![]() |
O Partenon: nada prepara a gente para o impacto de encontrá-lo cara a cara |
O melhor de Atenas é estar em Atenas. É poder ver a Acrópole de longe, lá no alto, dos mais diversos ângulos — ela é quase que onipresente no horizonte das áreas centrais da cidade.
A Acrópole de Atenas deve ser o sonho de todos os viajantes — eu, pelo menos, não conheço ninguém que não sonhe com ela.
Estar, finalmente, diante desse cenário imaginado a vida toda é daquelas sensações que fazem a vida valer a pena.
![]() |
As encostas da Acrópole estão cheinhas de vestígios arqueológicos. Ao fundo, o bairro de Thisio visto do alto da montanha sagrada e o Museu da Acrópole (no cantinho esquerdo) |
Uma coisa é certa: 2.500 anos depois de Péricles mandar construir o Partenon, a Acrópole continua sendo o coração de Atenas. Ela paira sobre a cidade, lembrando aos atenienses de sua identidade.
Uma visita à Acrópole de Atenas jamais vai escapar de ser um acontecimento muito especial. Veja como se preparar pra esse encontro:
Vista à Acrópole de Atenas
![]() |
A Acrópole (ao fundo, à esquerda) vista do Templo de Zeus Olímpico |
Nos meu primeiro dia em Atenas, fui tentando ganhar intimidade com a visão da Acrópole, praticando para transformá-la em um dado de realidade na paisagem, não mais uma imagem mágica que frequentou meus sonhos desde que eu era criança.
E a montanha sagrada dos gregos correspondeu: volta e meia, no meio das minhas caminhadas despretensiosas, lá estava ela, a mítica Acrópole de Atenas, me olhando do alto, mas sem aquele olhar de cima que seria esperado de um monumento com tanto pedigree.
![]() |
A Acrópole é danadinha pra aparecer no meio da paisagem de Atenas, como se fosse a coisa mais natural do mundo a gente dar de cara com sonhos de infância no meio da rua. Só em Atenas, mesmo... |
Essa aproximação gradual do olhar talvez tenha sido uma tentativa de não ficar com as pernas bambas diante da majestade da Acrópole durante a visita do dia seguinte.
Mas não adiantou nada. Além da emoção, ainda inventei de subir a Acrópole por um caminho cascudo, que atravessa a parte alta do bairro de Pláka, corta a fofura do bairro de Anafiótika e segue pela encosta Norte da Acrópole.
É uma rota íngreme, cheia de escadarias. Um tal de entra em beco e sai em beco que nem sei se seria capaz de repetir. Foi lindo, mas eu já nem sabia se era a expectativa de ver a Acrópole ou o esforço que faziam meus joelhos tremerem 😀.
![]() |
O Templo de Atena Niké ("Atena Vitoriosa"), na entrada do espaço cerimonial da Acrópole, contempla a cidade e o Mar Egeu, ao longe |
A Acrópole de Atenas talvez seja o conjunto de monumentos mais cultuado do planeta. Isso quer dizer que não há planejamento que livre o visitante de encontrar uma multidão de outros seres humanos também encantados com o lugar.
➡️Chegar cedo, porém ajuda. A portaria da Acrópole abre às 8h da manhã, mas as excursões só começam a chegar lá pelas 9:30h.
![]() |
Após transpor o Propileu (a entrada cerimonial da Acrópole), uma paradinha para admirar Atenas aos nossos pés |
A única árvore que você vai encontrar no topo da Acrópole é a Oliveira Sagrada da deusa Atena.
Nem preciso dizer que é fundamental usar roupas leves e um chapéu, além de caprichar no protetor solar e na garrafa d'água, né?
Muvuca no Propileu (pórtico). Não vou enganar ninguém: você vai encontrar uma multidão lá em cima |
Gente especial, esses gregos. A maioria dos povos, quando vê uma montanha em posição privilegiada, dominando a paisagem até aonde a vista alcança, trata de meter uma fortaleza lá em cima.
Os gregos, porém, são outra história. Sempre foi costume entre os povos helenos ocupar o terreno mais elevado de suas cidades com suas lindas acrópoles.
![]() |
O Erecteion, ou Templo das Cariátides, famoso por suas colunas com formas femininas |
A palavra quer dizer exatamente isso: o ponto culminante da cidade. A junção de acros (ἄκρος, "o lugar mais alto") + polis (πόλις, "cidade"), um espaço ritual dedicado à celebração da identidade daquele povo nos capítulo espiritualidade (templos), nacionalidade (sedes de governos) e conhecimento.
Como os deuses gregos eram de uma humanidade rara, dá para desconfiar que os humanos também se sentiam meio deuses contemplando a terra da altura de suas acrópoles.
O que eu sei é que do alto da Acrópole de Atenas, com a cidade inteirinha a meus pés e o Mar Egeu ao longe, dá para viajar muito nessa ideia.
![]() |
Outro ângulo do Erecteion |
⭐Propileu
Entrada cerimonial da Acrópole
Como a maioria das construções hoje visíveis na Acrópole de
Atenas, o Propileu, ou portão monumental, integra as reformas projetadas por Fídias.
Nascido em Olímpia em 480 a. C., Fídias foi o grande arquiteto e escultor que trabalhou sob ordens do governante Péricles, no Século 5 antes de Cristo, considerado a época de ouro da Democracia Ateniense.
![]() |
Entre as colunas projetadas por Fídias para o Propileu da Acrópole, a vista para Atenas e o Mar Egeu dão a qualquer um a sensação de habitar entre deuses |
Nascido em Olímpia em 480 a. C., Fídias foi o grande arquiteto e escultor que trabalhou sob ordens do governante Péricles, no Século 5 antes de Cristo, considerado a época de ouro da Democracia Ateniense.
![]() |
Como há 2.500 anos, a entrada da Acrópole ainda é através do Propileu |
O acesso à Acrópole era feito por uma das cinco portas do Propileu e havia um rígido controle: era preciso estar purificado para entrar na colina sagrada dos atenienses.
O Propileu era o ponto de chegada do Caminho Sagrado que se
percorria, montanha acima, para chegar à Acrópole. Ele fica no topo de
uma escadaria e era toda recoberta de mármore.
![]() |
Em geral, as acrópoles da Grécia Clássica contam com um propileu, portão monumental, coberto e sustentado por colunas |
![]() |
O teto do Propileu era decorado com estrelas douradas |
As únicas decorações conhecidas do Propileu eram estrelas douradas pintadas no teto da porta principal e pinturas de batalhas vencidas pelos atenienses, em uma das alas secundárias do portal.
⭐Templo de Atena Niké
(Atena Vencedora)
(Atena Vencedora)
Ao lado do Propileu, à direita de quem sobe as escadarias, está o Templo de Atena Niké.
Esta é uma estrutura bem preservada, em estilo jônico, construída no final do Século 5 a.C., quando Atenas enfrentava Esparta na Guerra do Peloponeso, conflito que se arrastou por 27 anos (do ano 431 a.C a 404 a.C).
![]() |
O Templo de Atena Niké é pequeno, mas impressionante |
O templo de Atena Niké é pequenininho, mas consegue ser
impressionante pela forma como se projeta da beira da montanha, como se
estivesse próximo a levantar voo sobre a cidade.
![]() |
Partenon: dedicado a Atena e símbolo da época de ouro da Democracia Ateniense |
Maior, mais famoso e mais espetacular dos templos da Acrópole de Atenas, o Partenon foi a primeira grande construção na área durante as reformas empreendidas durante o Século 5 a.C.
Como já falei mais acima, a ocupação Acrópole como espaço ritual data da Idade do Bronze, mas foi Péricles, governante de Atenas no período de ouro da Democracia Ateniense, quem determinou a reedificação da montanha sagrada.
As obras foram projetadas por Fídias — arquiteto e escultor que foi o Niemeyer da Acrópole — e diversos auxiliares, como Ictino, autor do desenho do Partenon.
Como principal templo ateniense, o Partenon, naturalmente, era dedicado a Atena, a padroeira da cidade.
Para adornar seu interior, Fídias esculpiu a famosa estátua de Atena Parthenos (Atena Virgem), um colosso de oito metros de altura, talhada em mármore e adornada em ouro.
![]() |
Construído em estilo jônico, o Partenon impressiona pelas dimensões: sua base tem 70 metros de fundo e 30 m de largura. Suas colunas exteriores têm 10 metros de altura |
Sob o governo bizantino, o Partenon foi convertido em igreja católica, período em que a estátua de Atena Parthenon desapareceu do templo. Posteriormente, em uma mesquita, durante o domínio otomano. Com a independência da Grécia, em 1821, os adendos dessa época foram removidos.
Originalmente, o Partenon era totalmente recoberto de mármore e ostentava pinturas multicoloridas em sua fachada e interior.
Toda a parte superior do Partenon, acima das colunas dóricas que sustentam a construção, era adornada por frisos esculpidos por Fídias. Uma parte considerável dessas obras foi surrupiada pelos ingleses, no início do Século 19, e hoje se encontra no Museu Britânico de Londres.
O litígio da Grécia para reaver esses mármores se arrasta desde que o país se tornou independente do Império Otomano.
Um trecho dos frisos de Fídias ainda estão na fachada do Partenon e outra parte está exposta no Museu da Acrópole — uma visita essencial para complementar o encantamento que é a visita à Acrópole de Atenas em pessoa.
O edifício é famoso por suas colunas com formas femininas, também obra de Fídias. São chamadas de Cariátides em referência a Karyes (Caryae, na Antiguidade), cidade da Lacônia próxima a Esparta.
![]() |
Originalmente, o Partenon era totalmente recoberto por mármores e pinturas |
Toda a parte superior do Partenon, acima das colunas dóricas que sustentam a construção, era adornada por frisos esculpidos por Fídias. Uma parte considerável dessas obras foi surrupiada pelos ingleses, no início do Século 19, e hoje se encontra no Museu Britânico de Londres.
O litígio da Grécia para reaver esses mármores se arrasta desde que o país se tornou independente do Império Otomano.
![]() |
A estátua de Atena Parthenos esculpida por Fídias tornou-se um ícone e ganhou muitas reproduções. Esta, com cerca de 2 m de altura, está exposta no Museu de Arqueologia de Atenas |
⭐ Erecteion
Templo das Cariátides
Em sua origem, o Erecteion era um templo dedicado a Poseidon, o irmão mais velho de Zeus, deus dos Oceanos.
Templo das Cariátides
Em sua origem, o Erecteion era um templo dedicado a Poseidon, o irmão mais velho de Zeus, deus dos Oceanos.
![]() |
As Cariátides, colunas em formas femininas, teriam sido inspiradas em virgens que serviam ao culto de Ártemis, deusa da Lua |
A atual construção é do finalzinho do Século 5 a. C. e é
dedicada a um rei mitológico de Atenas, Erecteu, que teria livrado a cidade das
vinganças de Pseidon após ser preterido como patrono da cidade.
![]() |
A fachada principal do Templo das Cariátides |
As donzelas de Caryae eram dedicadas ao culto de Ártemis, deusa da caça e da Lua, irmã gêmea de Apolo.
A Cariátides hoje vistas no Eerecteion são réplicas. Das seis estátuas originais, uma está no Museu Britânico e as outras cinco no Museu da Acrópole.
No dia que visitei este museu, fiquei uma boa meia hora acompanhando o processo de limpeza das Cariátides, que estavam passando por uma lavagem especial para combater fungos.
Em vez de apenas retirar as peças da exposição (e frustrar os visitantes), o Museu da Acrópole transformou a tarefa técnica em uma atração, com direito a vídeo explicativo sobre o processo de descontaminação. Muito legal.
⭐A Oliveira Sagrada de Palas Atena
Plantada ao lado do Erechtheion, a Oliveira Sagrada da deusa Atena tem uma imensa importância simbólica para os atenienses.
Essa oliveira foi a dádiva de Palas Atena Atenas e razão da conquista pela deusa da Sabedoria do título de "padroeira" da
cidade, derrotando Poseidon, o deus dos Oceanos.
Eu adorei a experiência, mas aposto que dei muito mais voltas do que devia, seguindo as plaquinhas onde via escrito Ακρόπολη (Acrópole) e que estão por toda parte em Pláka.
➡️ Se você quiser ser mais objetiva e não estiver disposta a brincar de se perder em Atenas, saiba que tem uma estação de metrô que deixa você praticamente de cara para a portaria da Acrópole, que fica no sopé da encosta Sul da montanha.
➡️ É a estação de metrô Acropoli, da Linha Vermelha. Na Linha Verde, a estação Thisio está a 1 km de distância, mas o trajeto pela Rua Apostolou Pavlou será bem confortável: plano e arborizado.
Dicas práticas da Acrópole de Atenas
➡️ A bilheteria e o portão de acesso à Acrópole ficam na Rua Dionysiou Areopagitou.
🕒 O horário de visitas vai das 8h às 18h no verão e das 8h às 17h no inverno. Mas atenção: aos domingos, só até às 15h, o ano inteiro.
💲 A entrada para a Acrópole custa € 20. Vale a pena pagar € 30 e comprar um ingresso combinado para a Acrópole e mais 6 monumentos — Ágora Antiga e Museu da Ágora, Museu Arqueológico de Kerameikos, Sítio Arqueológico de Lykeion, Biblioteca de Adriano (na Ágora Romana), Templo de Zeus Olímpico e às zonas arqueológicas das encostas da Acrópole.
O horário de visitas vai das 8h às 18h no verão e das 8h às 17h no inverno, mas atenção: aos domingos, só até às 15h, o ano inteiro.
Na Acrópole, como em todos os monumentos e sítios arqueológicos administrados pelo Ministério da Cultura da Grécia, os visitantes recebem, junto com o ingresso, um folheto contendo um mapa da área e as principais informações sobre a história do lugar.
Mas seria um desperdício ver todas aquelas maravilhas sem compreender mais a fundo o que elas representam.
➡️ Leia sobre a Grécia, a mitologia, a história, as construções, as cidades. Seu prazer será muito maior quando visitar os monumentos.
➡️ Leve uma garrafa de água, boné e protetor solar e prepare as panturrilhas, pois mesmo chegando por Monastiráki ou Thisio, a subida depois que você atravessa a portaria da Acrópole é respeitável.
➡️Os mármores milenares do piso da Acrópole e da subida são lisos feito quiabo. Escolha um calçado com sola antiderrapante e caminhe com cuidado.
Todas as dicas de Atenas
A Grécia na Fragata Surprise
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
No dia que visitei este museu, fiquei uma boa meia hora acompanhando o processo de limpeza das Cariátides, que estavam passando por uma lavagem especial para combater fungos.
![]() |
Cinco das Cariátides originais estão no Museu da Acrópole |
Em vez de apenas retirar as peças da exposição (e frustrar os visitantes), o Museu da Acrópole transformou a tarefa técnica em uma atração, com direito a vídeo explicativo sobre o processo de descontaminação. Muito legal.
⭐A Oliveira Sagrada de Palas Atena
Plantada ao lado do Erechtheion, a Oliveira Sagrada da deusa Atena tem uma imensa importância simbólica para os atenienses.
![]() |
A Oliveira Sagrada foi um presente de Palas Atena aos atenienses |
Conta a lenda que na origem de Atenas os dois deuses disputaram
o patronato da cidade. Poseidon teria dado à cidade uma fonte de água do mar — outra
versão diz que o presente do deus teria sido o cavalo.
Atena, por sua vez, plantou uma oliveira, ensinou os
atenienses a comerem seus frutos e dele extraírem o azeite, ganhando a disputa.
As oliveiras, símbolo de Atena, passaram a representar as qualidades da deusa: sabedoria, vitória e paz — a coroa de ramos de oliveira que era oferecida aos campeões das Olimpíadas vem dessa tradição.
⭐Odeon de Herodes Ático
Tem muito mais para ver na Acrópole, além dos templos mais famosos. O Odeon de Herodes Ático é um anfiteatro do Século 2 d.C. que assenta sua arquibancada na encosta Sul da montanha. Ele ainda está em uso para concertos e representações teatrais.
Originalmente, o Odeon era coberto e tinha capacidade para 5 mil pessoas. Era luxuosíssimo e foi construído por um ateniense podre de rico chamado Herodes Ático.
Todo esse esplendor foi desfrutado por cerca de 100 anos. No ano 267, o anfiteatro foi destruído quando os hérulos, um povo bárbaro, invadiu e saqueou Atenas.
O Odeon só seria restaurado na década de 50 do Século 20, quando voltou a funcionar como casa de espetáculos.
Como chegar à Acrópole de Atenas
Como vocês já leram lá no começo, eu fiz um caminho do arco da velha para chegar à Acrópole, uma caminhada de quase 2 km, partindo do meu hotel e atravessando Pláka e Anafiótika e percorrendo a Encosta Norte da Acrópole.As oliveiras, símbolo de Atena, passaram a representar as qualidades da deusa: sabedoria, vitória e paz — a coroa de ramos de oliveira que era oferecida aos campeões das Olimpíadas vem dessa tradição.
![]() |
Odeon de Herodes Ático, no sopé da encosta Sul da Acrópole |
⭐Odeon de Herodes Ático
Tem muito mais para ver na Acrópole, além dos templos mais famosos. O Odeon de Herodes Ático é um anfiteatro do Século 2 d.C. que assenta sua arquibancada na encosta Sul da montanha. Ele ainda está em uso para concertos e representações teatrais.
Originalmente, o Odeon era coberto e tinha capacidade para 5 mil pessoas. Era luxuosíssimo e foi construído por um ateniense podre de rico chamado Herodes Ático.
![]() |
O anfiteatro visto da Acrópole. Ao fundo, o bairro de Thisio e o Monte Philopappos |
O Odeon só seria restaurado na década de 50 do Século 20, quando voltou a funcionar como casa de espetáculos.
Como chegar à Acrópole de Atenas
![]() |
O caminho de Plaka para a Acrópole contorna as encostas arborizadas da montanha |
Eu adorei a experiência, mas aposto que dei muito mais voltas do que devia, seguindo as plaquinhas onde via escrito Ακρόπολη (Acrópole) e que estão por toda parte em Pláka.
➡️ Se você quiser ser mais objetiva e não estiver disposta a brincar de se perder em Atenas, saiba que tem uma estação de metrô que deixa você praticamente de cara para a portaria da Acrópole, que fica no sopé da encosta Sul da montanha.
![]() |
Minha caminhada até a Acrópole foi árdua, mas a vista compensou |
![]() |
A Ágora Antiga de Atenas clicada durante a caminhada para a Acrópole |
➡️ A bilheteria e o portão de acesso à Acrópole ficam na Rua Dionysiou Areopagitou.
🕒 O horário de visitas vai das 8h às 18h no verão e das 8h às 17h no inverno. Mas atenção: aos domingos, só até às 15h, o ano inteiro.
💲 A entrada para a Acrópole custa € 20. Vale a pena pagar € 30 e comprar um ingresso combinado para a Acrópole e mais 6 monumentos — Ágora Antiga e Museu da Ágora, Museu Arqueológico de Kerameikos, Sítio Arqueológico de Lykeion, Biblioteca de Adriano (na Ágora Romana), Templo de Zeus Olímpico e às zonas arqueológicas das encostas da Acrópole.
![]() |
Odeon de Herodes Ático |
Mas seria um desperdício ver todas aquelas maravilhas sem compreender mais a fundo o que elas representam.
➡️ Leia sobre a Grécia, a mitologia, a história, as construções, as cidades. Seu prazer será muito maior quando visitar os monumentos.
➡️ Leve uma garrafa de água, boné e protetor solar e prepare as panturrilhas, pois mesmo chegando por Monastiráki ou Thisio, a subida depois que você atravessa a portaria da Acrópole é respeitável.
➡️Os mármores milenares do piso da Acrópole e da subida são lisos feito quiabo. Escolha um calçado com sola antiderrapante e caminhe com cuidado.
Todas as dicas de Atenas
Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário