14 de setembro de 2015

Forte dos Remédios, o melhor pôr do sol de Fernando de Noronha


Pôr do sol no Forte dos Remédios em Fernando de Noronha
O Forte dos Remédios é o grande point para assistir ao pôr do sol em Fernando de Noronha

Um dia perfeito (e qual deles não é?) em Fernando de Noronha tem hora e lugar para terminar. Quando o sol começa a cair, o melhor lugar para se estar é no Forte dos Remédios, o mais belo camarote da ilha pra se ver o pôr do sol.

O Forte dos Remédios de Fernando de Noronha foi construído no Século 18, ainda no tempo da Colônia, como a principal estrutura de defesa do arquipélago.

Entrada do Forte dos Remédios em Fernando de Noronha
A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, ao longe, enquadrada pelo portal de acesso ao forte

Dizer que uma fortaleza tem uma tremenda vista para a paisagem é sempre ocioso —  ainda que por necessidade estratégica, e não por desejo de contemplação, esse tipo de construção  precisa dominar visualmente uma grande porção do território que se destina a defender.

Agora, imagine, um camarote desses voltado para a beleza de Noronha e me diga se eu posso estar exagerando.

Veja as dicas desse mirante para a beleza de Noronha, um passeio imperdível:

Forte dos Remédios, Fernando de Noronha


Morro do Pico e Dois Irmãos vistos do Forte dos Remédios em Fernando de Noronha

As praias do Cachorro e da Conceição e o Morro do Pico vistos do Forte dos Remédios. Lá longe, os Dois Irmãos


A história do Forte dos Remédios em Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha não se contentou em ser bonito. Ele tratou de ter uma história que é puro enredo de filme da Sessão da Tarde (a do meu tempo, pelo, menos).

Aventuras marítimas, corsários, piratas e conquistadores eram figurinhas fáceis naquelas praias onde hoje a gente nada acompanhada por peixinhos e tartarugas.

O primeiro registro do Arquipélago de Fernando de Noronha foi feito pelo geógrafo e navegador Américo Vespúcio em uma expedição pela costa brasileira, realizada entre 1503 e 1504.

Baía de Santo Antônio vista do Forte dos Remédios, Fernando de Noronha
O Forte dos Remédios tinha como função primordial a defesa da Baía de Santo Antônio, principal porto de Fernando de Noronha

O rei de Portugal, senhor daquele pedaço de mundo, parece ter esnobado a porção de terra e rocha vulcânica perdida no Atlântico, a 350 quilômetros do continente.

Talvez porque Fernando de Noronha não disponha de qualquer fonte perene de água potável. Isso tornava o arquipélago pouco útil para um pit stop de reabastecimento das naus que cruzavam o oceano, entre a metrópole e as terras recém descobertas.

Vila dos Remédios em Fernando de Noronha
Vila dos Remédios em Fernando de Noronha
A vila vista do forte: no canto esquerdo, a igrejinha de N. Sra dos Remédios. Mais ao centro, o Palácio São Miguel, antiga sede do governo de Fernando de Noronha


O fato é que Sua Majestade, El Rei D. Manuel, doou o arquipélago ao asturiano Fernão de Loroña, cristão-novo que servia à Coroa Portuguesa. Loroña acabou se transformando em um dos principais exploradores de pau-brasil, no Século 16.

Esse tipo de generosidade estava ao alcance de Portugal e Espanha, senhores do Novo Mundo.

Mas ingleses, franceses e holandeses, que ficaram a ver navios no Tratado de Tordesilhas, não estavam dispensando nem raspas e restos de territórios.

Doação de rei à parte, eles se revezaram em tentativas de conquista do arquipélago de Fernando de Noronha com disciplinada regularidade.

Trilha para o Forte dos Remédios em Fernando de Noronha
Trilha para o Forte dos Remédios em Fernando de Noronha
O único acesso ao Forte dos Remédios é por essa trilha íngreme


Foi só no Século 18 que os portugueses resolveram acabar de vez com essa dança das cadeiras entre invasores, construindo o imponente Forte de Nossa Senhora dos Remédios e dotando-o de uma guarnição militar permanente para a defesa do arquipélago.

O que ver no Forte dos Remédios


Como baluarte de defesa, o Forte dos Remédios é, possivelmente, o grande responsável por hoje podermos visitar Noronha sem passaporte 😉.

Forte dos Remédios em Fernando de Noronha

Uma caminhada de 200 metros, ladeira acima, leva o visitante à entrada do Forte dos Remédios


Ele também é um generoso cicerone das belezas da ilha. Postado numa elevação estratégica, ele  oferece 360 graus de visão hipnótica para várias praias do Mar de Dentro de Fernando de Noronha, como a Praia do Cachorro, Praia da Conceição e Praia de Santo Antônio.

A 45 metros de altura, olhar Fernando de Noronha das muralhas do Forte dos Remédios é ter a sensação é de que a alma está voando. Ainda mais ao cair da tarde, quando a gente vê, lá longe, as silhuetas dos morros Dois Irmão recortadas contra o sol poente.

Bastião principal do Forte dos Remédios
Bastião principal do Forte dos Remédios

O bastião principal do Forte dos Remédios


Forte dos Remédios - dicas práticas

O Forte dos Remédios é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e está aberto ao público, sem limite de horário para a visitação e com entrada gratuita. É uma das belas atrações de Fernando de Noronha e não pode ficar de fora de seu roteiro na ilha.

Como chegar ao Forte dos Remédios
No canto direito da parte baixa do largo em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios começa a trilha que sobe até o Forte dos Remédios.

Você vai reconhecer o início da trilha pelo corrimão de metal que protege esse trecho da estradinha.

Praça de Armas do Forte dos Remédios em Fernando de Noronha
Praça de Armas do Forte dos Remédios em Fernando de Noronha

Praça de Armas do Forte dos Remédios está debruçada sobre o mar


O acesso ao Forte dos Remédios é feito exclusivamente a pé. Prepare as panturrilhas para a caminhada íngreme, sobre o calçamento antigo e bastante irregular.

São apenas 200 metros de subida.  Nada que um pouquinho de força não dê conta.

Quando ir ao Forte dos Remédios

O horário de visita mais concorrido no Forte dos Remédios é o final da tarde, porque a visão do pôr do sol lá no alto é realmente de rasgar a roupa.

Baía de Santo Antônio vista do Forte dos Remédios em Fernando de Noronha
As bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Arquipélago tremulando no bastião principal da fortaleza

Casa da Guarda do Forte dos Remédios em Fernando de Noronha

Antiga Casa da Guarda e a rampa de acesso ao bastião


No final da tarde, você vai ver a Vila dos Remédios, o Morro do Pico e os Dois Irmãos no contraluz. Já as fotos da Baía de Santo Antônio ficarão mais bonitas.

Se tiver tempo, vá ao Forte dos Remédios também de manhãzinha, para fotografar a porção Oeste do Mar de Dentro com uma luz mais favorável.

Pôr do Sol no Forte dos Remédios, Fernando de Noronha
No fim da tarde, você vai encontrar a porção Oeste do Mar de Dentro na contraluz. O ângulo do sol, nesse horário, favorece as fotos da Baía de Santo Antônio (abaixo)
Baía de Santo Antônio vista do Forte dos Remédios, Fernando de Noronha

O que levar na visita ao Forte dos Remédios

Quando você for ao Forte dos Remédios, não esqueça o repelente. 

Lembre-se, também, que a trilha de acesso não é iluminada. Se for ficar por lá depois do pôr do sol, leve uma lanterna para caminhar com mais segurança na volta.


Mais sobre Fernando de Noronha
Dicas gerais: algumas coisinhas que aprendi sobre a ilha e podem ajudar seu planejamento
Dicas de hospedagem: duas pousadas legais com preços acessíveis
Comer em Noronha: lugares que experimentei e curti
IlhaTour, mergulho com plana-sub e passeio de barco pelo Mar de Dentro: três clássicos de Noronha
Praias de Fernando de Noronha: meu roteiro no Reino das Águas Claras



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário