24 de fevereiro de 2013

Orongo e o Ritual do Homem-Pássaro na Ilha de Páscoa


Ilhotas sagradas da Ilha de Páscoa
Este era o cenário do Ritual do Homem-Pássaro na Ilha de Páscoa. Os motu Nui (o maior), Iti e Kao Kao (o pontiagudo), contemplados do alto de 300 metros de escarpa, em Orongo


Antes da chegada dos europeus, o povo Rapa Nui — os habitantes originais da Ilha de Páscoa —organizava-se em sete clãs que nem sempre estiveram em paz. O Ritual do Homem-Pássaro foi adotado para pacificar esses grupos em conflito e escolher os governantes da ilha.

Os ilhéus contam sobre um “tempo de guerras” que levou à derrubada dos moai (as grandes estátuas de pedra dedicadas aos ancestrais) e obrigou grandes grupos de pessoas a buscarem refúgio sob a terra, como no impressionante conjunto cavernas e túneis vulcânicos de Te Pahu

Sítio Arqueológico de Orongo na Ilha de Páscoa
Orongo fica no ponto mais alto da Ilha de Páscoa
Alojamento dos guerreiros que participavam do Ritual do Homem-Pássaro na Ilha de Páscoa
Alojamento dos guerreiros do  Ritual do Homem-Pássaro na Ilha de Páscoa

As câmaras que serviam de alojamento aos guerreiros eram semienterradas, com uma entrada de um metro de altura, para garantir a segurança


Não se sabe exatamente quando o povo da Ilha de Páscoa decidiu substituir o conflito armado por essa espécie de “triatlo místico” que era o Ritual do Homem-Pássaro.

O Ritual era celebrado na vila cerimonial de Orongo, hoje um dos sítios arqueológicos mais interessantes da Ilha de Páscoa, aberto à visitação e dono de um museu pequeno, mas bem didático.

Cratera do Vulcão Rano Kau na Ilha de Páscoa
Cratera do Vulcão Rano Kau na Ilha de Páscoa
O vulcão Rano Kau está extinto e sua cratera está alagada


Todos os anos, em setembro, os guerreiros dos sete clãs da Ilha de Páscoa reuniam-se na vila ritual de Orongo, no alto do vulcão Rano Kau. Cada grupo tinha o seu campeão, que competia para ser o primeiro a trazer o ovo do manutara, o pássaro sagrado, que fazia seu ninho no Motu Nui. 

Os motu ("ilhota"), são três rochedos que afloram do Pacífico, aos pés do vertiginoso paredão sobre o qual está Orongo.

O vencedor da competição garantia ao chefe de seu clã o poder de reinar sobre toda a Ilha de Páscoa até o ano seguinte.

Vila cerimonial de Orongo na Ilha de Páscoa
Orongo está sobre um penhasco a 300 metros de altura, debruçada sobre esse mar furioso, que eu enfrentei no meu barquinho (mas esse é assunto para o próximo post)


O ritual do Homem-Pássaro na Ilha de Páscoa


Os guerreiros escolhidos para representar cada um dos sete clãs da Ilha de Páscoa, então chamada de Rapa Nui ("Ilha Grande"), precisavam descer os 300 metros da escarpa sobre a qual se assenta a vila de Orongo. A trilha pelo paredão de pedra exigia muita perícia.

Chegando ao final da trilha, os guerreiros tinham que enfrentar enfrentar as ondas furiosas que se arremessam contra o paredão de pedra e até o motu (ilhota), nadando sobre um cilindro de totora trançada, que ajudava na flutuação — a totora é uma espécie de junco, a mesma usada para construir as ilhas flutuantes dos Uros, no Lago Titicaca, na província de Puno, Peru.

Ao chegar ao Motu Nui, era preciso colher um ovo do manutara e fazer o mesmo caminho perigoso de volta.

Para que o ovo do pássaro sagrado chegasse intacto, no regresso a Orongo, os guerreiros Rapa Nui usavam na cabeça uma espécie de diadema de palha, onde havia uma "cestinha" para acondicionar a prenda.

O primeiro guerreiro a chegar a Orongo com o ovo do Manutara era o campeão, o Tangata Manu, e coberto de honras. O chefe de seu clã era sagrado comandante militar de todos os Rapa Nui com mandato de um ano, até a realização de novo Ritual do Homem-Pássaro.

Sítio Arqueológico de Orongo na Ilha de Páscoa
Sítio Arqueológico de Orongo na Ilha de Páscoa

Trilhas demarcadas permitem que os visitantes explorem com segurança o Sítio Arqueológico de Orongo


Como chegar à vila de Orongo

É possível ir a Orongo a pé, percorrendo uma trilha que começa logo depois da pista do Aeroporto de Mataveri (para quem vem de Hanga Roa).

O caminho, bem sinalizado, sobe a encosta do vulcão Rano Kau, com um visual cada vez mais lindo. Essa trilha é a mesma usada pelas comitivas dos clãs que subiam a Orongo para a realização do Ritual do Homem-Pássaro.

Trilha para Orongo na Ilha de Páscoa
Uma trilha parte dos arredores do Aeroporto de Mataveri até o topo do Vulcão Rano Kau, onde está a vila cerimonial de Orongo


Eu, comportadinha, fui a Orongo com um grupo, de micro-ônibus. A vantagem foi contar com os relatos e explicações do nosso guia, John.

O sítio arqueológico de Orongo tem um centro de visitantes bem didático, com ilustrações, linha do tempo e boas explicações sobre a tradição do homem-pássaro na Ilha de Páscoa.

No sítio arqueológico, você verá as curiosas casas que serviam de alojamento aos guerreiros Rapa Nui, construídas com lascas de pedra superpostas.

Sítio Arqueológico de Orongo na Ilha de Páscoa
Construídas com lascas de pedras superpostas, algumas câmaras dos alojamentos dos guerreiros desabaram 


Espalhados pelo terreno estão diversos conjuntos de petróglifos feitos em homenagem aos Tangata Manu (os campeões do ritual do homem-pássaro), uma crônica ainda não completamente decifrada, mas muito valiosa para antropólogos e arqueólogos que trabalham na área.

Outro atração imperdível pra quem visita Orongo é a cratera inundada do vulcão Rano Kau, um viveiro de plantas aquáticas, como a totora. 

manutara gravada em uma pedra cerimonial da vila de Orongo

A imagem no manutara foi gravada nesta pedra cerimonial da vila de Orongo


Nas águas da cratera também são criados peixes da espécie gambusia. Originários da América do Norte, esses bichinhos são tiro e queda para comer as larvas do mosquito Nau Nau (aedes aegypti).

Muito graças aos peixinhos gambusia, tão pequenininhos (atingem no máximo 6 centímetros de comprimento), a Iha de Páscoa, que já sofreu muito com a doença, não registra um único caso de dengue há quatro anos. 

➡️ Ingresso para a vila cerimonial de Orongo

Para visitar a vila cerimonial de Orongo, é preciso ter o ingresso dos parques nacionais de Rapa Nui, o mesmo que dá acesso a Rano Raraku. O bilhete custa US$ 60, ou US$ 50, se comprado no aeroporto, e tem validade para cinco dias. Não é necessário pagar ingresso para ver a cratera do vulcão.

Mais sobre a Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa: passeio de barco às ilhas sagradas dos Rapa Nui
Turismo responsável na Ilha de Páscoa: faça sua parte
Ilha de Páscoa: atenção ao comprar a passagem aérea
Onde comer na Ilha de Páscoa
Anakena, a praia da Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa: roteiro no "lado mais distante do mundo"
Hospedagem na Ilha de Páscoa - onde ficar em Hanga Roa

O Chile na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário