Quase o Éden: jardim do Hospital of Saint Cross, em Winchester |
Sempre que lia a descrição dos romancistas sobre as belezas da paisagem rural do Sul da Inglaterra, eu ficava com a impressão de que havia muito licença poética nos elogios.
Ficava, até que decidi fazer um passeio histórico a Saint Cross, Winchester, e viver meu momento de "literatura ao vivo" pelas campinas floridas inglesas.
Pátio central do Hospital of Saint Cross, do Século 12, e a Torre Beaufort. Abaixo, o interior da Igreja da Santa Cruz, lindo edifício em estilo normando |
Uma trilha por uma linda campina me levou do Centro Histórico de Winchester ao Hospital of Saint Cross, do Século 12. Esta hospedaria é um tesouro histórico que continua em pleno funcionamento. (Hospital, na Idade Média, era um tipo de albergue mantido por ordens religiosas).
O conjunto de edifícios medievais é maravilhoso, seus jardins parecem de conto de fadas, mas o melhor do passeio foi mesmo a caminhada do Centro de Winchester até Saint Cross.
Fiz esse passeio em um belíssimo domingo de verão — o céu azul do Sul da Inglaterra é tão sedutor. Tudo parecia ter saído de uma página de livro. Ou de quadros de pintores pré-rafaelitas, uma vertente do romantismo inglês.
O conjunto de edifícios medievais é maravilhoso, seus jardins parecem de conto de fadas, mas o melhor do passeio foi mesmo a caminhada do Centro de Winchester até Saint Cross.
A trilha de Winchester até Saint Cross parece cena de livro |
A trilha que leva de Winchester até o Hospital of Saint Cross vai margeando um braço do Rio Itchen e a paisagem parece sonho.
Tão bonita que tenho até medo de descrever — se eu não acreditava em todos aqueles figurões das letras me falando desse tipo de cenário, melhor nem testar meus talentos. Por sorte, eu tenho uma câmera fotográfica.
Veja como foi meu passeio histórico a Saint Cross, Winchester, pela campina inglesa:
Roteiro histórico em Saint Cross, Winchester
O passeio do Centro de Histórico de Winchester até Saint Cross é um dos roteiros históricos recomendados pelo escritório de turismo da cidade.A trilha não tem muito mistério, é bem sinalizada. Mas é legal passar no escritório de turismo para pegar o folheto com mapa, explicações e o contexto histórico do percurso e a história do Hospital of Saint Cross, do Século 12, o ponto final da caminhada.
O roteiro é bem sinalizado. Com o mapa do escritório de turismo de Winchester, fica ainda mais fácil chegar a Saint Cross |
São apenas três quilômetros de trilha, mas a paisagem é tão bonita que levei mais de uma hora no percurso.
Iniciei a caminhada nos jardins da Abbey House, residência oficial do prefeito de Winchester, no centro da cidade.
Parte da trilha acompanha um riacho, braço do Rio Itchen |
Há um caminho mais curto (2 km) ligando Winchester ao Hospital of Saint Cross. Mas quem é que quer ver automóveis e os muros que margeiam a Saint Cross Road, quando pode passear pelos lindos cenários da trilha pela campina?
A trilha para Saint Cross começa no final do River Walk de Winchester (siga o link pra ver esse outro passeio).
Ao longo do caminho há cantinhos sossegados para descansar |
Basta seguir pelo College Walk, ao lado da milenar Universidade de Winchester, que logo depois está a placa indicando o caminho para Saint Cross. Daí, é só ir em frente, não há a menor chance de alguém se perder.
O Hospital Saint Cross foi fundado no Século 12 por Henry de Blois, neto do rei normando Guilherme, o Conquistador (que invadiu e conquistou a Inglaterra em 1066).
Henry foi bispo de Winchester e era poderosíssimo. Ele também é o responsável pela construção do Wolvesey Castle de Winchester.
Cada portinha dessas dá acesso a quatro residências do Hospital of Saint Cross |
Saint Cross é uma almshouse, um tipo de instituição que existe desde o Século 10 para amparar ex-soldados ou membros de uma determinada corporação que já não podem mais exercer seu ofício.
Essa é uma tradição anterior à própria existência da Inglaterra: a primeira almshouse foi fundada pelo rei anglo-saxão Æthelstan, na cidade de York.
O Hospital of Saint Cross está prestes a completar 1.000 anos de idade — começou a ser construído em 1136. O uso contínuo, porém, faz com que ele esteja muito bem preservado |
Hoje, o Hospital of Saint Cross é a mais antiga instituição deste tipo ainda em funcionamento em toda a Inglaterra.
O interior da igreja da Santa Cruz é imponente como o de uma catedral. Abaixo, à esquerda, os missais arrumadinhos, aguardando os moradores da almhouse |
Talvez por ser domingo, quando cheguei aos portões do Hospital of Saint Cross, a primeira pessoa que vi foi um velhinho todo paramentado, desfilando numa cadeira de rodas motorizada.
Os vitrais da Igreja de Santa Cruz já valeriam a caminhada a Saint Cross |
As tradições não morrem no Hospital of Saint Cross. Um desses costumes é de especial interesse para os visitantes: quem chega a pé, tem o direito de solicitar uma caneca de cerveja e um pedaço de pão.
Quem chega a pé ao Hospital of Saint Cross tem direito a uma caneca de cerveja e um pedaço de pão. Peça seu Wayfarer's Dole na portaria (à esquerda) |
Esse costume vem da obrigação de hospitalidade com os viajantes chamada Wayfarer's Dole ("auxílio ao andarilho"), que vem sendo respeitada desde os tempos de Henry de Blois, no Século 12.
Para ganhar sua caneca de cerveja e seu pão, basta pedi-los ao guardião do portão (o porter, como é chamado) do Hospital of Saint Cross, na sua chegada — no meu caso, o velhinho na cadeira de rodas motorizada. Mas eu preferi não incomodá-lo, tão entretido estava ele, inspecionando o jardim.
O claustro do Hospital of Saint Cross |
Hospital of Saint Cross, tesouro de Winchester
A importância histórica e arquitetônica do Hospital of Saint Cross o coloca entre os principais tesouros de Winchester.
O local está muito bem preservado, até porque vem sendo continuamente usado (e cuidado), desde sua inauguração, em 1136.
Neste pavilhão funcionou o antigo ambulatório do Hospital of Saint Cross |
É esse uso contínuo que dá ao Hospital of Saint Cross uma vida que a gente não vê em edifícios apartados de sua função original e transformados em monumentos.
Atravessar os grossos portões do Hospital of Saint Cross não é voltar no tempo, porque o lugar caminhou esses nove séculos junto com o planeta. Mas é como se todos os séculos passados estivessem acontecendo ao mesmo tempo, na maior naturalidade.
O desenho das chaminés dos alojamentos dos irmãos é uma das marcas de Saint Cross |
Os apartamentos dos irmãos moradores do Hospital of Saint Cross não estão abertos à visitação, mas as dependências históricas do conjunto podem ser percorridas à vontade pelos visitantes.
O espaço mais impressionante é a Igreja da Santa Cruz, construída entre os séculos 12 e 13. O bispo Henry de Blois não economizou no projeto, nem seus sucessores no comando da empreitada.
A igreja foi construída em estilo normando e incorpora vários elementos góticos. Os entalhes em pedra no interior do edifício são muito elegantes e os vitrais coloridos, do século 19, são lindos.
A cozinha de Saint Cross foi construída no Século 14 |
Outros ambientes interessantes no Hospital of Saint Cross são a antiga cervejaria, dó Século 14, a cozinha e a Beaufort Tower (ambos do Século 15).
A torre foi batizada em homenagem ao Cardeal Beaufort, integrante da Casa dos Plantagenet (a dinastia de Ricardo Coração de Leão e João Sem Terra) que foi bispo de Winchester no Século 15 e também ocupou o posto de Lorde Chanceler da Inglaterra.
Brethren's Hall, o salão onde os irmãos faziam suas refeições. Acima da entrada fica a galeria dos músicos |
O Brethren's Hall era o refeitório dos irmãos e dos comensais convidados. O salão tem um belíssimo teto em traves de madeira, uma lareira central e uma galeria em mezanino para os músicos que tocavam em ocasiões especiais.
Se o passeio até agora estava parecido com uma novela de cavalaria de Sir Walter Scott, a literatura inglesa entra em cena pra valer quando a gente chega ao jardim do Hospital of Saint Cross.
|
É a lá que a velha instituição se mostra mais intensamente viva. E o cenário excede em beleza qualquer descrição do jardins e cores do Sul da Inglaterra que eu já tenha lido.
O jardim de Saint Cross é de dar nó na garganta de tão tranquilo, bonito e bem cuidado.
O jardim de Saint Cross fica logo atrás da igreja, cercado por muros quase milenares. O lugar tem um sossego celestial |
Tudo lá é de uma delicadeza comovente. Cercado por muros quase milenares, muito silencioso e coberto por uma vegetação exuberante, o Jardim do Hospital Saint Cross está entre as coisas mais bonitas que eu vi em Winchester — e olha que a concorrência é parada dura.
O jardim tem flores de todas a cores para as abelhas mansinhas e borboletas se fartarem, canto de passarinhos, um lago que reflete o céu entre as plantas aquáticas e uma grama deliciosa, pra a gente deitar e rolar — coisa que eu fiz, sem a menor cerimônia, por um bom tempo.
Tem flores de todas as cores no jardim de Saint Cross |
Em um canto do jardim fica uma pequena estufa onde os moradores do Hospital of Saint Cross preparam as mudas de plantas e guardam seus instrumentos de jardinagem, mostrando que eles levam a sério os cuidados permanentes com sua preciosa área verde.
Veja mais imagens de Winchester na página da Fragata Surprise no Facebook
Veja mais imagens de Winchester na página da Fragata Surprise no Facebook
Onde fica: St Cross Back Street, Winchester
Visitar o Hospital of Saint Cross é uma experiência única e eu recomendo muito que você não deixe essa maravilha fora do seu roteiro em Winchester (e, por favor, não deixe Winchester fora do seu roteiro na Inglaterra).
Para ir até lá, eu abri mão de ir a Stonehenge e não me arrependi (eu acabei indo ver o sítio arqueológico, mas, na hora, não sabia que teria outra chance).
Visitar o Hospital of Saint Cross é uma experiência única e eu recomendo muito que você não deixe essa maravilha fora do seu roteiro em Winchester (e, por favor, não deixe Winchester fora do seu roteiro na Inglaterra).
Para ir até lá, eu abri mão de ir a Stonehenge e não me arrependi (eu acabei indo ver o sítio arqueológico, mas, na hora, não sabia que teria outra chance).
A estufa do jardim, onde os moradores do Hospital of Saint Cross cultivam mudas de plantas |
Por tudo, pelo caminho, pela beleza dos edifícios, pela placidez mágica do jardim, pela história do lugar. É daquelas vistas que, sozinhas, justificam a viagem.
Entre abril e outubro, o Hospital of Saint Cross pode ser visitado diariamente, das 9:30h às 17 horas (domingo, a partir das 13 horas). De Novembro a março, as visitas podem ser feitas de segunda a sábado, das 10:30h às 15:30h).
Outra opção para acalmar a sede depois da caminhada de Winchester até o Hospital of Saint Cross é o Tea Room, uma lanchonete que funciona no antigo celeiro da hospedaria. Mas atenção, porque ela fecha na hora do almoço.
Mais sobre Winchester
Atrações gratuitas em Winchester e em outras 18 cidades da Europa
Hospedagem em Winchester
Roteiro de 15 dias na Inglaterra (Londres, Winchester, Bath, Stonehenge e Liverpool)
Bate e volta de Winchester à Casa de Jane Austen
Bate e volta de Winchester aos Estaleiros Históricos de Portsmouth
O que fazer em Winchester
Um passeio por Winchester - roteiro a pé
A Távola Redonda de Winchester
Inglaterra - todas as dicas - post índice
Atrações gratuitas em Winchester e em outras 18 cidades da Europa
Hospedagem em Winchester
Roteiro de 15 dias na Inglaterra (Londres, Winchester, Bath, Stonehenge e Liverpool)
Bate e volta de Winchester à Casa de Jane Austen
Bate e volta de Winchester aos Estaleiros Históricos de Portsmouth
O que fazer em Winchester
Um passeio por Winchester - roteiro a pé
A Távola Redonda de Winchester
Inglaterra - todas as dicas - post índice
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Muito bom o Post.
ResponderExcluirInspirador.
Obrigada por viajar na Fragata Surprise, Paulo. Seja bem vindo e volte sempre :)
Excluir