7 de novembro de 2014

Dicas práticas de Londres

Tower Bridge de Londres
A Tower Bridge é um classiquíssimo postal de Londres


Atualizado em agosto de 2019

Londres me deixa saltitante de felicidade só de pensar nela. Bonita, animada, plural e sempre vanguardeira, essa cidade irresistível é muito mais fácil do que os preços, o clima enfarruscado e a aparente formalidade britânica sugerem.

Chegando aos 9 milhões de habitantes — gente de todos os cantos do planeta —, Londres tem rigorosamente tudo que a gente busca em um destino turístico. E é muito mais fácil de explorar do que parece, à primeira vista.

Contraste entre a arquitetura moderna e georgiana em Londres
Adoro os contrastes arquitetônicos de Londres. Na imagem, um edifício georgiano e as linhas modernas do City of London Information Centre, no Jardim de Carter Lane


As dicas práticas de Londres que reuni aqui vão ajudar a sua aproximação com a cidade. 

Como ir do Aeroporto de Heathrow ao Centro de Londres, como usar o ótimo transporte público da capital britânica, qual a melhor região para hospedagem em Londres, onde e como comprar chip de internet e o clima a cada estação são algumas das dicas práticas de Londres que você vai encontrar neste post. 

Saint James's Park em Londres
A vantagem de visitar Londres no verão é poder curtir os deliciosos parques públicos da cidade, que convidam a relaxar e até a um piquenique na grama. Este é o Saint James's Park, pertinho do Palácio de Buckingham


Assim, fica mais fácil aproveitar a a vibração londrina, seus mais de mil anos de história, museus fantásticos (e os melhores são gratuitos!), passeios bucólicos em meio ao burburinho urbano, gastronomia, espetáculos teatrais e tribos várias...

Aproveite essas dicas práticas de Londres e divirta-se:

Roda Gigante London Eye e Londres

Inaugurada no 1º dia do ano 2000, a Roda Gigante London Eye virou um cartão postal instantâneo de Londres. Desde então, é um ponto turístico concorridíssimo


Dicas práticas de Londres


Como ir do Aeroporto de Heathrow ao Centro de Londres

Chegar de avião a Londres é sempre sinônimo de um deslocamento longo até a cidade, mas também não é nada desesperador.

O Aeroporto de Heathrow está a cerca de 30 km do Centro de Londres. O Aeroporto de Gatwick fica a quase 50 km de distância da cidade. O trajeto do Aeroporto de Luton até a área central de Londres é de 54 km e o Aeroporto de Stansted fica ainda mais longe: 61 km.

Torre de Londres
Torre de Londres
A Torre de Londres começou a ser construída pelos normandos, que conquistaram a Inglaterra no Século 11


Geralmente, os voos do Brasil para Londres pousam no Aeroporto de Heathrow, super bem conectado com a cidade por trem, metrô e ônibus.

Muita gente que está indo a Londres pela primeira vez se preocupa se vai “acertar” chegar ao centro da cidade de transporte público. Mas quem consegue ir de Cumbica ao Centro de São Paulo tira qualquer outro desafio de letra 😊.

Picadilly Circus em Londres
Picadilly Circus em Londres
Picadilly Circus, porta de entrada do bairro dos teatros de Londres

Esse é o jeito mais rápido de ir do aeroporto ao Centro de Londres. O Heathrow Express é um trem expresso (sem paradas) que cobre o trajeto do aeroporto à Estação de Paddington em 15 minutos.

Paddington fica a uma distância muito confortável de bairros como Kensington e Bayswater, áreas meio favoritas quando se trata de hospedagem em Londres. A estação de Padington está conectada ao Metrô de Londres, o que facilita muito seu deslocamento de lá até seu alojamento.

A passagem do Heathrow Express custa ₤25. Comprando o bilhete ida e volta, o pacote fica em £37.

➡️ Trens comuns do Aeroporto de Heathrow para o Centro de Londres

Se quiser economizar (quem não quer, ainda mais em libra 😀) pegue um trem comum. O tempo de viagem vai dobrar, mas a tarifa fica entre ₤10 e ₤15. Consulte o site Trainline para ver preços, horários e comprar o bilhete com antecedência.

Estação de metrô Lancaster Gate em Londres

Estação de Metrô de Lancaster Gate, do lado do meu hotel


➡️ De Heathrow ao Centro de Londres de metrô (Tube) 

É sempre melhor escolher hospedagem em Londres perto de uma estação de metrô. O Tube, portanto, costuma ser minha opção para ir do Aeroporto até meu hotel.

Pra você ter uma ideia, a viagem de metrô entre o Aeroporto de Heathrow e o bairro de Kensington (estação Kensington High Street), por exemplo, leva cerca de 45 minutos.

Táxis em Londres
Tradicionalmente, os táxis de Londres eram pretos. Agora, ganharam as cores dos adesivos publicitários e ficaram menos circunspectos


Com o Oyster Card, a tarifa fica em £5,10 nos horários de pico (das 6:30h às 9:30h nos dias de semana) ou em £3,10 no resto do dia.

A parte chata de usar o metrô do aeroporto para o Centro de Londres é carregar a malas, pois nem todas as estações de metrô de Londres têm escadas rolantes. A Estação de Kensington High Street (minha estação, em 2013), por exemplo, não tem. Como eu viajo leve, isso não chega a ser um drama.

Metrô em Londres
ônibus em Londres
ônibus em Londres

Em Londres, prefiro usar o metrô (no alto), mas reconheço que os vermelhinhos são mais fotogênicos. Acima, a Ponte de Londres (em primeiro plano) e a Ponte de Southwark, mais ao fundo


Transporte em Londres 

O transporte público de Londres é excelente (os locais podem até reclamar, mas nós, brasileiros, nunca vimos nada igual 😊).

Em Londres, se não der para ir a pé, eu vou de metrô.Tube (como os londrinos chamam o metrô) é a melhor maneira de circular pela cidade para quem é visitante: basta olhar o mapa e definir o trajeto.

ônibus de dois andares em Londres
ônibus de dois andares em Londres
ônibus de dois andares em Londres
Os double-deckers (ônibus de dois andares) desfilam pela paisagem de Londres com o garbo de quem também é atração turística. No alto, a muvuca de sábado em Camden Town. No centro, o Cenotáfio, em Whitehall, memorial da I Guerra Mundial. Acima, a Catedral de St Paul


Os ônibus vermelhos de Londres, geralmente com dois andares, são super eficientes — além de serem um cartão postal da cidade, como o Big Ben e as cabines telefônicas.

Mas usar o metrô é muito mais fácil do que ficar tentando decifrar o itinerário das linhas de ônibus.

Transporte em Londres, Oyster Card
O Oyster Card é seu amigo...
➡️ Se precisar usar os ônibus em Londres, veja a melhor rota no GoogleMaps. 

➡️ Faça um Oyster Card. Depois que você desvenda os mistérios cabalísticos do cartão de transporte público de Londres, vai entender que ele é seu grande amigo.

Você compra o Oyster Card em qualquer guichê de transporte público por £5 e carrega com o valor que quiser.

Teatro Globe de Londres
Passeio de barco entre Little Venice e Camden Town em Londres
Eu adorei usar o transporte aquático em Londres. No alto, um ancoradouro no Tâmisa bem na porta do Teatro de Shakespeare, The Globe. Acima, um barco singra o Regent's Canal, entre Little Venice e Camden Town


Seu Oyster Card precisa ser lido pelas catracas na entrada e na saída das estações de metrô.

O sistema é inteligente e se encarrega de calcular a menor tarifa, de modo que seu gasto diário nunca ultrapasse o valor do passe para um dia de uso.

➡️ Nem pense em não ter o seu Oyster Card: o bilhete unitário para circular pelas áreas centrais de Londres, se você for pagar na bilheteria, vai custar £4,90. 

Com o cartão, essa mesma viagem sai por £2.40, fora da hora do rush. Nos horários de pico (de segunda a sexta, das 6:30h às 9:30h e das 16h às 19h), a tarifa do Tube, com o Oyster Card, é de £2.9.

➡️ O Oyster Card é aceito em todo o transporte público de Londres e assegura descontos nos barcos regulares do Tâmisa. Leia mais sobre o Oyster Card aqui neste post.

Bicicletas em Londres
Bicicletas em Londres

O relevo de Londres é bem amigável ao pedal


➡️Aluguel de bicicletas em Londres

Londres é uma cidade (quase) plana e convidativa aos passeios de bicicleta.

Recentemente, a capital britânica passou a contar com um sistema público de aluguel de magrelas no esquema que faz sucesso em um monte de cidade: você retira a bike em uma estação e devolve em outra, pagando pelo tempo de utilização.

O sistema de bicicletas compartilhadas de Londres funciona 24 horas e tem 750 estações. Para usá-lo, é preciso ter um cartão de crédito e baixar o aplicativo.

Kensington Gardens em Londres
Em alguns parques de Londres, como os Kensington Gardens, há apenas algumas áreas delimitadas para o uso de bicicletas. Fique atenta à sinalização
 
Para 24 horas de uso da bicicleta, é cobrada uma taxa de £2, mais o tempo de utilização. A primeira meia hora com cada bike não é cobrada. Se ficar mais tempo com a mesma bicicleta, a coisa fica meio salgada: em média, £2 por hora. 

➡️ Só uma dica: em várias áreas dos parques de Londres é proibido pedalar.

Chuva em Londres
Chuva em Londres
Toró em Picadilly Circus (no alto) e nos Kensington Gardens: Londres é mais chegada à garoa do que ao temporal, mas é bom ter sempre um guarda-chuva quando estiver por lá

O clima em Londres

Até hoje, só estive em Londres no verão. Nas duas últimas visitas (agosto de 2013 e agosto de 2014), encontrei duas cidades completamente diferentes.

Em 2013, os dias estavam lindíssimos, com um céu azul que nunca imaginei que desse as caras por lá e temperaturas que chegavam aos 26°C.

Tower Bridge em Londres
Millenium Bridge e Galeria Tate Modern em Londres

Não é lenda urbana: eu vi e registrei céus muito azuis em Londres. No alto, Tower Bridge. Acima, a Millenium Bridge e a galeria Tate Modern


Tinha até cartazes no Metrô de Londres orientando os passageiros a proceder em caso de mal-estar por conta do calor — e eu morria de rir, porque 26°C eu encontro no inverno de Salvador.

À noite, esfriava um pouquinho e cheguei a usar casaquinhos leves.

Em 2014, o verão de Londres ficou devendo: choveu uma barbaridade e as temperaturas máximas mal encostavam nos 20°C.

London Eye em Londres
Estátua de Winston Churchil em Londres
Dois agostos em Londres: muita chuva em 2014, dias lindos em 2013. Nas imagens, a cidade vista de uma gaiolinha do London Eye e a estátua de Winston Churchill próxima ao Parlamento


Ainda assim, o verão (especialmente julho e agosto) é a melhor época para visitar Londres, pois o “calor” na cidade é muito suportável, chove menos e você pode aproveitar todas as delícias de Londres ao ar livre e os dias longos, com sol até quase as 10 da noite.

➡️ As temperaturas médias do verão londrino ficam na casa dos 20°C — fora as ondas de calor, como a registrada agora, em 2019.

Albert Memorial em Londres
Bairro de Kensington em Londres
Jardim Italiano dos Kensington Gardens em Londres
No primeiro dia desta temporada em Londres, a chuva deitou e rolou na lente da minha câmera, como você vê nas duas fotos no alto. No dia seguinte, porém, o sol apareceu para aquecer o passeio pelos Jardins Italianos de Kensington


Londres tem fama de cidade chuvosa, mas não espere torós bíblicos, na maior parte das vezes. O mais comum é o tempo ficar enfarruscado, com céu cinza e chuviscos. A primavera é a temporada mais chuvosa em Londres.

Em qualquer época do ano, é uma boa ideia levar uma capa de chuva na bagagem, assim como um calçado que não fique encharcado na primeira poça d’água que você pisar e um bom agasalho.

Entre dezembro e março é o período do inverno em Londres. Faz frio, mas é raro nevar na cidade e a temperatura dificilmente cai abaixo de zero — mas o vento ajuda a gelar os ossos. Os dias ficam bem curtinhos: às 16 horas, começa a anoitecer.

Internet em Londres

Por £20, comprei um chip de celular da Vodafone, com 1 Giga no pacote de dados (tinha franquia de chamadas, também, mas eu já sou uma negação para telefonar para as pessoas na vida normal, imaginem viajando...). 

Catedral de St Paul em Londres
Londres, Inglaterra
City de Londres
Em uma cidade instigante como Londres, a tentação do Instagram é permanente

Combinando com o WiFi do hotel e dos pubs e restaurantes, a carga do meu chip Vodafone deu para toda a minha estada no Reino Unido. 

Foi o suficiente para acessar as redes, postar fotos — numa bela velocidade — e usar mapas e aplicativos úteis em viagens. Além de Londres e Liverpool, também estivemos na Irlanda do Norte

Gostei muito mais do serviço da Vodafone que do da Lebara, que usei em 2013 (£25 por um pacote similar), que toda hora caía e me obrigava a reconfigurar a rede. 

Mesmo que você seja do tipo (saudável) que esquece as redes sociais quando está de férias, eu super recomendo a compra de chips locais quando for ficar um tempinho maior em um país. 

Margens do Rio Tâmisa em Londres
Te cuida, Paris, porque Londres também consegue ser bem romântica


A internet oferece recursos fantásticos para os viajantes (dica de transporte, de restaurantes, mapas, sugestões de passeios) e é ótimo poder se conectar a qualquer momento, sem depender de lugares que ofereçam WiFi.

Hospedagem em Londres
Se eu puder escolher o bairro onde mais me agrada ficar hospedada em Londres, meu voto vai para Kensington

Bairro de Kensington em Londres
Kensington Gardens em Londres
Adorei ser vizinha dos Kensington Gardens e da charmosa arquitetura do bairro

Kensington é central, muito bem servido de transporte público, restaurantes e atrações (museus, parques), é um bairro seguro e tem hotéis nas mais diversas faixas de preço.

Não espere nada baraaaaaaato em Kensignton (não espere nada barato em Londres). Mas, com uma boa pesquisa, dá para achar opções de hospedagem pagáveis.

Na viagem de 2013, com o câmbio bem favorável, fiquei em um super hotel em Kensington, o tradicional Royal Garden Hotel.

Hyde Park em Londres
Um cantinho sossegado do Hyde Park


Desta vez, porém, a libra estava pela hora da morte e eu mudei a minha vizinhança para Bayswater Road, que é uma área mais em conta, cheia de hotéis e muito procurada pelos turistas que visitam Londres. 

Meu hotel era em frente ao Hyde Park, uma boa localização, porque é perto de tudo que interessa. Mas a minha dica é que, se você for se hospedar nessa área, jante antes de ir para o hotel, pois as opções de restaurantes não são nenhuma Brastemp...

Hotel Chorus Hyde Park em Londres
Chorus Hotel Hyde Park: quarto feio e sem graça


➡️ Corus Hotel Hyde Park
1-7 Lancaster Gate (Metrô Lancaster Gate)

Sabe quando um hotel promete muito e fica aquém da expectativa? Essa foi a minha sensação com o Corus Hyde Park.

Ele fica a cerca de 100 metros de uma estação do metrô e de uma parada do ônibus para a estação de Euston, naquele trecho da Bayswater Road lotado de hotéis.

Apesar de muito turística, Bayswater "morre" cedo e não é muito fácil conseguir um lugar para jantar nas redondezas, depois da 21 horas.

O Corus Hotel Hyde Park fica em um edifício antigo, mas bem conservado. O atendimento é cortês, embora impessoal. O problema foi o quarto, que parecia muito mais atraente nas imagens postadas na internet.

Hyde Park, Londres
O verde do Hyde Park é um bom vizinho, mas a região tem poucas opções à noite

Ao vivo e a cores, porém, o apartamento do Chorus Hotel Hide Park era espartano demais para uma diária de £133.

O quarto tinha duas camas de solteiro, uma arara para roupas e uma mesinha de trabalho. Só.

O banheiro também era bem econômico em espaço (era uma dificuldade encontrar um lugar para as necessaires), embora bem equipado com banheira, secador de cabelos e luzes de maquiagem. 

O melhor do hotel era a máquina ATM no lobby de entrada, excelente para sacar dinheiro com segurança. Morri de saudade do Royal Garden, em Kensington, cinco estrelas onde paguei £154 a diária do single, no ano passado (pena que, desta vez, os preços dele estivessem muito mais salgados). 




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário