4 de julho de 2018

Ollantaytambo – mais que uma escala para Machu Picchu

Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, Peru
Entre as construções incas do Vale do Urubamba, Ollantaytambo só fica atrás de Machu Picchu em importância histórica e arquitetônica

Já faz um tempinho que Ollantaytambo se consolidou como ótima opção de pernoite para quem vai a Machu Picchu.

A pouco mais de uma hora de trem do sítio arqueológico mais famoso das Américas, essa vila é o núcleo urbano mais antigo do Vale do Rio Urubamba — o Vale Sagrado dos Incas — uma ocupação iniciada ainda no esplendor do império e jamais abandonada.

Povoado de Ollantaytambo, Vale Sagrado, Peru

O povoado de Ollantaytambo visto do topo da fortaleza


Dotada de boa infraestrutura para o turismo sem perder suas características de autêntica vila inca, Ollantaytambo tem atrativos de sobra para justificar a parada e o pernoite que vão além da praticidade, para quem está a caminho de Machu Picchu.

Começando pelo espetacular Tambo de Ollanta (Ollantaytambo, que dá nome à vila), um sítio arqueológico impressionante, bem no centro da povoação.

Em uma visita a Ollantaytambo, você vai encontrar bons hotéis, bons restaurantes, artesanato de qualidade e, principalmente, um jeito de viver que remonta ao tempo dos incas e permanece muito bem preservado pelo povo quéchua.

Veja as dicas:

Ollantaytambo, Peru

Antes de escolher entre Cusco, Ollantaytambo e Águas Calientes como base para a visita a Machu Picchu, veja este post: Machu Picchu: onde pernoitar

Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, Peru

O "Tambo de Ollanta" tem até uma história super romântica no currículo


O que ver em Ollantaytambo
A grande atração de Ollantaytambo são as espetaculares ruínas do tambo que, na verdade, era do imperador Pachacútec e não de Ollanta.

Os tambos incas eram estruturas que se aproximavam, em conceito e finalidade, dos castelos medievais europeus. Serviam como fortalezas para a defesa de determinado território, como núcleo habitacional, pouso para tropas e viajantes e centro de governo.

Há controvérsias sobre a história e o nome do local. Os guias turísticos costumam oferecer a versão mais romântica. O “Tambo de Ollanta” teria ganhado seu nome do general plebeu que se apaixonou e conquistou a filha de um imperador.

Montanha em Ollantaytambo, Peru

A montanha em frente ao tambo ainda conserva vestígios dos silos usados para armazenar alimentos e ajudar a abastecer o Império Inca


A construção original do tambo seria muito anterior aos incas, com origem em uma fortaleza do povo aymará.

O que se sabe é que foi Pachacútec, o grande construtor do Império Inca, o primeiro a incorporar o local como estrutura de ocupação do Vale do Urubamba, ordenado grandes obras de fortificação e a edificação de templos, palácios e terraços de cultivo no tambo.

Após a invasão espanhola, Ollantaytambo foi um bastião importante para a resistência andina, liderada por Manco Inca Yupanqui.

Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, Peru

O tambo contava com diversos templos e palácios


Depois de Machu Picchu, o sítio arqueológico de Ollantaytambo é a estrutura inca mais impressionante que você encontrará no Vale do Urubamba.

Não se deixe intimidar pelos infinitos degraus que levam ao alto da fortaleza, que parecem alcançar as nuvens. A subida ao topo da construção é imperdível, ainda que você tenha que dosar o fôlego degrau a degrau — a 2.800 metros de altitude, essa é uma sábia providência.

Prefira fazer a visita com um guia, para compreender melhor o contexto e a utilização de cada estrutura que você verá por lá.

O ingresso para o sítio arqueológico de Ollantaytambo é o boleto turístico de Cusco.

Saiba mais sobre esse passe que dá acesso a 16 atrações da região: Cusco - desvendando o boleto turístico

Feira de artesanato no Sítio Arqueológico de Ollantaytambo, Peru

Feirinha de artesanato de Ollantaytambo, na entrada do sítio arqueológico


Depois da visita às ruínas do tambo de Ollanta, se ainda sobrar fôlego, você pode subir a montanha em frente, onde ainda resistem diversos silos destinados ao armazenamento de grãos – lembre-se que os tambos funcionavam também como centros de abastecimento, servindo como ponto de distribuição de alimentos pelas rotas do Império Inca — e tentar desvendar a famosa “cara do inca” esculpida na pedra pelo vento.

Longe das alturas, a vila de Ollantaytambo merece ser explorada com atenção. Essa é uma das povoações contínuas mais antigas do Peru, um núcleo urbano inca que resistiu ao avanço do tempo e dos colonizadores.

Pelas ruazinhas estreitas da vila, você vai ver muitos restos de construções incas ainda em uso.

Vila inca de Ollantaytambo, Peru

A moldura das montanhas é um dos encantos de Ollantaytambo


O povoado já é bem servido de bares, cafés e restaurantes e tem um mercado de artesanato bem sortido.

Sobre o tour a Ollantaytambo e outras atrações do Vale do Urubamba, leia este post:
Um dia no Vale Sagrado dos Incas


Como chegar a Ollantaytambo
Ollantaytambo está a 70 km de Cusco, uma viagem de quase duas horas, graças às muitas curvas, subidas e descidas da estrada.

Estação de trens de Ollantaytambo, Peru
Ollantaytambo é uma escala super conveniente para quem vai ou volta de Machu Picchu

Para quem não está com carro alugado, o jeito mais econômico de chegar a Ollantaytambo é pegar uma van, o chamado “transporte compartido (compartilhado)”, serviço com vasta oferta em toda a  região de Cusco.

O preço da passagem de van entre Cusco e Ollantaytambo depende da cara do freguês e custa entre 10 e 15 soles para estrangeiros — os motoristas sempre vão cobrar três vezes mais caro de um turista que de um local.
 
Trem para Machu Picchu: Estação Ferroviária de Ollntaytambo, Peru

Chegada à estação ferroviária: apesar dos atrativos próprios, foi o trem pra Machu Picchu que colocou Ollntaytambo no mapa turístico


Para não correr riscos desnecessários, pergunte no seu hotel ou pousada sobre algum motorista de confiança ou recorra à única empresa registrada com site da internet que oferece o serviço, a Real Inca.

Se não der para contar com uma dessas alternativas, no mínimo faça uma “vistoria” no veículo disponível, antes de embarcar. Dê uma olhadinha no estado dos pneus e na conservação aparente da van.

A estrada entre Cusco e Ollantaytambo é muito perigosa e um carro caindo aos pedaços é sempre uma péssima indicação.

Trem para Machu Picchu, Ollantaytambo, Peru

Olha o trem pra Machu Picchu aí 😊


Não existe uma rodoviária em Cusco. As vans para Ollantaytambo e para a cidade de vizinha de Urubamba partem de um terminal meio improvisado a cerca de 1 km da Plaza de Armas, na Calle Pavitos, esquina com a Calle K’uichipunku, perto da estação ferroviária de Wanchaq.

Para voltar de Ollantaytambo a Cusco, é bem fácil encontrar vans na pracinha central do povoado.

Agora em fevereiro/2018, os motoristas estavam cobrando 10 soles por pessoa pelo transporte.

Pegamos uma van bem novinha, que fez muitas paradas no caminho para deixar e recolher passageiros. A viagem levou cerca de uma hora e meia.

Vila inca de Ollantaytambo, Peru

A vida em Ollantaytambo gira em torno da antiga fortaleza imperial. Mas, cá no chão, você também vai encontrar muitos vestígios incas


Vila inca de  Ollantaytambo, Peru

Trafegar por uma estrada andina (e de montanhas, em geral) requer sempre algum sangue frio para encarar as curvas e os abismos que passam bem ao lado da janelinha.

Se você achar que o motorista está acelerando demais ou cometendo imprudências, não tenha vergonha de reclamar e pedir para que ele diminua a velocidade.

Para detalhes sobre a viagem de Ollantaytambo a Machu Picchu, veja este post: 
Como chegar a Machu Picchu

Hospedagem em Ollantaytambo - Hotel Terra Nostra

As paredes envidraçadas do Hotel Terra Nostra trazem as montanhas pra pertinho da gente


Hospedagem em Ollantaytambo
Como já falei, a oferta de hotéis em Ollantaytambo cresceu e melhorou muito desde a minha primeira visita à cidade, em 2002.

O tempo dos albergues precários para quem pernoitava na vila para embarcar cedinho no trem Backpacker para Machu Picchu ficou para trás e já é tranquilo encontrar hospedagem bem estruturada e confortável em Ollantaytambo, a preços bem razoáveis — na casa dos US$ 55 de diária em apartamento duplo, com café da manhã.

Hospedagem em Ollantaytambo - Hotel Terra Nostra

O riacho Patacancha passa bem atrás do hotel. A sala de estar tem vista para o rio e as montanhas


⭐ Hotel Terra Nostra Ollantaytambo
Avenida Occobamba 480

Nós ficamos hospedados no Hotel Terra Nostra, que está instalado em um edifício de dois andares, construído em pedra e madeira e tem generosíssimas vidraças que o integram completamente às montanhas ao redor.

Hospedagem em Ollantaytambo - Hotel Terra Nostra

O jardim do Hotel Terra Nostra


O hotel fica em uma rua bem próxima ao centrinho de Ollantaytambo, a cerca de 1 km da Estação Ferroviária. O jardim do hotel fica debruçado para o Rio Patacancha, que deságua no Urubamba.

Nossa acomodação foi em um quarto triplo com vista para a montanha.

O apartamento tem cerca de 25 m² e é dividido em dois ambientes: uma saleta, com sofá, poltronas e TV e uma cama de solteiro, e o quarto propriamente dito, onde estão mais duas camas de solteiro, mesinha de trabalho e uma estante para acomodar a bagagem.

Hospedagem em Ollantaytambo, quarto do Hotel Terra Nostra

O quarto/saleta do nosso apartamento. Abaixo à direita, a vista do apartamento




Hospedagem em Ollantaytambo, quarto do Hotel Terra Nostra

Os dois espaços se comunicam por um janelão que pode ser vedado por uma cortina. A saleta tem uma parede envidraçada com vista para as montanhas.

Gostei da qualidade das camas, roupa de cama e banho e dos travesseiros. A calefação funcionou bem e nossa estadia foi bem confortável. 

O banheiro não era grande, mas novinho, limpo e bem equipado — gostei das prateleiras para acomodar roupas e nécessaires.

Nem prestei atenção na programação da TV a cabo, mas o WiFi funcionou bem direitinho.

Hospedagem em Ollantaytambo, quarto do Hotel Terra Nostra
O dormitório principal de nosso apartamento

As áreas comuns do Hotel Terra Nostra são decoradas com bom gosto e bastante confortáveis. Não aproveitamos muito, porque chegamos tarde e saímos para Cusco no dia seguinte de manhã, mas, achei o hotel bastante limpo e bem cuidado.

O hotel tem estacionamento gratuito para hóspedes e oferece transfer (pago) para o Aeroporto Velasco Astete, em Cusco.

Hospedagem em Ollantaytambo, quarto do Hotel Terra Nostra

Nossa diária não previa o café da manhã e acho que nem estava sendo servido — fiquei com a impressão de que éramos os únicos hóspedes, coisas de fevereiro, baixíssima temporada na região.

Eu gostei bastante do Hotel Terra Nostra e voltaria a me hospedar lá. Pagamos a mesma diária que estava acertada com o hotel originalmente reservado, US$ 53 para três hóspedes, sem café da manhã.

⛔ Um perrengue antes da hospedagem
Eu tinha reserva no hotel Casa del Abuelo Riverside, que tem ótimas avaliações no Booking (cotado como “fabuloso”, nota 8,7 pelos hópedes), mas aconteceu uma coisa bizarra na minha chegada ao povoado: quase 11 da noite, exaustos do dia em Machu Picchu, chegamos ao hotel e ele estava “fechado para reformas”. Encontramos um bilhete na porta, mandando que nos dirigíssemos ao Hotel Terra Nostra, que fica praticamente em frente.

Detalhe importante: a reserva tinha sido feita apenas 48 horas antes, o que torna ainda mais incompreensível a “reforma” repentina—e foi imperdoável que não houvesse qualquer comunicação por e-mail da Casa del Abuelo avisando que não teria condições de nos receber.

Passado o susto (embora o Terra Nostra ficasse bem pertinho, levamos um tempinho para descobri-lo), deu tudo certo na nossa nova hospedagem.

Onde Comer em Ollantaytambo - Hearts Café
O Hearts Café foi uma ótima surpresa

Onde comer em Ollantaytambo

⭐ Hearts Café
Avenida Ventiderio s/n. Diariamente, das 7h às 22h.

No fiquei em Ollantaytambo o suficiente para uma jornada gastronômica, mas deu tempo de tomar uma café da manhã mega delicioso no Hearts Café, uma casa de aparência despretensiosa, bem atrás do sítio arqueológico.

Onde Comer em Ollantaytambo - Hearts Café

Nosso ótimo café da manhã em Ollantaytambo


As panquecas de banana com maple syrup e os sanduíches estavam deliciosos, assim como o café expresso muito bem tirado. Pagamos 66 soles pela refeição para três pessoas (R$ 78/ US$ 20).

O Hearts café aceita cartão de crédito, tem um serviço super eficiente e simpático e tem uma localização bem conveniente. Recomendo muito.


O Peru na Fragata Surprise
Todas as dicas de viagem ao Peru - post-índice
Peru: roteiro de 10 dias com Lima, Cusco e Machu Picchu
Peru e Bolívia – roteiro de La Paz a Machu Picchu


Minha vida com Gastón (Acúrio) – as aventuras da Fragata nos restaurantes do chef-celebridade

Cusco
Lima
Machu Picchu
Puno
Andahuaylillas, Pukará e Raqchi
Vale do Urubamba (Písac, Ollantaytambo e Chinchero)


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

5 comentários:

  1. Nossa, sempre tive muita vontade de conhecer Machu Pichu!!! Amei esse post

    ResponderExcluir
  2. Olá tripulantes da Fragata! Acabei de chegar da minha viagem de 15 dias ao Peru e quero agradecer imensamente por todas as preciosas dicas do blog. Segui tudo! Mas principalmente a esta sobre Ollantaytambo que é maravilhosa! Uma dica de ouro Inca!
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor de escrever a Fragata é receber retornos assim. Obrigada, Isolda :)
      Bjo

      Excluir
  3. Indo para lá em Cusco em breve, e este site tem os melhores relatos e dicas que achei! Parabéns!

    ResponderExcluir