7 de setembro de 2015

Praias de Fernando de Noronha, o Reino das Águas Claras

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, vista do mar
Chegar de barco à Praia do Sancho, eleita a melhor do Brasil, é uma das visões inesquecíveis de Fernando de Noronha

Se você leu Monteiro Lobato quando era criança, deve ter acompanhado com grande prazer os mergulhos de Narizinho no Reino das Águas Claras, o universo cheio de aventuras que pulsava no modesto ribeirão do Sítio do Picapau Amarelo.

Eu adorava o livro, mas nunca imaginei que ia ter a minha própria versão daquelas reinações. As praias de Fernando de Noronha me deram esse presente, em uma semana de puro deleite.

Elas permitem tudo: mergulhar cercada de vida marinha, boiar esquecida da vida, horas de contemplação de um mar inacreditavelmente límpido e indeciso — do azul profundo ao verde clarinho, aquelas águas são um caleidoscópio.

Praia da baía dos Porcos, Fernando de Noronha
A Baía dos Porcos, mais um grande encanto de Noronha

Pra ter acesso a algumas das praias de Noronha, você precisará apresentar seu ingresso do Parque Nacional Marinho (Parnanoronha). Para saber como comprá-lo, siga o link para o post onde expliquei tudo bem detalhadinho. O ingresso custa R$ 81 e é válido por 10 dias.

Neste post, organizei as informações sobre as praias de Fernando de Noronha que visitei (e onde me esbaldei), pra ajudar você a organizar seu roteiro na ilha. Garanto que você vai adorar cada uma delas. Confira:

Praias de Fernando de Noronha - todas as dicas


Praia do Cachorro, Fernando de Noronha
O cair da tarde na Praia do Cachorro, que estaria no topo de qualquer ranking, se a concorrência em Fernando de Noronha não fosse tão dura

Praia do Cachorro, Fernando de Noronha


⭐ Praia do Cachorro
No meu primeiro dia de verdade em Noronha (o da viagem não conta), eu queria apenas desabar em uma praia gostosa, sem ter que recorrer a lances de Indiana Jones.

A Praia do Cachorro é perfeita pra isso, uma enseada de águas mansinhas, muito fácil de chegar, ligada ao centrinho histórico da Vila dos Remédios por uma escadaria.

Dá para ir tranquilamente a pé, mesmo que você esteja hospedada no bairro da Floresta Nova.

Praia do Cachorro, Fernando de Noronha
"Muvuca dominical" na Praia do Cachorro

O Cachorro é uma das “praias urbanas” de Noronha e prometia estar a maior muvuca, em pleno domingo — só que “urbano” e “muvuca” são conceitos aplicados de maneira muito peculiar, lá na ilha.

Tinha gente, sim, mas só alguém apresentando um quadro terminal de misantropia conseguiria chamar aquilo de “multidão”.

E as águas da Praia do Cachorro são de uma limpidez impressionante (vamos combinar que a expressão “águas cristalinas”, em Noronha, é pleonasmo).

Escadaria de acesso à Praia do Cachorro, Fernando de Noronha
Esta escadaria no centrinho da Vila dos Remédios é o principal acesso à Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro tem uma estruturinha básica: duas barracas com mesas e guarda sóis servem bebidas (água de coco, cerveja, refrigerantes e drinks, como caipiroskas de frutas diversas), petiscos (bolinho de peixe, espetinhos de carne, frango e camarão) e refeições, como o famoso peixe na folha de bananeira, que é o prato nacional do arquipélago.

Também é possível alugar cadeirinhas de praia, caiaques e pranchas de stand up paddle.

Mergulho em Fernando de Noronha na Praia do Cachorro
Até na Praia do Cachorro, a mais urbana da Ilha, o mergulho é uma festa

Levei o snorkel para a Praia do Cachorro sem muita convicção – afinal, praia urbana... – e fiquei pasma com a quantidade de peixinhos que moram naquelas aguinhas tão despretensiosas.

Minha única preocupação, ao longo do dia, era entrar no mar sem pisar na arraia que nadava placidamente entre os banhistas.

Na hora do mergulho, os locais afirmam que dá para deixar a bolsa sem ninguém tomando conta – “Aqui, ninguém mexe em nada”, avisou o barraqueiro. Mas, por via das dúvidas, pedi pra ele tomar conta 😊.

Reduto do Santana, Praia do Cachorro, Fernando de Noronha
As ruínas do Reduto do Santana

A Praia do Cachorro ganhou seu nome de uma bica de água doce que era usada para abastecer os navios que aportavam por ali.

A fonte ganhou uma cara de cachorro em bronze e a pequena escultura batizou a enseada. Embora a imagem do bicho não esteja mais lá, a ducha é uma boa pedida para tirar o sal do corpo, na hora de ir embora da praia.

Na encosta sobre a Praia do Cachorro, vale visitar as ruínas do Reduto do Santana, instalação militar do Século 18 que fazia parte das defesas de Noronha.

O lugar serviu como arsenal de pólvora para as baterias de canhões instaladas na área e chegou a servir de alojamento para os guardas, no tempo em que a ilha abrigou um presídio.

Praia do Cachorro, Fernando de Noronha
Praia do Cachorro: onde mais se encontra uma praia urbana tão cercada de mata?

➡️Precisa do ingresso para a Praia do Cachorro? Não

➡️ Onde fica a Praia do Cachorro: na Vila dos Remédios, a cerca de 200 metros da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e a 600 metros da BR-322.

É uma praia do chamado "Mar de Dentro", a Costa Norte da ilha voltada, para o Oeste (para o Brasil), onde as águas são mais calmas na maior parte do ano. No verão, os locais alertam que a Praia do Cachorro fica perigosa, por causa das ondas fortes.

➡️Como chegar à Praia do Cachorro: desça a escada que fica ao lado do Bbar do Cachorro, no Centro Histórico da Vila dos Remédios.

➡️Minha nota para a Praia do Cachorro: comparada com outras maravilhas de Noronha, a Praia do Cachorro acaba recebendo poucos elogios. Se ficasse em qualquer cidade brasileira, seria cantada em prosa e verso...

Praia da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha
Duas logomarcas de Fernando de Noronha na Praia da Cacimba do Padre: de um lado, os Dois Irmãos. Do outro (abaixo), o Morro do Pico

Praia da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha

⭐ Praia da Cacimba do Padre
Não há como ficar imune à bela vastidão da Praia da Cacimba do Padre.

Sua larga faixa de areia é emoldurada pelas duas imagens mais icônicas de Noronha: os Dois Irmãos, quase ao alcance da mão, e o Morro do Pico, ao longe, meio encoberto pela bruma da maresia.

Morros Dois Irmãos, Fernando de Noronha
Os Dois Irmãos quase ao alcance da mão

A Praia da Cacimba do Padre é uma amplidão selvagem que pulsa no ritmo de um mar aberto e indócil, daqueles que mesmo na maré baixa de julho a gente precisa tratar com respeito.

Nos verões, batida pelo swell (o vento amado pelos surfistas), a Praia da Cacimba do Padre registra ondas de até seis metros de altura.

A chegada à Cacimba tem um tonzinho de apoteose. Depois da estradinha de barro, uma clareira na mata abriga dois restaurantes improvisados, armados sob palha e lona.

Depois, uma trilha curta (200 metros, talvez?) no meio da vegetação desemboca de vez na extensão de areia dourada de cara para os Dois Irmãos. Mais uau! impossível...

Pôr do sol na Praia da Cacimba, Fernando de Noronha
Vale a pena esperar o pôr do sol na Praia da Cacimba 

Pôr do sol na Praia da Cacimba, Fernando de Noronha
Vale a pena esperar o pôr do sol na Praia da Cacimba 

Afora essas duas barracas, não há qualquer estrutura na Praia da Cacimba do Padre.

Uma vez na areia, não conte com sombra, cadeirinhas ou serviço de bar — comodidades que, cá pra nós, acabariam conspurcando aquela estampa de “dia da criação”.

Capriche no protetor solar, leve um suprimento de água e seu chapéu e muito cuidado quando entrar naquelas águas da pá virada. A Praia da Cacimba do Padre é muito mais para sentar e contemplar.

Praia da Cacimba do Padre, Fernando de Noronha
Curta a Cacimba, mas olho vivo com esse mar

➡️Precisa do ingresso para a Praia da Cacimba do Padre? Não

➡️Onde fica a Praia da Cacimba do Padre: a 3,5 km do centrinho da Vila dos Remédios, no Mar de Dentro.

