23 de agosto de 2015

Hospedagem em Fernando de Noronha: duas pousadas legais com preços acessíveis


Morros Dois Irmãos vistos do mar, em Fernando de Noronha
Os Dois Irmãos, morros que são símbolos de Fernando de Noronha. É possível curtir as belezas da ilha sem gastar os olhos da cara em hospedagem

Quando comecei a procurar hospedagem em Fernando de Noronha, quase caí pra trás: só encontrava pousadas caríssimas, muito acima do meu orçamento, ou alojamentos excessivamente espartanos.

Quebrar o porquinho para bancar o luxo estava fora de cogitação, mas eu também não estava disposta a abrir mão dos confortinhos básicos na minha estadia em Fernando de Noronha. Até curto certo nível de rusticidade, desde que ele venha adoçado com travesseiros fofinhos, luzes de cabeceira e ar condicionado.

Baía do Sancho, Fernando de Noronha
A Baía do Sancho, campeã de todos os concursos de "Praia mais bonita do Brasil"

Felizmente, foi só o susto. Com um pouquinho de ralação online, constatei que é possível achar hospedagem em Fernando de Noronha a preços pagáveis — barato, lamento, mas não existe na ilha.

Na verdade, achei não apenas uma, mas duas opções de hospedagem em Fernando de Noronha.

Duas pousadas legais, entre as quais dividi as oito noites que fiquei na ilha — julho é altíssima estação e nenhuma acomodação tinha vaga para uma estadia tão longa.

Praia do Leão, Fernando de Noronha
A beleza selvagem da Praia do Leão

Experimentei, então, a Pousada Mar Aberto e a Pousada Fortaleza. Elas ficam a apenas 100 metros uma da outra, no bairro da Floresta Nova.

Melhor pra os leitores da Fragata, que ganham duas dicas de hospedagem em Fernando de Noronha 😉. Veja as dicas: 

Fernando de Noronha - hospedagem


Pousada Mar Aberto, Floresta Nova, Fernando de Noronha
Minhas primeiras cinco noites em Fernando de Noronha foram na Pousada Mar Aberto
⭐Pousada Mar Aberto
🏠 Alamedas das Flores, Lote 2, bairro da Floresta Nova. Telefones (81) 3619-1178 ou (81) 9772-1011. Reservei pelo Booking, mas também é possível fazer reserva direto pelo email
💻 http://pousadamaraberto.com.br/
Na alta estação, costuma fechar pacotes com um mínimo de duas noites.

Taí uma pousada simpática e gostosa. Ela funciona em uma típica casa de madeira noronhense, herdada da antiga Vila Militar, cercada de varandas.

A Pousada Mar Aberto tem oito apartamentos. Metade deles fica no corpo da casa. Os demais ficam em uma ala na parte de trás do imóvel.

Todos os quartos da pousada dão diretamente para as varandas, cada um com sua rede (ôôô, coisa boa).

Quarto da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
Repare os "bolsos" na cabeceira, pra a gente não perder os controles remotos

O apartamento da Pousada Mar Aberto
Meu apartamento, o Leão (todos levam o nome de uma praia da ilha) fica nessa ala nova, com algumas paredes em tijolo rústico, outras em madeira. O quarto é amplo, mas com um climinha aconchegante.

Na minha chegada, o quarto tinha uma cama de casal e uma de solteiro (essa foi retirada na segunda noite).

Achei a qualidade dos travesseiros bem acima da média e o colchão bem confortável. Dormi como um anjinho nas cinco noites que fiquei hospedada na Pousada Fortaleza.

O quarto tem uma TV grandona, com canais a cabo, um armário aberto com cofre de chave e uma mesinha meio incômoda para trabalhar com o notebook (mas confesso que só lembrei de ligar o bichinho para fazer o check-in do voo de volta a Brasília).

Quarto da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
Na primeira noite, ainda havia uma cama de solteiro no quarto

Gostei muito dos bolsinhos na cabeceira da cama para guardar os controles remotos da TV e do ar condicionado. Tem também um frigobar, com o basiquinho (refrigerantes, água, cerveja) e telefone.

O banheiro é amplo, com cara de novo e decoração rústica. O chuveiro tem aquecimento a energia solar e funciona muito bem.

Confesso que nem lembrei de usar o secador de cabelos — beira de praia já me deixa hippie, imaginem então como eu fico quando meus cabelos estão curtíssimos...

Quarto da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
O armário e (abaixo), um detalhe do banheiro

Banheiro da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha

Em Fernando de Noronha não tem manancial perene de água doce. A água corrente geralmente é coletada do mar e dessalinizada, ou é água de chuva armazenada.

Na Pousada Fortaleza, você via encontrar alertas espalhados pelo apartamento pedindo que o hóspede poupe energia e água. Ajude e economize.

Mesmo assim, reparei que as minhas toalhas foram trocadas diariamente, mesmo eu as deixando penduradas no lugar certo 😊.

Banheiro da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
A energia solar aquece a água do chuveiro e garante um banho gostoso

As instalações da Pousada Mar Aberto
Se o quarto da Pousada Mar Aberto é gostoso, a parte externa é mais ainda, com as redes e sofás espalhados pelas varandas.

Depois de um dia inteiro camelando no sobe e desce morro para chegar às praias de Fernando de Noronha, nada mais reconfortante do que desabar na rede da pousada com um livrinho.

A pousada também tem uma piscininha com uma mini cascata (senhora massagem nas costas) onde eu sempre dava o último mergulho do dia.

Varanda da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
A área externa da Pousada Mar Aberto é bem gostosa, boa para aquela preguicinha pós-aventuras pela ilha

O WiFi (gratuito) da pousada funciona bem na área comum, mas, dentro dos quartos, ele claudica.

Além da rede pra chamar de sua, cada apartamento da pousada tem também o seu próprio secador de roupas. O equipamento é fundamental para secar biquinis, cangas e outras peças que chegam molhadas da praia.

Apartamento da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
Cada apartamento da Pousada Mar Aberto leva o nome de uma praia de Fernando de Noronha. A minha era a "Leão". Na lousa da porta, sempre havia um recadinho simpático 

O atendimento na pousada Mar Aberto
Gostei muito do atendimento da Pousada Mar Aberto. Yasmin e Cristina, que se revezam na atenção aos hóspedes, são super atenciosas e alto astral.

Além de resolverem qualquer probleminha (o controle remoto da TV a cabo desconfigurado, por exemplo), elas ainda têm boas dicas da ilha, providenciam táxis e marcam passeios com as agências.

Varanda da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
O mobiliário externo da pousada é bem confortável

Café da manhã da Pousada Mar Aberto
O café da manhã da Pousada Mar Aberto está incluído na diária. É bem variado, com frutas, três opções de suco, café e chá. O bufê oferece pães doces e salgados, queijos, frios, bolos, doces, geleias e iogurtes.

Além disso, a cozinha prepara na hora a tapioca com diversos recheios e ovos ao gosto do freguês (embora as meninas não tenham conseguido acertar o ponto da minha gema mole).

Café da manhã da Pousada Mar Aberto, Fernando de Noronha
O café da manhã bem variado tinha tapioca feita na hora

Minha crítica ao café da manhã da Pousada Mar Aberto é ao horário do serviço: só das 6h às 9 horas.

Tudo bem que em Noronha todo mundo sai cedo para os passeios, mas tem sempre aquele dia que a gente quer dormir mais um pouquinho, antes de ir desabar na areia da praia.

Aliás, em hotéis com o perfil voltado para férias, o café da manhã deveria ser sempre servido até tarde.

➡️ Além do café da manhã, a diária da Pousada Mar Aberto inclui um chá da tarde, servido das 17h às 18:30h, às segundas, quartas e sextas, com bolos, doces, pães, queijos e frios.

Pousada Fortaleza, Fernando de Noronha
A mudança de endereço em Noronha foi tranquila: a Pousada Fortaleza fica do ladinho do meu primeiro alojamento

⭐ Pousada Fortaleza
Alameda do Pau D'Arco nº 9Floresta Nova. Telefone (81) 3619-1198 e fax (81) 3619-1793. Também reservei pelo Booking.
💻 http://www.pousadafortalezanoronha.com.br/

Pousada Fortaleza também funciona numa clássica casa de madeira, mas é mais simples que a Mar Aberto.

O apartamento da Pousada Fortaleza
Os quartos são menores e sem varanda (deu uma saudaaaade da rede...), mas a cama é muito confortável e os travesseiros e a roupa de cama são de boa qualidade.

Não se assuste, portanto, com a falta de charme que você vê nas imagens. A decoração dos apartamentos é bem feinha e improvisada, mesmo.

Também falta ao quarto uma mesa ou bancada para o notebook e tomadas ficam em posições bem inconvenientes para carregar a tralha eletrônica, já que não tem apoio próximo delas para celulares e câmeras.

Quarto da Pousada Fortaleza, Fernando de Noronha
A cama e os travesseiros confortáveis salvam a decoração improvisada do quarto

Apesar desses percalços, é preciso lembrar que as diárias da Pousada Fortaleza eram 40% mais baratas que as da Mar Aberto e a economia acabou compensando, já que a queda de padrão na hospedagem não chegou a ser dramática.

Bastaria alguma atenção aos detalhes para aproximar bastante a qualidade dos dois alojamentos. Os problemas que vi lá não comprometeram o essencial, que é uma boa noite de sono com um mínimo de conforto, limpeza e silêncio.

Apartamento da Pousada Fortaleza, Fernando de Noronha
Outro ângulo do quarto e, abaixo, o banheiro

Apartamento da Pousada Fortaleza, Fernando de Noronha


No quarto, além da cama e da mesinha de cabeceira, tem uma arara para as roupas, um frigobar, o cofre e uma TV pequena. O ar condicionado deixava o quarto fresquinho.

Apesar da falta de charme, o banheiro do apartamento da pousada Fortaleza é amplo, limpo e claro.

O chuveiro, bem generoso, funcionou muito bem. Não tem secador de cabelo, mas não me fez falta.

Varanda da Pousada Fortaleza, Fernando de Noronha
A varanda da pousada. À direita, a sala onde é servido o café da manhã

Varanda da Pousada Fortaleza, Fernando de Noronha
A área de estar da pousada

varanda da pousada Fortaleza, Fernando de Noronha


A estrutura da Pousada Fortaleza
Na área externa da Pousada, o espaço também era menor, com espreguiçadeiras (muito confortáveis), mesas e guarda-sóis.

Havia apenas um secador de roupas para todos os hóspedes, o que provocava um certo engarrafamento.

O atendimento da Pousada Fortaleza é simpático. Nas três noites que fiquei lá tudo funcionou sem problemas.

Refeições na Pousada Fortaleza
O café da manhã, assim como o chá da tarde servido diariamente, tem pães, bolos, geleias, queijos e pratos quentes preparados na hora.

Adorei os waffles que saltavam, quentinhos, diretamente do fogão para a minha mesa.

Mais sobre Noronha
Dicas gerais: algumas coisinhas que aprendi sobre a ilha e podem ajudar seu planejamento
Comer em Noronha: lugares que experimentei e curti
IlhaTour, mergulho com plana-sub e passeio de barco pelo Mar de Dentro: três clássicos de Noronha
Praias de Fernando de Noronha: meu roteiro no Reino das Águas Claras



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário