23 de outubro de 2012

Thisio, o bairro mais charmoso de Atenas


A acrópole de Atenas vista do bairro de Thisio
Uma tarde despreocupada no bairro de Thisio
Thisio, Thissio, Thiseio. O jeito de converter o nome do bairro ( Θησείο) para o alfabeto latino não faz a menor diferença.

O que importa mesmo é aproveitar o astral bárbaro que rola nesse pedacinho verde e animado de Atenas, vizinho da Ágora Antiga e da Acrópole.

O nome (que prefiro transliterar como Thisio) vem do Templo de Héfesto, na Ágora Antiga, o mais antigo e o mais preservado dos antigos santuários da cidade.

Bairro de Thisio, Atenas: Observatório Nacional de Astronomia e Igreja de Agia Marina, no Pnyx
O Observatório Nacional de Astronomia (no alto) 
e a Igreja de Agia Marina, no Pnyx 
Diz a lenda que o Templo de Hefesto, inaugurado em 415 a.C., teria abrigado o túmulo do herói Teseu, matador do Minotauro e governante mitológico de Atenas.

A rigor, Thisio é apenas uma praça, um largo lotado de bares, cafés e restaurantes com vista para o Parthenon. Mas mas sua atmosfera relaxada se estende bem mais além, seguindo pela Rua Apostolou Paulou até as imediações do Museu da Acrópole.

Feira de artesanato e antiguidades em Atenas
A feirinha de artesanato e antiguidades
É no Thisio que a Feira de Artesanato e Antiguidades que começa em Monastiráki fica mais interessante.

Nesse pedaço do Thisio, concentram-se as barraquinhas de artesãos descolados (gente do mundo inteiro) que oferecem objetos de decoração e acessórios de moda muito mais atraentes que as clássicas lembrancinhas para turistas que caracterizam a feira do lado de Monastiráki.

Também é no Thisio que a vista para a Acrópole e para a lua cheia é mais espetacular

Bairro de Thisio, Atenas
Um cantinho desencanado, próximo à estação de metrô
Colina Pnyx, em Atenas, local das assembleias de cidadãos na Antiguidade
Esta encosta rochosa em frente à Acrópole é o Pnyx, "apenas" o local de reunião dos cidadãos da democracia mais antiga da terra
Mas o que torna a região do Thisio deliciosa mesmo é a presença maciça dos atenienses.

Eles lotam as mesas dos cafés, passeiam sem pressa pela Rua Apostolou Paulou e aproveitam para caminhar, correr ou simplesmente relaxar à sombra dos pinheiros e ciprestes do primeiro jardim público da cidade, criado no Século XIX, aos pés da Acrópole.

Bairro de Thisio, Atenas



Fachadas do bairro de Thisio, Atenas
Fachadas do bairro de Thisio
Esse parque encantador, que sobe pelas encostas da Acrópole, guarda inúmeros vestígios arqueológicos, testemunhas da importância da área na vida da cidade, desde a Antiguidade.

Bem em frente a esse parque, do outro lado da Rua Apostolou Paulou fica o Pnyx, a colina rochosa que abrigou um dos principais santuários de Zeus e onde os atenienses decidiam os rumos de sua democracia, nas assembleias de cidadãos.

Templo de Héfesto e a Ágora Antiga de Atenas vistos das encostas da Acrópole
O Templo de Héfesto (à esquerda, no alto), onde os atenienses creem que esteve túmulo de Teseu, o herói que que "batizou" o bairro
As mesinhas ao ar livre de Thisio convidam para uma frapê, o café gelado que é a verdadeira bebida nacional da Grécia — o país da Europa com o menor consumo alcoólico per capita.

Em torno dos copos de frapê a conversa se estica por horas, despreocupada, sem que o garçom venha pressionar para que o cliente peça mais alguma coisa — adoro o conceito, mas minha brasilidade continua achando café gelado uma abominação.

No Thisio, a  sensação é de que Atenas inteira desfila, sem pressa, diante da gente.

Café no bairro de Thisio, em Atenas
Bora parar pra um café?
Para arrematar uma tarde perfeita no Thisio, quando a luz do sol vai embora a Acrópole se acende e parece que paira sobre a cidade. Aí, dá uma vontade de ficar...

Como chegar ao Thisio
A estação de Metrô de Thisio fica na Linha Verde.

Dicas para organizar uma viagem à Grécia

Mais sobre Atenas
Hospedagem em Atenas
Dicas de transporte em Atenas e arredores
Como curtir Atenas
A Acrópole
O Museu da Acrópole 
A Ágora Antiga
Cinema ao ar livre em Atenas (com vista para a Acrópole)
O Templo de Zeus Olímpico
Museu de Arqueologia de Atenas

A Grécia na Fragata Surprise
Cidade de Rodes: a memória dos cruzados e a herança otomana  



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário