14 de fevereiro de 2013

Turismo responsável na Ilha de Páscoa: faça a sua parte


Ahu Akivi na Ilha de Páscoa
O Ahu Akivi fica distante do mar, mas seus moai olham na direção do oceano. A Ilha de Páscoa é o lar do povo Rapa Nui, que luta para preservar sua cultura


Em 2009, lideranças rapa nui bloquearam a pista do Aeroporto de Mataveri, na Ilha de Páscoa, para forçar o governo chileno a debater suas reivindicações sobre o controle de visitantes e imigrantes. 

Foi um deus nos acuda, com centenas de passageiros de todos os cantos do mundo retidos em Santiago, impedidos de embarcar para a ilha. 

O protesto não foi inspirado pela xenofobia, mas pela sobrevivência.

Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa
Isolada do mundo, a 4 mil km de qualquer outra porção de terra, a Ilha de Páscoa não tem fontes perenes de água potável


Com pouco mais de 160 quilômetros quadrados, a Ilha de Páscoa não tem qualquer fonte perene de água potável.

O abastecimento da ilha (de alimentos a combustíveis) vem do Chile, de navio ou de avião. O lixo faz o caminho inverso.

Praia de Anakena na Ilha de Páscoa
Os viajantes são bem vindos à Ilha de Páscoa, mas nós precisamos fazer nossa parte


Na década passada, a população da Ilha de Páscoa cresceu 55%, chegando a quase 6 mil pessoas. Hoje, algumas estimativas já falam em 10 mil moradores, das quais apenas 1.000 são rapa nui, a população original.

Se você tem viagem marcada ou sonha em visitar esse paraíso, faça sua parte e pratique o turismo responsável na Ilha de Páscoa — essa é uma postura desejável em qualquer destino de viagem, mas naquele pedacinho de mundo ela é crucial para ajudar a garantir a preservação ambiental e social da terra dos Rapa Nui.


Pinturas rupestres em Ana Kai Tangata na Ilha de Páscoa

Pinturas rupestres na caverna de Ana Kai Tangata representam os pássaros sagrados do Povo Rapa Nui


Dicas de turismo responsável na Ilha de Páscoa


A imigração crescente de “continentais” (chilenos) e de estrangeiros para esse pedacinho de terra no lado mais distante do mundo é apenas uma das ameaças ao frágil equilíbrio da Ilha de Páscoa, que até hoje paga o preço de um modelo especialmente perverso de colonização.

No final do Século 19, Rapa Nui foi arrendada pelo governo do Chile a uma empresa estrangeira que converteu a ilha inteira em uma fazenda de ovelhas.

Moai na Ilha de Páscoa
Os moai estão por toda parte na Ilha de Páscoa. Curta, admire, fotografe. Mas não toque neles, para não afetar sua conservação


Desde então, por mais de 70 anos e até meados do Século 20, a população original da Ilha de Páscoa ficou confinada na vila de Hanga Roa (supostamente para impedir que os ilhéus roubassem e comessem os animais), sem poder plantar ou manter rebanhos.

Até hoje, a produção de alimentos por lá é mínima.

Vila de Orongo na Ilha de Páscoa
Vila de Orongo na Ilha de Páscoa
No topo do vulcão Rano Kau, a vila cerimonial de Orongo era sede do ritual do Homem-Pássaro, que decidia a tribo que governaria a Ilha de Páscoa a cada ano


Os rapa nui ainda lutam para reaver o controle sobre seu território ancestral, num conflito que vai muito além da questão fundiária.

O clã Hitorangi, por exemplo, reivindica as terras onde hoje se ergue o luxuoso Hanga Roa Ecovillage & Spa. Segundo os rapa nui, o empreendimento ocupa a área do Ahu Makere.

Os ahu são plataformas rituais onde geralmente se depositam os ossos dos mortos de determinado grupo e podem ou não ser adornados com moai, a depender da importância militar ou política dos guerreiros ali sepultados.

Na tradição local, o hotel foi construído sobre o altar onde os Hitorangi reverenciariam seus matamúa (antepassados).

O Umbigo do Mundo na Ilha de Páscoa

Te Pito Kura ("o umbigo do mundo"): os rapa nui acreditam que essas pedras têm poderes curativos. Elas são fortemente magnetizadas e esta pode ser uma das explicações para a "mágica"


Até mesmo o mais bem intencionado dos turistas pode representar um impacto importante para o equilíbrio da Ilha de Páscoa.

Os números variam de acordo com a fonte, mas Rapa Nui recebe entre 50 mil e 65 mil visitantes por ano em 12 voos semanais que partem de Santiago, Lima e Papeete, no Taiti.

Ahu Tahai na Ilha de Páscoa
Ahu Tahai na Ilha de Páscoa
O Ahu Tahai fica colado ao centrinho de Hanga Roa


Ao mesmo tempo em que o turismo movimenta a principal economia da Ilha de Páscoa, contribui para a geração de lixo, a demanda por mais automóveis para passeios, o encarecimento dos gêneros alimentícios e para o crescente interesse de “continentais” em abrir pousadas e restaurantes por lá.

Por lei, estrangeiros não podem ser proprietários na Ilha de Páscoa.

A vedação, porém, é facilmente driblada pelos contratos de “sociedade” pelos quais os ilhéus arrendam terrenos para “parceiros” que montam e tocam seus empreendimentos, desalojando moradores para habitações mais precárias, como os quase barracos construídos em alguns trechos da Calle Policarpo Toro, em Hanga Roa.

"Fábrica de moais" nas encostas do vulcão Rano Raraku na Ilha de Páscoa
"Fábrica de moais" nas encostas do vulcão Rano Raraku na Ilha de Páscoa

Lembrei do quanto sou pequenininha caminhando pelo parque dos moai, nas encostas do vulcão Rano Raraku — e olha que as estátuas são muito maiores do que a gente vê, porque estão enterradas dos “ombros” pra baixo


Conhecer Rapa Nui era um sonho que eu trazia desde a adolescência. Se você também quer ir para lá, dou a maior força, mas faço um pedido: trate a Ilha de Páscoa como uma delicada preciosidade, um patrimônio da humanidade que só faz sentido se for, antes de tudo, patrimônio de sua população original.

Além daqueles cuidadinhos básicos de gente educada (recolher seu lixo, evitar o desperdício de água, etc), prefira sempre contratar guias e agências mantidas pelos locais.

E, principalmente, ouça a história daquele povo, respeite sua cultura e solidarize-se com uma gente linda, que construiu maravilhas para o deleite de todos nós.

Mais sobre Rapa Nui/ Ilha de Páscoa

O Chile na Fragata Surprise:

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário