5 de novembro de 2014

De Bruxelas a Londres no Eurostar

Atomium, em Bruxelas
Um percurso de trem de 2h conecta Bruxelas a Londres. Acima, o Atomium, na capital belga. Abaixo, o cartão postal mais famoso da capital britânica, o Big Ben

Big Ben, em Londres


Finalmente, fiz a travessia do Eurotúnel! Foi no percurso de Bruxelas a Londres no Eurostar, uma viagem muito rápida, confortável e com um preço equivalente ao que eu pagaria para voar em uma empresa aérea low cost.

E a viagem de Bruxelas a Londres de trem ainda tem a vantagem de embarcar e desembarcar no centro das duas cidades. As estações ferroviárias de onde parte e chega o Eurostar (a Gare du Midi, em Bruxelas, e Saint Pancrass, em Londres) são super centrais, ao contrário dos aeroportos que servem a essas duas cidades.

Tapete de flores da Grand Place de Bruxelas, Bélgica
Em agosto, a Grand Place de Bruxelas ganha um famoso tapete de flores. Quando partimos pra Londres, ele estava começando a ser armado. A viagem no Eurostar me levou direto ao gramado da Abadia de Westminster

Gramado da Abadia de Westminster, Londres

Adorei a experiência de viajar no Eurostar. Sou fã de carteirinha dos trens europeus desde minha primeira viagem ao continente.

São práticos, confortáveis e fáceis de usar — ainda quando eu era “caloura” e sem familiaridade com os códigos e usos locais, já me virei muito bem com os trens da Europa e troco qualquer outro modo de deslocamento pelo uso da excelente malha ferroviária que eles têm por lá.

Veja como foi minha experiência:


Viagem de Bruxelas a Londres no Eurostar

O embarque no Eurostar em Bruxelas

O Eurostar é um pouquinho mais “solene” que os trens europeus comuns e os procedimentos pré-embarque lembram mais os dos aeroportos que os das estações ferroviárias.

Museu da História em Quadrinhos, Bruxelas
O delicioso Museu da História em Quadrinhos de Bruxelas. Abaixo, peças da Coleção Etrusca do Museu Britânico, em Londres

Peças da Coleção Etrusca do Museu Britânico de Londres


A partida do Eurostar em Bruxelas é na Gare du Midi, a mesma do TGV que liga a capital belga a Paris.

É preciso chegar à estação com uma antecedência mínima de 30 minutos para os procedimentos de check-in: apresentar o bilhete para a leitura do código de barras, submeter as bagagens à inspeção em um scanner e passar pelos procedimentos de imigração.

A Gare du Midi é bastante central (fica a menos de dois quilômetros da Grand Place) e está interligada à rede de Metrô. A estação é bem sinalizada: na chegada, é só procurar as placas que indicam a área de embarque do Eurostar. Não tem como errar.

Embarque no trem Eurostar em Bruxelas
O embarque no Eurostar em Bruxelas é muito bem sinalizado

Como é a imigração para quem embarca no Eurostar

Sim, o controle de imigração para o Reino Unido é feito ainda em Bruxelas, e não na chegada a Londres. Esteja preparada, portanto.

Tenha em mãos a passagem de saída do Reino Unido — de retorno ao Brasil ou para seu próximo destino. É possível que você também tenha que apresentar o certificado do seu seguro de saúde, reserva de hotel e comprovação de recursos para custear suas despesas no país. Neste caso, declare quanto tem em dinheiro e mostre os cartões de crédito.

Quando passei pela imigração britânica em Bruxelas, o único documento que me foi pedido foi o passaporte. O oficial que me atendeu fez várias perguntas sobre o meu roteiro na Europa. Basta responder com tranquilidade e dá tudo certo.

South Bank, às margens do Rio Tâmisa, em Londres
Caminhar às margens do Tâmisa é um dos prazeres de Londres

Quanto custa viajar de Bruxelas a Londres no Eurostar

O preço do bilhete no Eurostar varia muito, dependendo da antecedência da compra.

Paguei cerca de € 50 pela minha passagem, comprada um mês antes da viagem, realizada no período de férias de verão (em agosto/2014).

Como eu disse, esse é um preço equivalente ao de uma passagem aérea em uma empresa low cost.

Escolher o Eurostar significa não ter que se preocupar em pagar (e respeitar) uma franquia para despachar bagagem (a coisa mais chata do mundo é ficar imaginando o quando a minha mala “engordou” durante uma viagem...) e que seu deslocamento entre hotéis e estações vai ficar muito mais simples e barato do que ir até um aeroporto.

Rua da comuna de Saint-Gilles, Bruxelas
Uma rua de Saint-Gilles, Bruxelas, área famosa por suas construções art nouveau. Bruxelas tem o maior acervo desse estilo arquitetônico de toda a Europa

Mas essa vantagem só vale se você se organizar e comprar a passagem no Eurostar com antecedência.

Comprar a passagem de trem em cima da hora significa pagar mais caro.

Fiz várias simulações para escrever este post e um bilhete de Bruxelas a Londres no Eurostar pode custar até € 180, para quem faz a compra com apenas um dia de antecedência à data da viagem.

➡️ A antecedência máxima para comprar a passagem no Eurostar pela internet é de três meses.

Fachada georgiana em Southwark, Londres
Fachada georgiana em Southwark. E tem gente que diz que Londres é uma cidade cinza...

Como comprar a passagem do Eurostar

O bilhete do Eurostar pode ser comprado online (www.eurostar.com). Não esqueça de habilitar seu cartão de crédito para compras no exterior, antes de realizar a operação.

Foi assim que comprei nossos bilhetes de Bruxelas a Londres. Durante a operação no site, optei por receber os tíquetes por e-mail, para imprimir em casa.

É bem mais prático do que retirar as passagens na estação (neste caso, você recebe um código e tem que inserir o mesmo cartão de crédito usado na compra em uma das máquinas automáticas para que ela emita a passagem).

Bruxelas vista do alto do Atomium
A vista do alto do Atomium, construído para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958. Abaixo, Londres vista de uma gaiolinha da Roda Gigante do Milênio, ou London Eye

Londres vista de uma gaiolinha da Roda Gigante do Milênio, ou London Eye


Como é a viagem de Bruxelas a Londres e a travessia do Eurotunel

A viagem é curtinha, leva apenas duas horas (uma tremenda economia de tempo, considerando os deslocamentos entre os cidades e o aeroportos).

A travessia do Eurotunel leva cerca de 30 minutos e é bem menos impactante do que a gente imagina.

Se você estiver distraída, é bem capaz de nem perceber que está atravessando o Canal da Mancha por uma via subterrânea que chega aos 75 metros de profundidade.

O Eurotunel tem um total de 50 km de extensão, mas apenas 38 km estão submersos.

Chegada do trem Eurostar em Londres, na Estação Saint Pancrass
A chegada do Eurostar é na Estação de Saint Pancrass, em Londres

Como são os vagões do Eurostar
O Eurostar é muito confortável, mesmo na classe Standard (a classe mais barata, onde viajamos). A distância entre as poltronas faria qualquer avião corar de vergonha, pois no Eurostar há espaço para esticar as pernas até dizer chega.

Os assentos a bordo do Eurostar são marcados — e você pode escolher o seu na hora da compra do bilhete — e distribuídos em duas fileiras, uma de cada lado do corredor, cada uma com duas poltronas.

A disposição das poltronas no trem varia: algumas ficam de frente para a outra, com uma mesinha dobrável no meio.

Grand Place, Bruxelas
O magnífico conjunto barroco deu à Grand Place de Bruxelas o título de "praça mais bonita da Europa"

Acima dos assentos fica uma prateleira onde podem ser acomodadas sacolas, mochilas e malas menores — tamanho “de cabine”.

Para volumes maiores, há a clássica “estante" de bagagem na extremidade dos vagões.

A chegada a Londres com o Eurostar
A chegada a Londres é na Estação de Saint Pancrass. Não há necessidade de qualquer procedimento migratório. Basta catar a sua bagagem, desembarcar e ir procurar transporte até seu hotel.

A estação de chegada do Eurostar em Londres está conectada à estação de Metrô de King's Cross- Saint Pancrass, que é entroncamento de seis linhas do Tube (o metrô londrino).

Saint James's Park, Londres
Saint James's Park, Londres

Isso torna muito fácil ir de lá para praticamente qualquer lugar em Londres.

Caso opte pelo táxi a localização central da Estação Saint Pancrass garante que o preço da corrida não vai provocar a falência de ninguém (nós fomos de táxi de lá para Bayswater Road e pagamos cerca de £12).


Mais sobre Bruxelas
Dicas práticas
Onde comer (muito bem!) na capital belga
Três museus imperdíveis
Um bate e volta a Bruges
Passeios em Bruxelas
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário