10 de fevereiro de 2013

Hospedagem na Ilha de Páscoa - onde ficar em Hanga Roa

O centrinho de Hanga Roa, 
a cinco minutos de caminhada do Tupa Hotel
Escolher a minha hospedagem na Ilha de Páscoa foi a tarefa mais difícil do meu planejamento de viagem à terra dos Rapa Nui. São raras as opções de hospedagem de alto padrão (como o Hanga Roa Ecovillage & Spa e o Explora Rapa Nui, com preços estratosféricos) e é preciso ficar atenta às alternativas mais em conta, para não cair em cilada.

Uma coisa eu decidi rápido: queria um hotel no núcleo urbano da Ilha de Páscoa, já que não estava muito disposta a alugar carro. Definir onde ficar em Hanga Roa, a capital da Ilha de Páscoa, exige um pouquinho de pesquisa. Entre os estabelecimentos de padrão médio disponíveis, escolhi um dos mais recomendados pelos viajantes na internet, o Tupa Hotel, que se orgulha de já ter hospedado o legendário explorador Thor Heyerdahl.


O melhor do Tupa é o atendimento: os funcionários são simpáticos e competentes, providenciam passeios, alugueis de carro, sugerem restaurantes e dão dicas preciosas da ilha, além de serem muito ágeis para salvar hóspedes atrapalhados como eu, que tranquei o cadeado da mala com a chave dentro. Paulina, uma das encarregadas da recepção, é uma concierge e tanto. 

Pequenos mimos para alegrar o olhar...
... e ritual de boas vindas - este colar de flores da ilha estava me esperando sobre a cama
A localização do Tupa Hotel também é bacana, fora da muvuca do centrinho, mas a curtas caminhadas de todos os pontos de interesse em Hanga Roa.

Meu apartamento, com super vista para o mar, tinha uma varanda que dava para um gramado simpático, mas mal aproveitado (poderia ter espreguiçadeiras e outros confortinhos básicos).


Internamente, o quarto era bastante espaçoso, com uma cama muito confortável, travesseiros decentes, luz de leitura na cabeceira (\o/) e uma generosa quantidade de tomadas.

O mundo visto da varanda do meu quarto
Senti falta do ar condicionado (luxo raríssimo na ilha, onde é crucial economizar energia).

Na noite da minha chegada, achei o quarto muito quente e o ventilador não foi suficiente para arrefecer o calor. Foi preciso deixar a porta da varanda aberta por um par de horas, até refrescar.

Puxando o zoom da câmera, dá para fotografar o Ahu Tahai da varanda do hotel
O banheiro também é grande, novíssimo e bem equipado, mas o chuveiro era um perrengue, pela impossibilidade de regular a temperatura da água. É duro só poder escolher entre banho fervendo ou gelado.

O quarto e o salão do café da manhã
O café da manhã, anunciado como “típico da Polinésia”, está incluído na diária, mas é muito fraquinho: bolos industrializados, frios, queijos e geleias. O pão até que é gostosinho, mas o café solúvel é uma abominação.

A Praia de Pea, a mais central de Hanga Roa, fica a uma curta caminhada do hotel
O WiFi gratuito só funciona na sala de estar e é irritantemente lento (um problema que assola a ilha inteira).

 O Tupa oferece transfer gratuito para o Aeroporto de Mataveri.

Os cavalos da ilha batem ponto no gramado em frente
 aos apartamentos para fazer uma boquinha

Uma coisa é certa: se deixar a porta da varanda aberta,
 você vai receber vistas
Uma coisa que você precisa saber antes de ir à Ilha de Páscoa é que Hanga Roa tem uma população absurdamente grande de baratas, resultado do desequilíbrio ambiental e do clima quente e úmido.

No Tupa Hotel, o assunto é tratado com a maior naturalidade.  Depois de uma chuvarada, prepare-se para topar com elas, depois das frequentes chuvaradas, nas áreas externas do hotel. Não é uma questão de asseio, é um problema da ilha inteira.

➡️ Tupa Hotel
Taniera Teave s/n, Hanga Roa
Diárias a partir de US$ 75 no quarto single, com vista para o jardim. Como não havia vagas nos single, fiquei num apartamento duplo, com vista para o mar, onde as diárias são de US$ 120.

Hospedagem comentada – índice reúne todos os posts sobre o tema publicados no blog



Mais sobre a Ilha de Páscoa

O Chile na Fragata Surprise:

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário