12 de julho de 2012

Exposição de Portinari na Câmara dos Deputados


"Baianas", de Cândido Portinari
As "Baianas", de Portinari, estão expostas 
no Salão Negro do Congresso
(imagem Projeto Portinari)

Está rolando um programão no Congresso Nacional — e não é cassação de parlamentar nem a votação da Medida Provisória do Código Florestal. Desde o último dia 3, estão expostas no Salão Negro as 12 obras da coleção Cenas Brasileiras, de Cândido Portinari.

E não para por aí: quem também está visitando a Câmara a famosa tela de Vítor Meireles, Primeira Missa no Brasil, em exibição no Salão Nobre. 

A mostra Retratos da Brasilidade fica aberta até 16 de setembro, com entrada franca.

Esta é a primeira vez que a coleção Cenas Brasileiras, composta de 12 obras, é exposta completa fora da galeria do Banco Central, feliz proprietário do acervo. 

Panorama de expressões regionais populares, as Cenas Brasileiras  retratam o Descobrimento do Brasil, Anchieta, Bandeirantes, Frevo, Bumba-Meu-Boi, Samba, Vaqueiros do Nordeste, Baianas, Garimpo em Minas Gerais (Garimpeiros), Jangada do Nordeste, Gaúchos e Seringueiros.

Exposição de Portinari na Câmara dos Deputados
 "Seringueiros" e Bumba-meu-Boi" 
(foto feita com meu Nokia Lumia, que jamais poderá
ser acusado de competir com uma câmera decente)

Já a Primeira Missa no Brasil, pintada por Meireles em 1859, é um dos quadros mais conhecidos do País (deve perder para o Grito do Ipiranga, do mesmo autor), graças às reproduções em livros escolares.

A obra pertence ao Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e só saiu de lá duas vezes: para ser exposto na Bélgica e para uma mostra no Sul do País.


Informações práticas

Retratos da Brasilidade
Diariamente, até 16 de setembro – incluindo sábados, domingos e feriados – das 9h às 17 horas, com entrada franca. 

Os visitantes devem prestar atenção ao traje exigido para ter ingresso nas dependências da Câmara e do Senado: em dias de sessões plenárias, estão vetados shorts e, bermudas. Dá para conferir as regras gerais de visitação ao Congresso neste link ou ligando para 3216-1780 e 3216-1762.

Brasília na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário