7 de junho de 2023

Onde comer em Valparaíso, Chile

Paila Marina, prato típico de Valparaíso no Chile
Paila marina: por que é que estou aqui escrevendo este post e não a caminho de Valparaíso?

Já falei aqui na Fragata que a culinária do Chile é minha atração turística preferida no país. Os frutos do típicos de lá, principalmente, me fazem ter vontade de correr para o aeroporto, só de lembrar. 

Imaginem, então, qual é a minha alegria quando penso em comer em Valparaíso, que, além de linda, fica de cara para as águas do Oceano Pacífico, onde nadam essas delícias.

Se eu ainda não fui suficientemente clara nessas páginas da Fragata (acho que fui), permitam-me repetir que sou apaixonada por Valpo — pelo astral, a beleza, a tradição boêmia, a história. Mas bastaria poder comer em Valparaíso regularmente, sem nem curtir os demais encantos da cidade, e eu já ficaria imensamente satisfeita.

Restaurante La Colombina em Valparaíso, Chile
O tradicional restaurante La Colombina aderiu aos festejos das Fiestas Pátrias na decoração, mas não deixou os clientes com fome. Foi lá que almocei na minha chegada a Valparaíso

Na minha mais recente visita a Valparaíso, tive a alegria de voltar a me esbaldar na culinária local — e nem o quase lockdown do feriadão das Fiestas Pátrias atrapalhou essa alegria. Foram só dois dias, mas passei-os muito bem.

Veja essas dicas de pratos e restaurantes pra você experimentar quando for a Valparaíso:

Valparaíso, Chile
Valparaíso faz bem para a alma, para a visão e o paladar


O que comer em Valparaíso

O forte da gastronomia de Valpo não são os restaurantes estrelados e rebuscados em pratarias e cristais.

Assim como a cidade, que é pouquíssimo chegada a um salto alto (no sentido figurado e também no literal, porque, menina, você já viu aquelas ladeiras?) a crème de la crème da gastronomia de Valparaíso são exatamente as casas com pegada mais popular, fortemente associadas à tradição de gente do mar dos porteños (não os de Buenos Aires, mas os de Valpo, que também se orgulham desse gentílico).

Cerro Alegre em Valparaíso no Chile
A cozinha de Valparaíso é bem parecida com a cidade: luxo feito de simplicidade

 Os frutos do mar, naturalmente, são as grandes estrelas. Além dos nossos velhos conhecidos camarões, ostras, lulas e peixes, tem bichos que só se encontra no Chile. E são eles que me matam.

Adoro as machas (parecem lambretas), os mexilhões (chamados de choros no Chile), a jaiba (um caranguejo delicioso), locos, picorocos e ouriços. No Chile tem até abalone, um bicho de concha que eu achava que só existia nos doramas coreanos 😊. 

Macha, marisco típico do Chile
Mariscos do Chile: jaiba e ouriços
Ô, caranguejinho bom, esse tal de jaiba. Ao fundo, ouriços e, no alto, las machas que me matan

Fala se não vale a travessia da Cordilheira dos Andes pra experimentar tudo isso?

E é nessa fauna danada de gostosa que os porteños baseiam sua cozinha simples, substanciosa, cheirosa e gostosa de trazer lágrimas aos olhos. Experimente uma paila marina (quase uma sopa de mariscos e peixes) e você vai me dar razão. Ou o chupe de qualquer bicho do mar, uma quase ensopado cremoso, feito na típica panelinha de barro do Chile.

Porto de Valparaíso no Chile
Porto de Valparaíso no Chile
O mar e o porto definem a identidade de Valparaíso — e sua culinária faz parte disso

Sem desmerecer as chorrillanas (uma pirâmide de carnes, batatas fritas e ovo frito que me lembra o chivito uruguaio, mas sem pão) e os lomos a lo pobre (que também é carne com batata frita e ovo frito), é a parte marítima do cardápio de Valparaíso — e do Chile — que mais me interessa.

Onde comer em Vaparaíso

⭐La Colombina
Paseo Yugoslavo nº 15, Cerro Alegre
🕒 Segundas, do meio-dia às 20. De terça a sábado, das 12h às 22h. Domingos, das 12:30h às 17h

Restaurante La Colombina em Valparaíso
Tá vendo aqueles toldos amarelos lá no cantinho do Paseo Yugoslavo? Apesar de ficar dentro do cartão postal, La Colombina serve boa comida

Se você não fizer uma refeição em La Colombina na sua passagem por Valparaíso, com certeza vai ao menos cogitar. É que esta casa muito tradicional fica exatamente no Paseo Yugoslavo, de cara para o Palácio Baburizza. É fácil ficar tentada a se abancar em uma de suas mesas depois de passear por um dos cantinhos mais charmosos do Cerro Alegre.

Pois caia em tentação, porque vale a pena, contrariando a máxima de que não se deve comer em restaurantes embutidos em cartões postais. 

Restaurante La Colombina em Valparaíso no Chile
Restaurante La Colombina em Valparaíso no Chile
O restaurante tem até vista pra o mar, mas eu gostei mais de bisbilhotar o lado avesso de Cerro Alegre (no alto) de suas generosas janelas 

Começa que o salão totalmente envidraçado do restaurante (que fica bem na pontinha da encosta) tem vista de quase 360 graus para Valparaíso, inclusive do lado avesso do Cerro Alegre — os quintais e fachadas posteriores das famosas casinhas de lata, exalando autenticidade e vida normal.

Acalentada a visão, tratemos do outro sentido que se esbalda em Valparaíso, Sua Majestade, o paladar: atesto que comi muito bem em La Colombina.

Pastel de jaiba: pense numa fome bem matada

Foi minha primeira refeição na cidade, um almoço muito tardio — se eu tivesse comido na hora que o estômago roncou, teria perdido a visita ao Museu Municipal de Belas Artes, no Palácio Baburizza, que estava prestes a fechar para o feriadão. 

É fácil dizer a fome é o melhor tempero. Mas eu fico extremamente exigente nessas situações. E o pastel de jaiba de La Colombina correspondeu a toda a minha furiosa expectativa.

Com bebidas, e gorjeta, minha conta ficou em $12.000 pesos/ R$ 75.

Rua de Valparaíso no Chile
O lado ruim de visitar Valparaíso durante as Fiestas Pátrias é ter que camelar pela cidade atrás de restaurante aberto — e em Valparaíso até o lado ruim é muito bom


⭐Cocina Puerto
Almirante Montt nº 455, Cerro Alegre

🕒 Terças, das 19h às 22h. De quarta a sábado, das 13h às 22:30h. Domingos, das 13h às 17:30H. Fecha às segundas.

Restaurante Cocina Puerto em Valparaíso no Chile
O Cocina Puerto tem decoração rústica e ótima comida

Foi no Cocina Puerto que fiz a melhor refeição em Valparaíso. A casa tem decoração rústica e despojada, o cardápio tem ênfase na culinária popular tradicional porteña e o atendimento é muito simpático.

Enquanto eu beliscava pãezinhos artesanais deliciosos com pastinhas muito interessantes — servidos por conta da casa — tentava lidar com o dilema de escolher entre as várias especialidades chilenas do cardápio.

Paila marina, prato típico do Chile
Paila marina, prato típico do Chile
Antes e depois

Restaurante Cocina Puerto em Valparaíso no Chile
Os pães caseiros e as pastinhas também estavam ótimos

And the winner was a paila marina, uma orgia caldosa com camarões, machas, mexilhões e outros bichos que estava simplesmente um arraso. Não ficou concha sobre concha.

Paguei $11.500 pesos/ R$ 72 por um almoço notável.

Paseo Dimalov em Cerro Alegre, Valparaíso
Paseo Dimalov em Cerro Alegre, Valparaíso
O romântico Paseo Dimalov tem uma vista linda e várias opções de cafés charmosos

 ⭐Café Bohemio

Paseo Dimalow nº 263, Cerro Alegre

Um dos cantinhos mais atraentes do Cerro Alegre é o Paseo Dimalov, uma espécie de longo mirante que liga o Paseo Almirante Montt, principal via do bairro, ao Ascensor Reina Victoria. Além da vista matadora para Valparaíso e o mar, o lugar é pródigo em cafés charmosos, bares descolados e pequenos restaurantes.

Foi lá que encontrei o agradável Café Bohemio, lugar muito aconchegante onde passei um final de tarde (gelada) bem preguiçoso, acompanhada por um livrinho, xícaras de chocolate e churros.

Café Bohemio em Valparaíso no Chile
Café Bohemio em Valparaíso no Chile
Café Bohemio em Valparaíso no Chile
Passei um final de tarde muito agradável no Café Bohemio

O Café Bohemio é bem movimentado, tem área para fumantes e aceita animais de estimação. A decoração é estilosa e a trilha sonora convida a gente a relaxar em suas poltronas, depois de muito subir e descer ladeiras. Adorei o lugar.

Não anotei preços porque estava muito mais concentrada no dolce far niente do que nas minhas obrigações de pauteira/repórter/editora/fotógrafa desta Fragata. Mas, quando vocês forem lá, vão entender e perdoar.

Mais sobre Valparaíso

Roteiro na Argentina e no Chile: Buenos Aires, Mendoza, Santiago e Valparaíso

Bate e volta a Valparaíso

Dicas práticas de Valparaíso, Chile

O que fazer em Valparaíso, Chile

O Chile a Fragata Surprise

Ilha de Páscoa

Lagos Andinos

Santiago

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.

Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário