30 de novembro de 2014

Dicas práticas de Liverpool


Waterfront, o antigo Porto de Liverpool

O Waterfront, área do antigo porto de Liverpool, é marcado pelos contrastes arquitetônicos e reúne muitas atrações


Agora que você já leu os posts anteriores sobre a cidade dos Beatles e está doida para fazer as malas, está na hora do capítulo Liverpool - dicas práticas.

Liverpool é uma cidade muito fácil. Tem mais de 500 mil habitantes (grande, para padrões europeus), mas concentra suas principais atrações em uma área compacta — que você pode explorar a pé ou com o ótimo sistema de transporte público.

Biblioteca Central de Liverpool
Estátua de Billy Fury no Waterfront de Liverpool

Museu de Liverpool

Bairrismo beatlemaniaco à parte, Liverpool é uma baita cidade, com muita coisa interessante pra ver. No alto: a imperdível Biblioteca Central. No centro, a estátua do roqueiro liverpudliano Billy Fury no Waterfront. Acima: o conjunto de edifícios históricos conhecidos como Três Graças vistos do Museu de Liverpool


Os preços de Liverpool, ainda que em libras, também não metem medo. Entre as cidades que já visitei na Inglaterra, a terra dos Beatles me pareceu a mais barata (ou menos cara, pra ser mais precisa).

Outra notícia boa sobre Liverpool é a simpatia dos moradores da cidade. Os liverpudlianos me pareceram os baianos da Inglaterra, gente que puxa conversa no meio da rua e não se importa de parar o que está fazendo para dar uma informação a um turista.

Liverpool, Inglaterra
Portão de Strawberry Field, Liverpool, Inglaterra

Estátua de Ringo Starr em Liverpool, Inglaterra

"Liverpool, um lugar onde as coisas acontecem. Geralmente, pela primeira vez" diz o cartaz lá no alto. No centro, o portão de Strawberry Field. Acima, estátua de Ringo na fachada do A Hard Day's Night Hotel, que pertence à irmã de George Harrison


Neste post eu organizei as dicas práticas da terra dos Beatles pra você organizar sua viagem: como chegar a Liverpool, como usar o transporte públicoonde comer, onde se hospedar e quanto tempo ficar.

Prepare-se, porque eu aposto que você vai amar Liverpool.


Estação de trens de Lime Street em Liverpool, Inglaterra

A estação de Lime Street, em Liverpool, fica bem no centro da cidade. Dá para ir a pé de lá até o Waterfront, onde estão museus importantes (The Beatles Story, por exemplo), hotéis e restaurantes


Liverpool - dicas práticas

Como chegar a Liverpool

➡️ Trem de Londres a Liverpool 
Partindo da estação de Euston, em Londres, há trens praticamente de hora em hora para Lime Street, a estação ferroviária central de Liverpool. A empresa que opera o trecho é a Virgin.

➡️ A  viagem de trem entre Londres e Liverpool dura cerca de duas horas e meia, dependendo do número de paradas no caminho.

Estação de trens de Lime Street em Liverpool, Inglaterra
Vocês nem imaginam o frio na barriga e a velocidade das batidas do meu coração quando eu desembarquei em Lime Street pela primeira vez

Estação de trens de Lime Street em Liverpool, Inglaterra

➡️ O preço das passagens para ir de Londres e Liverpool varia muito, de acordo com o horário e a antecedência da compra.

Pesquisando agora, para viajar amanhã, por exemplo, o tíquete está custando £35. Para uma compra com 60 dias de antecedência, dá para encontrar bilhetes por até £12,50.

Albert Dock no Waterfront de Liverpool

A Albert Dock, no Waterfront de Liverpool, é o um conjunto de armazéns portuários inaugurados em 1846. Restaurados, os edifícios agora abrigam museus, restaurantes, hotéis e lojas


Comece a pesquisar as passagens de trem com uns dois meses de antecedência, para assegurar um bom preço.

➡️ O site onde costumo comprar passagens na Inglaterra é o thetrainline, que é bem tranquilo de usar, desde que você se lembre de desbloquear o cartão de crédito para compras no exterior.

➡️ Depois de fazer a compra da passagem de trem pela internet, você pode escolher entre imprimir o bilhete em casa ou retirá-lo em qualquer estação de trem britânica, em máquinas automáticas.

Neste último caso, você precisará introduzir na máquina da estação o mesmo cartão de crédito que usou para comprar o bilhete e digitar o código que lhe será enviado no ato da compra.

Aeroporto John Lennon de Liverpool, Inglaterra

“Above us only sky”. Como não amar o Aeroporto de Liverpool? 


➡️ Comprei nossas passagens Londres-Liverpool com cerca de um mês de antecedência, imprimi os bilhetes em casa e foi bem tranquilo.

O vagão de segunda classe do trem entre Londres e Liverpool é mais confortável que classe econômica de avião.

➡️ No ano passado, também cheguei a Liverpool de trem, só que vindo de Bath. Para ver como é essa viagem de quatro horas, leia este post.

Aeroporto John Lennon de Liverpool, Inglaterra
Embarcamos no Aeroporto John Lennon para Dublin, com a Ryanair

Como chegar a Liverpool de avião 
O Aeroporto John Lennon de Liverpool (\o/ fala se não dá vontade de passar por lá só pelo nome) recebe voos de cinco companhias low cost (Ryanair e Easyjet, por exemplo) e tem voos diretos de e para cidades importantes da Europa, como Amsterdã, Barcelona, Berlim, Lisboa e Paris.

Embora pequeno, o aeroporto de Liverpool é um terminal moderno e muito confortável, com lojas e restaurantes bacaninhas.

O saguão é decorado com imensos painéis dos Beatles (imagino que chegar lá seja ainda mais emocionante que partir).

Aeroporto John Lennon de Liverpool, Inglaterra

Num cenário desses, eu encararia até voo atrasado no melhor dos humores 


Aeroporto John Lennon de Liverpool, Inglaterra

Como foi voar pela Ryanair entre Liverpool e Dublin

Nós saímos de Liverpool para Dublin com a Ryanair, um voo de 50 minutos, bem tranquilo.

Foi meu primeiro voo com essa companhia low cost e gostei da experiência: decolagem rigorosamente no horário, avião com uma cara bem normal (do jeito que falam mal da empresa, achei que ia voar naquele teco teco de Tio Patinhas, todo remendado com esparadrapo).

➡️ Comprei as passagens com cerca de um mês de antecedência, no site da Ryanair, por cerca de R$ 200 cada uma.

➡️ Além disso, pagamos outros R$200 pela franquia de 25 quilos de bagagem despachada para cada um. 

A cobrança pela bagagem despachada  (e a definição prévia da cota de bagagem por peso) exige disciplina pra não sair comprando o mundo e estourar o limite previamente contratado, no ato da aquisição do bilhete. Como não sou nada consumista, funcionou direitinho pra mim...

Arte em Liverpool, Inglaterra
Esta instalação artística próxima ao Liverpool Institute e ao Art College homenageava os imigrantes que ajudaram a construir a personalidade da cidade dos Beatles

Como ir do aeroporto ao centro de Liverpool
O Aeroporto John Lennon fica na região de Speke (onde Paul McCartney e George Harrison moraram), a cerca de 12 km do Centro de Liverpool, mas é muito bem servido por transporte público, com várias linhas de ônibus fazendo o percurso.

➡️ O ônibus 500 é a opção mais recomendada pelos locais para ir do aeroporto de Liverpool à estação de trens de Lime Street ou para ir do Centro ao aeroporto. 

➡️ Se você quiser já quiser já ir entrando no clima Beatles de Liverpool logo ao desembarcar no aeroporto, pegue o ônibus 86A ou o 80A, que passam por Penny Lane.

➡️ O bilhete de ônibus em Liverpool custa £2,10.

Liverpool, Inglaterra

O Centro de Liverpool é muito bem sinalizado, quase dá pra dispensar o mapa


Transporte em Liverpool - como circular 

Liverpool é uma cidade gostosa para quem curte caminhar. É muito bem sinalizada e, mesmo sem mapa, é difícil se perder na área central (até porque os liverpudlians são muito amigáveis e bem capazes de te levar pela mão), onde há várias ruas transformadas em calçadões para pedestres.

Liverpool não é muito plana, mas não chega a ter ladeiras muito desafiadoras. Pra quem está hospedado no Centro ou no Waterfront, dá para chegar a pé à maioria das atrações.

parada de ônibus em Liverpool, Ingaterra
As paradas de ônibus em Liverpool são amarelinhas

ônibus chegando a Penny Lane em Liverpool

Até o transporte público de Liverpool tem poesia. Taí um ônibus chegando ao abrigo da rotatória de Penny Lane, como na canção dos Beatles


➡️ O transporte público de Liverpool é excelente. No site da Merseytravel, a companhia de transporte, dá para baixar um aplicativo (para Android ou Apple) com um planejador de rotas que funciona que é uma beleza e indica o horário mais próximo da passagem dos ônibus, os pontos por onde ele vai passar e o tempo estimado da jornada.

Táxi em Liverpool
Faz um tempinho que os táxis britânicos já não adotam exclusivamente a sobriedade da pintura preta. Em Liverpool não é diferente

Táxi em Liverpool

➡️ O sistema de transportes integra o município de Liverpool e áreas vizinhas. Está dividido em quatro zonas. Dificilmente um visitante sairá da Área C, que compreende a cidade e também a região do Aeroporto. O preço do bilhete para uma única viagem dentro desse perímetro é £2,10.

➡️ Também há o bilhete Solo, que vale para os ônibus por um dia inteiro (£3,90) ou para a semana (£17,60), o Trio, que permite combinar ônibus, trem e ferry, e outras modalidades, que estão à venda nas estações e outros estabelecimentos (procure a plaquinha).

Fiz dois posts bem detalhadinhos, com mapa e tudo, indicando como chegar aos locais mais importantes ligados à história dos Beatles. São esses aqui:

Roteiro dos Beatles em Liverpool pra fazer por conta própria 
aluguel de bicicletas em Liverpool

As verdinhas no Waterfront


Liverpool de bicicleta

Liverpool também já tem um sistema público de aluguel de bicicletas e essa pode ser uma alternativa gostosa para explorar o Waterfront ou o Sefton Park (o maior da cidade).

Pra passear, ok. Mas eu não apostaria muito nas bicicletas como meio de transporte preferencial em Liverpool.

Primeiro, por conta das ladeiras. Segundo, por causa do preço do serviço (£1 por hora, mais £1 de taxa, independentemente do tempo que você use).

Se você curte um pedal e quer passear por Liverpool, faça o seu registro no site da CityBike e siga as instruções para retirar sua verdinha.

Hospedagem em Liverpool no Hotel Adelphi

O Hotel Adelphi está implorando por uma reforma, mas é histórico, bonito, barato, muito bem localizado e tem transporte na porta


Hospedagem em Liverpool

⭐Hotel Adelphi
Ranelagh St, a 300 metros da Estação Ferroviária de Lime Street

O Brittania Adelphi Hotel é uma tradicionalíssima instituição de Liverpool, tombado pelo patrimônio histórico e cheio de memórias da cidade. Já tinha ficado lá no ano passado (fiz um post todinho sobre ele, siga o link pra ver).

Hotel Adelphi em Liverpool, Inglaterra

O Hotel Adelphi tem preciosa decoração Belle Époque e corredores (com vocação para mal assombrados 😀) revestidos em mármore


Hotel Adelphi em Liverpool, Inglaterra

O Adelphi continua escandalosamente bonito e docemente decadente. Afinal, essa não é uma hospedagem para quem gosta de hotel, é para quem gosta de história, de lendas com pitadas de arqueologia e algum bouquet de assombração.

Pra vocês terem uma ideia, os cenários luxuosos do filme Titanic, de James Cameron, foram copiados de ambientes do Hotel Adelphi, preciosidade inaugurada em 1826. 

Nos tempos áureos, o Hotel Adelphi era o pouso de todas as (muitas) celebridade que passaram por Liverpool, desde o começo do Século 19.

Apartamento do Hotel Adelphi de Liverpool

O apartamento superior do Hotel Adelphi tem uma lareira, ainda que desativada


Apartamento do Hotel Adelphi de Liverpool

Charles Dickens era freguês do Hotel Adelphi, Sarah Bernardt ocupou uma suíte quilométrica e Frank Sinatra certamente varou madrugadas nos três bares da casa.

Dizem que os Beatles também usaram muito as belas dependências do Hotel Adelphi, quando a fama começou a tornar impossível dormir em casa, devido ao assédio dos fãs.

Desta vez, como estava viajando com Bruno (meu sobrinho),  reservei um apartamento superior (eles têm a decência de não chamar de de luxe), que é ainda maior que que o enorme quarto standard onde fiquei  no ano passado.

O apartamento do Hotel Adelphi de Liverpool, Inglaterra

Nosso quarto no Adelphi


Os móveis desse apartamento também estavam em melhor estado de conservação do que os do quarto que ocupei no ano passado. Tinha até uma lareira de mármore (desativada).

O apartamento do Hotel Adelphi tem um pé direito bem alto, com janelões descortinando Liverpool, uma área de estar, com duas poltronas e uma mesinha, ao lado de uma bancada com a jarra de ferver água para o chá (não usamos, porque estava com uma carinha de mofo).

Hospedagem em Liverpool no Hotel Adelphi

Não tinha chuveiro. Mas, em compensação, esta banheira XL pode ter sido usada por Ringo Starr 😊


Nosso quarto tinha um roteador de internet, portanto, o WiFi funcionava na velocidade da luz.

O banheiro era quase um salão de baile, com uma banheira antigona, daquelas que dão pra fazer nado sincronizado dentro.

O problema é que... não tinha chuveiro, o que tornava cada banho uma senhora produção. Para compensar, era divertido imaginar que Ringo Starr pode ter tomado um banho de espuma na mesma quase piscina onde eu estava imersa 😀.

Se você gosta do estilo, fique no Hotel Adelphi. Se não, a oferta de hotéis na cidade é bem grandinha. Antes de decidir, confira minha avaliação (e umas fotos lindas do interior do hotel) neste post: Hotel Adelphi, um velho mito de Liverpool

Onde comer em Liverpool: The Slug and Lettuce

The Slug and Lettuce: do ladinho do Cavern Club e aberto até tarde


Onde comer em Liverpool
Na primeira vez que passei por Liverpool eu estava tão siderada pelo roteiro beatlemaníaco que nem lembro (juro!!) de ter comido alguma coisa na cidade.

Desta vez, consegui não só prestar atenção às refeições como até anotei uns lugares legais. Pena que não deu tempo de experimentar a bem falada área de restaurantes descoladinhos de Chinatown, mas prometo fazer isso na próxima visita, tá?

⭐ The Slug and Lettuce
North John Street, Watson Prickard Building, Centro.
Das 10h às 23, durante a semana. Nas sextas, fecha à 1h e aos sábados às 2h.

Encontramos esse bar/restaurante aberto na saída do Cavern Club, na nossa primeira noite em Liverpool. The Slug and Lettuce tem cara de lounge e muita disposição para acolher os notívagos (tentar jantar na Inglaterra depois das 22h não é tarefa muito fácil).

Fica quase na esquina de Matthew Street (a Rua do Cavern Club) e é uma mão na roda pra quem perde a hora se esbaldando nas libações beatlemaníacas. Atende desde o café da manhã à fominha do início da madrugada.

Onde comer em Liverpool: The Slug and Lettuce

Vinho e cottage pie depois da farra beatlemaníaca


The Slug and Lettuce é filial de uma casa londrina, tem decoração de bom gosto e ambiente é meio escurinho e bastante animado. O atendimento é correto e a comida bem gostosinha.

Pedi uma Cottage Pie, prato bem recorrente em cardápios irlandeses (e Liverpool é praticamente irlandesa) e que é semelhante a um escondidinho, com massa de batata e recheio de carne. Estava bem gostosinho. Bruno foi de Ribeye Steak (filé de costela) e adorou o prato.

Com vinho e refrigerantes, nossa conta foi de £21, porque pegamos os 50% de desconto nos pratos que vale todas as segundas feiras.

Onde comer em Liverpool: Hanover Street Social

Hanover Street Social: lugar bonitão e café da manhã impecável


⭐ Hanover Street Social
16-20 Hanover Street, Centro

Bem no caminho entre o Hotel Adelphi (ou Lime Street) e o Waterfront, o Hanover Street Social é um misto de bar e brasserrie que abre desde o café da manhã.

Onde comer em Liverpool: Hanover Street Social

O café tem uma ótima localização, pertinho do Waterfront de Liverpool


E foi numa parada para o desjejum que o descobrimos, indo para a Albert Dock para pegar o ônibus do Magical Mystery Tour.

O salão do Hanover Street Social ocupa o térreo de um edifício antigo, onde a decoração moderna e despojada caiu muito bem. Em frente a um grande balcão, a parede de vidro permite acompanhar o movimento da cozinha.

Onde comer em Liverpool: Hanover Street Social

French toast do Hanover Street Social


Onde comer em Liverpool: Hanover Street Social

Essas panquecas com maple syrup e frutas vermelhas estavam muito gostosas


O atendimento do Hanover Street Social é bem simpático e nosso café da manhã estava irrepreensível.

Fui de panquecas com maple syrup e frutas vermelhas. Bruno preferiu a frech toast com bacon e mel. O chocolate quente estava no ponto certo. Conta para dois: £14,80.

Onde comer em Liverpool: Ed's Easy Diner

Ed's Easy Diner: totalmente fifties


Onde comer em Liverpool: Ed's Easy Diner

⭐ Ed's Easy Diner
52 Lord Srteet, Centro

A duas quadras do Cavern Club, franquia da tradicional rede americana, esse diner tem decoração bem anos 50 e serve hambúrgueres corretíssimos.

A trilha sonora Rockabilly estava uma delícia. O Ed's Easy Diner é uma boa pedida para forrar o estômago antes da noitada. O trio hambúrguer, batata frita e coca-cola custa em torno de £15, dependendo das bossas que você peça no sanduíche.

⭐ Frankie & Benny's
Liverpool John Lennon Airport, terceiro piso 

Essa casa italiana salvou a nossa vida no Aeroporto de Liverpool. Saímos cedo para embarcar para Dublin e o almoço teve que ser por lá.

O espaguete à bolonhesa e a lasanha estavam muito decentes, assim como o pão de alho com parmesão da entrada. Para comida de aeroporto, foi um banquete. Conta total £33.

Museu The Beatles Story e a casa de Paul McCartney em Liverpool

O roteiro básico de Liverpool inclui o museu Beatles Story, o Magical Mystery Tour e a visita às casas de Paul (acima, à direita). Também não podem faltar um passeio pelo Waterfront (tem até o Yellow Submarine ancorado lá) e ao menos uma noitada no Cavern Club


Yellow Submarine e Cavern Club em Liverpool

Quanto tempo ficar em Liverpool
Pode ser a vida toda? 💜💛💚

Com um dia e meio na cidade dos Beatles, dá para fazer os três programas beatlemaníacos básicos de Liverpool:

⭐ Visitar o museu The Beatles Story, na Albert Dock (duas horas, no mínimo).

⭐ Fazer o Magical Mystery Tour (uma excursão pelos principais cenários da história dos meninos, que dura duas horas).

⭐ Visita do National Trust às casas de John e de Paul (mais duas horas), com direito a uma noite no Cavern.

Waterfront de Liverpool na Inglaterra
As antigas docas de Liverpool vistas de uma janela do Museu da Escravidão. A cidade tem se esforçado para purgar seu passado como porto essencial ao tráfico de pessoas da África para as colônias

Biblioteca Central de Liverpool
Por trás da fachada vitoriana da Biblioteca Pública de Liverpool há um edifício moderno, de arquitetura arrojada e muito bem equipado

Castle Street em Liverpool
A Castle Street de Liverpool vista do grande balcão da Prefeitura, onde os Beatles receberam as chaves da cidade, em 1966

Royal Liver Building uma das três graças de Liverpool

O Royal Liver Building é uma das “Três Graças” de Liverpool, conjunto de edifícios históricos que marcam a paisagem de Pier Head, coração do antigo porto. Vale muito a pena esticar um pouco mais a visita para aprofundar o roteiro-Beatles e curtir a história, a arquitetura e a boemia de Liverpool


Muita gente vai a Liverpool em um bate e volta, a  partir de Londres, mas eu acho corrido demais.

Quem curte muito os Beatles deve ficar pelo menos dois dias inteiros em Liverpool, para ter a chance de explorar com calma os lugares que o Magical Mystery Tour mostra só pela janelinha do ônibus e ir além no mergulho nessa história que amamos.

Confira esse roteiro de visitas às casas onde os Beatles viveram e este guia para vistar os locais ligados à trajetória dos Beatles de maneira independente.

Waterfront de Liverpool, Inglaterra

Uma tarde de verão no Waterfront. Liverpool vestiu este céu azul só pra mim 🧡💛💚💙


A melhor época para visitar Liverpool
Liverpool tem um clima meio soturno e passei frio lá nas duas visitas, que foram no auge do verão, em agosto.

➡️ Evite janeiro e fevereiro, não só pela friaca, mas, principalmente, porque o tour do National Trust (o único que permite ver por dentro as casas de John e Paul) não é realizado nessa época.

➡️ Agosto em Liverpool é tempo da International Beatleweek, encontro de bandas e celebrações diversas promovidas pelo Cavern Club.

A cidade fica muito animada, mas lembre-se que a afluência de fãs vai deixar todas as atrações muito congestionadas.

Cartão da Biblioteca Central de Liverpool, Inglaterra

O cartão da Biblioteca Central de Liverpool dá acesso a vários serviços e é gratuito


Biblioteca Central de Liverpool, Inglaterra

A entrada da Biblioteca Central de Liverpool é pavimentada por obras literárias. O interior moderníssimo do edifício é uma das coisas fotogênicas que eu já vi. Além de muito útil, a biblioteca é tão linda que merece ser visitada como atração turística


Internet em Liverpool
Nosso chip de internet (1 Giga, da Vodafone, £20) que compramos em Londres, ainda estava vivinho da silva durante a estada em Liverpool (ele funcionou também na Irlanda do Norte, no dia que passamos lá, já no fim da viagem).

Além disso, tínhamos conexão com a internet de ótima qualidade no Adelphi Hotel e praticamente qualquer estabelecimento de Liverpool oferece WiFi gratuito.

Mas se você precisar usar um computador ou de uma conexão rápida, recomendo a Biblioteca Central de Liverpool, pertinho da Estação de Lime Street.

Terraço da Biblioteca Central de Liverpool, Inglaterra

O terraço da biblioteca tem uma bela vista para o Centro de Liverpool


O edifício da Biblioteca de Liverpool é maravilhoso, o atendimento é excelente e os serviços são  gratuitos. Basta fazer um cartão e cadastrar uma senha (você vai precisar do passaporte).

Além do WiFi, a Biblioteca Central de Liverpool oferece 150 computadores ao público. Você só paga pelas impressões que fizer (como nossos cartões de embarque do voo da Ryanair para Dublin). Cada página impressa custa £ 0,20,

➡️ Biblioteca Pública de Liverpool
William Brown Street, Centro. De segunda a sexta, das 9h às 20. Sábados, das 9h às 17h e domingos das 10h às 17h .

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário