10 de fevereiro de 2013

Hospedagem na Ilha de Páscoa - onde ficar em Hanga Roa

Centro de Hanga Roa, a "capital" da Ilha de Páscoa
O centrinho de Hanga Roa, 
a cinco minutos de caminhada do Tupa Hotel


Escolher a minha hospedagem na Ilha de Páscoa foi a tarefa mais difícil do meu planejamento de viagem à terra dos Rapa Nui.

São raras as opções de hospedagem de alto padrão (como o Hanga Roa Ecovillage & Spa e o Explora Rapa Nui, com preços estratosféricos) e é preciso ficar atenta às alternativas mais em conta, para não cair em cilada.

Uma coisa eu decidi rápido: queria um hotel no núcleo urbano da Ilha de Páscoa, a vila de Hanga Roa, já que não estava muito disposta a alugar carro.

Tupa Hotel, na Ilha de Páscoa
Os quartos do Tupa Hotel ficam em um pavilhão com vista para o mar 

Depois de boa pesquisa, escolhi um dos hotéis mais recomendados de Hanga Roa, entre os estabelecimentos de padrão médio.

Tupa Hotel se orgulha de já ter hospedado até o legendário explorador Thor Heyerdahl, que liderou a expedição Kon-Tiki (em uma balsa rudimentar, ele navegou das costas da América do Sul até a Polinésia, tentando provar que aquelas ilhas foram colonizadas por um povo do atual Peru/Bolívia).

Flores na decoração do Tupa Hotel, na Ilha de Páscoa
Pequenos mimos para alegrar o olhar...

O melhor do Tupa Hotel é o atendimento: os funcionários são simpáticos e competentes, providenciam passeios, aluguéis de carro, sugerem restaurantes e dão dicas preciosas da ilha. Paulina, uma das encarregadas da recepção, é uma concierge e tanto.

A equipe do hotel também é muito ágil para salvar hóspedes atrapalhados como eu, que tranquei o cadeado da mala com a chave dentro 😁😁.

Colar polinésio de flores oferecido aos hóspedes do Tupa Hotel, na Ilha de Páscoa
... e ritual de boas vindas - este colar de flores da ilha estava me esperando sobre a cama

A localização do Tupa Hotel também é bacana, fora da muvuca do centrinho, mas a curtas caminhadas de todos os pontos de interesse em Hanga Roa.

Meu apartamento, com super vista para o mar, tinha uma varanda que dava para um gramado simpático, mas mal aproveitado (poderia ter espreguiçadeiras e outros confortinhos básicos).

Vista para o mar da varanda do Tupa Hotel, na Ilha de Páscoa
Esta é a vista da varanda do Tupa Hotel

Quem mais aproveitava esse gramado eram os cavalos meio selvagens da Ilha de Páscoa, que vinham pastar alegremente todas as tardes, bem em frente à minha varanda.

Internamente, o quarto do Tupa Hotel era bastante espaçoso. A cama era muito confortável, com travesseiros decentes, luz de leitura na cabeceira (\o/) e uma generosa quantidade de tomadas.

cavalo pastando em frente à minha varanda no Tupa Hotel, Ilha de Páscoa
O mundo visto da varanda do meu quarto no Tupa Hotel

Senti falta do ar condicionado (luxo raríssimo na Ilha de Páscoa, onde é crucial economizar energia).

Na noite da minha chegada, achei o quarto muito quente e o ventilador não foi suficiente para arrefecer o calor. Foi preciso deixar a porta da varanda aberta por um par de horas, até refrescar.

O Ahu Tahai visto do Tupa Hotel, na Ilha de Páscoa
Puxando o zoom da câmera, dá para fotografar o Ahu Tahai da varanda do hotel

O banheiro também é grande, novíssimo e bem equipado, mas o chuveiro era um perrengue, pela impossibilidade de regular a temperatura da água.

É duro só poder escolher entre banho fervendo ou gelado.

Apartamento do Tupa Hotel e salão do café da manhã, Hanga Roa, Ilha de Páscoa
O quarto e o salão do café da manhã
O café da manhã do Tupa Hotel, anunciado como “típico da Polinésia”, está incluído na diária, mas é muito fraquinho: bolos industrializados, frios, queijos e geleias. Essa é mais uma realidade da Ilha de Páscoa: produz-se muito pouco por lá. É mais barato importar comida pronta do que ingredientes perecíveis para cozinhar.

O pão servido no café da manhã do Hotel Tupa era uma das poucas produções locais e até que é gostosinho. O café solúvel, porém, é uma abominação que eu não consigo perdoar — mas é outra característica da Ilha de Páscoa com a qual se tem que aprender a conviver.

Praia de Pea, no Centro de Hanga Roa, Ilha de Páscoa
A Praia de Pea, a mais central de Hanga Roa, fica a uma curta caminhada do Tupa Hotel

O Tupa Hotel oferece WiFi gratuito, mas só funciona na sala de estar. Se você não vive sem internet, vai se agoniar com o serviço na Ilha de Páscoa, que é irritantemente lento.

Lembre-se que está no lado mais distante do mundo, a pelo menos 5 mil quilômetros de qualquer outro pedaço de terra do planeta e relaxe.

Vista da varanda do meu quarto no Tupa Hotel, Hanga Roa, Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa tem uma população grande de cavalos meio selvagens. Vários deles vinham bater ponto no gramado em frente
 aos apartamentos para fazer uma boquinha

 O Tupa Hotel oferece transfer gratuito de e para para o Aeroporto de Mataveri. O serviço funciona direitinho. Basta avisar em que voo você está chegando e um motorista espera os hóspedes com uma plaquinha do hotel no desembarque.

Uma coisa que você precisa saber antes de ir à Ilha de Páscoa: Hanga Roa tem uma população absurdamente grande de baratas, resultado do desequilíbrio ambiental e do clima quente e úmido.

No Tupa Hotel, o assunto é tratado com a maior naturalidade.  Depois de uma chuvarada, prepare-se para topar com elas, nas áreas externas do hotel. Não é uma questão de asseio, é um problema da ilha inteira.

Visitante inesperado no meu quarto no Tupa Hotel de Hanga Roa, Ilha de Páscoa
Uma coisa é certa: se deixar a porta da varanda aberta,
 você vai receber vistas 😁

➡️ Tupa Hotel
Taniera Teave s/n, Hanga Roa

Diárias a partir de US$ 75 no quarto single, com vista para o jardim. Como não havia vagas nos single, fiquei num apartamento duplo, com vista para o mar, onde as diárias são de US$ 120.

Hospedagem comentada – índice reúne todos os posts sobre o tema publicados no blog



O Chile na Fragata Surprise:

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Um comentário:

  1. Muito bom saber de tudo o que você escreveu aqui.
    Só que, como tem muitas baratas deve ter predadores delas.
    Se for assim, quais são esses predadores?
    Bom ver os cavalos livres no pasto.

    ResponderExcluir