2 de novembro de 2023

O que fazer em Valparaíso, Chile

Cerro Alegre em Valparaíso
Nem tente resistir ao charme de Valparaíso

Valparaíso é meu grande xodó no Chile. Localizada a 120 km de Santiago, a cidade portuária é um destino bem popular dos passeios bate e volta partindo da capital chilena, geralmente combinados com a visita a Viña del Mar. 

Mas acho um bate e volta muito pouco pra essa lindeza feita de cores e precipícios.

Quando o assunto é o que fazer em Valparaíso, é preciso citar mais do que uma lista de atrações da cidade — e sim, há muitas delas. 

Porque o melhor de Valparaíso é se perder por suas ladeiras admirando sua arquitetura peculiar e o capricho de seus grafites, sempre com a trilha sonora do pio das gaivotas.

Valparaíso, Chile
Cerro Alegre em Valparaíso no Chile
Cerro Alegre em Valparaíso no Chile
Formada por 42 morros diante de uma baía, Valparaíso é um encanto feito de muito sobe e desce ladeiras e infinitas paradas para clicar seus grafites

E quando digo que um bate e volta a Valparaíso é pouco, falo por experiência. Minhas duas primeiras visitas à cidade foram nesse esquema e ambas me deixaram com mais vontade de voltar.

Se você vai ao Chile, recomendo muitíssimo que você programe uma ou duas noites em Valparaíso, pra mergulhar no super bom astral, na boemia e na beleza da cidade, como eu fiz nesse roteiro na Argentina e no Chile.

Veja as dicas sobre o que fazer em Valparaíso e aproveite essa cidade deliciosa.

Cerro Alegre em Valparaíso
Fiquei hospedada no Cerro Alegre, totalmente encantada com a minha vizinhança

O que fazer em Valparaíso


Arte de Rua em Valparaíso

Grafites em Valparaíso no Chile
Grafites em Valparaíso no Chile
Grafites em Valparaíso no Chile
Os grafites de Valparaíso são famosos em todo o mundo. Dizem que tudo começou com Pablo Neruda

Era uma vez uma cidade que se orgulhava de suas casas coloridas — cada uma de uma cor. 

As fachadas que se derramavam por suas ladeiras — recobertas por placas de ferro ondulado, ornamentadas por janelas de guilhotina, cortinas rendadas e vasos de planta no peitoril — já seriam suficientes pra fazer de Valparaíso um lugar encantador.

Mas Valpo queria mais. E a diversidade de cores que já acendia suas fachadas começou a virar desenhos cada vez mais bonitos e exuberantes, ao ponto de a cidade hoje ser considerada a capital latino-americana do grafite.

Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Se Valpo perdeu a importância com a abertura do Canal do Panamá, os murais a recolocaram no mapa dos viajantes do mundo inteiro

Reza a lenda que teve o dedo de um poeta nessa transformação. O cara se chamava Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, mas a eternidade o conheceria pelo nome de Pablo Neruda.

Completamente encantado por Valparaíso e sua alma de mar, Neruda teria sido o responsável por trazer a ideia do Muralismo Mexicano para a cidade. O poeta conheceu o movimento. quando servia como Cônsul-Geral do Chile na Cidade do México, no início dos anos 40 do século passado.

Casas em Valparaíso no Chile
Casas em Valparaíso no Chile
Casas em Valparaíso no Chile
As fachadas coloridas recobertas em placas de ferro já seriam um encanto suficiente. Mas Valparaíso queria mais

Aquela arte exuberante, atrevida, engajada e profundamente comprometida com as tradições populares pareceu a Neruda o remédio perfeito para iluminar as feições de uma Valparaíso que afundava na decadência econômica. 

(É que desde a abertura do Canal do Panamá, em 1914, Valpo e seu porto perderam importância, já que os navios já não dependiam dessa base apoio na travessia do Atlântico para o Pacífico.)

O Porto de Valparaíso recuperou sua importância e hoje é um dos mais movimentados da América do Sul. Mas o que atrai turistas do mundo inteiro à cidade não é o vai e vem das docas, mas a fama dos murais que se espalham pelos morros da cidade.

Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Arte de Rua em Valparaíso no Chile

Os cerros Concepción, Alegre e Bellavista são as mais famosas galerias de Arte de Rua em Valparaíso, mas toda a cidade fervilha com os grafites, que são estimulados pela prefeitura e muitas vezes encomendados por hotéis, restaurantes, bares e comércios locais. 

Em qualquer caminhada por Valparaíso você vai se deleitar com os murais, mas se quiser mergulhar mais fundo no contexto histórico e conhecer mais sobre os artistas, vale se engajar em um dos muitos tours guiados oferecidos por agências e cooperativas de turismo da cidade.

Arte de Rua em Valparaíso no Chile
Arte de Rua em Valparaíso no Chile

Hoje, a visita de uma delegação de muralistas mexicanos a Valparaíso em 1943, organizada por Neruda, é considerada o ponto de partida para a arte que se espalha pelas ladeiras de Valpo. 

Feliz da cidade que tem um poeta para olhar por ela, né?

Paseos e mirantes de Valparaíso

O Porto de Valparaíso visto do Paseo Gervasoni
O Porto de Valparaíso visto do Paseo Gervasoni

Não canso de enfatizar que o melhor de Valparaíso é passear pelas ladeiras multicoloridas de seus famosos cerros (morros). Dos 42 cerros de Valparaíso, os mais turísticos são o Cerro Concepción e o Cerro Alegre. 

Mas não limite sus exploração a essa dupla charmosíssima e cheia de bares e restaurantes bacanas.

É impressionante a quantidade de paseos e mirantes que você vai encontrar caminhando (escalando, pra ser mais precisa) a adorável Valparaíso. 

Os paseos, como você já adivinhou, são terraços, ou passeios, à beira das encostas dos morros, com vistas sempre maravilhosas.

E é bem difícil escolher qual deles oferece a melhor vista para a cidade e para o mar.

Paseo 21 de Mayo

Minha estreia na contemplação de Valparaíso de um desses paseos/mirantes,  na primeira visita à cidade, foi aqui.

Subi o Ascensor Artilleria até o Paseo 21 de Mayo e fiquei de cara para um dos amores à primeira vista mais avassaladores da minha vida — sim, ela mesma, Valparaíso.

Se você estiver na parte baixa de Valparaíso, é bom saber que a estação do Ascensor Artillería fica do ladinho do Edifício da Aduana. Depois da subida, 80 metros acima, estão o Paseo 21 de Mayo e o Museu Marítimo Nacional do Chile.

Paseo Yugoslavo em Valparaíso
Paseo Yugoslavo em Valparaíso
Paseo Yugoslavo em Valparaíso no Chile
Paseo Yugoslavo em Valparaíso no Chile
O Paseo Yugoslavo é o grande queridinho de Valparaíso. Acima, o Palácio Baburizza, principal construção dessa área


Paseo Yugoslavo

O Paseo Yugslavo sempre me confronta com aquela dúvida tostines: ele é o mais querido e popular porque fica no Cerro Alegre ou o Cerro Alegre é o mais queridinho porque tem o Paseo Yugoslavo?

O fato é que esse senhor mirante à sombra do belo Palácio Baburizza (onde funciona o ótimo Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso) está sempre movimentado e animado. Com vários bares e restaurantes nas proximidades, ele é um hit incontestável de Valparaíso.

Cerro Alegre em Valparaíso
Cerro Alegre em Valparaíso
A vizinhança do Paseo Yugoslavo é muito colorida

Para subir ao Cerro Alegre, a melhor opção é o Ascensor El Peral, cuja estação alta fica do ladinho do Paseo Yugoslavo.

A área onde se encontra o Paseo Yugoslavo teve suas primeiras casas de imigrantes europeus construídas por volta de 1840. Quarenta anos depois, já era um elegante mirante sobre a encosta, debruçado sobre a Praça Sotomayor, a principal da parte baixa de Valparaíso.

Em um dia de céu claro, a vista que se tem do Paseo Yugoslavo alcança até Viña del Mar, cidade vizinha a Valpo que é um famoso balneário e destino de férias de verão no Chile.

Paseo Yugoslavo em Valparaíso no Chile
O Paseo Yugoslavo, naturalmente, também tem sua porção de Street Art
Ascensor El Peral em Valparaíso no Chile
Ascensor El Peral em Valparaíso no Chile
O Ascensor El Peral é a melhor alternativa para subir ao Paseo Yugoslavo


O Paseo Yugoslavo é um dos mais antigos de Valparaíso. Originalmente, era chamado de Paseo Americano. A mudança de nome é uma lembrança de Pascual Baburizza, que comprou a mansão que hoje leva seu nome, em 1925. Nascido na Croácia, que na época era parte da Iugoslávia, ele acabou inspirando o batismo do mirante mais popular de Valparaíso com sua nacionalidade.

Ascensor Concepción em Valparaíso no Chile
Um clique a bordo do Ascensor Concepción, a caminho do Paseo Gervasoni
Paseo Gervasoni em Valparaíso no Chile
Paseo Gervasoni em Valparaíso no Chile
Cismei que o Paseo Gervasoni tem sotaque napolitano. Deve ser por causa dos terraços do Grande Hotel Gervasoni

Paseo Gervasoni

Na parte baixa de Valparaíso, na altura de Reloj Turri (Torre do Relógio), fica a estação do Ascensor Concepción. Lá em cima, ao desembarcar do funicular, você já vai dar de cara com o Paseo Gervasoni — e, se já estiver estado em Nápoles, vai achar que atravessou o Atlântico sem sentir.

Sim, o Paseo Gervasoni tem um senhor sotaque napolitano e o melhor jeito de curtir a beleza do lugar é em uma das mesas ao ar livre do Hotel Gervasoni.

Grafite no Cerro Concepción em Valparaíso no Chile
Cerro Concepción em Valparaíso no Chile
Cerro Concepción em Valparaíso no Chile
O Cerro Concepción é considerado o berço da tradição de Street Art em Valparaíso

No início da colonização espanhola, a área onde hoje está o Paseo Gervasoni abrigou a Fortaleza de Nuestra Señora de la Concepción (Nossa Senhora da Conceição), que pretendia defender a Baía de Valparaíso de ataques de piratas. 

Dizem que seus canhões jamais tiveram a chance ou necessidade de disparar um único tiro, mas o forte pelo menos deu sua contribuição à História batizando o Cerro Concepción, onde estava assentado.

Ascensor Concepción em Valparaíso no Chile
Estação do Ascensor Concepción

O Paseo Gervasoni ganhou seu nome de Tomazzo Gervasoni, que foi cônsul da Itália em Valparaíso.

Aproveite para fazer um grafitti safari pela área, super decorada com arte de rua. O Cerro Concepción é apontado como o berço dos murais de Valparaíso.

Paseo Atkinson, tela de Alfredo Helsby
O Paseo Atkinson, pintado em 1896 por Alfredo Helsby, exposto no Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso

Paseo Atkinson e Igreja Anglicana de São Paulo em Valparaíso
A Igreja Anglicana de São Paulo e as "costas" do Paseo Atkinson fotografados do Paseo Dimalow

Paseo Atkinson

A apenas 200 metros do Paseo Gervasoni, o Paseo Atkinson é outro irresistível mirante do Cerro Concepción, um bairro animado e com ótimos bares, restaurantes e cafés

Nos primórdios, esse morro foi uma das áreas preferidas pelos ingleses e alemães que migraram para Valparaíso e deixaram belas mansões às margens de suas ladeiras. O Paseo Atkinson talvez seja o dono do melhor conjunto arquitetônico de Valpo.

Paseo Dimalow em Valparaíso no Chile
Paseo Dimalow em Valparaíso no Chile
Paseo Dimalow em Valparaíso no Chile
O Paseo Dimalow fica mais distante do mar, mas também oferece vistas muito bonitas

Paseo Dimalow

Nessa passagem mais recente por Valparaíso, achei o Paseo Dimalow o mais descolado dos que visitei, cheio de bares e cafés muito charmosos. Ele fica no Cerro Concepción e o funicular mais cômodo para chegar até lá é o Ascensor Reina Victoria.

Menos terraço e mais caminho, mesmo, o Paseo Dimalow é uma trilha comprida sobre a encosta, com vistas espetaculares para o mar e também para as ladeiras de Valpo. Estava movimentadíssimo em pleno 19 de setembro, último dia do feriadão das Fiestas Pátrias (quando, em tese, nada funciona no Chile). 

Paseo Dimalow em Valparaíso no Chile
Paseo Dimalow em Valparaíso no Chile
Paseo Dimalow em Valparaíso no Chile
O Paseo Dimalow é um caminho bem estreito, à beira da encosta, que percorre 150 metros entre a Calle Almirante Montt e a estação do Ascensor Reina Victoria (acima)

Contrariando a expectativa cívica, porém, todos os bares cafés e restaurantes do Paseo Dimalow estavam fervendo com gente muito jovem e animada.

Em frente à estação do Ascensor Reina Victoria, uma pracinha com um escorregador enorme tinha uma fila colossal de adultos e crianças esperando a vez de usar o brinquedo (e de fazer fotos divertidas para o Instagram). 

Museus de Valparaíso

Palácio Baburizza em Valparaíso no Chile
Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso
A visita ao Museu Municipal de Belas Artes vale pelo acervo e para ver o interior do Palácio Baburizza 

⭐Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso no Palácio Baburizza
Calle Monte Alegre 132, Paseo Yugoslavo, Cerro Alegre (o Ascensor El Peral fica do ladinho, para quem vem da parte baixa da cidade).

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: $ 1.200 pesos

Instalado no Palácio Baburizza, o Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso é um programa imperdível na cidade. Só percorrer o edifício já vale muito a pena.

Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso
Palácio Baburizza em Valparaíso no Chile
Palácio Baburizza em Valparaíso no Chile
Palácio Baburizza em Valparaíso no Chile
Palácio Baburizza em Valparaíso no Chile
O Palácio Baburizza tem desenho Jugendtil e foi inaugurado em 1916 

Inaugurado em 1916, o Palácio Baburizza foi traçado em belas linhas Jugendstil — a art nouveau vienense, estilo que me mata de paixão. Que edifício lindo, gente! E olhar a Baía de Valparaíso de seus janelões é um programaço.

O núcleo original do acervo do Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso é exatamente a coleção de arte europeia do dono da casa, Pascual Baburizza, que a deixou como herança para a cidade. Baburizza viveu na mansão de 1925 até sua morte, em 1941.

O Reloj Turri, imagem bem conhecida de Valparaíso, pintado em 1952 por Camilo Mori
Los Patipelados ("Os despossuídos), obra de 1942 do chileno Jim Mendoza McRay
Praça da Bastilha, de Eugène Galien-Laloue no Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso
Praça da Bastilha, do francês Eugène Galien-Laloue

Ao longo do tempo, o acervo do museu foi sendo enriquecido com obras de artistas chilenos, como Juan Francisco González e Alfredo Valenzuela.

"A Antiga Doca Prat" no Museu Municipal de Belas Artes de Valparaíso
A Antiga Doca Prat (1892), de Enrique Swinburn

"A Alminha" no Museu de Belas Artes de Valparaíso
A Alminha, de Marco Bonta, foi a obra que mais me impressionou no acervo do Museu de Belas Artes de Valparaíso

Museus do mar de Valparaíso

Valparaíso é profundamente marcada por sua relação com o mar e as navegações. Antes da chegada dos colonizadores, a área onde hoje se assenta a cidade era território dos Changos, povo que percorria aquela costa em suas canoas, numa espécie de nomadismo naval.

Com a chegada dos europeus, a Baía de Santiago foi cada vez mais se consolidando como escala fundamental para as embarcações que faziam a travessia do Atlântico para o Pacífico pelo Canal de Beagle ou pelo Cabo Horn. A cidade é até hoje a sede da Marinha Chilena e seu porto é mais movimentado do país.

Não é à toa, portanto, que muitas das atrações de Valparaíso tenham a ver com o mar — começando pelo prazer de contemplar o Oceano Pacífico na infinidade de mirantes que os 42 morros da cidade generosamente oferecem. Dois museus de Valparaíso atestam a ligação da cidade com o mar. 

O Museu Marítimo Nacional do Chile funciona na antiga sede da Escola Oficial de Forças Armadas e exibe artefatos e documentos que contam a história naval do país no Século 19.  

O endereço é Paseo Veintiuno de Mayo nº 45, Cerro Artillería. Abre todos os dias, das 10h às 18h e a entrada (eu outubro de 2023) custa $ 4.000 pesos para estrangeiros.

Já o Museu do Mar Lord Thomas Cochrane (que visitei na minha segunda passagem pela cidade) fica na Calle Merlet nº 195, no Cerro Cordillera, e tem entrada gratuita. Funciona de terça a sábado, das 10h às 17:30.

La Sebastiana, a casa de Pablo Neruda
Calle Ricardo de Ferrari nº 692, Cerro Bellavista

Horário: de quarta a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: $ 9.500 pesos


La Sebastiana é uma das três casas de Pablo Neruda e também funciona como um museu. Ainda não consegui visitá-la, mas quem já esteve lá garante que o melhor é a vista para a Baía de Santiago, que se esparrama aos pés da construção — esse foi o grande motivo para que o poeta compasse a casa, em 1959.

Era em La Sebastiana que Neruda e sua companheira Matilde Urrutia costumavam passar as festas de ano novo, admirando o mar que invade a casa por enormes janelas e curtindo a coleção de mapas e objeto náuticos que decoram a residência.

Meu plano original, quando montei o roteiro na Argentina e no Chile, era visitar La Sebastiana, em Valparaíso, e Isla Negra, outra casa de Neruda — dizem que é a mais bonita e interessante de todas — que fica 80 km ao Sul, em El Quisco. 

Mas a minha temporada na cidade coincidiu com os feriados das Fiestas Pátrias, quando praticamente todas as atrações estão fechadas no Chile. 

Pelo que vi em La Chascona, a casa de Neruda em Santiago, já entendi que terei que voltar a Valparaíso pra sanar essa lacuna.

 

 Mais sobre Valparaíso

Roteiro na Argentina e no Chile: Buenos Aires, Mendoza, Santiago e Valparaíso

Bate e volta a Valparaíso

Dicas práticas de Valparaíso, Chile]

Hospedagem em Valparaíso, Chile

Onde Comer em Valparaíso


O Chile a Fragata Surprise

Ilha de Páscoa

Lagos Andinos

Santiago

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário