24 de julho de 2005

Caminho de Santiago - uma parada para um polvo à galega


Polvo à galega (pulpo a la féria), prato típico das festas de Santiago, na Galícia
Polvo à galega: uma verdadeira epifania no Caminho de Santiago

Caminho de Santiago. Trajeto de hoje: Tui a O Porriño, 16 km

Entre Tui e O Porriño, o Caminho de Santiago tem um trecho bem difícil de atravessar. Não por grandes turbulências do terreno, mas pelo tédio que é caminhar 5 km atravessando o Polígono Industrial de O Porriño, onde só de vê muros de fábricas.

Esse trecho é um contraste forte com a paz e o sossego do Vale do Louro, o primeiro pedaço do percurso de hoje.

Passei o tempo todo imaginando que tipo de epifania poderia se manifestar em meio a chaminés, para quem faz o Caminho de Santiago em busca de iluminação espiritual.

Mas eu, mulher de pouca fé, não perderia por esperar.

Bastou as fábricas ficarem para trás para o caminho desembocar em uma área mais verde, de pequenas propriedades rurais à beira do asfalto. Foi aí que aconteceu o milagre.

O altar da Capela de Jesus e um bosque nos arredores de O Porriño, no Caminho de Santiago
O altar da Capela de Jesus e um bosque nos arredores de O Porriño

Encontrei uma taberna instalada em uma casinha típica galega. No jardim, vi uma mulher cozinhando alguma coisa numa fogueira. Curiosa, fui olhar o tacho e o divino materializou-se diante de mim: ela estava preparando polvo à galega.

Tratei de me aboletar em uma mesinha da taberna, à sombra da indefectível parreira (acho que todas as casas da Galícia têm uma) e pedi uma porção de polvo.

A travessa gigantesca (que custou 5 euros) poderia alimentar uma dúzia de peregrinos ascetas. Para mim, que sou profana, hedonista e estava faminta, aquele prato enorme de polvo à galega — macio, temperado com sal, azeite e páprica — foi a medida certa.

Era véspera do Dia de Santiago e a dona da casa explicou que pulpo a la feria (o nome original do prato, na Galícia) é obrigatório nessa época. Pense num santinho bom, o apóstolo Tiago...

Capela de Jesus, O Porriño, Caminho de Santiago
Capela de Jesus

Pra ficar melhor, só com uma (algumas) cunca de vinho ribeiro, típico da Galícia, muitas vezes fabricado nos quintais das casas com as uvas das parreiras que oferecem a sombra dos caramanchões.

No pequeno salão do bar, a TV estava exibindo o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, disputado em Hockenheim. Bom motivo para mais uma cunca de vinho.

Essa cunca logo vira mais outra: Fernando Alonso ganhou a prova e, por mais que "Galícia não seja Espanha", como eles adoram pichar nos muros, no esporte eles abrem uma exceção e comemoram filhos das Astúrias, como Alonso, como se fossem conterrâneos.

Depois dessa farrinha, ficou muito mais fácil atravessar o trecho sem graça da periferia de O Porriño até o Centro e dar o dia por encerrado.

Onde dormir em O Porriño

➡️Albergue de Peregrinos de O Porriño
O Albergue de Peregrinos de O Porriño tem 50 vagas em dormitórios mistos. Fica bem na entrada da cidade, numa pequena descida, à direita, na estrada que segue para Gondomar.

Quando passei por lá, estava novíssimo, recém inaugurado. Minha amiga Dulce, que pernoitou no Albergue de O Porriño, fez muitos elogios à limpeza e à organização.

Hotel Azul, O Porriño, Galícia, Caminho de Santiago
Não fotografei o Hotel Azul, mas guardei o cartão de hóspede 😀

⭐Hotel Azul
Calle Ramiranes nº 38, Centro

Como eu vinha distraída pela estrada, passei passei direto pelo Albergue de O Porriño e fui parar no Centrinho da cidade.

Acabei decidindo ficar no Hotel Azul, lugarzinho simples e decente, a 30 euros a diária single, com café da manhã.

A Espanha na Fragata Surprise
Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona
Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário