11 de janeiro de 2017

Cataratas do Iguaçu: a natureza confortável

Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
Cataratas do Iguaçu: um espetáculo que não exige sacrifícios

Atualizado em junho de 2018

Tem trilha, tem cachoeira — tem até mosquito. Mas o turismo ecológico nunca foi tão confortável como no Parque Nacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

Ficar cara a cara com aquele colosso das Cataratas do Iguaçu — e bote colosso nisso — é um deleite que não discrimina idade nem preparo físico.

A estrutura do parque é tão bem planejada que dá quase para pensar em “mordomia”, com ônibus que nos deixa na cara do gol, trilha pavimentada e subidas e descidas que não alteram o fôlego nem de fumantes cinquentonas como eu.

Passarela da Garganta do Diabo, Cataratas do Iguaçu
A passarela da Garganta do Diabo deixa o visitante de cara para a força das Cataratas do Iguaçu

Eu sempre desconfio que a dificuldade de acesso e os perrengues do caminho contribuem para aumentar o arrebatamento que a gente sente ao contemplar uma paisagem.

Mas as Cataratas do Iguaçu são tão espetaculares que a absoluta ausência de sofrimento para chegar até elas não diminui em nada a sua maravilha — nem o fato de vê-las pela terceira vez, como foi o meu caso, no feriadão do Carnaval 2016.

Cataratas do Iguaçu, Brasil

É mais ou menos como ir para o céu sem precisar morrer — muito menos encher o pé de bolhas. Nem o mais preguiçoso se queixa. Veja como foi a minha confortabilíssima aventura diante das Cataratas do Iguaçu:

Entrada do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
A entrada do Parque das Cataratas
Entrada do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

Visita às Cataratas do Iguaçu


A chegada ao Parque Nacional do Iguaçu
Fiquei hospedada do ladinho das Cataratas do Iguaçu, no San Martin Hotel e Spa, a 400 metros da portaria do parque.

Com a proximidade, pude dispensar o transporte (que sai dos hotéis com hora marcada, geralmente muito cedo) e economizei o táxi. Fui e voltei a pé.

➡️ O Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu é bem estruturado. Aí ficam a lanchonete (que não experimentei), uma bilheteria com uma quantidade enorme de guichês — não peguei nem 15 segundos de fila para comprar ingresso — e um Centro de Informações que orienta os visitantes sobre os passeios credenciados que são realizados na área do parque. É um bom lugar para pegar o seu mapa.

Loja do  Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
A loja de produtos do parque e a fila (pequenininha) para embarcar nos ônibus
ônibus que percorre o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

➡️ A enorme loja de produtos licenciados com a marca das Cataratas do Iguaçu fica logo ao lado da bilheteria do parque.

Além das lembrancinhas, a loja é um bom lugar para comprar aquele objeto útil que você esqueceu, tipo a sacolinha de nylon resistente ao chuvisco que vem das cachoeiras (pra abrigar melhor as câmeras fotográficas) e capa de chuva, item indispensável.

Mas, se quiser economizar, os ambulantes vendem capas de chuva simplesinhas e meio descartáveis por R$ 5, do lado de fora do parque.

Ônibus do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
Na parada do ônibus em frente ao Hotel das Cataratas (abaixo) começa a trilha do circuito principal
Hotel das Cataratas, Parque Nacional do Iguaçu

➡️ Ingresso comprado, é hora de ir para a fila do embarque nos ônibus que levam ao circuito principal, a trilha para ver as Cataratas do Iguaçu. São os únicos veículos autorizados a circular com os turistas na área do parque.

➡️ Os ônibus que circulam no Parque Nacional do Iguaçu são modernos e confortáveis e são adaptados para garantir a acessibilidade a quem tem alguma dificuldade de locomoção.

Mirante no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
Logo no começo da trilha das Cataratas do Iguaçu, um tremendo mirante. E a partir daí você vai estar sempre de cara para a maravilha

Uma parte da frota dos ônibus do parque tem dois andares (o segundo andar é “avarandado”, sem vidraças, bom para as fotos). Durante a viagem, o sistema de som oferece algumas informações sobre as Cataratas e as opções de passeios.

➡️ Meu tempo de espera na fila do ônibus foi bem curtinho, coisa de 15 minutos ou menos, em pleno sábado de Carnaval.

Cataratas do Iguaçu
No começo da trilha, ainda longe das cataratas, sua chance de fazer fotos sem o spray é bem maior

Desci no início da trilha do circuito principal, em frente ao Hotel das Cataratas, onde fica um senhor mirante para as quedas d’água.

Mesmo sendo a terceira visita, fiquei um tempinho de queixo caído, admirando o espetáculo de som e fúria das águas. Uma cena realmente indescritível.

A partir daí, prepare a câmera, porque você vai caminhar o tempo todo de cara para a beleza.

Trilha do circuito principal do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
A trilha é bem confortável, pavimentada e quase sempre à sombra. No caminho você vai encontrar muitos mirantes para fazer uma pausa e fotos
Mirante para as cataratas, na trilha do circuito principal do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

Mirante para as Cataratas do Iguaçu

➡️ O circuito principal do parque das Cataratas é todo pavimentado, com piso regular, e protegido por balaustradas.

É um caminho que vai descendo a encosta rumo à passarela sobre o leito do rio e que deixa o visitante de cara para as Cataratas do Iguaçu.

A caminhada neste trecho é feita quase sempre à sombra, mas o calor úmido, no verão, é um desafio à resistência física.

Trilha para as Cataratas do Iguaçu

Passarela da Garganta do Diabo, Cataratas do Iguaçu
Na passarela da Garganta do Diabo, prepare-se para a chuveirada. Mas a molhação vale a pena
Passarela da Garganta do Diabo, Cataratas do Iguaçu

No final dessa trilha está o acesso à passarela sobre o leito do Rio Iguaçu, belo mirante para a Garganta do Diabo.

Acho que nem se eu tivesse mergulhado no rio eu teria conseguido ficar mais molhada do que fiquei nesse trecho do passeio. Mas nem pense em desistir —  percorrer aquela passarela vai deixar você descabelada, encharcada e absolutamente extasiada com o visual que ela oferece.

Depois disso, suba o elevador ou as escadarias de volta e você chegará a uma área com restaurante, lanchonetes, banheiros e lojas, onde pode pegar o ônibus e retornar à entrada do parque.

Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu
A sensação de chegar pertinho do paredão de águas furiosas também é muito legal

Garganta do Diabo, nas Cataratas do Iguaçu


Quanto tempo dura o passeio nas Cataratas do Iguaçu
A trilha do circuito principal não é longa, mas você vai querer andar muito devagar. Dá pra fazer a caminhada em cerca de uma hora, mas é melhor reservar de três a quatro horas para o passeio pelo Parque das Cataratas, para curtir bastante o visual, fazer paradinhas estratégicas e fazer muitas fotos.

➡️ No verão, o melhor é aproveitar a manhã, mais fresquinha para ver as Cataratas do Iguaçu. Quando a fornalha de São Pedro estiver funcionando a pleno vapor, lá pelo meio da tarde, você já pode estar se refrescando na piscina do seu hotel.

Restaurante Porto das Canoas, Parque Nacional do Iguaçu
Restaurante Porto das Canoas, com uma senhora vista para o Rio Iguaçu

O que levar para o Parque Nacional do Iguaçu
Além da capa de chuva, é fundamental ter uma garrafinha com água, pois no meio da trilha há apenas uma lanchonete onde se abastecer de líquidos e costuma ter fila.

Óculos escuros, chapéu e protetor solar são importantíssimos e o repelente é item de primeiríssima necessidade — as Cataratas do Iguaçu são um paraíso e, você já sabe, paraísos têm mosquitos. No caso, muitos, mas muitos mosquitos meeeesmo.

Rio Iguaçu e Cataratas do Iguaçu
No verão, quando o volume d'água é maior, não exija muita nitidez das fotos, porque o spray das cataratas não vai permitir
Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são o tipo de lugar que você não vai querer visitar sem uma câmera fotográfica. Para evitar danos ao equipamento, vale tomar alguns cuidados, pois a garoa que "emana" das cachoeiras é permanente e deixa tudo e todos encharcados.

Eu tenho uma capa à prova d'água para o celular, que uso em mergulhos e recomendo. A GoPro também tem a caixinha protetora dela. Pra não abrir mão de levar a Nikon, embrulhei a bichinha em bastante filme plástico (aquele de acondicionar comida na geladeira), deixando só a lente sem proteção.

Num saquinho tipo zip-lock, levei um bom suprimento de lenços de papel, essencial não só para secar a lente da câmera, mas também as lentes dos meus óculos (além de fotografar, eu queria ver, né?).

Cataratas do Iguaçu
A lente da sua câmera vai ficar assim — agora, imagine as suas roupas 😁

Cataratas do Iguaçu


O que vestir para caminhar no Parque Nacional do Iguaçu
No verão, Foz do Iguaçu é um forno — talvez o lugar mais quente que já visitei. Nessa época, use peças leves e confortáveis.

Materiais do tipo dry fit, que secam rápido, são muito recomendáveis, porque você evita o desconforto da roupa molhada por muito tempo.

Cataratas do Iguaçu

Em junho e julho faz frio de verdade por lá. Agasalhe-se bem. O spray das cataratas está mais moderado nesse período, porque a vasão das quedas d'água é menor, mas mesmo assim você vai se molhar. Não esqueça, portanto, de usar um casaco impermeável ou uma boa capa de chuva por cima dos agasalhos.

Em qualquer época, use calçados confortáveis, amigáveis à caminhada. Salto, nem pensar — só o das águas do Rio Iguaçu abismo abaixo, formando um dos mais belos espetáculos da natureza que você vai ver na vida.

Cuidados importantes nas Cataratas do Iguaçu
Caminhe sempre pelas trilhas demarcadas. Essa é uma regra que garante sua segurança e a integridade da mata e da fauna.

Leve um saco para armazenar o eventual lixo que venha a produzir (os tais lencinhos de papel que você vai usar para secar a lente da câmera, por exemplo).

O parque é bem servido de lixeiras, mas em alguns pontos da trilha elas podem já estar abarrotadas.

Quatis no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
Os quatis são muito fofinhos, mas são uns delinquentes. Faça festinha de longe

Quatis no Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu

➡️Uma recomendação especial é em relação aos quatis, personagens pitorescos e inescapáveis nas Cataratas do Iguaçu.

O quatis são fofinhos, sim. Na verdade, são o bando de meliantes mais enternecedores que eu já vi. Mas, se você vacilar, vão roubar sua comida, tentar entrar na sua bolsa e lhe seguir com a maior cara de santos até você ceder à culpa e dar alguma guloseima cheia de açúcar, sódio e gordura hidrogenada pra eles.

Mas não ceda. Dar comida aos quatis é uma crueldade, porque isso os torna cada vez mais dependentes dos humanos, incapazes de caçar o próprio alimento — bora combinar que não é por falta de natureza que eles estão viciados em junk food, né?

Quando estiver comendo, redobre o cuidado com os quatis, porque eles podem atacar em busca de comida. Mordidas, arranhões ou mesmo lambidas de quati devem ser levados muito a sério, já que eles podem transmitir o vírus da raiva (hidrofobia). Se acontecer, procure rapidamente um médico.

Centro de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Há várias opções de passeios no Parque Nacional do Iguaçu e eles podem ser comprados no Centro de Visitantes, logo na chegada

Passeios no Parque Nacional do Iguaçu
 Eu sou uma contempladora, portanto, fazer o circuito principal das Cataratas do Iguaçu já me satisfez a alma.

Quem gosta de alguma adrenalina e de pitadinhas Indiana Jones na vida, porém, vai gostar de fazer o Macuco Safari (passeio de barco até a base de algumas quedas d’água) e as trilhas oferecidas no parque (a do Poço Preto e das Bananeiras, que combinam caminhada e passeio de caiaque).

Macuco Safari, Parque Nacional do Iguaçu
Os ônibus que circulam no parque fazem paradas nos pontos de partida dos passeios, como a estação do Macuco Safari

Você pode se informar sobre todas essas atividades no site oficial do Parque das Cataratas.

Leia também as minhas dicas para visitar o lado argentino das cataratas:
Cataratas do Iguaçu: o lado argentino

⭐ Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu
BR-469 (Avenida das Cataratas), km 18. Aberto diariamente das 9h às 17h

Ingresso para brasileiros: R$ 37,60 (R$ 26 da entrada + R$ 10 do transporte + R$ 1,60 do Fundo Iguaçu de conservação).

Centro de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Centro de visitantes do Parque Nacional do Iguaçu

Visitantes do Mercosul pagam R$ 50,60. Demais estrangeiros, R$ 63,60.

Crianças (de 2 a 11 anos) pagam R$ 10. Maiores de 60 anos também pagam R$ 10.

É possível comprar as entradas pela internet, mas a fila na bilheteria, em pleno sábado de carnaval, estava tranquilíssima.

 Quem vai de carro precisa pagar a taxa do estacionamento (R$ 22) junto com a aquisição do ingresso.

Férias de julho no Brasil - 4 destinos que ficam ótimos nessa época: Bonito, Pantanal, Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu

Mais sobre Foz do Iguaçu e região
4 dias em Foz do Iguaçu: Roteiro e dicas práticas

Hospedagem em Foz do Iguaçu: San Martin Hotel e Spa
Cataratas do Iguaçu: o lado argentino
Minha avaliação: Free Shop de Puerto Iguazu
A casa de Che Guevara em Caraguatay, Argentina
Bate e volta de Foz do Iguaçu à Missão Jesuítica de San Ignacio Miní



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

2 comentários:

  1. Amei o post. Deu vontade de ir correndo para lá. Eu fui qdo tinha 12 anos. Tenho que voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cris :) Cada visita às Cataratas parece que é a primeira. Lindo demais aquele lugar

      Excluir