quinta-feira, 12 de julho de 2012

Exposição de Portinari na Câmara


As "Baianas", de Portinari, estão expostas 
no Salão Negro do Congresso
(imagem Projeto Portinari)
Está rolando um programão no Congresso Nacional — e não é cassação de parlamentar nem a votação da Medida Provisória do Código Florestal. Desde o último dia 3, estão expostas no Salão Negro as 12 obras da coleção “Cenas Brasileiras”, de Cândido Portinari, além da famosa tela de Vítor Meireles, “Primeira Missa no Brasil”, em exibição no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A mostra “Retratos da Brasilidade” fica aberta até 16 de setembro, com entrada franca.

Esta é a primeira vez que a coleção “Cenas Brasileiras” é exposta completa fora da galeria do Banco Central, feliz proprietário das obras. Panorama de expressões regionais populares as “Cenas” retratam o “Descobrimento do Brasil”, “Anchieta”, ‘Bandeirantes”, “Frevo”, “Bumba-Meu-Boi”, “Samba”, “Vaqueiros do Nordeste”, “Baianas”, “Garimpo em Minas Gerais (Garimpeiros)”, “Jangada do Nordeste”, “Gaúchos” e “Seringueiros”.

 "Seringueiros" e Bumba-meu-Boi" 
(foto feita com meu Nokia Lumia, que jamais poderá
ser acusado de competir com uma câmera decente)
Já a “Primeira Missa no Brasil”, pintada por Meireles em 1859, é um dos quadros mais conhecidos do País (deve perder para o grito do Ipiranga, do mesmo autor), graças às reproduções em livros escolares. Pertence ao Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e só saiu de lá duas vezes: para ser exposto na Bélgica e para uma mostra no sul do País.
Informações:

Retratos da Brasilidade- Diariamente, até 16 de setembro – incluindo sábados, domingos e feriados – das 9 às 17 horas, com entrada franca. Os visitantes devem prestar atenção ao traje exigido para ter ingresso nas dependências da Câmara e do Senado: em dias de sessões plenárias, estão vetados shorts e, bermudas. Dá para conferir as regras gerais de visitação ao Congresso neste link ou ligando para 3216-1780 e 3216-1762.

Brasília na Fragata Surprise


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook    Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário