11 de fevereiro de 2013

Praia na Ilha de Páscoa: Anakena, um Caribe geladinho

O azul cristalino da Praia de Anakena, na Ilha de Páscoa
Anakena: água transparente, areia branquinha...

Praia na Ilha de Páscoa (praia mesmo) só tem uma, a bela Anakena, na Costa Norte, com areia branquinha e águas quase caribenhas (são azuis e cristalinas, mas a temperatura... brrrr).

Protegida por uma enseada, a Praia de Anakena desfruta de privilégios raros na Ilha de Páscoa: a maré calma — o que naquelas bandas nunca significa piscina, mas ondas pouco ameaçadoras — e uma larga faixa de areia para a gente esticar a canga.

Ahu Nau-Nau, Praia de Anakena, Ilha de Páscoa
Ahu Nau-Nau, um encanto a mais em Anakena
Os rapa nui, povo original da Ilha de Páscoa, aprendem desde criancinhas a nadar entre pedras, no meio das ondas alucinadas que sacodem praticamente todo o litoral (não tentem fazer isso em casa, crianças).

Eles não acham a menor graça na aberração que é Anakena, com suas ondinhas comportadas.

Praia de Anakena, Ilha de Páscoa

Os turistas, porém, adoram e batem ponto na Praia de Anakena, cercada por coqueiral e árvores nativas e adornada pelo belo Ahu Nau-Nau.

Veja como pegar uma boa praia na Ilha de Páscoa e aproveitar os encantos de Anakena, o melhor banho de mar de Rapa Nui:



Ahu Nau-Nau, Praia de Anakena, Ilha de Páscoa
As estátuas do Ahu Nau-Nau passaram muito tempo soterradas, o que ajudou a preservá-las

Praia na Ilha de Páscoa: Anakena

Uma grande atração da Praia de Anakena é o Ahu Nau-Nau é um dos mais preservados da Ilha de Páscoa.

Os moai dessa plataforma passaram muito tempo enterrados, protegidos da erosão  — Rapa Nui é permanentemente batida por ventos que provocam o desgaste das estátuas expostas às intempéries.

Cobertos pela areia ao longo de séculos, os moai de Anakena, especialmente os maiores, sofreram muito pouco com a erosão e estão entre os poucos cujos encaixes do pukao foram mantidos praticamente intactos.

Coqueiral e plataforma de moai na Praia de Anakena, Ilha de Páscoa
O coqueiral e os moai da Praia de Anakena

(O pukao é aquele "chapeuzinho" sobre a cabeça da estátua e que, na verdade, representa o coque usado pelos guerreiros rapa nui).

Os moai do Ahu Nau-Nau também se destacam por serem os únicos cujas costas exibem petróglifos — gravuras rupestres com representações simbólicas.

O coqueiral de Anakena lembra um pouco a Praia de Piatã, em Salvador, nos velhos tempos: o vasto gramado, sombreado pelas copas, é perfeito para piqueniques ou para quem quer curtir a brisa e um livrinho.

Praia de Anakena, Ilha de Páscoa
A Praia de Anakena tem boa estrutura, com banheiros, lanchonetes e área para piquenique

A praia de Anakena "funciona" oficialmente entre 15 de dezembro e 15 de março, mas essa regra só se aplica à pequena estrutura composta por banheiros, barracas de comida e bebida e lojinha. O acesso ao mar e ao Ahu Nau-Nau é livre o ano inteiro.

Passar algumas horas relaxando na Praia de Anakena é uma boa pedida para recuperar as energias depois de tanto sobe e desce pelas trilhas da Ilha de Páscoa.

Praia de Anakena, Ilha de Páscoa
Essa larga faixa de areia é raridade na Ilha de Páscoa

Quando você for à Praia de Anakena, leve um sanduíche, frutas e suprimento de água, pois a oferta da lanchonete não é muito interessante — sem contar que os preços são meio escandalosos.

Como chegar à Praia de Anakena
A Praia de Anakena fica a 18 quilômetros da vila de Hanga Roa, "capital" da Ilha de Páscoa.

A estrada que leva até lá, o Camino Vaitea Anakena, é asfaltada e está em boas condições de tráfego e sinalização. A estrutura da praia conta com uma grande área para estacionamento. 

Quem está sem carro pode recorrer aos táxis para ir até a Praia de Anakena. A tarifa é tabelada em 15.000 pesos (US$ 30) pelo pacote completo: eles levam e buscam os passageiros na hora combinada.

Praia de Anakena, Ilha de Páscoa


O jeito mais econômico de chegar à Praia de Anakena é pegar um micro-ônibus turístico que sai do centrinho da vila de Hanga Roa ao meio dia e volta às 18 horas, por 5.000 pesos por pessoa.

As agências da Rua Te Pito O Te Henua, a transversal da praia que fica bem em frente à marina (caleta) oferecem esse serviço.

Praia de Anakena, Ilha de Páscoa


O passeio a Anakena também está incluído no tour de dia inteiro oferecido pelas agências da Ilha de Páscoa, mas a paradinha dura apenas uma hora, tempo para ver os moais, dar um mergulho e só.

Todos os posts sobre praias publicados no blog estão neste link


O Chile na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário