26 de fevereiro de 2012

João Pessoa, ao sabor das marés

Avenida do Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba
Todos os dias de manhã, a Avenida do Cabo Branco, em João Pessoa, é exclusiva para pedestres

Esqueça o relógio, o noticiário e a previsão do tempo. Em João Pessoa, a única informação essencial à plena felicidade está na tábua das marés. A primeira coisa que a gente nota nos pessoenses é que todos (mesmo os mais insuspeitos) parecem saber exatamente a hora da preamar e da baixamar.

Primeiro, por motivos práticos: os passeios aos recifes de corais do Picãozinho e ao banco de Areia Vermelha só podem ser feitos na maré baixa.

Segundo, por puro deleite: João Pessoa, bonita até debaixo de chuva, ganha um encanto todo especial quando o mar recua e ganha aquele tom de verde cristalino que só é possível no Litoral do Nordeste. Na maré baixa, o mergulho dá de dez em qualquer Caribe.


Praias de João Pessoa, Paraíba
João Pessoa tem as melhores praias urbanas do Nordeste

Vinte anos depois de uma temporada de trabalho em João Pessoa, foi um prazer a rever a cidade, nos feriados do Carnaval. 

Mais bonita, limpa, bem cuidada, com a orla muito preservada, livre daqueles pequenos horrores que se costuma plantar à beira mar em nome do progresso, João Pessoa é um senhor destino turístico, ate porque ela é dona das melhores praias urbanas do Brasil. 

Veja minhas como aproveitar a cidade:


Dicas de João Pessoa



➡️ Uma temporada de praia em João Pessoa
Bastam uma calçada, coqueiros, muita vegetação nativa e meia dúzia de quiosques: João Pessoa parece obstinada em provar que, quando o assunto é praia, menos será sempre muito mais.

Há duas décadas, o debate sobre a verticalização da orla de João Pessoa, suposta saída para “atrair investimentos”, já mobilizava a capital paraibana. 

O conceito de cidade para se viver contrapunha-se ao de cidade para inglês ver (que matou Salvador, por exemplo) e vem ganhando a parada, desde então — afinal, os turistas vêm e vão, como as marés.


Praia do Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba
Com seu jeitinho de beira-mar de antigamente, João Pessoa é o Nordeste do futuro

O resultado a gente sente na brisa que sopra livre, sem os anteparos de concreto. Nas dimensões humanas do espaço urbano e no imenso prazer de contemplar a paisagem harmoniosa, dominada pela majestade das falésias do Cabo Branco avançando pelo Atlântico.

A cidade está colhendo os frutos de não ter embarcado na euforia da massificação do turismo, tentação que tirou metade da graça de lugares como Salvador, Maceió e Natal.

Com seus pouco mais de 700 mil habitantes, “Jampa” tem toda a infraestrutura para quem não pode ou não quer abrir mão dos confortos urbanos, aliada à cordialidade e ao sossego dos destinos de praia que requerem deslocamentos mais longos e trabalhosos.


Avenida Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba
A Avenida Cabo Branco, à sombra da falésia, leva até a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil

De mansinho, com seu jeito de beira mar de antigamente, a pouco badalada João Pessoa vai virando o “Nordeste do futuro”: destino perfeito para o viajante mais relaxado, sem o apego aos programas-clichê que fazem de cada jornada uma gincana — apesar do esforço das agências em badalar o tal pôr do sol no Jacaré, ao som do Bolero de Ravel...

O cuidado em ser “um lugar para se viver” está por toda parte — os arranha-céus estão proibidos na orla, a avenida à beira mar é fechada aos carros, todos os dias das 5 às 8 da manhã.

O que Jampa talvez não soubesse é que essa opção acabou sendo muito generosa também com os de fora. Sem as afetações que desgastam os destinos turísticos, esse é um lugar para se voltar sempre — aliás, como as marés...


Hospedagem em João Pessoa - Hotel Nord Class Cabo Branco
Quando me hospedei no Hotel Nord Class Cabo Branco ele estava recém inaugurado

Hospedagem em João Pessoa

Hotel Nord Class Cabo Branco
Avenida Cabo Branco n° 4560. Diárias na suíte dupla, com varanda, a partir de R$ 390

Localizado no finalzinho da avenida, no caminho para a Ponta do Seixas, o Hotel Nord Class Cabo Branco fica em um trecho bem sossegado da orla, em frente a um praião de babar.

Fiquei num apartamento com varanda, de frente para o mar, com uma vista espetacular da cidade: dá para contemplar toda a orla, até Cabedelo.

João Pessoa, Paraíba
O calçadão para passear à tardinha

Quando estive em João Pessoa (Carnaval de 2012), o hotel estava em ritmo de abertura, inaugurado apenas quatro meses antes da minha estada.

A suíte com varanda que escolhi é bem grande, com um sofá cama na saleta, frigobar, TV LCD, ar condicionado geladinho... Mas eu nem liguei muito para qualquer coisa que não fosse o visual maravilhoso para o mar verdinho.

A piscina, no terraço do hotel, tem uma senhora vista para a cidade.

Meu apartamento tinha quarto, varanda e saleta

O que fazer em João Pessoa
Como já disse, João Pessoa tem as melhores praias urbanas do Brasil. Bonitas, gostosas, em boas condições de balneabilidade e com uma infraestrutura que não ofende a natureza, mas garante o mínimo de conforto ao banhista.

Muito mais que em qualquer outra capital do Nordeste, ir à praia em João Pessoa é a coisa mais fácil do mundo. Não precisa ficar escolhendo, preocupada se tem boca de esgoto, muvuca ou algum trecho de mar violento.

Da Ponta do Seixas a Camboinha, já no município de Cabedelo, são cerca de 30 quilômetros, margeando um mar muito verde e manso, graças às barreiras de coral que protegem esse trecho de litoral. Dá a sensação de que basta atravessar a rua (qualquer rua) e cair no reino de Netuno.


Tambaú, Bessa e Cabo Branco são as melhores, na cara do gol e acessíveis com transporte público, com o mar morno e cristalino sempre ao alcance da mão.

A praia do Cabo Branco é a mais bonita, pelo efeito dramático da falésia (o cabo), mas acho que no quesito banho de mar o Bessa é mais bacana. No Bessa, também, a infra das barracas é mais sofisticada, até pela oferta de barracas e pelo climão caribenho.

Mais sobre a Paraíba
As praias de Coqueirinho e Areia Vermelha



Curtiu este post? Deixe seu comentário na caixinha abaixo. Sua participação ajuda a melhorar e a dar vida ao blog. Se tiver alguma dúvida, eu respondo rapidinho. Por favor, não poste propaganda ou links, pois esse tipo de publicação vai direto para a caixa de spam.
Navegue com a Fragata Surprise 
Twitter | Instagram | Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário