Na culinária e na paisagem, o tradicional é sempre sublime. Mas de vez em quando é bom a gente variar... Na foto, o Farol da Ponta do Humaitá, um dos meus cenários favoritos em Salvador |
Read this article in English
Cá estou eu, mais uma vez, matando a saudade de Salvador. E o que eu mais gosto de fazer, quando estou em casa, é reencontrar os muitos e variadíssimos sabores da minha terrinha, que — não canso de dizer — vão sempre muito além do dourado-perfumado do azeite de dendê.
Mas até eu canso das torrentes de antropologia contidas em cada prato da culinária baiana e acabo morrendo de vontade de interromper esse mergulho fazendo uma ou outra refeição mais básica.
Com pratos compartilháveis e bons preços, Di Lucca (acima) é pra comer muito bem e pagar pouco. La Pasta Gialla, de Sergio Arno, tem precinhos mais robustos, mas pagáveis |
Nessas horas, quem salva a minha vida é a cozinha italiana — que, malgrado toda a tradição, sempre me lembra mais a vida civil, rss. Ainda bem que há ótimos restaurantes italianos em Salvador.
Nessas minhas recentes digressões dos sabores baianos, testei quatro restaurantes italianos em Salvador.
Dois eu nem vou citar, mas faço questão de recomendar duas casas bacanas, ambas no bairro da Pituba, off circuito turístico, (onde cresci e vivi a maior parte da vida) que agradaram em cheio ao meu paladar: o Di Lucca, com preços inacreditavelmente módicos, e o La Pasta Gialla, de Sergio Arno, com precinhos mais robustos.
Confira as dicas:
2 restaurantes italianos em Salvador
Di Lucca: muito barato e delicioso |
⭐Restaurante Di Lucca
Rua Minas Gerais nº 339, Pituba. Telefone (71) 4141-4341.
🕒Aos domingos e segundas abre apenas para o almoço (das 11:45h às 15). No resto da semana, funciona das 11:45h às 15h e das 18h às 23h.
Com apenas 20 lugares, o Restautante Di Lucca é um pequeno notável, campeão na categoria "bom, bonito e barato".
O atendimento é simpático e eficiente e a comida, que é o que mais importa, é excelente.
A decoração inteligente consegue recriar uma cantina italiana com pouquíssimos elementos (basicamente o uso das cores), resultando em um espaço ao mesmo tempo clean e caloroso que faz milagres naquelas dimensões modestas.
Tagilatelle aos frutos do mar: divino |
O cardápio do Restaurante Di Lucca, anotado na lousa, apoia-se principalmente na combinação de pasta+carne (primo e seccondo no mesmo prato) em porções sempre para duas pessoas que, com certeza, alimentariam satisfatoriamente mais do que uma dupla de comensais.
O filé, acompanhado por fetuccine al burro, arrancou suspiros. A pasta servida no Di Lucca é sempre fresca, preparada lá mesmo.
O filé à parmigiana, em porção pantagruélica, vem acompanhado de fetuccine al burro. Toda a pasta servida no Di Lucca é feita em casa |
O prato de tagliatelle estava excelente, com o molho de mariscos do jeito que gosto: copiosa quantidade de polvo, lulas, mexilhões e camarões com um toque de curry e páprica - acho um crime molho de frutos do mar boiando no tomate, que apaga o sabor dos mariscos.
Os pratos do Di Lucca são tão generosos que só minha sobrinha Carolina teve ânimo para a sobremesa.
Com bebidas não alcoólicas, nossa refeição maravilha custou R$ 30 por pessoa, uma super pechincha.
Recomendo vivamente o Restaurante Di Lucca, mas lembro que é bom chegar cedo para pegar seu lugar. O restaurante, em funcionamento há cerca de quatro anos, já tem público mais que cativo entre os moradores da Pituba e é muito comum ter uma fila na porta, especialmente na hora do jantar.
⭐Restaurante La Pasta Gialla
Rua São Paulo nº 488, Pituba. Telefone (71)3011-6599.
🕒Aos domingos, segundas e terças, abre só para o almoço (das 12h às 15 horas. Domingo até as 17h). Quartas e quintas, das 12h às 15h e das 19h às 23:30h. Sextas e sábados, das 12h às 15h e das 19h à meia noite.
Nossas entradas no La Pasta Gialla: polenta crocante e esta berinjela muuuito gostosa |
Já fazia uma data que eu planejava experimentar essa casa do restaurateur Sergio Arno, do La Vecchia Cuccina, aberta desde 2009 a três quadras da casa onde passei a infância e a juventude em Salvador. Pois acabei almoçando muito bem lá, com minha mãe e os sobrinhos.
O ambiente de La Pasta Gialla é bem gostoso, o atendimento é impecável e todos os pratos que pedimos estavam ótimos. Morri com a berinjela à parmigiana, uma das entradas (eu sou looooouca por berinjela) e a polenta crocante com parmesão também fez bonito.
Ragù é sempre bom, seja com tagliolini (acima) ou com nhoque e molho branco |
Ravioli de funghi |
Como prato principal, apostei no clássico e me dei muito bem, pois os tagliolinni al ragù estavam perfeitos. Provei os pratos de todos os meus companheiros de mesa (sabe aqueles sacrifícios que eu só faço pela Fragata? Rsss) e aprovei.
Minha mãe, que é mais frugal, apostou no menu do dia (nhoque com molho branco e ragù e banana flambada com sorvete, de sobremesa). Bruno escolheu ravioli de funghi porcini com molho branco e alho poró e Carolina preferiu a mesma massa, recheada com muçarela e molho de parmesão.
Sobremesas: panna cotta, banana flambada com sorvete e tiramisù |
Meu nome é crème caramel, mas pode me chamar de pudim de leite |
Com aperitivos alcoólicos e refrigerantes, nossa conta ficou na casa dos R$ 70 por pessoa, muito bem pagos.
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Oi Cyntia! Adorei a matéria! Uma boa novidade para Salvador! Bjs.
ResponderExcluirValeu, Ana Silvia. É sempre legal trazer novidades da terrinha. Bjo
ExcluirGostei das sugestões e comentários Cyntia. Que bom saber que vc está na terrinha de volta. Bjs
ResponderExcluir