|
Salzburgo vista do Nonnberg, o convento onde Maria von Trapp
foi noviça (e meio rebelde). Em primeiro plano, o campanário
de Kajetanerkirche (Igreja de São Caetano) |
É irresistível visitar a terra de Mozart. Mas o que mais atrai os turistas é a rota da Noviça Rebelde em Salzburgo. Cercada pela irresistível beleza da cidade austríaca, a gente também acaba enredada nos cenários e climas de um dos musicais mais assistidos e amados da história do cinema.
A Noviça Rebelde (
The Sound of Music, Robert Wise, 1965) foi ambientado e filmado em Salzburgo. E é essa memória que atrai milhares de turistas a Salzburgo, todos os anos, loucos para embarcar em excursões embaladas pela trilha sonora do filme e para ver de perto as locações da história que quase todo mundo sabe de cor.
|
Tá vendo aquela torre com a cúpula vermelha? É o campanário
do Nonnberg, convento que existe desde o Século 8 |
Mas não fique apenas na rota da Noviça Rebelde em Salzburgo. Essa preciosidade na região dos Alpes tem muitos encantos além das memórias da noviça Maria von Trapp e sua família. Uma paixão feita de arquitetura barroca, de uma pujança que remonta aos primeiro milênio da nossa era e de um horizonte emoldurado por montanhas muito fotogênicas.
Já visitei Salzburgo duas vezes e nem penso em dar por encerradas as minhas andanças por lá.
|
O Hohensalzburg, castelo dos arcebispos que governaram
Salzburgo por quase mil anos, parece flutuar sobre a cidade
|
Nesta postagem, organizei algumas dicas que vão ajudar você a planejar sua viagem pelos cenários da Noviça Rebelde em Salzburgo. Para ver outras atrações na cidade, veja este post:
Salzburgo, minhas coisas favoritas.
A rota da Noviça Rebelde em Salzburgo
|
🎵 🎵 Climb every mountain... 🎵🎵 O Untersberg é a montanha mais
famosa da região e uma das molduras do horizonte de Salzburgo |
Como chegar a Salzburgo
Salzburgo está a 370 quilômetros de Viena, um agradável percurso de trem por belas paisagens, que fica ainda mais gostoso se você topar
fazer um desvio para conhecer Melk, Dürnstein e outras preciosidades da Wachau, o trecho mais bonito do Danúbio, pontuado por muitos vinhedos, castelos e outras preciosidades medievais.
Foi assim que cheguei a Salzburgo, nas duas visitas à cidade.
|
Os campanários de Salzburgo são muitos e lindos. Os meus
preferidos são os que têm cúpulas em formato de cebola, típicos dos Alpes
|
Os trens de Viena para Salzburgo partem de hora em hora de Hauptbahnnhof (a estação central) ou de Westbahnnhof. Os horários e preços das passagens você consulta no site da companhia austríaca, a
ÖBB.
Outra boa maneira de chegar a Salzburgo é via Munique, a cerca de uma hora e meia de viagem — Salzburgo está a menos de 10 km da na fronteira com a Alemanha — atravessando uma região de lagos e montanhas de beleza extasiante.
|
O Jardim do Palácio Mirabell está no “elenco” de A
Noviça Rebelde |
Veja os horários e preços dos trens entre Munique e Salzburgo no site da
Deustsche Bahnn.
O Aeroporto Internacional de Salzburgo (código SZG) recebe voos de diversas cidades da Europa.
|
Esta é a Linzergasse, no Centro Histórico, a rua onde me
hospedei na última visita a Salzburgo. Bem que os meninos se esbaldando na
fonte da Linzergasse poderiam ser filhos do Capitão Von Trapp, né?
|
|
Um detalhe bacana: as lojas e restaurantes não exibem
letreiros tradicionais, para não descaracterizar as fachadas barrocas. Daí a
profusão de placas de ferro super trabalhadas
|
Hospedagem em Salzburgo
A oferta de hospedagem em Salzburgo é farta e o capricho local faz da mais simplezinha das pousadas um lugarzinho sempre aconchegante.
Fora da muvuca dos dias de Festival de Salzburgo (cinco semanas de muita música e teatro, entre a última semana de julho e o final de agosto), dá até para chegar à cidade sem reserva e recorrer ao Escritório de Turismo da cidade, que tem um posto na Estação Ferroviária. (Atualização: em 2019, é melhor usar a internet e reservar sua acomodação).
|
A Residenz Platz é a principal praça de Salzburgo. É lá que
está o Palácio Residenz, moradia dos arcebispos que governavam a cidade (à
esquerda, acima) e a Catedral (à direita). E é claro que você conhece a fonte da
praça: ela aparece em close na tela quando Julie Andrews/Maria canta I
have confidence em uma cena de A Noviça Rebelde |
Foi através do Escritório de Turismo de Salzburgo que descobri os simpáticos Adlerhof Hotel (Elisabethstraße 25), onde me hospedei em abril de 2003, e o Goldene Krone (Linzergasse 48), onde fiquei no começo de julho de 2005.
O Adlerhof Hotel fica fora da área considerada como Centro Histórico de Salzburgo, mas tudo lá é tão pertinho que vale a pena.
O Goldene Krone fica numa das ruas mais conhecidas da Cidade Velha, aos pés do Kapuzinnenberg. Ambos estão na faixa de preço dos 50 a 70 euros, dependendo da época e da antecedência da reserva. São duas boas opções.
|
O Rio Salzsach atravessa Salzburgo. Ao fundo, com sua
inconfundível cúpula vermelha, a Abadia de Nonnberg. A subida até lá é uma
caminhada muito agradável
|
Tour da Noviça Rebelde em Salzburgo
A Noviça Rebelde atrai mais turistas a Salzburgo do que a magnífica paisagem, o patrimônio histórico ou a memória de Mozart, o filho mais célebre da cidade.
A oferta de passeios e atividades temáticas em torno do filme ameaça transformar Salzburgo numa espécie de "Disneylândia monotemática"— o que seria um desperdício imperdoável — mas, se você souber usar com moderação, seguir a rota da Noviça Rebelde em Salzburgo pode ser um programa muitíssimo divertido.
➡️ O
Sound of Music Tour tem
saídas diárias às 9:30h e às 14h, do Terminal de ônibus de Mirabellplatz, em frente a Sankt Andrä Kirche (Igreja de Santo André). A tarifa para adultos é de 37 euros, mas não há guias em português.
|
🎵🎵 Dó, ré mi... 🎵🎵. O Número musical mais conhecido de A
Noviça Rebelde percorre diversos pontos de Salzburgo, como o Jardim do
Palácio Mirabell, construído no Século 17 pelo príncipe-arcebispo Wolf Dietrich
Raitenau para sua amante Salomé Alt
|
Durante cerca de quatro horas, os participantes do tour percorrem algumas locações do filme, com direito a muita cantoria no ônibus, durante os deslocamentos.
Se você faz questão de ver os cenários mais famosos do filme, vale a pena fazer o tour, pois alguns deles ficam afastados do Centro de Salzburgo.
|
No filme, o Palácio de Leopoldskron (no centro) foi usado
como um dos cenários da residência da Família von Trapp. A construção, do
Século 17, foi moradia de um dos príncipes-arcebispos de Salzburgo. Não repare
a foto meio borrada. Ela foi escaneada do meu álbum da viagem de 2003, quando
eu ainda usava câmera analógica
|
Cenários de A Noviça Rebelde em Salzburgo
⭐Casa da Família von Trapp
Dois edifícios históricos serviram de cenários para a “casa dos von Trapp” no filme:
➡️ O Palácio de Leopoldskron (na Leopoldskronstraße 56-58) está a 2,5 km do Centro de Salzburgo, às margens de um lago e hoje é um hotel de luxo. A Família von Trapp realmente viveu lá, entre 1923 a 1938.
➡️ Palácio de Hellbrünn (Fürstenweg 37), onde fica o gazebo cenográfico de dois momentos famosos do filme. É lá que a Liesel canta Sixteen Going on Seventeen e que Maria canta Something Good em sua cena romântica com o Capitão von Trapp. Fica a 6 km do Centro de Salzburgo.
⭐Michaeliskirche (Igreja de São Miguel)
É a igreja onde foi filmado o casamento de Maria com o Capitão von Trapp, a catedral da cidadezinha de Mondsee, a 27 km de Salzburgo.
⭐Lago Fuschl
É o cenário da abertura de A Noviça Rebelde (quando Maria canta The Sound of Music). Fica na belíssima região de Salzkammergut.
|
A Capela de São João, na Abadia de Nonnberg, tem uma bela
decoração interior, datada do Século 12 |
⭐Abadia de Nonnberg
A cúpula vermelha em formato de cebola da Abadia de Nonnberg (
Stiff Nonnberg, como você vai ler nas placas em alemão) é uma visão onipresente na paisagem de Salzburgo. O convento, fundado no Século 8, é a mais antiga clausura feminina ao Norte do Alpes ainda em funcionamento.
Nonnberg significa “Montanha das Freiras". A abadia fica numa pontinha do extremo Sul do Mönchsberg, a montanha que domina toda a cidade e onde está construída a Fortaleza dos Príncipes-Arcebispos, o Hohensfestung ("Fortaleza Alta") ou Hohensalzburg.
|
A entrada do convento da Noviça Rebelde (no alto) é super discreta. Pra não passar direto, preste atenção na célebre cúpula vermelha |
|
Minha tentativa não muito bem sucedida de fotografar um
mural no interior da Capela de São João — acabaram as moedinhas 😁 |
A Abadia de Nonnberg é o convento onde a noviça Maria vivia, até ir cuidar dos filhos do Capitão von Trapp, e várias cenas de A Noviça Rebelde foram rodadas lá.
Para chegar à Abadia de Nonnberg, há três caminhos, mas o meu preferido é a subir pelos Nonnbergstiege, a longa escadaria que começa em uma rua chamada Kaigasse ("Beco do Cais").
|
No alto, um detalhe do portal de entrada da capela. Acima, o
pátio interno da Abadia |
A Capela de São João, na abadia pode ser visitada desde as 7 da manhã até escurecer, mas preste atenção ao horário das missas, quando a visitação turística é interrompida.
E leve moedas. Você precisará delas para acionar a iluminação da igreja e ver os lindos murais do Século 12 que adornam o coro.
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário