivida no Restaurace Rybársky Klub (Clube dos Pescadores, U Sovovych Mlynu 1, Kampa).
O lugar é meio classudo, especializado em peixes — certamente, não estaria preparado para o chilique que eu quase dei por conta da espetacular sobremesa. Fingi estar extasiada com a vista (que bate um bolão) e acho que meus suspiros passaram como normais para as mesas próximas.
![]() |
Terraço do restaurante eslovaco:
não anotei o nome, mas
guardei o visual
|
Esse restaurante fica a três quadras da universidade, o que contribui para o ambiente muito simples e simpático, cheio de estudantes apressados devorando suas porções gigantescas antes de voltar para as aulas.
Almocei muitíssimo bem por inacreditáveis 6 euros e ainda levei a metade do prato para a pensão, onde ficou guardadinha na geladeira no quarto até ser devastada num ataque de fome noturna.
Para que ninguém imagine que as minhas refeições em Praga ficaram imitadas a knedliky doces e salgados, vou lembrar aqui de um almoço inesquecível, num restaurante de Nerudova — vou ficar devendo o nome, porque anotei num papelzinho qualquer e perdi.
Ficava numa linda casa do século 14 ou 15, com pequenos ambientes, poucas mesas em cada pavimento.
Escolhi, claro, o terraço do restaurante: quatro lances de uma escadinha em caracol, beeeem medieval. Lá no topo, uma vista inacreditável para o Castelo de Praga e um monte de turistas quase microscópicos, à distância, me dando tchauzinho, enquanto eu traçava uma vitela.
![]() |
Ponte Carlos |
Mas o final da refeição conseguiu ser ainda melhor, quando ele me serviu uma aguardente feita de ameixas brancas, chamada Slivovize. "É meu pai quem faz", explicou, muito orgulhoso, quando dei o primeiro gole e fiz cara de entusiasmada aprovação.
Só por isso, ganhei mais uma dose e o direito de aproveitar um fim de tarde no alto de um terraço debruçado sobre Praga, vendo o sol cair sobre os telhados, completamente encantada por essa cidade linda.
Mais sobre Praga
A Europa na Fragata Surprise
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário