30 de maio de 2017

O que fazer em Toledo, Espanha


Alcázar de Toledo, Espanha
O Alcázar de Toledo, castelo renascentista que serviu como sede da corte de Espanha

A escapada de Madri mais querida dos viajantes é o bate e volta a Toledo. Já visitei a cidade duas vezes nesse esquema e acho que tem muito o que fazer em Toledo para que a gente dedique a essa linda apenas algumas horas de passeio — meu plano agora é ficar alguns dias por lá, na próxima visita.

Mas, quando não se tem muito tempo, um dia já é suficiente pra ver o essencial e trazer de volta a vontade de voltar muitas vezes essa cidade de rara beleza. Até porque o bate a volta a Toledo é muito fácil e confortável de organizar e realizar.

Toledo, Espanha
Toledo é linda no conjunto e apaixonante nos detalhes

Rio Tajo (Tejo) visto de um mirante na Judería de Toledo, Espanha
O Tajo (Tejo) visto de um mirante na Judería de Toledo

Toledo é uma cidade de trajetória riquíssima, que remonta à ocupação romana na Península Ibérica.

A cidade entrou para a história como um oásis de tolerância em plena Idade Média, um refúgio onde praticantes das três grandes religiões monoteístas — muçulmanos, cristãos e judeus — conviveram em paz durante os 400 anos de domínio mouro.

O resultado é que Toledo tem um patrimônio preservadíssimo, que reúne mesquitas (como a do Cristo de la Luz), sinagogas, palácios e igrejas de cair o queixo e que nem mesmo o fervor posterior à Reconquista Cristã e à ascensão da Inquisição conseguiu destruir.


Uma rua na Judería de Toledo, Espanha
Uma típica rua da Judería de Toledo

Outro motivo para minha paixão por Toledo cidade é que ela foi a casa do meu pintor preferido. Você, com certeza, vai ver mais obras dele no Museu do Prado, em Madri, mas dá pra imaginar a emoção de ver as obras de El Greco em Toledo, a cidade que ele adotou como lar?

Não bastasse isso tudo, Toledo ainda é bonita que chega a doer, encarapitada em um maciço rochoso que se eleva muito acima da curva do Rio Tajo (o mesmo Tejo português) que traça um contorno em formato de ferradura (como os arcos mudéjares de suas construções) em torno da cidade amuralhada.

Torres da Catedral de Toledo, Espanha
O sol do fim da tarde deixa a Catedral de Toledo ainda mais mágica



Na minha passagem por Madri, em janeiro, claro que fui lá rever a linda Toledo e aproveitei para anotar alguns programinhas imperdíveis na cidade — e acho que depois de ler o post você vai ficar na dúvida: será que não é o caso de ir além do bate e volta?


O que fazer em Toledo


⭐ Catedral de Toledo 
(Catedral de Santa Maria) 
Calle Cardenal Cisneros nº 1. De segunda a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h. 


Entradas da Catedral de Toledo
A Catedral de Toledo tem duas entradas. Pela Porta do Relógio (esq), o acesso é para a visita religiosa - você vê o interior do edifício, mas fica restrita a um cercadinho. Pela Calle Cisneros, a entrada é para a visita turística, com ingresso pago

➡️ Em datas de grandes celebrações, os horários de visita à Catedral de Toledo são alterados, portanto consulte o site da catedral antes de ir.

A entrada geral custa € 12,50, com audioguia incluído, e dá direito a subir a torre do campanário, ver o claustro, os museus e o Tesouro.

Catedral de Toledo, Espanha
A Catedral de Toledo é um mundo. Reserve tempo para vê-la com calma



Construída entre os séculos 13 e 15, no fervor da Reconquista cristã da Península Ibérica, a Catedral de Toledo é apontada como a obra gótica mais significativa de toda a Espanha — e merece todas as honrarias e homenagens, pois poucas vezes na vida vi um edifício tão arrebatador.

A Catedral de Toledo ocupa o mais tradicional local de culto religioso da cidade: ali existiu a primeira catedral visigoda, depois a Mesquita Maior, durante os quatro séculos de dominação muçulmana.

Interior da Catedral de Toledo, Espanha
Três fotinhas que consegui fazer do interior da Catedral: acima, o coro com seus rebuscadíssimos entalhes. Abaixo, à direita, a Capela Maior

Interior da Catedral de Toledo, Espanha


Com a retomada da cidade pelos cristãos, no Século 11, o templo mouro foi reconvertido em catedral para ser, posteriormente, demolido e reconstruído. As feições atuais da Catedral de Toledo só começariam a ser traçadas 200 anos depois, com todo o fausto e requinte.

O interior da Catedral de Toledo não pode ser fotografado, exceto alguns poucos espaços. O resto, você vai ter que ir até lá conferir pessoalmente 😊.

Sala Capitular da Catedral de Toledo, Espanha
Decoração mudéjar no acesso à Sala Capitular, cujo teto (direita) exibe um sofisticado trabalho de encaixes de madeira

Ainda que pudesse, duvido que as fotos dessem conta de reproduzir o espetáculo que é o interior da catedral. Nada é minimalista: os altares laterais ricamente decorados, o coro impressionante, a profusão de vitrais...

Quando você for à Catedral de Toledo, preste atenção à Capela Maior, à magnífica Capela Moçárabe e ao altar barroco (Século 18) chamado de “El Transparente, do escultor Narciso Tomé, iluminado por uma engenhosa claraboia que dá a impressão de uma luz divina baixando sobre as imagens.

Galeria dos Arcebispos de Toledo na Sala Capitular da Catedral
Galeria dos Arcebispos de Toledo na Sala Capitular da Catedral

As únicas dependências liberadas para fotos na Catedral de Toledo são a Sala Capitular, a Sacristia, e o Tesouro, com decoração mudéjar (estética moura). 

A Sala Capitular da Catedral é local onde se reunia a congregação religiosa. A obra, do Século 16, reúne elementos góticos e mudéjares e está ornamentada com os retratos dos arcebispos de Toledo.

Obras de El Greco na Sacristia da Catedral de Toledo
A Sacristia da Catedral tem uma coleção robusta de quadros de El Greco e outros mestres

A Sacristia da Catedral de Toledo é um show à parte, com o forro pintado pelo renascentista italiano Luca Giordano e convertida em uma galeria de arte que bota muito museu no chinelo

Entre as preciosas obras expostas na Sacristia da Catedral estão várias telas de El Greco. A principal delas é O Espólio, um retábulo que mostra Cristo sendo despojado de suas vestes antes da crucificação.

Tela de El Greco "O Espólio", exposta na Sacristia da Catedral de Toledo
O Espólio, de El Greco, maior tesouro da coleção da Catedral

São João Batista, de Caravaggio, e O Cardeal Bórgia, de Velázquez, na Sacristia da Catedral de Toledo
São João Batista, de Caravaggio, e O Cardeal Bórgia, de Velázquez


Forro da Sacristia da Catedral deToledo, pintado por Luca Giordano
O forro da Sacristia, pintado por Luca Giordano

Eu sou suspeita, porque morro de paixão pelo grego, mas O Espólio é uma obra das quais  a gente não consegue desgrudar os olhos, uma ousadia cheia de cores, movimento e expressões.

Acha que acabou? Pois a pinacoteca da Sacristia da Catedral de Toledo ainda tem um lindo São João Batista, de ninguém menos do que Caravaggio.


Alcázar de Toledo, Espanha
O Alcázar de Toledo é a silhueta mais marcante da paisagem da cidade

⭐ Alcázar de Toledo
Calle Unión.  Fechado às quartas-feiras. Nos demais dias da semana, a visitação é das 11h às 17 horas. Entrada: € 5.

O Alcázar é a imagem mais marcante de Toledo, postado no ponto mais alto da cidade.

E ouso dizer: por mais bonito que o Alcázar de Toledo seja, visto de perto, é contemplado de longe (da beira do Rio Tajo, vindo da Estação Ferroviária, ou do campanário da Igreja dos Jesuítas) que ele me encanta mais.

Alicerces de construções mouras e romanas no Alcázar de Toledo
Alicerces de construções mouras e romanas no Alcázar

Coleção de armaduras no Museu do Exército
Coleção de armaduras no Museu do Exército

Como dá para deduzir por sua posição estratégica, o local onde está o Alcázar foi sede do poder político e militar em Toledo desde os tempos romanos.

Visigodos e mouros também ocuparam o topo daquela escarpa que se despenha sobre o Rio Tajo com fortificações e residências oficiais.

O Alcázar de Toledo que vemos hoje, porém, é uma obra iniciada após a Reconquista Cristã, quando a fortificação serviu como uma das sedes da corte de Castela.

As feições atuais do Alcázar de Toledo são obra de Carlos V, neto dos Reis Católicos, sacro-imperador romano-germânico, primeiro rei Habsburgo da Espanha.

Estátua de Carlos V em um pátio do Alcázar de Toledo
O elegante pátio construído a mando de Carlos V tem uma estátua do imperador no centro



O imperador Carlos parece ter sido um sujeito que se amarrava em reformar edifícios antigos — basta ver as alas que ele mandou acrescentar a lugares como a Alhambra de Granada, e o Alcázar de Sevilha.

Com a fixação da capital da Espanha em Madri, no Século 16, o Alcázar de Toledo perdeu sua importância cerimonial, consolidando-se como instalação militar por 400 anos.

Em 1936, o Alcázar de Toledo serviu de base para apoiadores do golpe militar de Francisco Franco  contra a República Espanhola.

Tenda de Carlos V, no Alcázar de Toledo
Com quase 6 metros de diâmetro e feita em tafetá ricamente bordado, a “Tenda de Carlos V” pertenceu, na verdade, a Martim Afonso de Sousa, que foi governador das possessões portuguesas na Índia antes de ser governador-geral do Brasil, no Século 16

Exposição sobre Miguel de Cervantes no Alcázar de Toledo
Na exposição sobre Cervantes, o maior nome das letras espanholas nos lembra que "pela honra e pela liberdade", vale arriscar a própria vida

Foram 70 dias de cerco, até que a fortaleza fosse retomada pelas tropas legalistas republicanas. Mas, como vocês sabem, the dark side ganhou a Guerra Civil Espanhola e Franco converteu o Alcázar em um dos símbolos de sua ditadura.

Esse encosto nem os 42 anos de redemocratização da Espanha conseguem exorcizar completamente. Ainda hoje, a memória do Alcázar está muito ligada à ditadura franquista, o que empana bastante o prazer da visita.

Em seus corredores e salões, ocupados pelo Museu do Exército, os letreiros das exposições parecem ainda falar de uma Espanha sombria.

Toledo vista de um baluarte do Alcázar
Toledo vista de um baluarte do Alcázar

Por isso que eu volto a dizer: o Alcázar é muito mais bonito visto de fora.

A visita vale muito pela beleza do edifício e pela paisagem que se descortina lá do alto, mas seu interior me deu um pouquinho de calafrios.

El Greco - "O Enterro do Senhor de Orgaz", na Igreja de San Tomé, em Toledo
Esse quadro de El Greco paga a viagem à Espanha...
⭐ Igreja de San Tomé 
O Enterro do Senhor de Orgaz
Plaza del Conde nº 4. Aberta diariamente. Horário de verão (1º de março a 15 de outubro): das 10h às 18:45h. Inverno (16 de outubro a 28/29 de fevereiro): das 10h às 17:45h. Entrada € 3.

Se você precisar um único motivo para ir a Toledo, lembre-se que esse foi o lar adotivo de um dos maiores gênios da pintura de todos os tempos, um certo Doménikos Theotokópoulos, imortalizado pela História como El Greco

ingresso para O Enterro do Conde Orgaz, em Toledo
Não perca a chance de ver essa obra-prima de El Greco. Os ingressos podem ser comprados na hora

Algumas de suas obras primas (como O Espólio, que está na Catedral) ficaram na cidade e é por causa de uma delas que uma igrejinha do Século 12 e mal disfarçadas feições mouras vive abarrotada de gente.

Campanário mudéjar da Igreja de San Tomé, Toledo, Espanha
O campanário mudéjar da Igreja de San Tomé (centro) visto da Praça da Catedral

A tela O Enterro do Senhor de Orgaz (ou do Conde de Orgaz, segundo alguns registros) fica logo na entrada da Igreja de São Tomé, na capela onde está sepultado Gonçalo Ruiz de Toledo — ele mesmo, o conde, um dos alcaldes (prefeito) da cidade, no início do Século 14.

Orgaz deve ter sido um bom prefeito, ao menos para a igreja, que 250 anos depois de sua morte encomendou a El Greco a tela monumental que adorna a capela.

O quadro descreve o suposto milagre do aparecimento de Santo Estêvão e Santo Agostinho para conduzirem o conde ao reino dos céus na hora de sua morte.

Quer ver mais trabalhos do artista na cidade? Leia este post:
Onde ver a obra de El Greco em Toledo



Altar-mor da Igreja de San Tomé, Toledo, Espanha
A Igreja de San Tomé tem um sotaque francamente mourisco

Eu já tinha tido o prazer de ficar boquiaberta diante dessa obra de El Greco. Mas uma vez é muito pouco e lá fui eu de novo, me espremer com meia dúzia de excursões no espaço exíguo onde O Enterro do Senhor de Orgaz está exposta.

Nem a expressa proibição de fotografar a tela refreia o chilique de câmeras e celulares (eu respeitei) que servem de percussão para os ahs e ohs embasbacados.

Interior da Igreja de San Tomé, Toledo, Espanha
Os altares da Igreja de São Tomé ficam lindos, iluminados pelo sol que entra pelas claraboias

Depois de fartar a alma com essa epifania (não do divino, mas do gênio humano) que é o quadro de El Greco, aproveite para ver o interior da igreja.

São Tomé foi construída no Século 12, sobre uma antiga mesquita — e o sotaque dos traços de seu campanário não enganam. Os diversos altares vão do mudéjar ao barroco e ficam lindos banhados pelo sol da tarde, que entra pelas claraboias da igreja.

Toledo vista do alto do campanário da Igreja dos Jesuítas
O Alcázar e a Torre da Catedral de Toledo vistos do alto do campanário da Igreja dos Jesuítas

⭐ Igreja dos Jesuítas (San Ildefonso)
Plaza Padre Juan de Mariana nº 1. Diariamente, das 10h às 18:45h (de novembro a abril, apenas até as 17:45h). Entrada: € 2,80.

O mirante dono da vista mais arrebatadora de Toledo é o campanário dessa bela igreja barroca construída em um dos pontos mais altos e dedicada ao padroeiro da cidade.

Visitei a Igreja de San Ildefonso e subi a seu campanário na minha primeira visita a Toledo. O panorama que se vê lá do lá do alto até hoje é a memória mais querida que eu carrego da cidade, a terra do meu bisavô (que veio menino para o Brasil e foi um danadinho de um agitador abolicionista).


A cúpula da Igreja dos Jesuítas de Toledo vista da Plaza del Ayuntamiento
A cúpula da Igreja dos Jesuítas vista da Plaza del Ayuntamiento

A subida ao campanário da Igreja de San Ildefonso até que não é das mais sofridas e eu recomendo fortemente que você não perca esse espetáculo.

Antes ou depois de encarar os degraus até o mirante da igreja, preste atenção à sua linda fachada em pedra talhada e ao interior,  onde estão belos altares barrocos cobertos de douramentos.

⭐ Sinagoga Santa Maria la Blanca
Calle de los Reyes Católicos nº 4. 
Diariamente, das 10h às 18:45h (abril a setembro) e das 10h às 17:45 (de outubro a março). Entrada: € 2,80.

A antiga Sinagoga de Ibn Shushan, do Século 11, é um dos testemunhos mais eloquentes (e mais belos) da tolerância religiosa que reinou em Toledo sob o governo muçulmano.


Sinagoga de Santa Maria la Blanca, Toledo, Espanha
La Blanca: uma beleza feita de cal e detalhes delicados


Por 250 anos, a atual Santa Maria la Blanca foi o principal local do culto judaico em Toledo, a Sinagoga Mayor da cidade.

Essa posição explica a rara beleza dessa construção mudéjar de paredes imaculadamente brancas, ornamentação preciosa, embora discretíssima, em motivos geométricos e vegetais.

Santa Maria la Blanca é de fazer o coração dar uma paradinha de tão linda e é apontada como a mais antiga sinagoga da Europa ainda de pé.

Sinagoga de Santa Maria la Blanca, Toledo, Espanha
A decoração mudéjar resistiu às idas e vindas da política e à voragem do tempo

Sob governo cristão, foi convertida em igreja católica da Ordem de Calatrava (uma organização de monges combatentes empenhada na Reconquista Cristã), na esteira das perseguições, conversões forçadas, assassinatos e expropriações do pogrom de 1391, um dos movimentos mais violentos contra a comunidade judaica na Península Ibérica. 

No Século 16, Santa Maria la Blanca foi transformada em asilo para prostitutas arrependidas. Depois disso, foi quartel, arsenal militar e, finalmente, foi convertida em museu, ainda que permaneça como propriedade da Igreja Católica.

⭐ Sinagoga del Tránsito/ Museu Sefardita
Calle Samuel Levi, s/n. 
De terça a sábado, das 9:30h às 20h, de abril a setembro, e das 9:30h às 18:30h, de outubro a março. Domingos e feriados, das 10h às 15h. 
Entrada: € 3. Grátis aos sábados, depois das 14h, e aos domingos.


Sinagoga del Tránsito, Museu Sefardita, Toledo, Espanha
A decoração preciosa da Sinagoga del Tránsito

Ao lado do Museu Casa de El Greco e a poucos passos de Santa Maria La Blanca, esta sinagoga do Século 14 é mais um dos encantos que a gente encontra pelas ruas muito estreitas da Judería de Toledo.

A Sinagoga del Tránsito ela era parte de um palácio que já não existe mais. Ricamente decorada em estilo mudéjar, foi inaugurada em 1357.

Sinagoga del Tránsito, Museu Sefardita, Toledo, Espanha
A Sinagoga del Tránsito era parte de um palácio do Século 14

O responsável pela construção da sinagoga foi Samuel ha-Leví, conselheiro do rei Pedro I de Castela, também chamado de Pedro, o Cruel, um dos grandes responsáveis pelo esplendor do Alcázar de Sevilha.

(Apesar do apelido, o rei Pedro parece ter sido um entusiasta da tolerância religiosa, uma tradição seguida pelos reis de Castela até que Isabel, a Católica liberou as atividades da Inquisição).

Ao contrário de Santa Maria la Blanca, a Sinagoga del Tránsito escapou ao pogrom de 1391 e só seria expropriada na expulsão dos judeus da Península Ibérica pelos Reis Católicos, em 1492.

Sinagoga del Tránsito, Museu Sefardita, Toledo, Espanha
Por fora, a sinagoga mantém as feições de igreja cristã que ganhou no Século 16

Sinagoga del Tránsito, Museu Sefardita, Toledo, Espanha


Os beneficiados pela expropriação da Sinagoga del Tránsito, novamente, foram os irmãos combatentes da Ordem de Calatrava. Eles usaram o edifício como igreja-sede de sua ordem religiosa — as mudanças ainda são visíveis, no exterior da sinagoga, que ainda ostenta um crucifixo na fachada.

O nome da sinagoga vem da imagem do Trânsito (Ascenção) de Nossa Senhora, pintura do Século 17 que ficava no altar da igreja católica.

Sinagoga del Tránsito, Museu Sefardita, Toledo, Espanha


Muito maltratada pelo tempo, a Sinagoga del Tránsito esteve à beira da ruína, até ser tombada pelo governo da Espanha, no final do Século 19.

O edifício teria que esperar ainda mais um século até a completa restauração, que permitiu sua reabertura, em 1971, como Museu Sefardita (comunidade judaica da Península Ibérica, com idioma próprio e costumes que os distinguem dos asquenazes, os judeus da Europa Central e Oriental), que exibe achados arqueológicos, trajes e objetos religiosos.


Praça do Zocodover, Toledo, Espanha
As fachadas e os pórticos do Zocodover. Ao fundo, o Alcázar

⭐ Praça do Zocodover
A poucos passos do Alcázar e acessível pela famosa Puerta de la Sangre, essa praça é o coração da vida civil e comercial de Toledo desde a o tempo dos mouros (Zocodover é uma corruptela do árabe sūq ad-dawābb, ou "mercado de animais de carga”). 

O pórticos que cercam a Praça do Zocodover abrigam lojas, cafés e as vitrines hipnóticas das confeitarias, lotadas de figurinhas coloridas de marzipán — o doce de amêndoas herdado dos árabes e marca registrada de Toledo.

Porta de la Sangre, Toledo, Espanha
Puerta de la Sangre

Se você vier da Estação Ferroviária para o Centro de Toledo de ônibus, certamente vai descer na Praça do Zocodover, ponto final das linhas regulares que fazem o trajeto até o Cetro de Toledo.

Aproveite para olhar a bela arquitetura da praça de traçado regular e cercada por fachadas harmônicas, resultado da reforma realizada no Século 19.

Desde a Idade Média, o Zocodover é o ponto de encontro dos toledanos, local das festas profanas e religiosas, das feiras, touradas e até das fogueiras da Inquisição.

Mais sobre Toledo: minha primeira visita à cidade
Dicas práticas de Toledo

Minha rota em Toledo ⬇️



A Espanha na Fragata Surprise - post-índice

Madri
Andaluzia: CádisCórdobaGranadaRonda e Sevilha
Castela e La Mancha: Toledo

Castela e Leão: SegóviaCatalunha: BarcelonaGirona Tarragona

Comunidade Valenciana: Valência
Galícia: Santiago de CompostelaCaminho de Santiago e cidades da rota




A Europa na Fragata Surprise

Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter     Instagram    Facebook 

4 comentários:

  1. Parabéns Cyntia pelo belo e acurado diario de viagem a Toledo. Me fez lembrar a minha primeira visita a cidade em 1976. O que mais me marcou foram os quadros do El Greco , O enterro do Conde de Orgaz e a visita a casa museu de El Greco. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Cyntia, tudo bem? Estou em Madri. Hoje fomos a Toledo! Que encantamento!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda demais! Eu ainda volto a Toledo pra ficar mais tempo. Duas visitas bate e volta ainda não deram conta da minha vontade de me perder nessa cidade. Aproveite Madri, Silvia. Bjo

    ResponderExcluir