30 de junho de 2014

Onde comer na Andaluzia


Peças de jamón (presunto) em uma taberna de Granada

Peças de jamón em uma taberna da Carrera del Darro, em Granada (com direito à minha selfie no espelho 😊)


Comer na Andaluzia é um prazer que está à altura das paisagens, dos monumentos e da cultura dessa região fascinante.

A cozinha andaluza é feita de frutos do mar (ai, as frituras de Cádiz!) saborosas sopas frias (o salmorejo e o gazpacho, por exemplo), pratos fortes, como o rabo de toro, o delicioso jamón (presunto), chocolate com churros e doces conventuais.

Tudo isso acompanhado de um bom vinho, taças de sangria e cálices de xerez.

Culinária da Andaluzia
Pequenos grandes momentos: berinjelas fritas com melaço, na Judería de Córdoba, pão com tomate com vista para a Alhambra, em Granada, café com marrom glacê, em Triana (Sevilha) e tortilhas de camarão, em Cádiz

Os melhores lugares para provar os autênticos sabores da Andaluzia são os bares e tabernas com décadas de idade, cheios de personalidade e astral de vizinhança, que resistem como baluartes da autenticidade, mesmo nas áreas mais turísticas.

Perfeitos para ir de tapas observando os frequentadores tradicionais que reclamam da política entre dentes enquanto sorvem suas xícaras de café ou cálices de Domecq.

Taberna andaluza em Córdoba
Taberna andaluza em Ronda
Essas tabernas em Córdoba (no alto) e em Ronda conseguem manter uma tremenda personalidade, mesmo cercadas de atrações turísticas


Meus 20 dias na Andaluzia foram uma farra gastronômica — simples, sem firulas e deliciosa, bem ao jeito desse pedaço de mundo passional e sedutor.

Veja o que comer na Andaluzia e dicas de restaurantes, bares e cafés que testei e aprovei:


Onde comer na Andaluzia


Pratos típicos da Andaluzia

⭐ Morena ao adobo

A morena é um peixinho com zero de prestígio nas mesas mais requintadas, mas muito saboroso. É um prato muito comum no bairro de La Viña, em Cádiz, tradicional morada de marujos e pescadores.

As morenas ficam deliciosas quando marinadas em adobo, molho à base de vinagre, pimentão e alho.

Mercado Central de Cádiz na Andaluzia
Restaurante no bairro de La Viña em Cádiz, Andaluzia

Dois lugares excelentes para petiscar e provar frutos do mar em Cádiz: o Mercado Central (no alto) e o antigo bairro de pescadores de La Viña, pródigo em restaurantes populares e boa comida


⭐ Pescao frito
Uma herança das comunidades de judeus sefarditas da Península Ibérica, os frutos do mar levemente empanados, fritos no azeite de oliva e temperados apenas com sal são um clássico da culinária gaditana e apresentados com o característico sotaque andaluz, que não pronuncia o D das sílabas finais.

É assim que o pescado frito vira pescao frito e arrebata os corações e estômagos dos visitantes da bela Cádiz.

Freiduría las Flores, Cádiz
Em Cádiz, não deixe de experimentar as tradicionais freidurías, casas especializadas em frutos do mar fritos (e maravilhosos)

O pescao frito (ou pescaíto, no diminutivo carinhoso e popular) é um prato é ótimo para beliscar à beira mar, nos chiringuitos (barraquinhas) na beira da praia.

Nas freidurías de Cádiz eles ganham status de banquete (simples e barato, como são os banquetes andaluzes). Um programa imperdível para quem visita esta cidade com muitos encantos e mais de três milênios de história.

Langostinos (camarões), calamares (lulas), chocos (sépias) boquerones (anchovas) e sardinhas ficam deliciosos preparados à moda gaditana. Pingue umas gotinhas de limão e bom apetite.

chocolate com churros
Chocolate com churros no trailer da Ponte de Triana, em Sevilha

⭐ Chocolate com churros
Essa combinação é boa em qualquer lugar do mundo, mas na Andaluzia ela alcança a perfeição. O chocolate espesso e de sabor marcante e os churros fritinhos na hora levam a gente direto para o paraíso.

Os melhores chocolates com churros que já provei foram andaluzes, com o perdão da Chocolateria San Ginés, uma paixão que tenho em Madri

Em Sevilha, virou lei para mim uma parada no trailer que fica estacionado na cabeceira da Ponte de Triana, no Paseo de Cristobal Colón, para minha dose diária de felicidade adocicada e quentinha traduzida em chocolate com churros.

⭐Doces conventuais
Isso virou um vício irrevogável. Sevilha é pródiga em conventos que produzem pequenas epifanias a partir de gemas, amêndoas e açúcar.

Sevilha, Plaza del Cabildo
Em Sevilha, a escondida Plaza del Cabildo guarda a tradicional Confeitaria El Torno, casa tradicional especializada em doces de convento

loja do El Corte Inglés da Plaza Duque montou um posto de venda dessas muitas maravilhas no período de Natal, Ano Novo e Reis (creio que é praxe anual), o que poupou o meu trabalho de bater na porta de cada convento da Cidade.

Os doces conventuais andaluzes são bem parecidos com os portugueses e tão espetaculares quanto.

doces típicos de Ronda, Andaluzia
As delícias da pastelaria Yemas del Tajo, em Ronda

Outro ponto tradicional para comprar doces conventuais em Sevilha é El Torno, uma loja na Plaza del Cabildo, perto da Catedral.

Também gostei muito da Confeitaria Filella (no bairro de Triana), especializada em pastéis de nata e que também serve ótimos docinhos de gema e marrons glacês (os que aparecem na foto deste post são de lá).

doces típicos da Andaluzia
Vitrine de uma padaria em La Viña, Cádiz

Em Ronda, enlouqueci com os doces de gema servidos da tradicionalíssima Pasteleria las Campanas.

Em Cádiz, era impressionante: em todas as padarias que experimentei, encontrei deliciosos doces de gema, como os tocinos del cielo.

Prato típico da Andaluzia: salmorejo
Hummmm, Salmorejo...

⭐ Salmorejo
O salmorejo é uma sopa típica de Córdoba, feita com tomate e pão dormido e bem temperada com alho, azeite e vinagre.

Ela é bem encorpada e vem salpicada de ovo cozido e fatias de presunto cru (jamón). É servida fria, portanto, mais atraente para os meses de verão. Mas garanto pra você que ela também é irresistível no frio de janeiro.

⭐ Gazpacho 
Outra famosa sopa fria andaluza (a receita mais célebre está em Mulheres à beira de um ataque de nervos, o hilário filme de Almodóvar), à base de tomate e pepino. Até eu, que odeio pepino, não vivo sem gazpacho...

taberna no bairro de Santa Cruz em Sevilha
Taberna no tradicional bairro de Santa Cruz, em Sevilha

⭐ Berinjelas com melaço
Descobri esse prato em Córdoba, em um restaurante da Porta de Almodóvar (Casa Rúbia, no nº 5), por insistência do simpático velhinho que é dono do lugar.

Eu amo berinjela e achei bem interessante essa forma de preparo, com as bichinhas levemente empanadas e temperadas com o mel de cana de açúcar.

Bar na Judería de Córdoba, Andaluzia

Bar na Judería de Córdoba, um bairro cheio de lugares interessantes para bebericar e petiscar


⭐ Tortilhas de camarão 
Outro pratinho perfeito para um momento de tapas. As tortilhas são preparadas com ovo batido, um pouquinho de batata e muito camarão.

As que provei numa taberna bem caseirinha, na esquina do Oratório de San Felipe Néry, em Cádiz, estavam deliciosas.

Polvo servido em taberna no Bairro de Santa Cruz em Sevilha
Duas vezes polvo, em um bar de Santa Cruz, em Sevilha. Porque eu gosto e sou gulosa 😊


⭐ Polvo (de todos os jeitos)
Como você viu na foto lá no alto, eu chegava ao requinte de pedir dois tipos de polvo, na hora do tapeo.

Adoro esse bicho, que é preparado divinamente na Bahia, em Portugal, na Grécia e na Galícia.

Há tempos eu me debatia com a dificuldade de descobrir qual dessas civilizações fazia o melhor polvo. Aí, vieram os andaluzes e bagunçaram o meu ranking, pois o deles também é de rasgar a roupa...

⭐ Pão com tomate 
Essa combinação maravilhosa é típica da Catalunha, mas também é bem popular na Andaluzia.

No meu hotel, em Sevilha, o pão com tomate era um hit no café da manhã, mas o pãozinho mais gostoso em provei em um bar da Carrera del Darro, em Granada, olhando para a Alhambra.

Desfiladeiro do Tajo em Ronda na Andaluzia
Rabo de toro, prato típico da Andaluzia

Tão inesquecível quanto a beleza de Ronda foi esse prato de rabo de toro (rabada) que jantei lá


Rabo de Toro
Sim, é rabada. E é não faça essa cara fresca, porque é uma delícia.

A cauda do touro é cozida longamente, com vinho e legumes, deixando a carne muito macia e o molho bem encorpado. No frio, é uma bênção. O prato mais inesquecível da Andaluzia.

Pratos típicos da Andaluzia: langostinos (camarões)
Camarões ao alho, meu almoço de Ano Novo

Langostinos al ajillo 
(Camrões ao alho). Acho esse esse prato perfeito, pois deixa o sabor do camarão sobressair. É a coisa mais simples do mundo, com um toque de páprica e muito azeite.

Provei uma porção deliciosa de langostinos al ajillo no meu almoço do dia 31 de dezembro, no Centrão de Sevilha, longe das principais atrações turísticas, quando votava a pé da visita à Casa de Pilatos.

Foi num restaurante simples, chamado Café del Sol, que escolhi pela cara e onde encontrei algumas mesas de sevilhanos saindo do trabalho e já ensaiando a festa de Ano Novo.

Bar em Cádiz na Andaluzia
Bar em Cádiz na Andaluzia
Bar em Cádiz na Andaluzia
Bar em Cádiz na Andaluzia
Bar em Cádiz na Andaluzia
Tô pra ver outro lugar com tantos bares e cafés bonitos como Cádiz

Restaurantes na Andaluzia

Onde comer em Cádiz

Paseo de Apodaca em Cádiz na Andaluzia
Paseo de Apodaca em Cádiz na Andaluzia
O tradicional Restaurante Balandro é vizinho do Paseo de Apodaca, ponto de encontro e de lazer da aristocracia gaditana desde o Século 17

Balandro 
Alameda Apodaca nº 22, Cádiz

O Balando tem ambiente bem contemporâneo, cercado pela atmosfera tradicional da Alameda de Apodaca, o clássico passeio ajardinado sobre as muralhas onde as famílias ilustres da cidade faziam o footing, no Século desde o Século 17.

O atendimento do Balandro é simpático e profissional e a comida estava muito gostosa.

Restaurante Balandro, Cádiz
Bons momentos no famoso Balandro, em Cádiz: mil-folhas de vitela com confit de pato (dir) e sorvete de mandarina au grand marnier

Pedi o mil-folhas de vitela com confit de pato e compota de maçã e, de sobremesa, o sorvete de mandarina (tangerina) ao grand marnier.

Refeição super correta e a preços muito honestos (cerca de € 35, com bebidas).

⭐ Freiduría Las Flores 
Plaza de las Flores, Centro, Cádiz

A Freiduria Las Flores é uma das visitas obrigatórias em Cádiz, em uma região cercada de atrações históricas.

O ambiente é simples, com toalhas descartáveis nas mesas, guardanapos de papel e paliteiros de plástico.

A freiduría vive lotada de gaditanos e turistas, loucos por suas porções pantagruélicas de mariscos fritos à moda da cidade, a preços inacreditáveis (gastei €15 em um banquete que dava para dois facinho). Imperdível.

Restaurante La Morena em Cádiz
La Morena, no antigo bairro de pescadores de Cádiz

⭐ Restaurante de la Morena
Calle Virgen de La Palma (quase esquina com Calle Paraguay), La Viña, Cádiz

Foi no La Morena, restaurante bem simplinho do bairro dos pescadores de Cádiz, que provei as morenas ao adobo e e umas sardinhas a la plancha deliciosas.

Bom lugar para uma paradinha sem compromisso. Prepare-se para gastar no máximo €10 no tapeio.

Porta de Almodovar em Córdoba na Andaluzia
Porta de Almodovar em Córdoba na Andaluzia
Porta de Almodovar em Córdoba na Andaluzia
A área da Porta de Almodóvar, nas muralhas de Córdoba, é cheia de restaurantezinhos simples. Bom lugar para uma pausa. O velho portão medieval é um dos acessos à Judería

Plaza de la Corredera em Córdoba na Andaluzia
Plaza de la Corredera em Córdoba na Andaluzia
Plaza de la Corredera em Córdoba na Andaluzia
Também em Córdoba, a Plaza de la Corredera concentra muitos bares e restaurantes


Onde comer em Córdoba

⭐ Casa Rubio
Puerta de Almodóvar nº 5, Córdoba

Juro que parei neste restaurante da Porta de Almodóvar só para tomar uma taça de xerez e descansar um pouco. Mas o dono era tão simpático e conversador que eu fui ficando, ouvindo as histórias do velhinho.

Acabei pedindo as berinjelas com melaço pela curiosidade de provar um ingrediente tão nordestino em um prato andaluz. Gastei €10 e saí bem satisfeita.

Onde comer em Granada

Restaurante El Balcón de San Nicolás em Granada na Andaluzia

El Balcón de San Nicolás, em Granada: fui só pela vista da Alhambra, mas a comida surpreendeu


⭐ El Balcón de San Nicolás
Calle Atarazana Vieja nº 4, Albaicín, Granada

Juro que não esperava nada da comida, do ambiente ou do serviço deste restaurante, que tem uma vista simplesmente escandalosa para a Alhambra. Fui lá pela varanda, mesmo, mas me surpreendi com a qualidade do jantar, bem acima da expectativa.

Pedi rabo de toro e, de sobremesa, torta de amêndoa com framboesas.

O ambiente do Balcón de San Nicolás é bem gostoso, com sofás, poltronas em uma grande varanda envidraçada.

A iluminação fica por conta de velas e abajures, para não atrapalhar a visão celestial da Alhambra iluminada diante do freguês. Jantar na casa dos €30.

Onde comer em Ronda

Restaurante Hermanos Macias em Ronda na Andaluzia
Restaurante Hermanos Macias em Ronda na Andaluzia

Jantei muito bem no restaurante Hermanos Macias, em Ronda


⭐ Restaurante Hermanos Macías
Calle Pedro Romero nº 3, Ronda


Este restaurante, tocado por uma família, fica no térreo de um casarão secular que também abriga um pequeno hotel, na transversal que começa bem em frente à Praça de Touros de Ronda.

Também escolhi pela cara e não poderia ter me dado melhor. O rabo de toro (divino) caiu como uma luva nos 2º C de temperatura da Noite de Reis. O vinho doce da casa, bem licoroso, substituiu muito bem a sobremesa.

Laranjeiras em Sevilha na Andaluzia
As laranjeiras reforçam as cores e o encanto das ruas de Sevilha. Ainda que as laranjas sejam cheirosas e sedutoras, dizem que são muito azedas e só servem para fazer doces 
Restaurante no Centro Histórico de Sevilha

O Centro Histórico de Sevilha está cheio de bares e restaurantes antiguinhos e simpáticos


Onde Comer em Sevilha

⭐Café del Sol
Calle Álvarez Quintero, Centro, Sevilha, a cerca de 300 metros do Ayuntamiento

Foi neste lugarzinho simples e simpático que almocei os camarões escandalosos da foto lá no alto do post.

Além de servir uma comidinha danada de gostosa, o Café del Sol tem um super bom astral. Fica fora da área turística e é frequentado por sevilhanos que trabalham nas redondezas.

Café del Sol em Sevilha

O muitíssimo agradável Café del Sol, em Sevilha


⭐ Confiteria Filella
Dois endereços em Sevilha: Calle San Jacinto 14, em Triana (logo depois da ponte) e na Avenida de la Constitución nº 2, bem pertinho do Ayuntamiento. Ótima para tomar um café com docinhos deliciosos.

⭐ Café de la Prensa
Calle Betis nº 8, Triana, Sevilha
Para um cálice de xerês a ótimos preços (€2), WiFi grátis e um pouquinho de sossego, em um ambiente forrado de páginas de jornais e frequentado por moradores do tradicional bairro sevilhano de Triana.

A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Todas as dicas da Andaluzia


A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter  |  Instagram  | Facebook

Um comentário:

  1. Olá
    Estava a procura de informação em portugués para um amigo brasileiro e encontrei seu blogue. Eu sou de Jerez, oficialmente Jerez de la Frontera, e morei em Sevilha durante os anos da Universidade. Dai só falar em algumas coisas:
    Pão com tomate, é muito popular em geral no mediterráneo. De facto, o café da manhã de pão com tomate e azeite virgen de oliva é conhecido como “desayuno andaluz” (café da manhã andaluz, fora de Andaluzia). Tem pãozinhos típicos andaluces: pão de telera, por exemplo, mas o mais famoso é o “mollete”, nomeadamente de Antequera, um municipio andaluz. O “mollete”, bem torradinho, com tomate triturado ou em rodelas, e azeite de oliva virgem (presunto ibérico é opcional) é uma delicia para começar o dia.
    Vi que não parou em Jerez, uma pena porque tivesse adorado a minha cidade. Cádiz pode ser mais turístico, mas acho que Jerez é mais auténtico. Sendo Dezembro, tivesse sido ótimo para voce conhecer as famosas zambombas, celebrações populares onde se mistura o flamenco e a gastronomía popular, com doces típicos de Natal (pestiños, amarguillos, alfajores, etc.). Além disso, tivesse gostado de conhecer os “tabancos”, lugares centenários, cheios de história, onde antiguamente vendiam vinho de Jerez mas também dava para os experimentar. Hoje em dia, a madeira e as paredes cheiram a história e pode experimentar vinhos diferentes. E do vinho, também deu para ter uma gastronomía bem andaluza que é feita com esse vinho ou que é acompanhado dele, como as diferentes comidas com grao de bico, no espaço entre Sevilha e Jerez (procure “berza jerezana”).
    Boas viagens pelo mundo :-)

    ResponderExcluir