Mas não se engane, apesar de ficar na costa mais mansa da ilha, a maré da Cacimba é para ser tratada com o máximo de respeito, mesmo quando não está soprando o famoso swell, o vento que os surfistas adoram. Cuidado ao entrar na água.

➡️Como chegar à Praia da Cacimba do Padre: de táxi, a corrida ida e volta vai custar R$ 50, no total, para quem está na Floresta Nova ou na Vila dos Remédios.

Se você estiver de carro, tem lugar para estacionar.

➡️Minha nota para a Praia da Cacimba do Padre: se eu não tivesse visto o Sancho e a Baía dos Porcos, ia jurar que é a praia mais bonita do Brasil.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
Foi na Baía dos Porcos que encontrei as águas mais límpidas de Noronha. Abaixo, os Dois Irmãos guardando a entrada da enseada

Baía dos Porcos - Fernando de Noronha

⭐ Baía dos Porcos
Essa praia só não é a mais bonita do Brasil porque sua vizinha do lado, a Baía do Sancho, ganhou o título. Mas duvido que alguém me aponte um vice-campeonato mais arrebatador do que o da Baía dos Porcos.

Ela é uma enseadinha estreita, protegida por todos os lados por pedras de origem vulcânica, como um tesouro bem guardado.

A faixa de areia da Baía dos Porcos termina em uma falésia que chega aos 30 metros de altura.

Mirante do Sancho, Fernando de Noronha
As aves marinhas adoram fazer ninho nas árvores do mirante. Cuidado com o bombardeio 😉

Em frente, no mar, de cara para a praia, quem monta sentinela são os Dois Irmãos, aqueles dois morros pontudos que são a logomarca mais reconhecível de Noronha.

A primeira vez que vi a Baía dos Porcos ao vivo foi do alto da falésia, no Mirante do Sancho, uma trilha arborizada onde as mais diversas espécies de aves fazem seus ninhos.

Do alto, a Baía dos Porcos é uma visão paralisante, mesmo com o risco de ser alvejada pelo bombardeio intermitente de cocô de passarinho que despenca dos galhos que sombreiam o caminho.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
De pertinho (de preferência, de dentro d'água), a Baía do Porcos é ainda melhor

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

Linda vista do alto, a Baía dos Porcos é ainda mais maravilhosa de pertinho.

Foi lá que encontrei as águas mais límpidas de Noronha, onde nem precisava mergulhar para ver a multidão de peixes que brincam por lá.

Na maré baixa, sem o vai e vem das ondas remexendo o fundo do mar, a sensação de quem mergulha na Baía dos Porcos é de estar voando, de tão transparente que são as águas.

Cardumes de peixes na Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha
Na Baía dos Porcos a gente nem precisa mergulhar pra ver peixinhos. Mas, debaixo d'água, o visual é esse das fotos abaixo

Mergulho na Baía dos Porcos, Fernando de Noronha


Mergulho na Baía dos Porcos, Fernando de Noronha


O acesso à Baía dos Porcos exige alguma perícia para caminhar sobre as pedras que cercam a pequena enseada.

Nem tente fazer isso descalça. É melhor usar um calçado de solado antiderrapante, que fique bem preso no pé.

A praia tem uma faixa de areia curta e sombra é coisa muito escassa por lá. Como não há qualquer estrutura, não esqueça de levar água, alguma coisa para comer, um bom chapéu e litros de protetor solar.

Não esqueça de levar uma sacolinha para carregar consigo as embalagens e todo o lixo que produzir, na hora de voltar.

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
O banho de mar na Baía dos Porcos é maravilhoso, mas vá sabendo que sombra por lá é uma raridade

Baía dos Porcos, Fernando de Noronha


➡️Precisa do ingresso para a Baía dos Porcos? Para ver a praia de cima, sim, pois ele é exigido na trilha Golfinho-Sancho. Para ter acesso à praia, não.

➡️Onde fica a Baía dos Porcos: no Mar de Dentro, ao lado da Cacimba do Padre, cerca de 3,5 km da Vila dos Remédios.

➡️Como chegar à Baía dos Porcos: na ponta esquerda da Praia Cacimba do Padre começa a escadinha que sobe uma espécie de "muro" natural de pedras que protege a entrada da Baía dos Porcos.

Depois disso, é preciso caminhar por cima das pedras irregulares, margeando a parede da falésia. Não precisa ser Indiana Jones para vencer o caminho, mas é bom manter andar com cuidado pra não escorregar. 

Acesso à Praia da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha
A escadinha do lado esquerdo da Praia da Cacimba do Padre e o caminho pedregoso até a Baía dos Padres

Acesso à Praia da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha

Prefira atravessar da Cacimba do Padre para a Baía dos Porcos quando a maré estiver começando a baixar e fique esperta para voltar antes de a maré ter subido completamente, pois, dependendo da lua, o mar pode cobrir parte do caminho sobre as pedras e dificultar seus passos.

As pousadas de Noronha costumam ter uma tábua de marés onde você pode consultar o melhor horário para as travessias de ida e de volta.

➡️Minha nota para a Baía dos Porcos: Pode ser mil?


Praia da Conceição, Fernando de Noronha
Conceição, a praia "movimentada" de Noronha

Praia da Conceição, Fernando de Noronha


⭐ Praia da Conceição 
Se eu tivesse ido a Fernando de Noronha apenas para ficar à toa na Praia da Conceição, eu já teria voltado de lá bem feliz.

A Conceição é a praia mais popular de Noronha. Fácil de chegar, com boa estrutura e águas calmas, na maior parte do ano.

É lá, ou na Praia do Cachorro, que os moradores e visitantes costumam terminar dia, depois dos passeios mais sacolejantes.

Eu fiz isso também, mas confesso que achei o máximo o dia inteiro de preguiça, acompanhada de um livro, que passei lá, completamente esquecida da vida. Caribe pra quê? A Conceição dá conta.

Praia da Conceição, Fernando de Noronha
As águas límpidas da Praia da Conceição têm uma temperatura perfeita
Praia da Conceição, Fernando de Noronha

A Praia da Conceição se resume em águas límpidas, na temperatura perfeita, uma larga faixa de areia dourada, pontuada por guarda-sóis esparsos, algum conforto, restaurante bacaninha... O que mais eu poderia querer da vida?

Difícil, mesmo, na Praia da Conceição, é querer sair da água. Por mim, passava o resto da vida boiando naquele mar delicioso. Agito, por lá, só o das aves marinhas, que fazem o maior carnaval em torno dos eventuais barquinhos de pescadores.

Praia da Conceição, Fernando de Noronha
A chegada na Conceição para quem vem pela Estrada da Alamoa

Não bastasse tudo isso, a Praia da Conceição ainda é perfeita para ver o pôr do sol, uma imagem que simplesmente não é deste mundo.

Sentadinha na areia ou bebericando nas mesas do Bar do Meio ou Duda Rei, a cena é para entrar em qualquer antologia dos momentos uau!! das nossas vidas.

Entardecer na Praia da Conceição, Fernando de Noronha
A Conceição ao cair da tarde é uma das grandes imagens de Noronha

Entardecer na Praia da Conceição, Fernando de Noronha


➡️Como é a estrutura da Praia da Conceição: tem um bar bem tradicional, o Duda Rei, um dos mais antigos da ilha, que faz o gênero "barraca de praia chiquezinha" e é totalmente pé na areia.  Falei dele aqui neste post.

O Duda Rei aluga cadeirinhas de praia (R$ 15) e guarda-sóis (R$ 25), ou você pode usar gratuitamente as instalações do bar (mesas, quiosques com cobertura de palha, chuveiro), caso vá consumir alguma coisa por lá.

Estrada da Alamoa para a Praia da Conceição - Fernando de Noronha
Pela Estrada da Alamoa a gente caminha pelo meio da mata, com vista (abaixo) para o mar

Estrada da Alamoa para a Praia da Conceição - Fernando de Noronha


Achei o preço do aluguel cobrado pelo Duda Rei muito inflacionado, mas a praia tem duas outras opções: um rapaz que fica logo adiante do bar (à direita de quem chega), cobra esses mesmos R$ 40 por um "pacote" incluindo um guarda-sol tamanho master (sombra para umas quatro pessoas) e duas cadeirinhas.

Caminhando mais para a esquerda, você vai encontrar um senhor que cobra R$ 5 pela cadeira e R$ 10 pelo guarda sol, além de servir refrigerante e água (a R$ 5 a latinha ou garrafinha). É claro que foi esse o meu freguês, todos os dias que fui à Conceição. Ele fica na sombra de uma árvore, não é difícil de achar.

➡️Precisa do ingresso para a Praia da Conceição? Não

➡️Onde fica a Praia da Conceição: no Mar de Dentro, a cerca de 1 km do centrinho da Vila dos Remédios.

Restaurante na Praia da Conceição, Fernando de Noronha
A Praia da Conceição combina sossego com alguma estrutura. Tem até restaurante

➡️ Como chegar à Praia da Conceição: da praça em frente ao Palácio São Miguel, antiga sede do governo de Fernando de Noronha, na Vila dos Remédios, parte a Estrada da Alamoa, que leva às praias do Meio e da Conceição por cima.

Uma caminhada de 400 metros leva até o ladeirão que desce até à fronteira dessas duas praias, onde fica o Bar do Meio. Se escolher esse percurso, você terá que caminhar sobre as pedras até chegar ao melhor trecho da Conceição.

Praia da Conceição, Fernando de Noronha
Se a única praia de Noronha fosse a Conceição, eu já teria passado uma semana muito feliz

A alternativa é passar pelo ladeirão e seguir a Alamoa por outros 400 metros,  até uma descida onde estão algumas casas e uma área que o pessoal usa como estacionamento, com acesso direto à praia.

Quando for andar pela Alamoa, leve repelente, pois os mosquitos de Noronha atacam mesmo com o sol a pino, basta você estar à sombra.

Com a maré baixa, dá para chegar à Conceição caminhando pela praia, desde o Cachorro, atravessando a Praia do Meio.

Minha nota para a Praia da Conceição: perdão, Porto da Barra, Bessa e Arpoador, mas a Conceição é a melhor praia urbana do mundo!

Baía Sueste, Fernando de Noronha
A Baía Sueste é o point das tartarugas marinhas

Tartaruga marinha na praia da Baía Sueste, Fernando de Noronha

⭐ Baía Sueste
Depois de ver tanta água transparente em Noronha, a gente tende a torcer o nariz para a Baía Sueste, onde o grau de limpidez do mar está abaixo do padrão local.

Mas não perca o mergulho no Sueste por nada. A aparência meio "mexida" daquelas águas resulta exatamente do maior atrativo local: a grande concentração de algas que transformam essa praia em uma espécie de "bandejão" das tartarugas marinhas, onde elas batem o ponto diariamente para fazer uma boquinha.

Em dois mergulhos no Porto de Santo Antônio, eu tinha já tinha avistado várias tartarugas. No Sueste, porém, eu pirei com a quantidade e com o nível de despreocupação das cascudas, que nadam entre os mergulhadores de um jeito super blasê, quase colidindo com a gente. Não dá pra perder uma farra dessas de jeito nenhum!

Baía Sueste - Fernando de Noronha
Uma lagoinha em frente ao mar

Baía Sueste, Fernando de Noronha

Vista aérea da Baía Sueste - Fernando de Noronha
Repare como o Sueste (à esquerda) é uma Baía quase redondinha

Se você olhar no mapa, vai ver que o Sueste é uma baía bem redondinha, com a entrada muito bem protegida por um costão de pedras. Mesmo assim, a aparente calma daquelas águas engana.

Talvez pela obrigatoriedade do uso do colete flutuador, que deixa o mergulhador sempre à tona, precisei fazer uma forcinha extra para vencer a marola que permanentemente me sacudia e parecia me empurrar para o lado oposto do que eu queria ir.

Foi a única praia em que senti falta das nadadeiras durante o mergulho — faço snorkel desde os cinco anos de idade, mas nunca consegui gostar de usar "pés de pato".

Centro de visitantes da Baía Sueste - Fernando de Noronha
O Centro de Visitantes da Baía Sueste tem lanchonete, banheiros e aluguel de coletes flutuadores

Uma alternativa para driblar esse esforço extra na natação é contratar um guia que vai "puxando" o mergulhador e o leva aos melhores points para avistar a vida marinha do Sueste.

Eles cobram a partir de R$ 50 pelo passeio e podem ser contratados lá mesmo, no Centro de Visitantes, ou, melhor ainda, com antecedência, através da sua pousada ou em alguma agência.

Baía Sueste, Fernando de Noronha
O mar meio agitado da Baía Sueste deixa a água menos límpida, mas dá pra ver muitos bichinhos durante o mergulho, como os peixinhos da foto abaixo

Mergulho na Baía Sueste, Fernando de Noronha


➡️Precisa do ingresso para a Baía Sueste? Sim

➡️Como é a estrutura da Baía Sueste: a Baía Sueste tem um Centro de Visitantes com lanchonete, banheiros e serviço se aluguel de equipamentos como snorkel, nadadeiras e coletes flutuadores.

Os coletes são obrigatórios para quem for fazer o mergulho. O aluguel custa R$ 11. O pessoal da pousada tinha me falado que também haveria um locker (guarda-volumes com chave) para deixar a mochila, mas não tem.

O mar do Sueste está demarcado por boias, sinalizando os trechos permitidos para banho e mergulho. No canto esquerdo (de quem olha da praia), o acesso é totalmente proibido.

Na porção central, o banho é liberado. O canto direito é a área de mergulho — não custa repetir: sempre com colete flutuador, para evitar que o mergulhador pise no fundo de coral.

Acesso à Baía Sueste - Fernando de Noronha
A Baía Sueste é uma das poucas praias de Noronha com "ônibus na porta"

É proibido mergulhar na Baía Sueste com "pau de selfie" e o bastão da GoPro. Se você for levar a câmera na mão, como eu fiz, cuidado pra não soltá-la durante o mergulho e também lembre-se que isso vai atrapalhar um pouco a sua capacidade de nadar.

Se estiver sozinha durante o mergulho, fique esperta para não se empolgar e ir mais longe do que suas forças dão conta. Achei as marolinhas do Sueste meio traiçoeiras.

Centro de visitantes da Baía Sueste - Fernando de Noronha
Centro de Visitantes da Baía Sueste

➡️Onde fica a Baía Sueste: no Mar de Fora, a cerca de 5 km da Vila dos Remédios.

➡️Como chegar à Baía Sueste: essa é a praia mais acessível de Noronha, com "transporte na porta". O ônibus que percorre a BR-323 faz ponto final bem em frente ao Centro de Visitantes, com viagens de hora em hora (mais ou menos...).

➡️Minha nota para a Baía Sueste: Apesar do chacoalhões das marolas, gostei muito do mergulho. Não perca!

Baía do Sancho - Fernando de Noronha
A Praia do Sancho deixa a gente sem palavras. Sabe aquele clichê sobre a água tão transparente que os barcos parecem voar sobre ela? Pois...

Baía do Sancho - Fernando de Noronha

⭐ Baía do Sancho
Não foi pirraça, não, mas deixei o melhor para o fim😀. É que dá um trabalho danado falar do Sancho sem recorrer à coleção de clichês sobre lugares que, simplesmente, deixam a gente sem palavras.

A Baía do Sancho é parada obrigatória de dois dos passeios mais populares de Noronha, o IlhaTour e a navegação pelo Mar de Dentro.

Mas não se contente com isso, não. O lugar é lindo demais pra ser apenas visto. Tem que ser curtido no seu ritmo, contemplado do alto da falésia até o coração se saciar e, depois, sentido na pele em um mergulho interminável naquelas águas quase invisíveis, de tão transparentes.

Baía do Sancho - Fernando de Noronha
Não dá pra descrever como é gostoso o banho de mar na Praia do Sancho. Tem que sentir na pele

Baía do Sancho - Fernando de Noronha


Então, seguem as dicas para você aproveitar o máximo essa maravilha.

➡️Precisa do ingresso para a Baía do Sancho? Sim

➡️Onde fica a Baía do Sancho: no Mar de Dentro, a cerca de cinco quilômetros da Vila dos Remédios.

➡️Como chegar à Baía do Sancho: melhor de táxi. O carro vai deixar você no Centro de Visitantes Sancho-Golfinho (onde você vai mostrar seu ingresso do Parnanoronha, ou se tiver esquecido, informar o seu CPF para ter acesso).

Trilha do Mirante do Sancho, em Fernando de Noronha
Passarelas sobre a mata acompanham a borda da falésia e levam a mirantes espetaculares, como o Mirante do Sancho (abaixo). No centro da imagem, você vê a abertura no piso, que dá acesso às escadarias que descem à praia

Trilha do Mirante do Sancho, em Fernando de Noronha


De lá, partem trilhas em plataformas suspensas sobre a vegetação, feitas de plástico reciclado, que acompanham a borda da falésia.

Essa é a sua melhor chance de ver a Baía dos Golfinhos, local de acesso restritíssimo, atualmente (os barcos, por exemplo, precisam navegar ao largo dela, num trecho demarcado por boias), refúgio da população de golfinhos-rotadores que vive nas águas do arquipélago.

Perca o fôlego nos diversos mirantes para essa baía, para o Sancho e para a Baía dos Porcos.

Escadas de acesso à Baía do Sancho - Fernando de Noronha
A primeira escadinha ainda tem corrimão. Mas na segunda
(à direita) a gente já está craque na aventura 😉

Quando sua alma estiver saciada de ver belezas do alto, respire fundo, porque terá chegado o seu momento Indiana Jones.

No chão do Mirante do Sancho, você vai ver um buraco e uma aglomeração em torno dele. É a tal fenda na pedra por onde você vai começar a descida ao paraíso. São duas escadinhas dessas tipo de pintor, de aço —  desculpem, mas eu estava empolgada demais pra lembrar de fotografar.

(Atualização em 6/10/2015: meu querido amigo Carlos Mantovani quebrou esse galho e fez as fotos das escadas que você abaixo, especialmente para a Fragata. I get by with a little help from my friends).

Falésia da Baía do Sancho - Fernando de Noronha
A falésia do Sancho alcança 50 metros de altura. Se a descida é uma aventura, a subida é épica 😁

A primeira escada tem 20 degraus e um corrimão meio dúbio. A segunda tem 16 degraus e corrimão nenhum.

Dá um frio na barriga danado descer pela fenda, com o maior cuidado pra não escorregar (atenção ao que você vai estar calçando no dia da visita à Baía do Sancho. Sandalinha de dedo não será uma boa ideia).

Ultrapassado esse momento trepidante, você estará diante de uma escadaria ao ar livre. São mais 150 degraus cortados na pedra que forma a parede da falésia, mas depois das duas escadinhas de ferro, você vai achar essa parte a maior moleza. Depois, é só se esbaldar nas águas do Sancho.

Praia do Sancho - Fernando de Noronha
Olha só que aguinha mais plácida e convidativa

➡️Como é a estrutura da Baía do Sancho: uma vez que você coloque os seus pezinhos na areia do Sancho, só vai poder contar com o que tiver trazido com você.

É essencial levar um suprimento de água, rios de protetor solar e um chapéu, porque sombra, lá embaixo, é artigo de luxo. O snorkel é indispensável.

No mais, é só curtir essa coisa linda chamada Baía do Sancho.

Mergulho na Praia do Sancho, Fernando de Noronha
Mergulho no Sancho é assim...

Mergulho na Praia do Sancho, Fernando de Noronha
... e assim

Índice de praias da Fragata Surprise

Mais sobre Noronha

Mergulho na Praia do Sancho, Fernando de Noronha
Vem cá, menino!


Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

4 comentários:

  1. Esplêndida referência, Cyntia! Viajei agora no Reino das Águas Claras... que vontade de voltar!!
    Essa praia do cachorro é lindíssima. Fala-se tanto do Sancho, Leão, mas o meu canto em Noronha é a Praia do Cachorro. Aquelas pedras são energia pura - acho até muito semelhantes à pedra mágica de Tupã... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra Itapuã de antigamente, né, Dan? E a Praia da Conceição é a "praia urbana" mais deliciosa que já conheci :)

      Excluir
    2. Parabéns. Comecei a ler sem pretensão e li tudo. Moro num arquipélago paradisíaco também. O único que é um município no Brasil. Boa narrativa. Simples, objetiva e isenta. Só uma observação, no trecho "A única sombra que você vai encontrar por lá é sobre as pedras, junto à parede da falésia". Acho que seria sob as pedras. Abraço.

      Excluir
    3. ~Sob~ as pedras não dá, né? Só se eu fosse caranguejo :) É sobre as pedras mesmo, onde eu sentei e aproveitei um pouquinho de sombra da parede da falésia.

      Excluir