Monte seu roteiro com alguma folga. Não é incomum haver cancelamento de voo na Ilha de Páscoa |
É raro, mas há paraísos que desafiam a lógica e, em vez de exigir dos mortais um esforço tremendo para chegar até eles, são eles que se aproximam de nós.
É o caso da Ilha de Páscoa: a passagem aérea para lá, até recentemente, custavam os olhos da cara. Com o aumento da oferta de voos, os preços das tarifas caíram bastante.
Pra a última semana de janeiro, por exemplo, depois de muita pesquisa, consegui uma passagem para Ilha de Páscoa, saindo de Brasília, por R$ 1.500, na TAM/LAN (hoje Latam).
O Ahu Nau-Nau, na Praia de Anakena |
O voo fez conexão em Guarulhos e em Santiago do Chile e custou mais barato que um bilhete ida e volta Brasília-Salvador no mesmo período...
Acabei de repetir a pesquisa no Kayak, para datas em abril, e a tarifa para a essa rota está na mesma faixa de preço, sem as taxas de embarque.
Alerto, porém, que há algumas precauções a serem observadas na compra dos bilhetes aéreos para a Ilha de Páscoa.
Veja os cuidados que você deve tomar ao comprar sua passagem para a Ilha de Páscoa:
Passagem aérea para Ilha de Páscoa
Escultura ritual e um moai restaurado à sua aparência original na vila de Hanga Roa |
É sempre recomendável emitir todos os trechos aéreos na mesma passagem, não importa pra onde você vá. Em caso de atraso ou cancelamento de alguma perna, a companhia aérea se encarrega de remarcar as conexões seguintes.
No caso da Ilha de Páscoa, isso é crucial, pois não são raros os cancelamentos de voos por lá.
O Aeroporto de Mataveri, na Ilha de Páscoa, é pequeno e bem simples. Acima, à esquerda, o corredor que os passageiros usam para chegar à pista e às aeronaves |
Mataveri não tem fingers (mas tem moais 😀). Os passageiros embarcam caminhando pela pista |
Aconteceu comigo: eu deveria ter partido do Aeroporto de Mataveri à 00:05 do dia 30 de janeiro, mas o avião ambulância precisou decolar, levando um paciente em estado grave para Santiago.
Se meu voo de santiago do Chile para São Paulo ou o voo de São Paulo para Brasília tivessem sido emitidos em outro bilhete ou comprados em outra companhia, eu teria perdido o embarque e a passagens.
Área de embarque do Aeroporto de Mataveri |
Eu quase caio na tentação de emitir uma passagem com milhas de Brasília a Santiago e pagar o trecho Santiago-Ilha de Páscoa lá no Chile, onde os preços são mais convidativos.
Teria errado feio, porque, com certeza, teria perdido meu voo de retorno da capital chilena para o Brasil.
Com os voos independentes, a companhia aérea não teria que se responsabilizar pela minha acomodação em Santiago, nem pelo voo de lá até o Brasil.
Pôr do sol na Ilha de Páscoa |
Monte seu roteiro com alguma folga
O resultado do cancelamento do meu voo de Hanga Roa para Santiago foram 16 horas de atraso na minha partida da Ilha de Páscoa (ficar presa no paraíso até que não é tão mal, 😊).
Esse adiamento acabou virando 36 horas de atraso na minha chegada a São Paulo, já que foi necessário pernoitar em Santiago.
Moais semienterrados na encosta do Vulcão Rano raraku, onde as famosas estátuas da Ilha de Páscoa eram esculpidas |
Essas situações são imprevisíveis (e frequentes, segundo os moradores da Ilha de Páscoa). Portanto, aconselho que você não marque sua ida e volta para Rapa Nui numa agenda muito apertada.
Perdi um dia e meio de encontro com os amigos em Sampa, mas ganhei uma linda manhã e inicio de tarde na Ilha de Páscoa.
Considerando a perspectiva desses imprevistos, deixe uma folguinha de pelo menos dois dias entre a data prevista para a volta para casa e a retomada dos compromissos. Assim, você curte a emoção de visitar o lado mais distante do mundo sem estresse.
Mais sobre a Ilha de Páscoa
Como organizar uma viagem à Ilha de Páscoa com as novas regras de visitação (2018)
O que fazer na Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa: passeio de barco às ilhas sagradas dos Rapa NuiO que fazer na Ilha de Páscoa
Orongo e o Ritual do Homem-Pássaro na Ilha de Páscoa
Turismo responsável na Ilha de Páscoa: faça sua parte
Onde comer na Ilha de Páscoa
Anakena, a praia da Ilha de Páscoa
Ilha de Páscoa: roteiro no "lado mais distante do mundo"
Hospedagem na Ilha de Páscoa - onde ficar em Hanga Roa
O Chile na Fragata Surprise:
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Nossa... Eu cheguei na ilha exatamente dia 30/jan!!! hehehe coincidências! (com vôo de Lima, bem cedinho)
ResponderExcluirEstivemos juntas em Rapa Nui por algumas horas, Fernanda :)
Excluir