9 de janeiro de 2013

Santuário de Fátima: guia para descrentes

Basílica de Nossa Senhora de Fátima, Portugal
A Basílica de Fátima, construída no local onde a Virgem Maria teria aparecido a três pastores

“Caramba, você consegue gostar do todos os lugares por onde passa?” O espanto de um amigo querido diante dos louvores que eu tecia a uma cidadezinha perdida no meio do nada, nos confins da Amazônia, define bem minha alma de viajante: acho que todos os destinos têm seus encantos.

Mas se tem um tipo de lugar aonde eu não tenho a menor vontade de ir são esses santuários grandiosos, impostados e opressivos, tipo Aparecida e... Fátima, Portugal.

Uniforme da Seleção Portuguesa de Futebol à venda em uma loja de artigos religiosos em Fátima, Portugal
Não imaginava que os portugueses fossem tão devotos de sua seleção nacional de futebol 😉

Religiosidade popular, OK. Acho Monte Santo, na Bahia, um destino superinteressante. Amei o Mosteiro de São Miguel de Panormiti, na Grécia, e até já fiz o Caminho de Santiago (meu ateísmo tem muita curiosidade antropológica).

Penitentes no Santuário de Fátima, Portugal
Penitentes no Santuário de Fátima

O que eu não curto é o oficialesco. Mesmo assim, não escapei de dar uma passada em Fátima, nesta visita a Portugal, pois minha mãe e minhas tias pediram para incluir a cidade no roteiro, “já que a gente vai passar tão pertinho”.

Veja como foi a minha experiência e uma ótima dica de hospedagem em Fátima:

 Fátima, Portugal


Hospedagem em Fátima, Portugal: Dom Gonçalo Hotel e Spa
Dom Gonçalo Hotel e Spa: gratíssima surpresa
Nossa ida a Fátima foi decidida tão de última hora que chegamos à cidade sem reserva de hospedagem.

O entorno do Santuário de Fátima tem uma fartíssima oferta de hotéis, nos mais variados preços e padrões. Cansadíssima, embiquei o carro no primeiro estacionamento de um hotel que achei com a cara legal. E não é que esta mulher de pouca fé desembarcou no paraíso?

Hospedagem em Fátima - Portugal - Dom Gonçalo Hotel e Spa
As áreas comuns são elegantes. E em até uma lareira
O Dom Gonçalo Hotel e Spa era tudo que eu estava precisando para me refazer de um final de tarde e começo de noite extenuantes, dirigindo desde Lisboa, com paradas em Óbidos e Alcobaça.

Bonito, confortabilíssimo e com um atendimento que só falta carregar o hóspede até o quarto, o Dom Gonçalo Hotel e Spa foi uma achado, com um preço inacreditável para um estabelecimento de alto padrão.

As áreas comuns do hotel são decoradas com extremo bom gosto, os sofás e poltronas são do tipo que abraçam a gente (colinho! colinho!). A sala de estar com lareira, muito aconchegante, foi o contraponto perfeito à temperatura de 4 graus que eu tinha que enfrentar, cada vez que saía para fumar.

Hospedagem em Fátima - Portugal - Dom Gonçalo Hotel e Spa
Quarto super confortável
O WiFi, rapidíssimo, gratuito, funcionava muito bem em todas as dependências (não testei na garagem...).

Os apartamentos do Dom Gonçalo Hotel e Spa são excelentes, imensos, super confortáveis. As camas grandonas e macias, a bancada de trabalho cheia de tomadas e a banheira tamanho XL me ganharam imediatamente.

Acabei não usando a jacuzzi e perdi a hora da massagem, mas o Dom Gonçalo Hotel e Spa foi uma super pedida.

A dica vale não só para quem vai a Fátima, mas para quem está passeando pela região e quer uma super hospedagem a preço de hotelzinho básico: pagamos €72 no apartamento duplo, que é a mesma tarifa não reembolsável para reservas pela internet.

A visita ao Santuário de Fátima
O complexo religioso de Fátima fica bem perto do bairro que concentra os hotéis, uma caminhada de, no máximo, dez minutos. Os horários das missas no Santuário são divulgados nas recepções dos hotéis.

Santuário de Fátima, Portugal


Acompanhei minha mãe e minhas tias até lá, dei uma rápida entradinha na igreja (depois de ver tantos templos lindos em Portugal, a Basílica de Fátima não me pareceu ter qualquer atrativo) e fiquei observando as pessoas que chegavam.

Muitas carregam velas enormes. Outras atravessam a imensa esplanada de joelhos. A maioria vai embora carregando sacolas de compras: garrafas de água benta, imagens, medalhinhas. É um fenômeno que não compreendo bem...

Santuário de Fátima, Portugal

Como chegar a Fátima
Fátima está a 126 km de Lisboa, pela Autoestrada A1, cerca de uma hora e meia de viagem.

Se não quiser dirigir, também é fácil chegar a Fátima de ônibus. A Rede Nacional de Expressos tem diversas partidas da capital portuguesa para lá, a partir das sete da manhã até as 19:30h.

Os ônibus partem do Terminal de Sete Rios (Estação Jardim Zoológico do Metrô) e as passagens custam €11 (cada perna). O Terminal Rodoviário de Fátima fica a menos de 500 metros do Santuário.

Santuário de Fátima, Portugal

Biscoitos divinos
Quase em frente uma das entradas do Santuário de Fátima, na Rua João Paulo II, a loja de doces que funciona no térreo do Hotel Três Pastorinhos é visita obrigatória.

Foi lá que encontrei o melhor biscoito de limão que já comi em toda a minha pecadora existência (desbancou os que comi em Roma, na feira de Campo dei Fiori, em Roma).

À primeira vista, parecia broa de milho. Na primeira mordida, era uma epifania. De quebra, ainda comprei uns biscoitinhos de gema simplesmente celestiais.

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários:

  1. Embora esteja mais para um cético, uma das viagens mais interessantes que fiz na minha vida foi, em 2006, a Juazeiro do Norte. A religiosidade popular nordestina é muito forte e, frequentemente, emocionante. Minhas fotos da época estão no flickr

    ResponderExcluir
  2. Adoro ir à Igreja do Bonfim, em Salvador, numa primeira sexta-feira do mês. Quando era criança, ficava horas vendo os ex-votos. Taí, vc, me deu uma boa ideia: vou programar uma viagem a Juazeiro do Norte:)

    ResponderExcluir