22 de abril de 2013

Viajar sozinha: dicas do Caminho de Santiago


Catedral de Santiago de Compostela, ponto final do Caminho de Santiago
Catedral de Santiago de Compostela, na Praza do Obradoiro: ponto final do desafio

Fazer o Caminho de Santiago é uma experiência inesquecível para qualquer viajante. Basta um pouquinho de preparo físico, disposição para abrir mão do conforto e alguma dose de curiosidade antropológica para o caminhante viver uma aventura única, atravessando bosques, aldeias, vinhedos e vales que jamais estarão acessíveis a quem usa outros meios de transporte que não os próprios pés (ou a bicicleta).

A boa notícia é que essa é uma aventura que pode, sim, ser encarada por mulheres que viajam sozinhas.

Chegada do Caminho de Santiago na Praça do Obradoiro
A Praza do Obradoiro, diante da Catedral de Santiago de Compostela, é o ponto de chegada do Caminho de Santiago. Depois de dias de caminhada, atravessar aquela amplidão é uma sensação indescritível

Veja minhas dicas do Caminho de Santiago para quem viaja sozinha e você vai ver que é bem mais fácil do que imagina. Veja as dicas:

Viajar sozinha: Caminho de Santiago 


Em julho de 2005, fiz o Caminho Português de Santiago com uma amiga, saindo de Valença do Minho, em Portugal. Cada uma caminhava no seu ritmo, o que significa andar, a maior parte do tempo, sozinhas.

E viajar sozinha pelo Caminho de Santiago é muito tranquilo. A rota é muito bem sinalizada e jamais me senti ameaçada ou mesmo apreensiva.

A única situação complicada que enfrentei foi quando um carro passou raspando por mim, num trecho do Caminho que margeava a Rodovia N-550. Mesmo esse tipo de risco já é bem menor, hoje em dia. O Caminho Português de Santiago tem sofrido pequenos desvios para que os peregrinos fiquem longe das autoestradas.

Praza do Obradoiro, Santiago de Compostela
A Praza do Obradoiro vista do adro da Catedral de Santiago de Compostela

Uma alternativa, se você não quiser andar só no Caminho de Santiago, é unir-se aos outros caminhantes, que saem sempre de manhã cedinho dos albergues.

Se você sonha com essa experiência, meu conselho: vá sem medo. Veja essas dicas do Caminho de Santiago para quem viaja sozinha e comece a planejar:

A emoção de completar o Caminho de Santiago
Depois de cinco dias de caminhada — 120 quilômetros, subindo e descendo as íngremes encostas das Rias da Galícia — eu avistei as torres da Catedral de Santiago de Compostela pela primeira vez.

Eu vinha atravessando um bosque e, de repente, do outro lado do vale, as agulhas barrocas com a cor das pedras da Galícia surgiram no horizonte, avisando que minha jornada, iniciada em Valença do Minho, ainda em terras portuguesas, estava perto do fim.

Chegada do Caminho de Santiago, na Praça do Obradoiro
Depois do esforço, a pose para a foto

Nem mesmo quem faz o Caminho de Santiago sem qualquer propósito religioso, como eu, consegue escapar ao efeito mágico daquela visão.

Mais de sete anos depois, voltei a Santiago de Compostela para celebrar a chegada de 2013. Cheguei de carro, sem os perrengues e emoções dos caminhantes, mas com o mesmo prazer de contemplar a paisagem mágica das Rias da Galícia envoltas na névoa ao longo da estrada, de reconhecer ao longe as muralhas e campanários das cidades do Caminho de Santiago.

Voltar a Santiago só fez crescer meu imenso carinho pela cidade, um destino instigante, não importa como você chegue lá.

Santiago de Compostela, Pazo do Raxoi, sede da presidência da Comunidade Autônoma da Galícia
Arcadas do Pazo do Raxoi, sede da Presidência da Comunidade Autônoma da Galícia
Pazo do Raxoi, sede da Presidência da Comunidade Autônoma da Galícia, Santiago de Compostela


Um pouquinho da História do Caminho de Santiago
Santiago de Compostela é uma cidade linda, vibrante, alegre, sem qualquer ranço da carolice que poderia impregnar aquelas ruas lotadas de peregrinos há 12 séculos.

Santiago de Compostela é o ponto final de um roteiro que começou a se tornar popular no Século 9, logo após a descoberta no anos 814, do que seria o túmulo do apóstolo Tiago Maior, martirizado no ano 44 de nossa era.

Essa é a origem do Caminho de Santiago: a peregrinação ao túmulo do santo martirizado na Judeia, cujo corpo teria sido trazido para a Galícia por seus discípulos.

Pouco a pouco, o Caminho de Santiago tornou-se um hit absoluto no mundo cristão.

Santiago de Compostela, Galícia, Espanha
Vou ter que fazer uma terceira visita a Santiago de Compostela pra garantir fotos decentes. A cidade é muito bonita, mas na minha segunda passagem por lá choveu literalmente o tempo inteiro

Chuva em Santiago de Compostela

A jornada foi percorrida por heróis e santos (Rodrigo Díaz de Vivar, ou El Cid, e São Francisco de Assis), por soberanos poderosos (os reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela, Eduardo I da Inglaterra, Carlos I e Felipe II da Espanha) e por grandes artistas (o pintor flamengo Jan Van Eyck).

Curiosamente, o primeiro papa a fazer o Caminho de Santiago como peregrino é nosso contemporâneo, João Paulo II, que fez a caminhada em 1982.

Em 2012, 183 mil pessoas fizeram uma das rotas que levam a Santiago de Compostela, a mais popular delas o Caminho Francês.

Catedral de Santiago de Compostela
O desafio de fotografar o interior da Catedral de Santiago de Compostela é que as luzes são apagadas logo que as missas acabam

Catedral de Santiago de Compostela

Sete anos depois da minha primeira visita a Santiago de , abrigada do temporal incessante sob as arcadas do Pazo do Raxoi, eu ainda conseguia reconhecer muito bem a euforia dos peregrinos que entravam na Praza do Obradoiro e se viam, finalmente, diante da majestosa catedral. 

Alguns ajoelham, outros abraçam os companheiros de jornada. Há os que rezam em silêncio e os que celebram como se fosse um gol em final de Copa do mundo.

Com fé ou sem fé, chegar a essa praça é vencer um desafio feito de bolhas nos pés, músculos doloridos, hospedagens espartanas e roupas eternamente molhadas. Porque uma coisa precisa ser dita: como chove na Galícia!!

Se você anda sonhando em fazer o Caminho de Santiago, meu conselho: vá, sim, mesmo sem companhia. Para estimular e sua viagem, confira os posts com o meu diário de viagem, que estão lincados abaixo. E nos próximos posts tem as dicas que eu  trouxe da última visita. 





A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

4 comentários:

  1. Oi cyntia, sou nova por aqui mas desde que visitei o blog pela primeira vez fiquei meio viciada nas postagens e em descobrir, todoso os dias, um lugar novo e esse lugar pela sua ótica.
    Você faz parecer que uma viagem "solo", pode sim ser uma grande experiência.
    Tenho perdido muitas oportu idades de viagens por total falta de companhia mas seus relatos tem sido muito inspiradores para mim.
    Estou planejando uma viagem sozinha para setembro ou outubro desse ano eler os seus relatos tem me animado muito.
    E agora, para onde você vai? Já estou ansiosa por saber das suas próximas aventuras.
    Bjs
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta, que bom saber que os relatos aqui do blog tem estimulado mais mulheres a viajar sem companhia. Eu amo viajar sozinha, acho que mergulho muito mais nos lugares do que qdo tenho companhia. Espero que você se anime mesmo e caia na estrada :)
      Aqui no blog ainda vão pintar muitas postagens sobre a Andaluzia, a viagem que fiz em janeiro e que foi simplesmente maravilhosa (até agora, só consegui chegar até Cádis, com os relatos, mas ainda tem Rondam Granada e Córdoba). Além disso, ainda estou "devendo" posts de Londres, do Paraná...
      Minha próxima viagem grande será para a Irlanda, nas férias. Espero até lá ter colocado todas as postagens em dia :)
      Bj

      Excluir
  2. Carregar a mochila é o que mais me preocupa para fazer o Caminho de Santiago. Você tem uma dica? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. A dica é levar o mínimo indispensável. Tipo quatro camisetas, short de dry fit (que seca rapidinho, uma calça de moletom (porque pode esfriar à noite), quatro pares de meias (é bom trocar durante a caminhada, pra os pés estarem sempre sequinhos), o basiquíssimo de produtos de higiene, roupas íntimas, um cantil e um saco de dormir levinho, pra colocar sobre o colchão nas camas dos albergues. Câmera fotográfica, celular, documentos (passaporte), dinheiro ...
    Antes de começar a caminhada, teste o peso da mochila nas costas. Se achar que tá demais, retire alguns itens.

    ResponderExcluir