4 de janeiro de 2017

Calendário de viagens: ideias mês a mês - Parte 1 (janeiro a junho)

Para onde viajar em fevereiro: Ilha de Páscoa
Fevereiro é o mês perfeito para vistar a Ilha de Páscoa

Com um bom planejamento, reservas feitas com antecedência e roteiros racionais sempre é possível encontrar uma viagem gostosa e que cabe no orçamento.

Pra ajudar na tarefa, reuni alguns destinos que visitei e amei em um calendário de sugestões, mês a mês, pra você aproveitar ao máximo as possibilidades de viagens em férias e feriadões.

Neste post estão as ideias de destino que combinam direitinho com os o primeiro semestre, de janeiro a junho. Aguarde as dicas de de viagem para o período de julho a dezembro.

Nesta lista tem viagens mais caras e outras que são (comparativamente) uma pechincha.

Leia, inspire-se e siga os links para ver as dicas em detalhes. Feliz 2017, com muitas viagens pra você 😊.

Calendário de viagens - 1º semestre


Para onde viajar em janeiro: Andaluzia
O Generalife, um dos palácios da Alhambra de Granada. A Andaluzia continua linda no inverno
Janeiro - que tal uma Europa mais barata e menos gelada?
Europa em janeiro é legal? Sim, dependendo do seu roteiro.

Estou cada vez mais estou fã de aproveitar a baixa estação na Europa para curtir destinos menos gelados, mais ao Sul no Velho Continente.

para onde viajar em janeiro: Sicília
O Templo de Concórdia, em Agrigento, Sicília

Os preços na Europa ficam muito melhores em janeiro. As filas quase que desaparecem e o inverno nem chega a meter medo no Sul do continente.

Este janeiro, por exemplo, vou passear pela Itália (Roma, onde estou agora, Florença Bolonha) e encerar as férias em Madri — cidade onde sempre procuro dar ao menos uma passadinha, nessas escapadas.

Também já aproveitei janeiro período pra curtir Barcelona, e os muitos encantos de Portugal...

Bom destino de viagem para janeiro: Sicília
A beleza de Palermo, na Sicília

Duas viagens à Europa em janeiro que recomendo muitíssimo foram para a Andaluzia (virada de 2013/14) e para a Sicília (2014/15).

Claro que não dá para ir à praia na Europa durante o inverno, mas as belezas da Sicília e da Andaluzia continuam todas lá, muito mais agradáveis sem o calorão e as multidões. E os preços ficam especialmente atraentes.

Na Andaluzia, fiquei 20 dias (mas dá para organizar um roteiro mais curto). Visitei (e amei!!) Sevilha, Cádiz, Ronda, Granada e Córdoba.

Na Sicília, minha viagem foi de oito dias, tempo suficiente para visitar e meu coração se derreter por Taormina, Agrigento e Palermo.

para onde viajar em janeiro: Andaluzia
Casas penduradas à beira do famoso Desfiladeiro del Tajo, em Ronda, na Andaluzia

Em 2017, fiz um roteiro de 20 dias para rever Roma, Florença e Madri e conhecer Bolonha, Luca, Ravena e Segóvia.

Veja como foi: Itália e Espanha - roteiro por Roma, Florença, Bolonha e Madri

Dá uma olhada nos roteiros (que têm links para todas as etapas das viagens)
20 dias na Andaluzia – roteiro de uma viagem inesquecível

Roteiro pela Sicília - com paradinhas em Nápoles e Roma



Fevereiro - a Ilha de Páscoa está no auge

Fevereiro é o grande mês para visitar a Ilha de Páscoa. É a época da realização do Tapati Rapa Nui, o festival que celebra as tradições do povo local.

Para onde viajar em fevereiro: Ilha de Páscoa
Uma das minhas viagens favoritas na vida: ficar cara a cara com os moai da Ilha de Páscoa é emocionante
O Tapati Rapa Nui tem  competições esportivas, muitas danças e a recriação de rituais ancestrais do povo da Ilha de Páscoa como o  Tangata Manu, ou Homem-Pássaro, uma espécie de triatlo místico que decidia a tribo que iria governar a ilha ao longo do ano seguinte.

A Ilha de Páscoa é um destino caro. Ela está a três mil quilômetros da Costa do Chile e, além disso, praticamente tudo que é consumido por lá precisa ser trazido do Continente de navio ou de avião — água potável, alimentos, produtos de higiene.

Para onde viajar em fevereiro: Ilha de Páscoa
Em janeiro e fevereiro, uma viagem à Ilha de Pàscoa tem o bônus de um delicioso banho de mar

Poucas vezes na vida, porém, você verá um cenário tão espetacular como na Ilha de Páscoa. Ela é habitada por um povo belo e fascinante, que se esforça para manter viva a memória de seus ancestrais. Um lugar simplesmente mágico.

Meu roteiro na Ilha de Páscoa foi de cinco dias inteiros, sem contar a ida e a volta, que consumiram, cada uma, 36 horas.

As estátuas gigantes na encosta do Vulcão Rano Raraku, a "fábrica de moais"
As estátuas gigantes na encosta do Vulcão Rano Raraku, a "fábrica de moais"

Quando viajei, dei sorte de encontrar uma passagem por R$ 1.500, portanto, vale muito a pena pesquisar diversas datas e ficar de olho nas promoções de passagens para a Ilha de Páscoa.

Olha só quanta coisa bacana tem para ver por lá:
O que fazer na Ilha de Páscoa


Como organizar uma viagem à Ilha de Páscoa com as novas regras de visitação


Março - bora pra Cartagena?

Taí uma boa hora para visitar essa linda cidade colonial do Caribe Colombiano. Faz calor em Cartagena o ano inteiro — prepare-se para temperaturas sempre na casa dos 30 graus —, mas em março a chance da chuva atrapalhar seu passeio por lá é próxima de zero.

Estive em Cartagena no Carnaval de 2007 (um carnaval que caiu em março) e fiquei hipnotizada pela luminosidade e pelo ceuzão azul, moldura perfeita para as muralhas, as fachadas coloridas e sempre adornadas por muitas flores.

Para onde viajar em março: Cartagena, Colômbia
As cores de Cartagena
Com a certeza do sol em Cartagena, você também pode organizar uma escapada às Ilhas do Rosário, que ficam bem pertinho.

As Ilhas do Rosário são a melhor pedida para aproveitar o mar azul e cristalino do Caribe, já que as praias de Cartagena não são grande coisa.

Só alerto que a semana da Páscoa — que geralmente cai em março — é um período que costuma bombar em todo Caribe, por conta do spring break dos norte-americanos.

Para onde viajar em março: Cartagena, Colômbia
Cartagena preserva 7 km de sua muralha do Século 16. Cercada por ela, uma cidade colorida, vibrante e florida

A Colômbia é um destino barato para brasileiros e está cada vez mais fácil de chegar lá, com a ampliação da oferta de voos.

Com uma semaninha dá pra curtir bastante as belezas de Cartagena e Ilhas do Rosário. Siga os links pra ver as dicas aqui no blog.

Bom destino de viagem para abril: Pantanal
Pantanal: tá na hora de descobrir essa maravilha do Brasil

Abril - a melhor época no Pantanal começou

Abril marca o fim da temporada de chuvas no Pantanal. As águas começam a baixar e fica muito mais fácil avistar a vasta e diversa fauna de um dos mais fascinantes destinos brasileiros.

Pra vocês terem uma ideia, eu desafiei a meteorologia e fui pra o pantanal lá em fevereiro, período nada recomendável, e mesmo assim vi tanto bicho que virei paparazza de jacarés, aves e capivaras. Imaginem da "temporada ideal"...

Bom destino de viagem para abril: Pantanal
Jacarés, os reis do pedaço

Bom destino de viagem para abril: Pantanal
João-Pinto, passarinho típico da área, e um carcará
Outros bons motivos para esperar as chuvas passarem para ir ao Pantanal é que a quantidade de mosquitos diminui consideravelmente.

Além disso, a Rodovia Transpantaneira fica muito mais transitável.

Indo em abril, você também evita a altíssima temporada de junho e julho no Pantanal.

Bom destino de viagem para abril: Pantanal
A bela paisagem do Pantanal
Em quatro ou cinco dias no Pantanal, hospedada em um hotel da Transpantaneira, você vai fazer ótimos passeios de voadeiras pelos rios, ver belos crepúsculos e se fartar nos safaris fotográficos — se avistar uma onça, me conte, pois foi único bicho que ficou faltando no meu álbum de figurinhas 😊.

Veja os posts sobre esse destino maravilhoso:


Para onde viajar em maio: Equador
Caminhada na base do Vulcão Cotopaxi, a 4.500 metros de altitude

Maio - tempo de se apaixonar pelo Equador
Maio é o comecinho da boa temporada no Equador. Daqui até setembro, aquela exuberante combinação de montanhas altíssimas com a baixa latitude fica menos passional, o que significa menos chuvas.

Visitei o Equador no comecinho de maio de 2013 e voltei completamente encantada por um país que alia lindas paisagens com a capacidade de tratar com muito respeito a sua cultura ancestral.

Para onde viajar em maio: Equador
A Igreja de São Francisco, no Centro Histórico de Quito

O  termo “preservar tradições” não se aplica ao Equador, porque essas tradições são simplesmente o jeito de viver que permanece contemporâneo e cotidiano, e não algo que seja entesourado em um museu.

Quito, a capital do equador e base dessa minha primeira visita, é dona do maior conjunto arquitetônico colonial das Américas.

Para onde viajar em maio: Equador
O amanhecer em Quito, com vista para as montanhas e a imagem da virgem alada (pequenininha, na foto) 

É uma cidade que desafia a vertigem das encostas que a cercam e não para de crescer, mas onde ainda se vê os hábitos dos povos da cordilheira convivendo placidamente com o trânsito e o burburinho da metrópole.

O Equador tem encantos até dizer chega, mas nem é preciso se afastar muito de Quito para visitar um autêntico mercado andino, como Otavalo, e perder literalmente o fôlego caminhando na base de um vulcão, a 4.500 metros de altitude, como eu fiz no Cotopaxi.

Para onde viajar em maio: Equador
Vendedora de artesanato no tradicional Mercado de Otavalo, um bate e volta fácil par quem esta em Quito

Tive apenas cinco dias para ver o Equador, um país que renderia uma viagem muito mais longa. Mas foi o suficiente pra me apaixonar e ter certeza de que um reencontro não vai demorar muito.

Deu vontade de arrumar as malas? Esse post ajuda a organizar os primeiros passos:
Equador - dicas práticas




Para onde viajar em junho: Portugal
Arraial de Santo Antonio no Bairro Alto, em Lisboa. Portugal fica ainda mais bacana em junho

Junho - Portugal celebra os santos do mês
O calor ainda está ameno, mas no Algarve já dá praia. As grandes cidades já estão fervendo de animação, as áreas mais rurais já estão lindas, cobertas pela luz dourada daquelas latitudes.

E os preços — aqueles mesmos que são tentadores o ano inteiro — ainda não deram aquela tradicional “infladinha” de verão. Quer mais motivos pra ir a Portugal em junho?


Para onde viajar em junho: Portugal
Desfile de marchas na Festa de São Gonçalo, em Amarante

Pois eu conto: em junho, Portugal celebra santos de grande devoção por todo país.

Tem a festa de São Gonçalo em Amarante, o Santo Antônio, em Lisboa, o São João do Porto e de Évora.

E tudo é um pretexto pra comer e beber muito bem, ficar até mais tarde na rua e celebrar muito a vida — afinal, a chegada do verão é motivo de festa naquelas paragens desde o tempo dos celtas.

Saiba mais: Festas juninas em Portugal - um jeito especial de conhecer a terrinha


Para onde viajar em junho: Portugal
Procissão de São Gonçalo, encerramento da festa em Amarante

Passei o junho de 2016 em Portugal e simplesmente adorei. É uma grande opção, seja para férias mais longas, seja para uma escapadinha mais breve. Vá e depois me diga se eu não tenho razão.

Tem muitas dicas de Portugal aqui na Fragata. Siga o link pra ver o índice.


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário