2 de julho de 2005

Praga: o "Muro Lennon", em Mala Strána


Grafite homenageia John Lennon em Praga, República Tcheca
"Lennon Vive", diz o grafite em Velkopřevorské náměstí ("Praça do Grão-Prior"), em Praga

Mala Strana é uma das regiões mais bonitas de Praga. O "Pequeno Quarteirão" fica aos pés do Castelo, na extremidade Oeste da Ponte Carlos.

À medida que nos afastamos de Malostranské Námestí (a "Praça do Pequeno Quarteirão), centro nervoso do bairro, vamos entrando num emaranhado de ruazinhas cada vez mais silenciosas, que abrigam belos palácios e lindas fachadas barrocas.

Ponte Carlos, em Praga, República Tcheca
A Ponte Carlos (Karluv Most) é um dos maiores símbolos de Praga e o acesso principal a Mala Strána

Acesso a Mala Strána pela Ponte Carlos, em Praga
No final da ponte, uma torre de vigia controlava o acesso a Mala Strána. Abaixo, a entrada no "Pequeno Quarteirão", atravessando o arco da Ponte Carlos

Bairro histórico de Mala Strána, Praga, República Tcheca


Uma das construções mais importantes da região é o Palácio Wallenstein, do Século 17, um complexo de pavilhões e jardins erguido para destacar o poder de seu proprietário, o Duque de Macklemburg, comandante militar do Império Austro-Húngaro.

O Palácio Wallenstein, agora, abriga o Senado da República Tcheca, mas está aberto à visitação.

Decoração barroca de edifícios de Mala Strána, Praga
A arquitetura barroca de Mala Strána é encantadora. À direita, a decoração da fachada substitui a numeração dos imóveis, uma tradição em Praga

A Igreja de São Nicolau e a Coluna da Santíssima Trindade em Mala Strána, Praga
A Igreja de São Nicolau (esq) e a Coluna da Santíssima Trindade, em Malostranské náměstí ("Praça do Pequeno Quarteirão")

A prioridade no meu primeiro passeio por Mala Strána, porém, era ver o Palácio do Grão-Prior da Ordem de Malta. Nem tanto pela importância histórica da construção, do século 18, nem pela Ordem dos Cruzados, fundada no Século 11. A atração maior é minha contemporânea: a memória de John Lennon.

Mala Strána, bairro histórico de Praga, na República Tcheca
Tem sempre muito movimento de turistas em Mala Strána. E muitos bares simpáticos para uma pausa entre passeios por esse bairro histórico 

Ninguém sabe muito bem como essa história começou. Uns dizem que foi logo após o assassinato de Lennon, em dezembro de 1980. Os jovens de Praga teriam escolhido o muro do palácio do Grão-Prior para grafitar frases de contestação ao regime comunista e apelos pela paz mundial.

O sossego de Velkopřevorské náměstí, a pracinha onde está o edifício, e a embaixada da França, bem em frente, garantiriam a segurança dos manifestantes.

Grafite no Muro Lennon de Praga, homenagem a John Lennon
Os grafites no "Muro Lennon" mudam de tempos em tempos. Estes estavam lá em julho de 2005

Grafite no Muro Lennon de Praga, homenagem a John Lennon


O fato é que a prefeitura de Praga bem que tentou cobrir os grafites, mas eles sempre eram refeitos. Hoje, a cidade já incorporou o "Muro Lennon" (Lennonova zed) às suas atrações turísticas. Veja no mapinha como chegar lá:

Mapa: como chegar ao Muro Lennon, em Praga

Gosta de música e viagens? Siga o link para mais dicas 😉.

Os Beatles na Fragata Surprise
Shows
Liverpool

A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Um comentário:

  1. Que legal hein? A arte encontra seus meios, que bom que a prefeitura entendeu e incorporou!

    ResponderExcluir