27 de março de 2017

Roteiro em Madri da Praça de Espanha ao Palácio Real


Palácio Real de Madri
O Parque del Oeste é um dos grandes mirantes de Madri: da esquerda para a direita, o Palácio Real, a Catedral de La Almudena e a Real Basílica de San Francisco el Grande


Uma tarde ensolarada, sapatos confortáveis e muito pouco dinheiro. Isso é tudo o que você precisa para fazer um passeio bem bacana pela capital espanhola para ficar cara a cara alguns de seus maiores cartões postais.

Este Roteiro em Madri, da Praça de Espanha ao Palácio Real, é infalível para ver coisas lindas e se divertir muito.

Esta é basicamente uma rota pela Madri dos séculos 19 e 20. O percurso tem quase 4 km, começando aos pés de D. Quxote, na Plaza de España, e terminando no Campo del Moro, um lindo jardim sossegado nos fundos do Palácio Real.

Praça de Espanha em Madri

Com 25 andares e 117 metros de altura, o Edifício España é uma das imagens mais reconhecíveis de Madri


Você também tem a opção de encerrar a visita no Palácio do Oriente (Palácio Real), sede da monarquia espanhola, para ver seus majestosos salões e suas ricas coleções.

O Palácio Real é a única atração paga desse roteiro — mesmo assim, se você chegar a lá no fim da tarde, de segunda a quinta, vai ter entrada grátis.

Já tinha visitado cada uma dessas atrações de Madri, mas nunca numa sequência organizada. Fiz isso, agora em janeiro, e vi que rende um roteiro redondinho.

Fiz todo o percurso a pé — eu amo andar. Mas você pode recorrer ao metrô para fazer partes do trajeto e até dividir as atividades em duas partes.

O importante é namorar a beleza de Madri. Veja o mapa do meu roteiro em Madri da Praça de Espanha ao Palácio Real no final do post. Bora?

Roteiro em Madri da Praça de Espanha ao Palácio Real

Monumento a Cervantes na Praça de Espanha em Madri
Monumento a Cervantes na Praça de Espanha em Madri
Monumento a Cervantes na Praça de Espanha em Madri
Monumento a Cervantes na Praça de Espanha em MadriMadri
O Monumento a Cervantes é o centro das atenções na Praça de Espanha. Acima, repare o espigão Torre de España (à esquerda) tentando “se infiltrar” na foto


⭐Praça de Espanha 

Como chegar: Metrô Plaza de España (linhas 3 e 10)


A Praça de Espanha (Plaza de España) é apenas uma praça, mas concentra alguns emblemas importantes de Madri. Então, vamos  começar nosso roteiro lá.

Até porque a Estação Plaza de España do metrô é a mais próxima do Parque del Oeste e do Templo de Debod, nossas próximas paradas.

Já que estamos na Praça de Espanha, não custa dar uma volta e prestar respeitos à estátua de Cervantes, que “preside” uma fonte na companhia de Sancho Pança e D. Quixote. 

Casa Gallardo na Praça de Espanha em Madri

Casa Gallardo, um "bolo de noiva" de 1911


Nessa escala na Praça de Espanha, não deixe de clicar o icônico Edificio España, de 1953, um dos cartões postais de Madri  — suas fotos ficarão melhores se feitas à tarde, já que tanto o monumento a Cervantes quanto o edifício estão voltados para o Sudeste e ficam meio na contraluz pela manhã.

A irritante silhueta da Torre de España, um arranha-céu, destoa de tudo em volta, mas também posa para muitas fotos.

Ao sair da Praça de Espanha rumo ao Templo de Debod, repare na bela Casa Gallardo, de 1911, uma das obras mais importantes da arquitetura modernista madrilenha. Ela fica numa esquina da praça.

Templo egípcio de Debod em Madri
Templo egípcio de Debod em Madri

O Templo de Debod tem 22 séculos de idade


⭐Templo de Debod e Parque del Oeste

Como chegar: uma caminhada de 500 metros desde a Praça de Espanha. Entrada gratuita

O Templo de Debod está no centro de um dos conjuntos mais bonitos de Madri.

Embora tenha 22 séculos de idade, o templo ele foi incorporado à paisagem madrilenha em 1968, um presente do governo do Egito à Espanha pela ajuda no resgate do patrimônio histórico daquele país na área alagada pela Represa de Assuã, onde originalmente estava o templo.

Templo de Debod em Madri
Depois de visitar o Templo de Debod, aproveite a pausa no Parque del Oriente. Como você viu na foto de abertura do post, o lugar também é um lindo mirante


Desde então, o templo egípcio ocupa uma elevação sobre o vale do Rio Manzanares, no Parque del Oeste — um dos melhores mirantes da capital espanhola.

O Templo de Debod é dedicado a Amon, divindade dos ventos adorada no Egito como símbolo do Império, das vitórias militares e pai de todos os deuses.

Trazido das margens do Nilo para Madri, o santuário foi remontado na área antes ocupada pelo Quartel de la Montaña, destruído na Guerra Civil Espanhola.

Parque del Oeste em Madri
Parque del Oeste em Madri
Parque del Oeste


Cercado de verde e afastado do burburinho do trânsito, o Parque del Oeste e o entorno do Templo de Debod são um lugar delicioso. Muita gente vai até lá para ver o pôr do sol.

O templo também fica lindo à noite, com sua iluminação cênica. 

O Templo de Debod é meio irmão do Templo de Dendur, também salvo da área inundada pela barragem de Assuã, doado aos Estados Unidos e exibido no Metropolitan Museum de Nova York.

Madri, Espanha
Madri, Espanha
Madri, Espanha

Para ir do Templo de Debod aos Jardins de Sabatini, siga pela Calle de Ferraz e Calle de Bailén, uma caminhada de 800 m por um cenário bem bonito


⭐Jardins de Sabatini 

Jardins de Sabatini em Madri, Espanha

A inspiração é o Século 18, mas os Jardins de Sabatini são um legado da Segunda República Espanhola


Como chegar aos Jardins de Sabatini: se quiser começar o passeio por aqui, a Estação Plaza de Espanha (linhas  3 e 10) do metrô está a 500 metros. A Estação Ópera (linhas 2 e 5) também é pertinho: 550 metros.

Do Templo de Debod aos Jardins de Sabatini, caminhe 750 metros pela Calle de Bailén.

Horário: de outubro a abril, das 9h às 21h. De maio a setembro, até às 22h.

Os Jardins de Sabatini, com desenho francês e ares setecentistas, foram, na verdade, construídos nos anos 30 do Século 20.

Jardins de Sabatini em Madri, Espanha

Em pleno Centro de Madri, os Jardins de Sabatini são de um sossego celestial


O local aproveita uma baixada ao lado do Palácio Real onde, em outros tempos, estiveram as cavalariças da corte espanhola.

Apesar de sua cara aristocrática e das estátuas de reis espalhadas entre o arvoredo, foi o breve Governo Republicano espanhol (1931-1939) que decidiu destinar a área ao lazer da população e encomendou a obra.

Palácio Real de Madri
O Palácio Real clicado dos Jardins de Sabatini


O jardim leva o nome de Francesco Sabatini, arquiteto responsável por grande parte do projeto do Palácio Real e que, no Século 18, planejou uma área verde naquele local.

Relaxe nas alamedas sossegadas dos Jardins de Sabatini, escolha um banquinho à sombra, em frente à grande fonte central e respire a sensação de estar em pleno Centro de Madri e, ao mesmo tempo, longe do burburinho lá no alto.

No verão, os Jardins de Sabatini são usados como palco para eventos culturais.

Plaza de Oriente em Madri
Plaza de Oriente em Madri

Durante a ditadura franquista, a Plaza de Oriente era o local preferido das manifestações dos seguidores do generalíssimo. Apesar dessa memória, ela é hoje uma área verde bem simpática


⭐Plaza de Oriente

Como chegar: subindo a escadaria dos Jardins de Sabatini, basta atravessar a rua. O Metrô Ópera (linhas 2 e 5) é o mais próximo.

Uma praça que serve de antessala à sede de uma monarquia jamais poderia ser básica, né? A Plaza de Oriente, inaugurada no Século 19, bebe no esplendor de eras mais pujantes da História da Espanha.

Estátuas de reis — ignorando solenemente o período de governos mouros, como ditava a época — e jardins impecáveis completam a moldura verde em torno do Palácio Real, fechando o perímetro formado pelo Campo del Moro (a Leste), os Jardins de Sabatini (Norte) e Parque de Atenas (Sul).

Carrossel na Plaza de Oriente em Madri
Teatro Real em Madri

No alto, um carrossel à moda antiga na Plaza de Oriente. Acima, à direita, o Teatro Real, do Século 19 


Entre as esculturas que representam reis visigodos e do período da Reconquista cristã, o destaque da Plaza de Oriente é a estátua equestre de Filipe IV, obra do italiano Pietro Tacca.

Realizada no Século 16, a obra foi considerada um prodígio — se não artístico, pelo menos de “engenharia”, já que toda ela se apoia exclusivamente nas patas traseiras do cavalo.

Estátua do rei Filipe IV de Espanha na Praça do Oriente, Madri
Praça de Oriente em Madri

No alto, o rei Filipe IV em sua pose preferida. Acima, uma alameda da Plaza del Oriente, com árvores disciplinadamente podadas e estátuas de reis


Aparentemente, o rei Habsburgo gostava de ser retratado sobre o cavalo meio empinado, como prova seu célebre retrato pintado por Velázquez, exposto no Museu do Prado. Mas realizar a mesma cena com uma estátua de bronze era tarefa mais complicada.

Tacca recorreu ao gênio de Galileu Galilei para resolver o “cálculo estrutural” da escultura. O florentino se saiu com um ovo de Colombo: bastava que a parte traseira da estátua fosse maciça e a parte dianteira ficasse oca para equilibrar a escultura. O resultado impressiona pela leveza e majestade.

Palácio Real em Madri

A Praça de Armas e o Palácio Real


⭐Palácio Real (Palácio de Oriente)

Como chegar: Metrô Ópera
Horário: Diariamente, das 10h às 18h (de abril a setembro, fecha às 20 horas).

Preço: € 11. Entrada gratuita: de segunda a quinta, das 16h às 18h (outubro a março) e das de 18h às 20 h (abril a setembro). A gratuidade é para cidadãos da União Europeia, residentes e cidadãos ibero-americanos (nós, brasileiros, por exemplo).

Palácio Real em Madri
Brasileiros podem visitar o Palácio Real gratuitamente em horários especiais

O maior palácio real de toda a Europa, com 3.418 cômodos, é de um século anterior às atrações deste roteiro, mas se a ideia é ver uma Madri mais majestática, viemos ao lugar certo 😊. 

O Palácio Real, ou Palácio de Oriente, é um compêndio muito bem ilustrado sobre a corte espanhola a partir do reinado da Dinastia Borbón, com coleções riquíssimas de pinturas (tem Caravaggio, Velázquez, Goya, Tiepolo...), artes decorativas, porcelanas, joias, armas e o que mais a gente imaginar.

Palácio Real em Madri

O Palácio de Oriente substituiu o Alcázar Medieval, destruído em um incêndio


O Palácio de Oriente ocupa a mesma escarpa sobre o leito do Rio Manzanares consagrada como posto ideal para a instalação do poder político ou militar muito antes de Madri ser Madri.

Sabe-se ao certo que ali existiu uma fortaleza moura que, a partir da Reconquista Cristã, foi sendo ampliada e reforçada até ser adotada como sede da monarquia, com a fixação da capital do Reino de Castela na cidade, no reinado de Filipe II (Século 16).

O Alcázar, como era conhecido o antigo palácio, era um forte símbolo da Dinastia Habsburgo, que em dois séculos de reinado realizou diversas obras de ampliação e melhoramento no conjunto de edifícios.

Palácio Real de Madri
A placa em frente ao Palácio de Oriente lembra a revolta popular do Dois de Maio de 1808, quando o povo madrilenho enfrentou as tropas de Napoleão que ocupavam a Espanha


Reis mortos, reis postos: o Alcázar foi destruído por um incêndio em 1734 (já na era dos Borbón).

Quatro anos depois, era iniciada a obra do novo Palácio Real — que desde sua inauguração, no reinado de Fernando VI, foi reformado praticamente por todos os reis que passaram por lá.

Visitar os suntuosos salões do Palácio de Oriente (fotos não são permitidas) pode ser um jeito legal de encerrar este passeio, mas reserve pelo menos duas horas para isso e, mesmo assim, correndo um bocadinho.

Caso você resolva continuar caminhando, tem mais coisa pra ver:

Catedral de la Almudena em Madri
Catedral de la Almudena em Madri

A Catedral de la Almudena não corre qualquer risco de entrar na minha lista de favoritos em Madri, mas fica na rota deste passeio


⭐ Catedral de la Almudena

Ao lado do Palácio Real de Madri, no canto Sul da Plaza de la Armería, está a Catedral de la Almudena, uma igreja que não corre o menor risco de entrar no ranking dos meus monumentos preferidos na cidade.

A Almudena começou a ser construída em 1879 e só foi consagrada em 1993. A catedral impressiona pelas dimensões. Já li muitos elogios à vista que se tem do topo de uma de suas torres, a 60 metros de altura. 

Mas tenho implicância com o aspecto opressivo e o uso simbólico que o franquismo fez dessa construção. Nunca entrei na Catedral da Almudena.

Catedral de la Almudena em Madri
Catedral de la Almudena em Madri
Catedral de la Almudena em Madri
Dizem que a vista da torre da Catedral da Almudena é espetacular

⭐Muralha árabe

Muralha árabe de Madri

Restos da muralha árabe de Madri, ao lado da Catedral


Ao lado da catedral, descendo a Cuesta de la Vega vale a pena parar uns cinco minutos para ver os restos da muralha árabe, do Século 9, apontada como a construção mais antiga ainda de pé em Madri.

Campo del Moro em Madri
Campo del Moro em Madri
O Palácio Real visto do Campo del Moro


⭐ Campo del Moro

Como chegar:
 embora fique logo abaixo do Palácio Real e dos Jardins Sabatini, você vai precisar caminhar um bocadinho para entrar no Campo del Moro, já que o único portão de aceso para o público fica a cerca de 1,2 km, no Paseo de la Virgen del Puerto, perto do Rio Manzanares.

É preciso descer toda a Cuesta de San Vicente (ao lado dos Jardins de Sabatini) ou a Cuesta de la Vega (ao lado da Almudena) até lá.

Campo del Moro em Madri
Estive no Campo del Moro em uma tarde de inverno e o lugar era só sossego


Se preferir, faça como eu: pegue o Metrô até a Estação Príncipe Pio (Linhas 6 e 10), que você estará de cara para o gol. Depois, volte de metrô até a Plaza de España, onde começou essa caminhada. Isso vai cortar mais de 2 km do trajeto a pé.

Horário: Aberto diariamente, das 10 às 18h. De abril a setembro, até as 20 horas. Entrada gratuita.

Campo del Moro em Madri
Campo del Moro em Madri
Passei um agradável par de horas caminhando pela alamedas do Campo del Moro

Estação de Metrô Príncipe Pio em Madri

A Estação de Metrô Príncipe Pio é a mais próxima aos portões de entrada do Campo del Moro


O Campo del Moro é um antigo campo de caça dos reis Habsburgo (séculos 16 e 17). A área de 20 hectares foi transformada em jardim no Século 19.

Oferece uma vista soberba para o Palácio Real e um sossego que quase não é deste mundo (eu fui lá num dia de semana de inverno, é verdade...).

Lago do Campo del Moro em Madri
Pato no lago do Campo del Moro em Madri
Cisne no Campo del Moro em Madri
Lago do Campo del Moro em Madri
No lago do Campo del Moro, patos cisnes nadam despreocupados

Pavões do Campo del Moro em Madri
Pavões do Campo del Moro em Madri
Pavões do Campo del Moro em Madri
Os pavões reforçam o sotaque aristocrático do antigo campo de caça da Dinastia Habsburgo. Não se assuste com o berreiro que eles fazem, pois os bichos são mansinhos


As fontes, alamedas e até um lago com patinhos do Campo del Moro constroem recantos agradáveis para se escapar do calor do verão.

Não se assuste com os “gritos” que vai escutar, de tempos em tempos: os pavões que passeiam por lá são meio escandalosos.

Infelizmente, o que poderia ser a maior atração do parque, o Museu de Carruagens, está fechado há décadas... 

Campo del Moro em  Madri


Outros roteiros em Madri
Um passeio pelo Século de Ouro (e todas as atrações são grátis!)
Roteiros literários: a Madri dos Áustrias 
Nos passos de Cervantes: um passeio pelo Barrio de las Letras

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice


Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota





A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  |  Facebook

Um comentário: