30 de junho de 2005

Praga: passeios e dicas práticas

Bairro do Castelo de Praga (Hradčany)
É muito gostoso passear pelo Bairro do Castelo de Praga (Hradčany), um tremendo mirante para a beleza da cidade 

Música deste post: She's a Rainbow, The Rolling Stones

Einstein tinha razão: o tempo é mesmo relativo. Cinco dias inteiros parecem uma fração de segundo quando a gente está em Praga, forte concorrente ao título de cidade mais linda que já vi na vida.

Sem dúvida, a maior atração da capital tcheca é seu espetacular conjunto arquitetônico barroco, com generosas pinceladas góticas e art-nouveau. Um arco-íris apaixonante que está por toda a parte e torna quase inesgotável a lista de passeios em Praga.

Para facilitar a montagem do seu roteiro, porém, destaco alguns pedacinhos de Praga que são imperdíveis:  Hradčany (o bairro do Castelo, cheio de palácios),   ("pequeno quarteirão", coração do Centro Histórico), Josefov (o bairro judeu) e Staré Mesto (a Cidade Velha).

Praça da Cidade Velha de Praga (Staroměstské náměstí)
As fachadas da Praça da Cidade Velha de Praga (Staroměstské náměstí) são deslumbrantes

Neste post eu listei algumas dos passeios em Praga de que mais gostei. Alguns já estavam na minha lista prévia, outros entraram no meu roteiro por acaso, aquelas descobertas inestimáveis que sempre acontecem quando a gente esquece o mapa em uma cidade tão linda.

. Espero que a lista ajude a organizar seu roteiro por lá, mas não esqueça de guardar o mapa e fazer seu próprio caminho nessa cidade cheia de surpresas.

Veja as dicas: 

Castelo de Praga, República Tcheca
As torres da Catedral de San Vito, no Castelo de Praga (à esquerda), dominam o horizonte da cidade

Passeios em Praga


⭐Castelo de Praga
Individualmente, a grande atração da capital tcheca é o Castelo de Praga, o berço da cidade. As primeiras construções na área do castelo foram iniciadas no Século 9 e hoje o impressionante conjunto de edifícios ocupa uma área de 72 mil metros quadrados, pairando sobre Praga, quase onipresente no horizonte.

Programe pelo menos um dia inteiro para visitar essa maravilha. Para saber mais, veja este post:
Um dia no Castelo de Praga

Castelo Vysehrad, Praga, República Tcheca
O Castelo de Praga visto do "outro castelo", o Vysehrad, onde está a Basílica de São Pedro e São Paulo (à direita), do Século 11

⭐Vysehrad - o outro castelo de Praga
Em frente ao Castelo de Praga, do outro lado do Rio Moldava (Vltava, pronuncie Llatuá, esticando o L), fica o outro castelo da cidade, o Vysehrad (que significa "castelo alto" ou "castelo nas alturas"), uma cidadela iniciada no Século 10 e que até o Século 14 foi morada dos reis da Boêmia.

Quase anônimo, comparado a seu irmão mais famoso, o Vysehrad (pronuncia-se "vishirad") rende um ótimo passeio especialmente pela vista maravilhosa que se tem lá de cima e pela agradável área verde que cresce entre as construções e vestígios das fortificações medievais.

No parque do Vysehrad funcionam alguns cafés e seus banquinhos sob as árvores são ótimos para uma pausa. Também tem áreas para piquenique.

Jardins do Vysehrad, castelo em Praga, República Tcheca
O simpaticíssimo parque do Castelo Vysehrad

Morri de pena porque choveu o tempo inteiro na manhã de minha visita ao Visehrad, pois acho que teria feito fotos incríveis lá do alto. Como ele fica na margem Leste do Moldava, o melhor horário para ir até lá é mesmo antes do meio-dia, para pegar o sol no ângulo certo e fazer fotos incríveis do Centro Histórico de Praga.

O Vysehrad ainda conserva um trecho de muralhas do Século 14, portões antigos — o Portão Tabor, do Século 17, e o Portão Spicka, do Século 14, e o Portão de Leopoldo — e a Rotunda de São Martinho, uma espécie de torre do Século 11.

A construção mais conhecida na área do Vysehrad é a Basílica de São Pedro e São Paulo, erguida no Século 19.

Lembranças de Praga: bilhete do metrô e ingresso da Basílica de São Pedro e são Paulo, no Vysehrad

Também é famoso o Cemitério de Vysehrad, onde estão os túmulos de grandes artistas tchecos (os compositores Smetana e Dvořák, por exemplo).

Eu sou totalmente avessa a visitar cemitérios (nunca entrei no Père-Lachaise, em Paris, nem pra prestar os meus respeitos a Jim Morrison), mas o do Vysehrad eu curti, principalmente porque o primeiro túmulo em que esbarrei, meio atrapalhada no meio da chuva, foi o de Alphonse Mucha, o grande artista da art nouveau tcheca. Achei comovente...

Ponte Carlos (Karlův most), Praga,República Tcheca
A Ponte Carlos é o cartão postal mais conhecido de Praga

⭐ Ponte Carlos
(Karlův most)

Dona dos 500 metros mais conhecidos de Praga, a velha Ponte Carlos, do Século 14, foi por muito tempo a única comunicação entre as duas margens do Moldava, ligando a Cidade Velha a Mala Strána.

Mas ela é muito mais que mera passagem, é um ponto de encontro onde, principalmente no verão, os turistas se acotovelam com músicos de rua, vendedores de artesanato e artistas com seus cavaletes de pintura. 

Estátuas da Ponte Carlos, em Praga
A adição de estátuas na Ponte Carlos foi inspirada na decoração de Bernini na Ponte Sant'Angelo, em Roma. À direita, o rei Carlos IV da Boêmia, que determinou a construção da ponte, no Século 14

Com dez metros de largura, a Ponte Carlos dá conta do vai e vem com a maior elegância, enquanto suas célebres estátuas, uma adição barroca à obra medieval, olham os passantes com aquela cara de que já viu de tudo. A decoração da ponte com estátuas foi inspirada no trabalho de Bernini para a Ponte Sant'Angelo, em Roma.

Arte contemporânea na Praça Venceslau, em Praga
Arte contemporânea e fachadas neoclássicas na Praça Venceslau

⭐Praça Venceslau

(Václavské náměstí)

Em 21 de agosto de 1968, tropas soviéticas invadiram a então Tchecoslováquia, colocando fim a pouco mais de sete meses da abertura democrática que vinha sendo construída sob o governo de Alexander Dubček e que entrou para a história como a Primavera de Praga.

A cena dos tanques tomando a Praça Venceslau é uma das imagens-ícones do Século 20, a pá de cal no movimento que pretendeu flexibilizar a linha dura do socialismo real.

A Praça Venceslau, porém, já fazia história muito antes desse momento. Plantada na fronteira entre a Cidade Velha (Staré Mesto) e a Cidade Nova (Nové Mesto) ainda no Século 14, a praça era originalmente um mercado de cavalos e, por cerca de 500 anos, viveu no quase anonimato.

Art Nouveau em Praga: Meran Hotel, Praça Venceslau
A Praça Venceslau reúne lindos edifícios em Jugendstil (Art Nouveau). Acima, o Meran Hotel, abaixo o Grand Hotel Europa

Art Nouveau em Praga: Grand Hotel Europa, na Praça Venceslau

Somente a partir do Século 19, com a expansão da cidade e reformas urbanas é que o vasto espaço da Praça Venceslau (45 mil metros quadrados) começaria a ganhar importância na vida de Praga, ao ponto de se tornar a testemunha privilegiada dos principais acontecimentos sociais e políticos do país.

A Praça Venceslau foi palco da proclamação da independência da Tchecoslováquia, em 1918, do suicídio do estudante Jan Palach em repúdio à ocupação soviética, em 1969, e dos grandes protestos da Revolução de Veludo, que depôs o regime pró-soviético, em 1989.

Arte contemporânea na Praça Venceslau, em Praga
Superman retratado na escultura Até os heróis pisam na bola (tradução livre) e uma instalação de arte contemporânea com carcaças de automóveis da Era Soviética na Praça Venceslau

Com um currículo histórico desses, é claro que a Praça Venceslau foi um dos primeiros pontos que fiz questão de visitar em Praga. E a melhor parte é que nem mesmo toda carga histórica consegue fazer da praça um lugar sombrio ou opressivo.

Aquele imenso retângulo ajardinado pulsa animado a qualquer hora e sempre tem atrações para o olhar do visitante.

A começar pelos belos edifícios que cercam a a praça, um mosaico que transita do neoclássico ao art-nouveau.

Na Praça Venceslau estão alguns dos exemplares mais significativos da arquitetura Jugendstil (o ramo da Art Nouveau nos antigos países do Império Austro-Húngaro) de Praga, como o Grand Hotel Europa, o Palácio Koruna (Palač Koruna) e o Hotel Ambassador.

Praça da Cidade Velha, Praga (Staroměstské náměstí)
A Praça da Cidade Velha de Praga tem um dos conjuntos arquitetônicos mais lindos que eu já vi

Praça da Cidade Velha, Praga (Staroměstské náměstí)

Praça da Cidade Velha, Praga (Staroměstské náměstí)

⭐Praça da Cidade Velha de Praga
(Staroměstské náměstí)

Depois do Castelo, acho que não há lugar em Praga mais fotografado e visitado do que a Praça da Cidade Velha, especialmente seu famoso Relógio Astronômico (Pražský orloj ), do Século 15.

A cada hora, o relógio astronômico promove uma parada de bonequinhos representando os 12 apóstolos e a morte — era tanta gente na frente do relógio que minhas fotos ficaram um horror.

Praça da Cidade Velha, Praga (Staroměstské náměstí): Igreja de São Nicolau e estátua de Jan Hus
Igreja de São Nicolau e monumento a Jan Hus

Relógio Astronômico de Praga, República Tcheca
Este belo palácio barroco (esq) agora é a sede do Ministério do Desenvolvimento Regional da República Tcheca. À direita, o clique menos ruim que consegui fazer do Relógio Astronômico de Praga, no meio da multidão

Igreja de Nossa Senhora em Týn, Praça da Cidade Velha, Praga
A Igreja de Nossa Senhora em Týn é uma das construççoes mais conhecidas da Praça da Cidade Velha

E a verdade é que a Praça da Cidade Velha mais do que merece a fama e as multidões. Passei cinco dias em Praga e bati o ponto na praça todos os dias, rodando de um lado para o outro, extasiada com a permanente descoberta de novos detalhes.

A Praça da Cidade Velha é um paradoxo: nunca vi um contraste tão marcado (das asperezas do gótico com o rechonchudo do barroco) resultar em tanta harmonia. O resultado é um conjunto arquitetônico dos mais lindos que já vi na vida.

Palácio Kinský, Praça da Cidade Velha, Praga, República Tcheca
A fachada rococó do Palácio Kynský abraçadinha com a torre medieval

O melhor da praça é mesmo admirar esse conjunto, mas alguns edifícios se destacam pela importância histórica, como a igreja medieval de Nossa Senhora em Týn (Século 14), a igreja barroca de São Nicolau e o Palácio Kinský, com sua fachada rococó do Século 18.

No centro da Praça da Cidade Velha, um monumento homenageia Jan Hus, líder protestante queimado na fogueira naquele local.

Praça da Cidade Velha, Praga, República Tcheca
Dá pra se perder nos muitos detalhes lindos da Praça da Cidade Velha

Grand Café Orient, Praga, República Tcheca
Grand Café Orient, edifício-ícone cubista. O local agora abriga o Museu Tcheco do Cubismo — o movimento foi muito forte em Praga, nos anos 20 do Século 20. Abaixo, detalhes do prédio e a Madona Negra, uma estátua barroca instalada na fachada em 1912

Arquitetura cubista em Praga e a Madona Negra do Grand Café Orient

Como chegar a Praga
Aeroporto Vaclav Havel fica em Ruzine, a 20 km do centro de Praga e recebe voos das principais cidades europeias. Diversas companhias low cost voam para lá.

O jeito mais comum de se chegar à capital tcheca, porém, é por via férrea. Foi assim que eu fui até lá, partindo de Dresden (Alemanha), uma viagem de pouco mais de duas horas.

Teatro Estatal de Praga, República Tcheca
A placa na fachada de um casarão da Cidade Velha lembra que ali, em uma noite de 2012, Einstein encontrou Kafka e tocou violino. À direita e abaixo, o Teatro Estatal de Praga (Stavovské divadlo), onde Mozart regeu a estreia de seu Don Giovanni

Teatro Estatal, Praga, República Tcheca

De Dresden a Praga de trem
O percurso entre Dresden e Praga é lindo. O trem corre pelo Vale do Elba, margeando o rio e um relevo que começa suave, mas que vai crescendo até ganhar montanhas altíssimas, com escarpas dramáticas, onde se equilibram vilas, florestas e palácios.

É a Sächsische Schweiz ("Suíça Saxônica"), um conjunto deslumbrante de torres de arenito, vales e platôs. Um lugar onde pretendo voltar, para ver de perto.

Torre da Pólvora, Praga

Torre da Pólvora, do Século 13, era uma das portas da muralha medieval de Praga


Em Pirna, ainda território alemão, a Fortaleza de Sonnenstein chama a atenção, no alto de um penhasco, belíssima. A construção do Século 15, porém, tem uma história muito menos bonita.

A Fortaleza de Sonnenstein foi sede de um manicômio, no Século 19 e acabou sediando um processo de extermínio determinado por Hitler, durante o nazismo.

Calcula-se que 15 mil pessoas, especialmente portadores de transtornos mentais, tenham sido assassinadas naquele edifício, em nome da "eugenia da raça".

Nové Město, Cidade Nova de Praga: Torre Jindřišská e Praça Venceslau
Nové Město (Cidade Nova): a Torre Jindřišská (esq), do Século 15, era o campanários da Igreja de Santo Henrique Cunegundo. Com 10 andares, ela hoje ebriga cafés, lojas e um mirante. À direita, uma fachada da Praça Venceslau

A partir de Děčín, logo depois da fronteira tcheca, as montanhas vão ganhando formas menos ásperas, vão se arredondando, o relevo se “acalma”, sem, contudo, se aplainar. É a Boêmia chegando. Depois, a periferia e, por fim, Praga. 

Minha chegada a Praga
Praga tem duas estações de trem mais importantes. A principal é a Hlavní nádraží ("nádraží" significa "estação"). Minha chegada de Dresden, porém, foi na Estação Ferroviária de Holesovice (que estava no maior tumulto por conta de uma obras), a cerca de 3km ao Norte.

Sinagoga Jerusalém ou Sinagoga do Jubileu, Praga, República Tcheca
Inaugurada em 1906 e decorada numa releitura art nouveau do estilo mourisco, a Sinagoga Jerusalém (ou Sinagoga do Jubileu) fica bem em frente a um dos acessos da Estação Hlavní

Ainda na plataforma da Estação de Holesovice, diversos “agentes” ofereciam pensões e albergues aos mochileiros, com um bônus tentador: transporte até o local da hospedagem.

Eu, dois americanos e um garoto alemão resolvemos experimentar a Pension Albert, perto do Botanická Zahrada (Jardim Botânico) e da Universidade.

Geralmente não gosto de definir hospedagem assim, no escuro. Mas simplesmente tinha esquecido de reservar qualquer coisa pela internet antes de chegar a Praga.

Casarões em Malá Strana e uma fachada da Praça da Cidade Velha, Praga
As cores de Malá Strana (o "Pequeno Quarteirão, aos pés do Castelo) e da Praça da Cidade Velha

Como estava sem um centavo em moeda local, fiquei com preguiça de sair atrás de câmbio, com a mochila pesando nas costas e resolvi experimentar a tal pensão. 

Embarcamos em uma mini-van dirigida por uma moça muito falante — num inglês meio trôpego — que nos levou até o local, na parte histórica de Nové Mesto (Cidade Nova).


Foi no trajeto até a pensão que tive a primeira visão do Centro Histórico de Praga. O coração chegou a dar uma paradinha: eram milhares de cores, numa harmonia única — até esse dia, eu não tinha a menor ideia de houvesse tantas possibilidades de tons de amarelo como os que se distribuíam pelas fachadas, ao lado dos verdes, lilases, azuis, rosas, laranjas, vermelhos...

Esculturas na Praça Venceslau, Praga
Esculturas na Praça Venceslau
Uma pensão a evitar em Praga

A boa notícia sobre a Pension Albert (Na Slupi 70) é que ela fica exatamente em frente a parada Albertov das linhas 18 e 24 do tram (bonde).

A má notícia é a mesma: ela fica exatamente em frente à parada do tram e o clanc-clanc do bonde nos trilhos pode ser bem chato à noite. Os preços são razoáveis, paguei 35 euros no single, em pleno verão.

Os apartamentos da Pension Albert têm uma pequena cozinha, com fogão e frigobar – meu quarto acomodaria facilmente cinco pessoas, com uma cama de casal na área principal, uma cama de solteiro numa espécie de alcova e um sofá cama no corredor largo, em frente à área da cozinha.

A Porta da Cidade Velha, torre do Século 14

Mas a manutenção da Pension Albert não é lá essas coisas: o chuveiro elétrico nem sempre funciona e, a cada banho, o quarto corre o risco de virar um afluente do Vltava, porque o ralo do boxe não dá vazão suficiente à água.

Reclamar pode ter um efeito devastador na sua popularidade com o administrador do local, um tremendo mala sem alça. Praga tem muitas opções, escolha outro lugar.

Mais sobre Praga
A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário