5 de novembro de 2014

De Bruxelas a Londres no Eurostar

Atomium de Bruxelas e Parlamento, em Londres
Um percurso de trem de 2h conecta essas duas imagens
(Atomium/Bruxelas e sede do Parlamento/Londres)
Finalmente, fiz a travessia do Eurotúnel! Foi no percurso de Bruxelas a Londres no Eurostar, uma viagem muito rápida, confortável e com um preço equivalente ao que eu pagaria para voar em uma empresa aérea low cost — com a vantagem de que as estações ferroviárias de onde parte e chega o trem serem super centrais, ao contrário dos aeroportos que servem a essas duas cidades.

Adorei a experiência de viajar no Eurostar. Sou fã de carteirinha dos trens europeus desde minha primeira viagem ao continente. São práticos, confortáveis e fáceis de usar — ainda “caloura” e sem familiaridade com os códigos e usos locais, me virei muito bem com os trens da Europa e troco qualquer outro modo de deslocamento pelo uso da excelente malha ferroviária que eles têm por lá.

Veja como foi minha experiência de Bruxelas a Londres no Eurostar:
☑️ O embarque no Eurostar em Bruxelas
O Eurostar é um pouquinho mais “solene” que os trens europeus comuns e os procedimentos pré-embarque lembram mais os dos aeroportos que os das estações ferroviárias.

A partida do Eurostar em Bruxelas é na Gare du Midi, a mesma do TGV que liga a capital belga a Paris. É preciso chegar com uma antecedência mínima de 30 minutos para os procedimentos de check-in: apresentar o bilhete para a leitura do código de barras, submeter as bagagens à inspeção em um scanner e passar pelos procedimentos de imigração.

A Gare du Midi é bastante central (fica a menos de dois quilômetros da Grand Place) e está interligada à rede de Metrô. A estação é bem sinalizada: na chegada, é só procurar as placas que indicam a área de embarque do Eurostar. Não tem como errar.

O famoso tapete de flores da Grand Place, em Bruxelas, estava começando a ser armado, no dia que deixei a cidade rumo a Londres
☑️ Como é a imigração para quem embarca no Eurostar
Sim, o controle de imigração para o Reino Unido é feito ainda em Bruxelas, e não na chegada a Londres. Esteja preparada, portanto.

Tenha em mãos a passagem de saída do Reino Unido — de retorno ao Brasil ou para seu próximo destino. É possível que você também tenha que apresentar o certificado do seu seguro de saúde, reserva de hotel e comprovação de recursos para custear suas despesas no país. Neste caso, declare quanto tem em dinheiro e mostre os cartões de crédito.

Quando passei pela imigração britânica em Bruxelas, o único documento que me foi pedido foi o passaporte. O oficial que me atendeu fez várias perguntas sobre o meu roteiro na Europa. Basta responder com tranquilidade e dá tudo certo.

Caminhar às margens do Tâmisa é um dos prazeres de Londres
☑️ Quanto custa viajar de Bruxelas a Londres no Eurostar
O preço do bilhete no Eurostar varia muito, dependendo da antecedência da compra. Paguei cerca de € 50 pela minha passagem, comprada um mês antes da viagem, realizada no período de férias de verão (em agosto/2014).

Como eu disse, esse é um preço equivalente ao de uma passagem aérea em uma empresa low cost. Escolher o Eurostar significa não ter que se preocupar em pagar (e respeitar) uma franquia para despachar bagagem (a coisa mais chata do mundo é ficar imaginando o quando a minha mala “engordou” durante uma viagem...) e que seu deslocamento entre hotéis e estações vai ficar muito mais simples e barato do que ir até um aeroporto.

Mas essa vantagem só vale se você se organizar e comprar o bilhete com antecedência. Comprando em cima da hora, o preço fica muito mais salgado. Fiz várias simulações para escrever este post e um bilhete Bruxelas-Londres no Eurostar pode custar até € 180, para quem faz a compra com apenas um dia de antecedência à data da viagem.

A antecedência máxima para comprar o bilhete pela internet é de três meses.
E dizem que Londres é uma cidade cinza...
☑️ Como comprar a passagem do Eurostar
O bilhete do Eurostar pode ser comprado online (www.eurostar.com). Não esqueça de habilitar seu cartão de crédito para compras no exterior, antes de realizar a operação.

Foi assim que comprei nossos bilhetes de Bruxelas a Londres. Durante a operação no site, optei por receber os tíquetes por email, para imprimir em casa. É bem mais prático do que retirá-los na estação (neste caso, você recebe um código e tem que inserir o mesmo cartão de crédito usado na compra em uma das máquinas automáticas para que ela emita a passagem).

☑️ Como é a viagem de Bruxelas a Londres e a travessia do Eurotunel
A viagem é curtinha, leva apenas duas horas (uma tremenda economia de tempo, considerando os deslocamentos entre os cidades e o aeroportos).

A travessia do Eurotunel leva cerca de 30 minutos e é bem menos impactante do que a gente imagina. Se você estiver distraída, é bem capaz de nem perceber que está atravessando o Canal da Mancha por uma via subterrânea que chega aos 75 metros de profundidade.

O Eurotunel tem um total de 50 km de extensão, mas apenas 38 km estão submersos.

A chegada é na Estação de Saint Pancrass, em Londres
☑️ Como são os vagões do Eurostar
O Eurostar é muito confortável, mesmo na classe Standard (a classe mais barata, onde viajamos). A distância entre as poltronas faria qualquer avião corar de vergonha, pois no Eurostar há espaço para esticar as pernas até dizer chega.

Os assentos são marcados — e você pode escolher o seu na hora da compra do bilhete — e distribuídos em duas fileiras, uma de cada lado do corredor, cada uma com duas poltronas. A disposição das cadeiras varia: algumas ficam de frente para a outra, com uma mesinha dobrável no meio.

Acima dos assentos fica uma prateleira onde podem ser acomodadas sacolas, mochilas e malas menores—tamanho “de cabine”. Para volumes maiores, há a clássica “estante" de bagagem na extremidade dos vagões.

☑️ A chegada a Londres com o Eurostar
A chegada a Londres é na Estação de Saint Pancrass. Não há necessidade de qualquer procedimento migratório. Basta catar a sua bagagem. Desembarcar e ir procurar transporte até seu hotel.

A estação de chegada do Eurostar está conectada à estação de Metrô de King's Cross- Saint Pancrass, que é entroncamento de seis linhas do Tube. Isso torna muito fácil ir de lá para praticamente qualquer lugar em Londres.

Caso opte pelo táxi, a localização central da estação garante que o preço da corrida não vai provocar a falência de ninguém (nós fomos de táxi de lá para Bayswater Road e pagamos cerca de £12).


Mais sobre Bruxelas
Dicas práticas
Onde comer (muito bem!) na capital belga
Três museus imperdíveis
Um bate e volta a Bruges
Passeios em Bruxelas
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário