4 de novembro de 2012

Museu Arqueológico de Istambul

Sarcófago greco-romano no Museu Arqueológico de Istambul
Sarcófago greco-romano no Museu Arqueológico de Istambul

O Museu Arqueológico de Istambul tem um dos melhores acervos de peças da Antiguidade do planeta, com destaque para sua famosa coleção de Arte Funerária.

Sarcófagos e lápides egípcios, hititas, gregos, fenícios, romanos, entre outros povos da antiguidade, formam um conjunto de imenso requinte e beleza — não vou dizer que dá vontade de morrer pra ganhar um modelito daqueles, mas quase...

Sarcófagos de imperadores bizantinos no Museu Arqueológico de Istambul
Estudos arqueológicos sugerem que esses sarcófagos de pórfiro (rocha derivada de magma vulcânico) pertenceram aos primeiros imperadores bizantinos 

O Museu Arqueológico de Istambul funciona no complexo de palácios e jardins de Topkapi e divide sua coleção em três pavilhões, com temáticas distintas.

Além da ala principal, dedicada à arqueologia, o complexo conta ainda com o Museu de Antiguidades Orientais e o Quiosque Esmaltado, edifício do Século 15 que abriga uma coleção de arte islâmica.

Mosaico romano no Museu Arqueológico de Istambul
Mosaico romano no Museu Arqueológico de Istambul

Em uma cidade cheia de atrações como Istambul, o Museu Arqueológico de Istambul acaba ofuscado pela "concorrência". Mas se você colocá-lo no seu roteiro, não vai se arrepender. Veja as dicas:

Quiosque esmaltado, pavilhão do Palácio de Topkápi transformado em museu de cerâmicas
O Quiosque Esmaltado, no complexo do Museu Arqueológico de Istambul

Museu Arqueológico de Istambul


Quando visitei o Museu Arqueológico de Istambul, apenas a coleção de Arte Funerária estava aberta ao público, mas, mesmo assim, valeu muito a pena.

O museu tem um acervo total de um milhão de peças, abarcando praticamente todo o engenho dos povos que habitaram o território da atual Turquia, de antigos domínios do Império Otomano até exemplares trazidos da África.

Complexo de museus do Palácio de Topkapi, Istambul
O grupo de museus faz parte do grande complexo de Topkapi, antigo palácio dos sultões
Tem também uma biblioteca com 70 mil volumes.

Entre as riquezas do acervo estão peças escavadas em Troia, uma grande coleção de estátuas gregas, romanas e bizantinas.

No Museu de Antiguidades Orientais, instalado na antiga sede da Escola de Belas Artes, estão expostas peças da Anatólia, Mesopotâmia, Egito e Arábia.

Sarcófago de Alexandre, Museu Arqueológico de Istambul
O "Sarcófago de Alexandre", a grande estrela do acervo do Museu Arqueológico de Istambul

Nesse pavilhão, o destaque é a vasta coleção (75 mil peças) de tabuletas em escrita cuneiforme, usada do Egito dos Faraós.

Já o Quiosque Esmaltado concentra as coleções de cerâmicas e porcelanas.

Ainda no complexo do Palácio de Topkapi, vale a pena visitar o Museu de História da Ciência e Tecnologia no Islã, que está instalado nos antigos estábulos palacianos.

Meu amigo Alan Patrick, que sempre contribui com a Fragata, escreveu um guest post bacana sobre esse museu: Istambul: o surpreendente Museu de História da Ciência e Tecnologia no Islã


"Sarcófago das Mulheres que Choram", Museu Arqueológico de Istambul
O Sarcófago das Mulheres que Choram


Vista ao Museu Arqueológico de Istambul
(İstanbul Arkeoloji Müzeleri) Alemdar Cadessi Osman Hamdi Bey Yokuşu Sok, ao lado do Palácio Topkapi.

🕒 Aberto de terça a domingo.
Entre abril e outubro, o horário de funcionamento vai das 9h às 18:45h. De novembro a março, das 9h às 16:45h.

Ingresso: 30 TL (US$ 5,20)

Ingresso para o Museu de Arqueologia de Istambul
O preço do ingresso triplicou, desde a minha visita em 2012. Mas o museu vale muito a pena

Sarcófago greco-romano no Museu Arqueológico de Istambul
Este sarcófago greco-romano é famoso pela temática "ousada" de sua decoração. Tem até beijo na boca

Uma das peças mais famosas do acervo do Museu Arqueológico de Istambul é o Sarcófago de Alexandre, do Século 4 a.C. Na verdade, o “morador” da sarcófago era um dos reis de Sidon (no atual Líbano), e não o grande general conquistador macedônio. Mas a lenda pegou.

Foi a decoração da peça — um baixo relevo em mármore, retratando uma das batalhas de Alexandre o Grande — que acabou dando o nome a ela.

Sarcófago de Sidamara no Museu de Arqueologia de Istambul
Um sarcófago de Sidamara, cidade da Ásia Menor que se celebrizou pela técnica e refinamento na construção 
desse tipo de arte funerária

Esse sarcófago foi encontrado em 1887, seu estado de preservação é considerado um prodígio e só ele já vale a vista ao museu.

Outra peça impressionante é o Sarcófago das Mulheres que Choram, também encontrado em Sidon e também destinado a um rei. É considerado o melhor exemplar já encontrado do estilo "sarcófago com colunas".

Todas as dicas de Istambul

Bate e volta de Istambul
Ruínas de Troia, Turquia - o poder da palavra


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.


Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário:

  1. Partirei em breve para a Turquia, conduzindo um grupo de viajantes, e os dados que recolhi de suas publicações foram muito preciosos, quer em termos de explicações sucintas quer, sobretudo, pela qualidade das imagens. Muito obrigado!

    ResponderExcluir