30 de janeiro de 2012

Brasília: visitas guiadas aos principais monumentos da Capital Federal

O Itamaraty é uma paisagem cotidiana pra mim: todo dia eu passo na porta, a caminho do trabalho
Atualizado em março de 2017

A arquitetura de Brasília atrai visitantes do mundo inteiro. Os edifícios projetados por Oscar Niemeyer colocaram a capital federal no mapa de amantes da arte e do Modernismo e são realmente espetaculares. E o melhor ´que dá para vê-los por dentro, em visitas guiadas.

O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Itamaraty (onde funciona o Ministério das Relações Exteriores) e o Supremo Tribunal Federal são as sedes de órgãos públicos mais procuradas pelos turistas. Todos eles foram projetados por Oscar Niemeyer.

As visitas a esses edifícios têm horários rígidos e algumas regrinhas, mas valem muito a pena.

Veja neste post como organizar sua visita guida aos principais monumentos arquitetônicos da capital federal:

Congresso Nacional




Oficialmente, há visitas guiadas diárias ao Congresso, em diversos horários, das 9h30 às 17h. Na prática, os novos tempos vividos no País têm levado à interrupção dos tours, pois as direções da Câmara e do Senado vêm dificultado a entrada de cidadãos nas duas Casas, temendo protestos. 

Se eu fosse você, portanto, dava uma ligada antes de ir e evitaria as quartas-feiras, tradicional dia de votações no Congresso — se tiver matéria polêmica na pauta, o risco de cancelamento das visitas é grande.

As visitas guiadas são feitas sempre em grupo. Elas saem do Salão Negro a cada 30 minutos. Nas terças, quartas e quintas-feiras é preciso fazer agendamento prévio (clique aqui para o formulário de agendamento).

A arquitetura, a história e o funcionamento das duas casas legislativas são apresentados aos visitantes por monitores treinados. 

O serviço é gratuito. A melhor forma de chegar ao Congresso é de transporte público. São muitas as linhas de ônibus que servem a Esplanada e também passam pelo Itamaraty.

Painel de Athos Bulcão e mobiliário modernista, atrações do Salão Verde da Câmara
Atenção à indumentária: nos dias de funcionamento da Câmara e do Senado, os shorts, bermudas, regatas e chinelos estão banidos. O site do Senado recomenda a entrada pela rampa principal do Congresso.

Para mais informações: (61) 3303-4671 e 3303-1581, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, informações pelo telefone (61) 3216-1768, das 9h30 às 17h. Consulte também o site da Câmara sobre o assunto.



Itamaraty



Não contente em ser lindo de rasgar a roupa, a sede do Ministério das Relações Exteriores abriga um bom acervo de arte moderna, com obras de Volpi, Athos Bulcão e Rubem Valentim, entre outros. Os jardins, de Burle Marx, são maravilhosos (passo por eles todos os dias e não canso de babar).

As visitas precisam ser agendadas. São realizadas em grupos de, no máximo, 15 pessoas. De segunda a sexta, o tour é oferecido de hora em hora, das 9h às 17 horas. Aos sábados e domingos, somente às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e 17 horas.

Durante a semana, tem dress code rígido: nada de bermudas, camisetas regatas, shorts, minissaias, e chinelos. 

Para agendar e saber mais, vá ao site do Itamaraty.



Palácio da Alvorada 



É como se uma nave espacial nada feérica (e com a leveza de uma borboleta) estivesse pousando naquele gramadão infinito no exato instante em que a gente olha. Adoro esse edifício delicado e de linhas comoventes,de tão simples. 

O Alvorada é a residência oficial dos presidentes da República e tem regras bem restritas de visitação. São distribuídas apenas 240 senhas por semana para as visitas guiadas que são realizadas exclusivamente nas tardes das quartas-feiras, em grupos de 30 pessoas. Veja horários e regras de agendamento aqui.

Alguma linhas de ônibus que servem à Vila Planalto têm uma parada próxima ao Palácio, em frente ao Hotel Golden Tulip.



Palácio do Planalto 



O Planalto também tem horário limitado para as visitas, realizadas apenas aos aos domingos, das 9:30h às 14h. Não há agendamento: as 200 senhas são distribuídas por ordem de chegada, para grupos de 20 pessoas, a cada 30 minutos.

O roteiro inclui o Salão Nobre (que é espetacular), a Sala de Reunião Suprema, e o gabinete de trabalho dos presidentes da República.


Supremo Tribunal Federal



As visitas ao STF precisam ser agendadas e são realizadas de segunda a sexta, às 10h e às 11 horas. Nas segundas, terças e sextas também há grupos à tarde (às 14h, 15h, 16 e 17h). Além de visitar o edifício, também é possível assistir a uma sessão do STF.

Para agendar, envie e-mail para visitacao@stf.jus.br informando a modalidade da visita (quer ver o edifício ou assistir a uma sessão?),a data e o horário pretendidos, seu nome, cidade de origem e telefone.

Não são aceitos “trajes esportivos” nas dependências do STF. Para mais informações, consulte o site do STF.

Brasília na Fragata Surprise




Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

2 comentários: